Fertilização!


Recommended Posts

Pessoal, gostava de comprar fertilização, visto ter o aquário cheio de algas, devido á falta de este! Digo isto porque faço bastantes TPA's, tenho a luz indicada, faço injecção de CO2 e dou bastante pouca comida! Logo só pode ser da falta de fertilização, e o pessoal tem dito o mesmo! Eu gostava de comprar um fertilizante liquido, mas já com todos os nutrientes juntos, que se não me engano são os NPK (ou uma sigla deste genero"! Eu de momento só tenho o nutrifin plant gro que é a base de ferro! Gostava de saber se sabem o preço e onde comprar! eu já tentei aqui na loja em sesimbra e nada! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, gostava de comprar fertilização, visto ter o aquário cheio de algas, devido á falta de este! Digo isto porque faço bastantes TPA's, tenho a luz indicada, faço injecção de CO2 e dou bastante pouca comida! Logo só pode ser da falta de fertilização, e o pessoal tem dito o mesmo! Eu gostava de comprar um fertilizante liquido, mas já com todos os nutrientes juntos, que se não me engano são os NPK (ou uma sigla deste genero"! Eu de momento só tenho o nutrifin plant gro que é a base de ferro! Gostava de saber se sabem o preço e onde comprar! eu já tentei aqui na loja em sesimbra e nada! abraço

 

Tens a aquaplante um dos patrocinadores do forum em Benfica - Lisboa que te fica a sensivelmente 40km de distância, mas tem o que tu procuras. Espera que alguém de Setubal te indica se há alguma coisa mais perto. Senão aproveita para visitar esta loja que é bom de se ver.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho ainda muita experiência mas penso que correctamemte devias fazer os testes (Fe, PO4 e NO3) e só deverias adicionar cada um dos fertilizantes em separado na medida em que for necessário. Existem valores desejáveis de N, P, K e Fe para plantados que tu podes procurar no forum vários artigos sobre isso. Os fertilizantes em macronutrientes ( N, P e K) e o Ferro em separado não são fáceis de arranjar. Eu comprei na net à Horizonte Aquático que vende aquilo já preparado de forma que tu sabes quantas ppm vais acrescentar ao teu aqua em cada mL de produto que lá colocares. Procurar o link para a calculadora do Chuck para veres exemplos. O site da Seachem tem um esquema de fertilização que tu podes tentar adaptar. Eu comprei também os micros (Seachem Flourish, Flourish Trace ) e um em especial Flourish Excel que parece ser bom para combater as algas.

 

Dá bastante trabalho mas os resultados compensam...

 

Boa sorte!

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou por tudo junto, porque estou fora todo o dia! e nem sempre tenho tempo para tratar do aqua diariamente! e porque não entendo muito de fertilizações! há problema de fertilizar tudo junto? :S é k também é mais economico! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nutrientes Macro, Nitrogénio (N), Fosforo (P) e Potassio (K), devem ser administrados separadamente,pois um aquário plantado precisa deles em doses diferentes e essas doses variam de aqua para aqua.

 

Basicamente, o Potassio é para ser administrado todos os dias,mas o Nitrogénio e o Fosforo não,pelo menos até acertares com a fertilização e o aqua entrar num ritmo próprio. O aquário produz Nitrato e Fosfato naturalmente,por isso necessitas antes de mais testes de NO3 e PO4,de modo a saberes o que o aqua produz.

 

Por ex. um dos meus aquários tem quase sempre PO4 disponivel naturalmente,por isso há semanas que só fertilizo com este nutriente depois da tpa semanal.Já o NO3 está quase sempre em falta e preciso de adicionar diariamente.

 

Por isso é muito melho arranjares Potassio, Nitogénio,Fosforo separadamente e depois Ferro (diariamente) e os Micros,que vêm todos juntos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nutrientes Macro, Nitrogénio (N), Fosforo (P) e Potassio (K), devem ser administrados separadamente,pois um aquário plantado precisa deles em doses diferentes e essas doses variam de aqua para aqua.

 

Basicamente, o Potassio é para ser administrado todos os dias,mas o Nitrogénio e o Fosforo não,pelo menos até acertares com a fertilização e o aqua entrar num ritmo próprio. O aquário produz Nitrato e Fosfato naturalmente,por isso necessitas antes de mais testes de NO3 e PO4,de modo a saberes o que o aqua produz.

 

Por ex. um dos meus aquários tem quase sempre PO4 disponivel naturalmente,por isso há semanas que só fertilizo com este nutriente depois da tpa semanal.Já o NO3 está quase sempre em falta e preciso de adicionar diariamente.

 

Por isso é muito melho arranjares Potassio, Nitogénio,Fosforo separadamente e depois Ferro (diariamente) e os Micros,que vêm todos juntos.

Zoogli, Eu penso que o nutrifin plant gro a base de ferro, também trás os micros todos! Agora dizme uma marca em que eu deva poder comprar esse material, já que eu em sites não vejo nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Como não estou em casa não te posso precisar com toda a certeza, mas a PRODAC tem dois produtos (um á base de ferro) e outro produto com uma mescla de nutrientes. Eu uso o generalista e umas gotas da SERA que são as "day drops".

 

Pessoalmente já usei nutrafin e não gostei.

 

Prodac podes comprar na Quinta do Conde (numa loja na urbanização cova dos vidros) ou em Setúbal na praça do brasil penso eu, mas se não encontrares manda PM.

 

O pessoal do DYV também faz umas coisas engraçadas com produtos que encontras em qualquer floricultura...

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zoogli, Eu penso que o nutrifin plant gro a base de ferro, também trás os micros todos! Agora dizme uma marca em que eu deva poder comprar esse material, já que eu em sites não vejo nada!

Potassio (K) - Aconselho-te a comprares na farmacia,Cloreto de Potassio (KCl) até porque é o que mais gastamos normalmente. Arranja 200gr de KCl e dissolve em 1L de água destilada. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm por cada 100L de água do aquário,sendo que o nivel ideal de K se situa entre os 20 e os 30ppm.

Para teres uma ideia base no meu aqua 100L densamente plantado,c/CO2 e 110W luz,adiciono 10ml/dia e não noto carências.

 

Nitrogénio (N) - terás de comprar numa loja,tipo Aquaplante ou Naturline em Lisboa.Tens muitas marcas,eu uso o SEACHEM Flourish Nitrogénio.Cuidado a dosear este nutriente,o nivel ideal é entre 5 a 10ppm,usa testes de modo a saberes quanto Nitrato (NO3) o aqua produz naturalmente através da transformação dos dejectos dos peixes (Amónia) pela parte das bactérias em Nitrato.

 

Fósforo (P) - Podes comprar na farmacia Fosfato Mono-Potassico (KH2PO4) ou ir à loja.Dissolve 100gr. em 700ml de água,cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o Fosfato (PO4) por cada 100L de água. O nivel ideal é de 0.5 a 1ppm. Cuidado também nos niveis de PO4,que naturalmente sobem também através da alimentação dos nossos peixes.Testa e mediante o resultado fertiliza ou não. Com o tempo conhecerás o metabolismo do aqua.

 

Ferro (Fe)- Terás mesmo de ir a uma loja. Existem muitas marcas desde a SEACHEM Flourish Ferro, ao Ferro2+ da Horizonte Aquático ao Ferro da AZOO vendido na Templo Aquático.

 

Micro Nutrientes - Estes vêm todos juntos,terás de comprar numa loja também. Vê se os Micros que comprares trazem Magnésio (Mg),normalmente trazem. Caso não tragam terás de fertilizar separadamente.Compra na farmacia 200gr de Sulfato de Magnésio e dissolve em 200gr. de água.Cada 1ml desta solução aumenta em 0.28ppm o Mg num aqua de 100L. O nivel ideal é de 45 a 50ppm. A água da torneira já traz Mg (entre outras coisas) mas temos sempre de fertilizar (caso não venha nos Micros). Eu coloco 10ml/dia desta solução no meu aqua de 100L.

 

Cálcio(Ca) - Para zonas onde a água da torneira tenha pouco cálcio,é aconselhavel o uso de ''Decalcit'' em pó depois da tpa semanal.Compra-se na farmacia,vem com uma colher dentro que cheia trata 500L de água semanalmente.Dissolver num pouco de água e administrar.

 

Usa o Nutrafin Plant Gro como Micros,mas tem em atenção que o Ferro pode não chegar,é aconselhavel uma adição extra,porém vê que também já o estás a adicionar com os Micros.

Vê bem a constituição desse Plant Gro,vê se tem ou não Nitogénio e Fósforo,e se traz Magnésio.Como já tinha dito testes de NO3 e PO4 são imprescindiveis,tal como uma boa tpa ao fim da semana.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.