Fosfatos


Recommended Posts

Aquário 80X50X40 (aproximadamente 120 Litros) Iniciado em 22/03/2008

Filtragem: Fluval 205

Iluminação 2 X 18W (T8) 4900K e 6700K – 12 horas

2 X 24W (T5) 10000K e 6500K – 8 horas

Aquecimento 150W

Substrato: ADA - Aquasoil Malaya

Decoração: StoneWood RedBroen

CO2: DIY com difusor da Hagen

 

TPA: 30 litros de 2 em 2 dias, ás vezes 3 em 3.

 

pH: 6,0 (não sobe) – Agua da torneira 7,2 a 7,5 (Sintra)

gH: 3

kH: 3

N3N4: 0

NO2: 0

NO3:10 a 15

PO4: 0,0

Fe: 0,1

Cu: 0,0

 

Fertilização:

Ferro: 5ml Seachem

Micros: 5 ml Tropica

K: 5 ml Seachem

PO4: 20 ml Seachem

Flourish Excel 2,5 ml

 

Fauna:

2 Poecilia latipinna

2 Xiphophorus maculatus

1 SAE

2 Corydora Paleatus

 

Invertebrados:

4 Caridina japonica

6 Caridina cf. Cantonensis “Tiger”

 

Flora:

Taxiphyllum barbier

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Bacopa caroliniana

Hygrophila corymbosa 'Siamensis'

Echinodorus bleheri

Rotala rotundifolia

Alternanthera reineckii 'Pink'

Echinodorus tenellus

Hemianthus callitrichoides ”Cuba”

Alternanthera reineckii 'Purple'

Lilaeopsis brasiliensis

Rotala wallichii

 

Pic_15326_6.jpg

 

Pic_15326_7.jpg

 

 

Boa noite,

 

Antes de tudo quero dizer que este fórum é fantástico, visto que só comecei a dedicar à aquariofilia em Janeiro (1 dia antes de me registrar aqui) e o que já aprendi com os membros deste fórum...

Este é o meu primeiro post e como é óbvio tenho uma dúvida.

Como já devem ter reparado não tenho fosfatos, e em média fertilizo com 20 ml de PO4 (tenho vindo a aumentar), o que eu acho demasiado, mas no dia seguinte o teste apenas mostra vestígios de fosfatos.

A minha fertilização é diária, as plantas estão a crescer bem apesar de algumas ainda não estarem completamente ambientadas, algumas filamentosas e algas verdes a pontapé.

Para alem do PO4 ainda estou a tentar acertar com a fertilização.

As minhas dúvidas são:

Será possível o fosfato ser todo consumido em 24 horas?

Se meter mais PO4 no aquário vai afectar os peixes?

Em relação aos outros nutrientes estou a fertilizar correctamente?

Agradeço todas as dicas.

(não posso ir de férias visto que tenho de fertilizar todos os dias) :Fade-color

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

"pH: 6,0 (não sobe) – Agua da torneira 7,2 a 7,5 (Sintra) - Substrato: ADA - Aquasoil Malaya" ( dava um belo aqua de discus)

 

 

Gostei do aqua, tá limpinho, cuidado com essa janela de frente, possivel causa - "A minha fertilização é diária, as plantas estão a crescer bem apesar de algumas ainda não estarem completamente ambientadas, algumas filamentosas e algas verdes a pontapé."

 

Cumprimentos

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bean_around15, agradeço teres repondido ao meu tópico já começava a pensar que tinha de o apagar (pedir aos administradores) por não ter interesse, em relação à janela (luz do sol) passa 90% do tempo com as portadas fechadas e para alem disso o sol nunca chega perto do aquario.

Penso que devo estar a utilizar algum fertilizante a mais mas não sei qual ou então tenho a luz demasiado tempo acesa, para já houve uma alteração que foi passar a utilizar PO4 da HA em vez da Seachem, em vez de 20 ml passei para 6 ml para atingir 1 ppm.

Em relação ao ferro, passei para 10 ml ainda da Seachem para ter 0,5 ppm.

Voltando às algas penso que o aquario ainda não está “maduro” e tenho que lhes dar tempo para diminuirem.

De certo modo ao trocar de fertilizante de PO4 cheguei á conclusão de que os 20 ml não deviam ser demasiado, é menos concentrado.

Entretanto como recebi uma encomenda da HA e estive a ver a composição dos componentes, fiz uma comparação entre a HA a Tropica e a Seachem (micros), e nenhum tem a mesma composição nem as mesmas quantidades.

Surgiram-me varias duvidas, em relação à Seachem a Tropica não tem Calcio (Ca), Cloro (Cl), Cobalto (Co) e Sodio? (Na), e a HA em relação às anteriores não tem Sulfur? (S).

Poderei ter falta destes elementos no aquario?

Estou mais preocupado é pela falta de calcio por causa do camarões.

Apesar de eu não saber explicar-me sem escrever paginas inteiras, agradecia comentários.

A serio comentem para eu poder emendar erros.

 

Cumprimentos aquaticos.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4: 0,0

....

Se meter mais PO4 no aquário vai afectar os peixes?

Carrega nesses fosfatos.

Mantem os nitratos entre 15 e 20 e os fosfatos entre 1,5 e 2.

Vais ver que as algas vão á vida

Fica descansado com os peixes.

Os meus discus - que são umas meninas - não se chateiam com valores bem mais altos que que esses (já tive 30 de NO3 e 2 de Po4 sem nenhum problema)

Abraço e e boa sorte

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É estranho colocares tanto P! 20ml diários? O teste estará estragado? É que se ainda fosse 20ml/dia de K,agora de PO4...

 

Para veres,no meu aqua de 112L densamente plantado e com CO2, coloco 1ml de P dia sim,dia não e antes da tpa semanal os fosfatos estão um pouco altos demais.

 

Agora colocares 20ml/dia...é quase impossivel as plantas assimilarem tanto Fosfato,mesmo que os valores de NO3 estejam sempre a 15ppm! Se fosse a ti via se o testes está bom...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Windrider, dizes que se pode elevar o PO4 para 1,5 a 2, mas como disse o Zogli 20 ml da Seashem e agora 6 ml da HA poderá ser um problema do teste, como tenho um teste PO4 de reserva logo à noite vou experimentar e confirmar os valores, como já disse antes penso que o aqua está a consumir muitos fertilizantes.

Pelo ferro tambem dá para ter uma ideia, do consumo. Quando fertilizo tento por o valor do PO4 perto de 1 ppm e o de ferro em 0.7 ppm.

O outro problema poderia ser dos meus olhos, mas mostro os testes a outras pessoas e dizem que está menos azul (o PO4) do que me parece a mim (depois de fertilizar).

 

PS: Fiz alteração das fotos uma do 2º dia e a outra do dia 20.

Editado por antonio67

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decalcit - à venda (em pó) nas farmácias... :)

 

Boas,

 

A minha questão em relação aos micros tem a ver com a falta de elementos, um deles é o calcio, mas como saber se está em falta, tanto para camarões como para plantas.

Um dos sintomas da falta de calcio é a deformação das folhas novas, valerá a pena comprar um teste de calcio?

(fiz uma pesquisa no site da Camara de Sintra e não mencionam qual o valor de calcio na agua da torneira).

Mantenho a minha duvida em relação aos fertilizantes de micros, como referi antes os elementos em falta no da HA e da Tropica em relação ao da Seachem:

Poderam afectar o aquario?

Terei de adicionar em separado?

Quais os que são indespensaveis para alem dos vêm no micros da HA e na TPA?

 

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde cheguei a casa e fui fazer a medições, estes são os resultados desde dia 9:

o dia 10 é antes e depois da TPA de 40 litros e com uma colher de bicabornato de sodio para subir o pH e o kH, queria pH 7!

 

OBS: Zogli, esperimentei com o teste PO4 novo, o resultado foi igual (0,3ppm).

 

Pic_15326_8.jpg

 

No dia 9 acabei o da Seachem 15 ml e acrescentei 2 ml da HA.

No dia 10 fiquei com o PO4 ligeiramente acima do que previ, e como se pode ver hoje está em 0,3 ppm.

Hoje estou a pensar em meter "apenas" 4 ml (ao que parece 5 ml ontem eram suficiente).

Ainda não fertilizei hoje,vou esperar por dicas (aumentar diminuir) para fertilizar.

Comentem (não esquecendo a questão dos micros).

 

As minhas plantas são uma mamonas. :puppydogeyes:

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quem possa interessar, o consumo "excessivo" de fosfatos baixou drasticamente, porque os nitratos que estavam na coluna de agua eram fornecidos pelo substrato e agora ficaram a zero.

 

Mas mantenho uma duvida que até agora ninguem me respondeu ou opinou:

 

A diferença de nutrientes nas diversas marcas de micros à venda, fiz uma pesquisa e encontrei estes valores:

 

Tropica

K 0.80%,

Mg 0,39%,

S 0.91%,

B 0.004%,

Cu 0.006%,

Mn 0.04%,

Mo 0.002%,

Zn 0.002%.

Fe 0.07%,

 

HA

Magnésio (Mg): 0.4% quelatado por EDTA

Boro (B): 0.04% Solúvel em água

Cobre (Cu): 0.02% Quelatado por EDTA

Manganês (Mn): 0.2% Quelatado por EDTA

Molibdénio (Mo): 0.02% Quelatado por EDTA

Zinco (Z): 0.03% Quelatado por EDTA

Ferro (Fe): 0.4% Quelatado por EDTA

 

Sashem

Total Nitrogen 0.07%

Available Phosphate ( P2O5) 0.01%

Soluble Potash 0.37%

Calcium (Ca) 0.14%

Magnesium (Mg) 0.11%

Sulfur (S) 0.2773%

Boron (B) 0.009%

Chlorine (Cl) 1.15%

Cobalt (Co) 0.0004%

Copper (Cu) 0.0001%

Iron (Fe) 0.32%

Manganese (Mn) 0.0118%

Molybdenum (Mo) 0.0009%

Sodium (Na) 0.13%

Zinc (Zn) 0.0007%

 

Sera Florena:

Boric acid 2.0 mg/l,

Iron Chloride 890mg/l,

Potassium Chloride 1.0mg/l,

Magnesium Chloride 2.0mg/l,

Sodium bicarbonate 0.6mg/l,

Sulfuric acid 1.6mg/l,

EDTA 4.0mg/l

 

A diferença entre estes Micros é por demais evidente, a minha duvida é se a diferença da composição destes fertilizantes afecta as plantas e tambem peixes e invertebrados.

 

Agradecia comentários.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
A diferença de nutrientes nas diversas marcas de micros à venda, fiz uma pesquisa e encontrei estes valores:

 

Tropica

K 0.80%,

Mg 0,39%,

S 0.91%,

B 0.004%,

Cu 0.006%,

Mn 0.04%,

Mo 0.002%,

Zn 0.002%.

Fe 0.07%,

 

HA

Magnésio (Mg): 0.4% quelatado por EDTA

Boro (B): 0.04% Solúvel em água

Cobre (Cu): 0.02% Quelatado por EDTA

Manganês (Mn): 0.2% Quelatado por EDTA

Molibdénio (Mo): 0.02% Quelatado por EDTA

Zinco (Z): 0.03% Quelatado por EDTA

Ferro (Fe): 0.4% Quelatado por EDTA

 

Sashem

Total Nitrogen 0.07%

Available Phosphate ( P2O5) 0.01%

Soluble Potash 0.37%

Calcium (Ca) 0.14%

Magnesium (Mg) 0.11%

Sulfur (S) 0.2773%

Boron (B) 0.009%

Chlorine (Cl) 1.15%

Cobalt (Co) 0.0004%

Copper (Cu) 0.0001%

Iron (Fe) 0.32%

Manganese (Mn) 0.0118%

Molybdenum (Mo) 0.0009%

Sodium (Na) 0.13%

Zinc (Zn) 0.0007%

 

Sera Florena:

Boric acid 2.0 mg/l,

Iron Chloride 890mg/l,

Potassium Chloride 1.0mg/l,

Magnesium Chloride 2.0mg/l,

Sodium bicarbonate 0.6mg/l,

Sulfuric acid 1.6mg/l,

EDTA 4.0mg/l

 

A diferença entre estes Micros é por demais evidente, a minha duvida é se a diferença da composição destes fertilizantes afecta as plantas e tambem peixes e invertebrados.

 

Agradecia comentários.

 

Vou reformular a pergunta para ver se alguém me pode elucidar :oops:

 

A composição dos fertilizantes é diferente de marca para marca.

De que maneira afecta o aqua a falta ou não de certos componentes dos micros?

 

Alguém tem opinião sobre este assunto?

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

ainda nao tenho muita experiencia nos plantados

mas pelo que tenho aprendido por aqui tambem acho que estas a meter demasiado po4 ou estas a fazer confusao com o potassio e que devias por isso sim 20ml de potassio e talvez 5ml de po4

por exemplo no meu aqua nao preciso adicionar po4

ja li por aqui que o po4 elevado faz mal aos camaroes

quanto ao calcio vai a farmacia e compra decalcit cada colher que vem dentro da embalagem trata 500lt de agua por isso nao metas demasiado eu estou a por decalcit de 15 em 15 dias e como o meu aqua tem 180lt adiciono mais ou menos 1/3 da colher

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira tem nutrientes e ao fazermos uma tpa estamos também a introduzir alguns nutrientes na água.Se fizeres tpa's semanais,(e deves fazer uma tpa de 40% +- devido à quantidade de fertilizante que colocas),o Calcio nunca estará em falta,se colocares um pouco de Decalcit (semanalmente se tiveres caracois e quinzenalmente apenas para a manutenção de plantas),então não te preocupes em arranjar testes de Calcio.

 

O Decalcit em pó traz uma colher que chei trata 500L de água semanal ou quinzenalmente.A Olho doseia parao teu aqua.

 

Quanto à diferença entre Micros,por ex. eu tenho uns Micros que não trazem Magnésio.E apesar da água da torneira já trazer este nutriente,temos de fertilizar com ele de qualquer maneira.Então adiciono uma solução de Sulfato de Magnésio.

 

No teu caso,todos esses têm Magnésio,mas há elementos que faltam nuns e há noutros.Também já tinha pensado nisso,e nos Micros que uso estão em falta alguns que os Micros da SEACHEM têm.Mas não me preocupo muito porque as minhas plantas não apresentam carências por demais,à excepção do Magnésio...e na água das tpa's virão por certo muitos desses nutrientes que faltam.

 

Mas não há nada como escolher os melhores Micros.

 

Quanto aos fosfatos fica de olho neles(continuo a achar que são muitos Fosfatos...),e tens de manter o nivel aos Nitratos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Agradeço as vossas respostas.

Em relação aos fosfatos já não são preocupação uma vez que os nitratos que tinha na coluna de agua foram baixando até que chegou ao ponto de ter de adiconar, como tinha nitratos as plantas estavam a consumir tudo o que lhes adicionava, agora estou a fertilizar com NPK em separado e com moderação, porque quanto mais der mais elas pedem.

Estou a tentar dar fertilizantes qb para elas se manterem saudaveis, 2,5 ml fosfatos e 2 ml de Azoto em relação ao potassio estou a dar 10 ml, mas ainda vou diminuir, porque os fertilizantes de Azoto e de fosfato tambem contêm potássio.

 

Em relação aos micros agradeço (Zogli) a tua opinião e vou toma-la em consideração.

 

Nota: Retirei os camarões do aquario por causa das fertilizações estão noutro aqua só com alvins, depois meto fotos no respectivo forum. Tenho alguns Tiger bem bonitos.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais