Biotopo Amazónico - Leito De Folhas


pauleta_nwo

Recommended Posts

Viva,

 

aqui fica a foto da minha nova montagem, um biotopo amazónico (leito de folhas), sendo este um dos habitats naturais de muitas das espécies de Apistogrammas.

 

LeitodeFolhas1.jpg

 

Este aquário tem 120 litros e neste momento tenho 5 escalares juvenis e 1 apistogramma cacatuoide macho adulto, estou a pensar adicionar uma femea para ele e ainda mais 1 casal de apistogrammas agassi, acham que é vou ter problemas? Eu penso que não porque com tanta folha há muitos esconderijos e zonas para definição de territórios...

 

Critiquem a vontade!

 

Abraços

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele está muito bonito, mas achoq ue umas echinodorus em vez do feto de java ficavam mesmo a matar, no fundo estas sim faziam o biotopo em pleno, e alguns ramos, ou lianas ;) mas está muito fixe ;)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que não, mas como não queria plantas que exigissem muito decidi meter fetos de java, até que nem ficam mal penso eu. Pelo que li, nos leitos de folhas quase não existem plantas, mas sim muitos metros de profundidade de folhas e matéria orgânica...

 

As folhas estiverem quase 3 semanas dentro de agua para perder a fluatibilidade, e penso que não irão fazer nada de mal, pelo contrario... mantem o pH baixo e criam bastantes esconderijos.

 

E em relação aos peixes nenhuma resposta?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!!

Quanto a fauna penso que fazes bem em arranjar a tal femea.

MAs quanto a aquisiçao de um outro casal de apistos penso quevai haver disputas, mas e questao de exprimentar.

quanto aos escalares penso que 5 para 120 litros e demasiado , pretendo so ver o casal ou ficar com os 5?

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!!

Quanto a fauna penso que fazes bem em arranjar a tal femea.

MAs quanto a aquisiçao de um outro casal de apistos penso quevai haver disputas, mas e questao de exprimentar.

quanto aos escalares penso que 5 para 120 litros e demasiado , pretendo so ver o casal ou ficar com os 5?

 

Cumps

 

 

Vou experimentar como todos á mistura! Ver no que dá... Os escalares ainda são muito juvenis...

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está 5 estrelas!

o unico que acho preocupante é a quantidade de folhas , quando isso tudo entrar em decomposição como deve de ser eu trocava uma boa parte pq isso é uma carrada de ácidos humicos a bombar , logo deves ter uma queda acentuada de Ph progressivamente.

 

de resto...aquário lindddooo!

Parabéns

 

Edit:

sobre plantas , feto de java tira a parte de "puro" de biótipo , mas não faz mal desde que fique tudo bem na minha opinião.

Experimenta "heteranthera zosterfolia" , é uma planta muito gira e de crescimento rapido que vais adorar.

Editado por Pcatualda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está 5 estrelas!

o unico que acho preocupante é a quantidade de folhas , quando isso tudo entrar em decomposição como deve de ser eu trocava uma boa parte pq isso é uma carrada de ácidos humicos a bombar , logo deves ter uma queda acentuada de Ph progressivamente.

 

Na natureza o Ph chega a ter valores abaixo de 5, se não existerem flutuações de Ph penso que os peixes não se vão ressentir ou vão?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na natureza o Ph chega a ter valores abaixo de 5, se não existerem flutuações de Ph penso que os peixes não se vão ressentir ou vão?

Isso até era válido se os teus peixes fossem F0...

Esses estão habituados a viver em águas estabilizadas, ao contrário dos serlvagens.

Se o aqua fosse meu, metia uns troncos ramificados a simular raizes submersas, e tirava as plantas todas, ai tinhas um amazónico :wink:

Gostei bué do leito de folhas...

Cumps

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses estão habituados a viver em águas estabilizadas, ao contrário dos serlvagens.

 

ou es tu que tas a fazer confusao ou sou eu.... aguas estabilizadas é nao haver aumentos e descidas acentuadas dos parametros da agua...

nao querias dizer aguas mais neutras? mesmo assim, nao esta correcto, gostao mais de aguas mais acidas do que neutras...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou es tu que tas a fazer confusao ou sou eu.... aguas estabilizadas é nao haver aumentos e descidas acentuadas dos parametros da agua...

nao querias dizer aguas mais neutras? mesmo assim, nao esta correcto, gostao mais de aguas mais acidas do que neutras...

 

Estava me a referir ao post em que dizia que se o pH descesse para 5, desde que não houvessem flutuações de pH, não havia problema...

~Peixes criados em cativeiro estão habituados a áquas estáveid, sem futuações, e tabém a um pH não tão baixo!

Se descesse para 5 poderia sofrer de acidose. Se fossem selvagens, como o pH dos rios são mais ácidos devido à decomposição de matéria orgânica, os peixes até agradeciam o pH de 5.

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava me a referir ao post em que dizia que se o pH descesse para 5, desde que não houvessem flutuações de pH, não havia problema...

~Peixes criados em cativeiro estão habituados a áquas estáveid, sem futuações, e tabém a um pH não tão baixo!

Se descesse para 5 poderia sofrer de acidose. Se fossem selvagens, como o pH dos rios são mais ácidos devido à decomposição de matéria orgânica, os peixes até agradeciam o pH de 5.

Cumps

 

pronto, fui eu que entendi mal, peço desculpa... :wink:

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Ando a preparar um aqua de 60L para um casal de apistos que cá tenho. Também tinha pensado no leito de folhas. Só não sabia que folha havia de por. Que folhas pusestes?? De sobreiro??

Em relação ao simular o habitat, é só tirar as plantas todas, ou então colocar algumas valisneras ou anúbias(apesar que não terem nada a ver o habitat), pôr pouca luz, algumas flutuantes e deixar amarelar a água toda!!! Uma forma de controlares o ph será atráves de TPA,s. Acabas por não deixar o ph baixar muito. Mas que interessa isso, já que estes peixes gostam mesmo é de ph baixo, tendo o benéficio de se criar um ambiente quase estéril, ou seja, bactérias quase ZERO (pela mesma razão não há plantas por lá)!!!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Ando a preparar um aqua de 60L para um casal de apistos que cá tenho. Também tinha pensado no leito de folhas. Só não sabia que folha havia de por. Que folhas pusestes?? De sobreiro??

Em relação ao simular o habitat, é só tirar as plantas todas, ou então colocar algumas valisneras ou anúbias(apesar que não terem nada a ver o habitat), pôr pouca luz, algumas flutuantes e deixar amarelar a água toda!!! Uma forma de controlares o ph será atráves de TPA,s. Acabas por não deixar o ph baixar muito. Mas que interessa isso, já que estes peixes gostam mesmo é de ph baixo, tendo o benéficio de se criar um ambiente quase estéril, ou seja, bactérias quase ZERO (pela mesma razão não há plantas por lá)!!!

Paulo

 

Viva,

 

meti folhas de 2 variedades de carvalho e sobreiro (folhas já secas), 2 semaninhas e pico em água e ficaram no ponto.

 

Sim pelo que vejo, o verdadeiro habitat natural seria mesmo só raízes e as ditas folhas, eu optei pelos fetos para criar um contraste de cores, senão era tudo castanho... eheh

 

 

Em relação a juntar 1 casal de apistos cacatua com agassi que me dizem?

 

Obrigado pelos comentários!

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

meti folhas de 2 variedades de carvalho e sobreiro (folhas já secas), 2 semaninhas e pico em água e ficaram no ponto.

 

Sim pelo que vejo, o verdadeiro habitat natural seria mesmo só raízes e as ditas folhas, eu optei pelos fetos para criar um contraste de cores, senão era tudo castanho... eheh

Em relação a juntar 1 casal de apistos cacatua com agassi que me dizem?

 

Não des-te uma ligeira fervura nas folhas??

 

Em relação a juntar os apistos... não posso dizer muito sobre isso, mas sendo eles ciclídeos, já faz deles uns gajos tortos, e já vi neste fórum uma imagem de um apistogramma acabar morto na boca de outro... portanto, poderá não ser uma boa idéia.

Paulo

 

Já agora, vi na net:

 

Dá para ver bem o habitat natural:

 

 

Mais videos

 

Este site está excelente, muito por explorar:

http://www.mikofish.com/

 

http://www.gcca.net/fom/Apistogramma_cacatoides.htm

 

"Habitat:

 

Apistogramma cacatoides is found in Peru along the Rio Ucayali river. Unusual for dwarf cichlids, the cacatoides is found along most of this river. Rio Ucayali is about 600 km long and converges with Rio Maranon to form the Rio Amazonas. The Rio Ucayali has a pH of about 7.5. Apistogramma cacatoides is usually found hiding in the shallows among the decaying leaves and mud that comprise the shore of this river. This tends to have a more acidic ph, so A. cacatoides is very tolerant of ph. They can also be found hiding in nutshells that have fallen from trees. To collect them, gather up a bunch of leaves, hand sift and then figure out what species of Dwarf Cichlid(s) you have.

"

 

Claro que isto é uma informação entre muitas outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não des-te uma ligeira fervura nas folhas??

 

 

Não, pelo que li num artigo da resivta bioaquaria, a fervura das folhas podia ser negativa eliminando bactérias, fungos e protozoários que podem ser uteis no sistema... basta as lavar...

 

O que é que acham que é pior, pH a 5 estável ou pH perto de 7 mas com flutuações? A agua das minhas TPA´s já é acida... combina com este sistema... Será que os peixes se vão ressentir?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, pelo que li num artigo da resivta bioaquaria, a fervura das folhas podia ser negativa eliminando bactérias, fungos e protozoários que podem ser uteis no sistema... basta as lavar...

 

O que é que acham que é pior, pH a 5 estável ou pH perto de 7 mas com flutuações? A agua das minhas TPA´s já é acida... combina com este sistema... Será que os peixes se vão ressentir?

 

 

sem duvida 5 estavel, mas tens sempre de fazer tpa´s, mas com introduçao de agua muito lenta, nem que seja para nao deixar a amonia atingir pontos criticos, nao te esqueças que é muita materia organica em decomposiçao...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida 5 estavel, mas tens sempre de fazer tpa´s, mas com introduçao de agua muito lenta, nem que seja para nao deixar a amonia atingir pontos criticos, nao te esqueças que é muita materia organica em decomposiçao...

 

 

20% por semana será insuficiente neste caso?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.