Caracois ? Ou outro bicharoco qq ?


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos, sou fã de aquariófilia há já dois anos. Montei um aquário de 10 L para levar 6 neons e (muitas :D) plantas.

As plantas estavam porreiras, até que hoje reparei que tinham uns buraquinhos pequeninos nas folhas. Ao observar com mais detalhe reparei que estão uns seres minúsculos, do tamanho de uma cabeça de alfinete e de cor verde colados às folhas e presumo que seja isso que as está a "comer".

 

Que devo fazer ?

 

1) Lavar bem as plantas usando água do aquário ? (raízes e tudo...)

2) Usar Molluzin da WaterLife ?

3) Bótia tá fora de questão, só tenho 10 litros de água (coitado)...

 

Aguardo sugestões,

 

[]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas coisas verdes parecem ser pulgões que se alimentam da seiva das plantas. São uma verdadeira praga, se não os matares aparecem milhares em menos de 15 dias :?: É raro aparecerem em plantas de aquário mas tudo acontece :D

 

Mergulha as plantas em água com uma diluição de 5% de lixivia durante 10 minutos e depois passa-as por água corrente durante o tempo necessário para que fiquem bem limpas e sem residuos de detergente. Isto deve chegar para limpar os pulgões, algas e ovos de caracol que estejam agarrados às plantas.

 

Aconselho tb a deixares as plantas de quarentena (+/- 1 semana ) dentro de um balde com água mas de forma a que as folhas não fiquem todas submersas e com fertilizante. O facto de deixares algumas folhas fora de água vai permitir que as plantas respirem e façam a fotossintese com mais facilidade, fortalecendo a planta antes de a colocares dentro do aquário.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses "seres minúsculos" não serão algas green spot? "Eles" movem-se?!

 

Não sei se concordo com a ideia do Ricardo. No meu ver tudo o que seja retirar condições à planta para combater algas está fora de questão. Nunca o fiz(também nunca tive praga de algas) e espero nunca o vir a fazer.

 

Se as algas estão a ganhar "a batalha" às plantas então é porque as plantas não têm as condições ideiais e não o contrário, e então procuro dar-lhes essas condições, em vez de as dimunuir ainda mais. Tudo o que seja suspender fertilização, retirar a planta do solo, diminuir watts de luz, diminuir o período de luz, etc, para mim é mal feito. Mas também é por isso que este hobby é tão interessante, cada um tem a sua opinião. Eu até combato algas adicionando nitrato, por isso sou mesmo megalómano :D

 

Se deres mais dados (uma foto iria ajudar na identificação) seria bom para podermos perdeber o que realmente são esses "seres".

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele falou ontem cmg...eu conheco +/- o caso...ñ tenho a certeza mas penso que os bichos se movem.

 

pensei que pude-se ser caracois...minusculos que ao alimentarem se das plantas fikem verdes..visto que os caracois qd nascem sao pekeninos redondos e da cor do alimento.

 

 

penso que se calhar a opção do medicamento anti caracol seja boa...mas um medicamento é smp um medicamento :?:

 

esperemos pelas opinioes dos mestres :D

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

por acaso os sres vistos de perto têm tentáculos?

se tiverem e forem verdes podem ser hydras fotossintéticas, são pequenos seres da familia das álforrecas (penso eu) e a única coisa que podem fazer é capturar algum alevim ou outro mais pequenino, mas ás plantas não fazem nada.

esses buracos nas folhas das plantas podem ser indicadores de falta de algum nútriente, a planta degenera as folhas de baixo (mais velhas) para fornecer esse nútriente ás folhas de cima (mais novas).

se nos puderes indicar os dados do aquário e as espécies de plantas afectadas seria ideal.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua é pequenino tem uma lampada compacta.

plantas resistentes entre elas k sei feto de sumatra e outras.

penso que ñ seja falta de nutriente pois pelo k falei os buraquinhos só comecaram a aparecer depois dos bicharocos...além de que eles tão verdes... o que pode indicar que têm "plantas" no seu organismo...ñ?!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigado pelas vossas respostas. Mais logo vou tirar uma foto para voces verem melhor do que se trata.

Na realidade não vejo os bichinhos moverem-se mas são mesmo minusculos como já disse e têm perninhas, parecem-se com uns bichinhos que atacam as plantas de interior (as não aquáticas). mas logo eu coloco a foto para poderem opinar melhor.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é a minha vez de concordar a 100% contigo hugoRFS...

nem mais!

:D

 

Nunca ouvi falar em tais pulgões no aquário....nunca!!!

mas estamos sempre a aprender, se na realidade forem pulgões e estes consumirem a tal seiva, não isso não provocaria buracos.

 

caracóis, tenho aos milhares, ou tinha agora vejo menos, botias...

e se houver algas,flocos q.b. eles não tocam nas plantas, a mim nunca aconteceu.

 

por vezes também me aparecem buracos nas plantas de maior cresimento e maiores exigências (macrandra), é uma boa forma de determinar se ando a fertilizar de menos...

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_nutrient.htm

 

Potassium  Old  Pinholes appear in older leaves, and slowly enlarge

Yellow areas

Withering of leaf edges and tips

 

com base no em cima exposto, pode ser deficiência de potássio a provocar os tais buracos...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, tenho pena de ter causado este mal-entendido, contudo estou mais aliviado.

A verdade é que não tenho "bichinhos" no aquário. Com a iluminação, olhando para as folhas, parecia mesmo, juro... :oops: mas descobri uns caracois perto das raizes das plantas.... serão os caracois que estao a fazer isto ? ou é mesmo falta de nutrientes ?

 

eu tenho como fundo : turfa e areão fino de rio e uso PlantGro da HAGEN na dose adequada todos os dias.

 

Cumprimentos,

[]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, tenho pena de ter causado este mal-entendido, contudo estou mais aliviado.

A verdade é que não tenho "bichinhos" no aquário. Com a iluminação, olhando para as folhas, parecia mesmo, juro...  :wink: mas descobri uns caracois perto das raizes das plantas.... serão os caracois que estao a fazer isto ? ou é mesmo falta de nutrientes ?

 

eu tenho como fundo : turfa e areão fino de rio e uso PlantGro da HAGEN na dose adequada todos os dias.

 

Cumprimentos,

[]

 

Olha usa o bom senso...

Será que os caracóis gostam de comer desta forma?

Caracóis Comendo produzindo um buraco, avançando comendo fazendo outro buraco, avançando produzindo novo buraco...

:evil:

 

não me parece, se eles começassem a comer seria algo linear, não tem lógica este padrão.

 

Posso Jurar que o teu problema é mesmo deficiência de nutrientes (pode ser por teres pouca luz, pouca energia para a planta capturar os nutrientes)...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz todo o sentido aquilo que acabou de dizer e ao que parece a opinião é quase unânime em todas as respostas - falta de nutrientes.

 

Eu uso uma lâmpada compacta Philips de 11W como iluminação e está acesa 10 horas por dia.

 

A conselho de um colega meu vou reestruturar o fundo do aquário e substituir a turfa e areão que tenho no fundo por Húmus de minhoca, tis, areão fino e areia de rio.

 

Para além disto aconselham algum bom suplemento mineral / fertilizante para as plantas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens turfa no substrato, não sei porque vais restruturá-lo. :evil:

 

A turfa é óptimo para manter o PH ácido, no substrato. As plantas gostam de substratos ácidos, para além de libertar ácidos humicos que são benéficos não só para as plantas como para a maioria dos peixes.

 

Mesmo a informação continuando a ser pouca, poderia jurar que o teu problema não está no substrato.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa tem muita coisa boa, mas o que esta tem de melhor é a capacidade de "agarrar" certos elementos que existem na água (ligação quimica).

 

Humus de minhoca também tem esta propriedade, no entanto a turfa já está parcialmente decomposta e ao contrário de humus de minhoca, falta alguns elementos nela...

 

mas se ferilizares a água, depressa a turfa "agarra" esses outros compostos, tornando-se mais fértil com o tempo.

O mesmo pode também se passar com o humus...

 

há duas hipóteses:

 

 

1-O teu problema estar na iluminação...

O melhor será trocar de lampadas...estas podem estar velhas.

 

2-Poderás ter deficiencia de alguns elementos, olha começa a fertilizar a água com algum tipo de fertilizante...

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais