Ajuda Urgente Para Peixe Betta


wenxi

Recommended Posts

Desde já as minhas desculpas pelo texto ser extenso, mas assim penso que me podem ajudar com mais precisão, pois a maior parte das dicas que encontro é sobre a reprodução de bettas ou bettas em aquários comunitários.

 

Assim, no passado sábado comprei numa loja de animais um Betta Azul (com cerca de 3 cm era dos mais pequenos da loja), que estava num aquário de água fria apenas com plantas que julgo serem naturais.

 

Desde aí a minha vida tem sido uma loucura a tentar fazer os possíveis para o peixe ter as melhores condições, pois parece que tudo me corre mal.

 

Já uma vez me tinham oferecido um betta, que viveu num aquário rectangular com cerca de 10l de água fria e tudo tinha corrido bem, resolvi ter outro, sem procurar mais informações.

 

Na loja mostraram-me um aquário quadrado com cerca de 12 cm de lado e explicaram-me que era mesmo para os bettas, que eles não precisavam de muita água e que se quisesse um betta que estava num aquário de água quente também podia trazer porque eles passado 30 minutos de estarem no saco a água ia arrefecedno e eles iam adaptando-se à temperatura.

Acabei por trazer um que estava em água fria com medo que não se adapta-se e comprei um aquário de 5 l que trazia bomba de ar incluída.

 

Quando cheguei a casa, coloquei o areão, a bomba de ar e uma planta artificial no aquário e 5l de água de garrafão (também me foi dito que assim a água não precisava de tratamento porque a água do garrafão é melhor e o aquário era pequeno) e logo de seguida o peixe.

 

Resultado: O animal ficou dois dias sem comer e pouco ou nada se mexia, Primeiro julguei que era normal mas depois fiquei preocupada e vi na net que afinal estes peixes vivem bem é em água quente e fui logo comprar um termoestato de 25watts.

Tirei o peixe do aquário e deixei-o numa terrina de vidro com cerca de 0,5l de água e aquecido com uma lâmpada, até adequar a temperatura da água do aquário com o termoestado, para meu azar o termoestado estava avariado e aqueceu a água até aos 35º durante dois dias. E o desgraçado sempre dentro da terrina.

A água do aquário ficou turva e tudo lá dentro estava pegajoso e escorregadio ao toque (penso que foi pela temperatura ter sido alta). Quando coloquei outro termoestato de 25 w, troquei o areão, pois parecia que este estava a largar cor e lavei bem a planta e o termometro e voltei a montar tudo com 5 litros de água do garrafão.

Na manhã seguinte (quinta-feira) a água estava a 25º e coloquei lá o peixe. Liquei a bomba de ar, mas provocava muito agitação na água e desliguei.

 

Na sexta feira de manhã já veio comer artémia congelada (acho que se chama assim) e de noite os flocos próprios para betta. Fiquei toda contente.

 

Pensei que tinha resolvido tudo mas ontem (sábado) volto a estar muito preocupada, porque agora a água ficou de novo turva e a planta artificial e o tubo da bomba de ar estavam pegajosos, em apenas 3 dias e o peixe continua sem grande movimento. Ainda liguei a bomba de ar externa, mas embora tenha vindo com o aquário, acho que tem muita força, porque quando a ligo agita a água toda do aquário (mesmo com difusor), não deixando o peixe ficar sossegado ao de cima como tanto gosta e acabei por desligar, pois a água ainda ficou pior.

 

Tentei obter mais informações aqui e noutros sites, mas cada vez fico mais baralhada, porque é dito muita coisa e normalmente falam em relação a aquários muitos grandes e não sei se o que dizem se aplica à minha situação.

 

Vou comprar mais água e mudar pelo menos 1,5l de água, porque nem sei se posso mudar tudo ou não por causa das colónias que se formam.

 

Por favor, orientem-me como devo fazer para que este peixe não passe por mais:

 

É normal a água ficar turva em 3 dias?

Devo ligar sempre a bomba de ar?

Será que o areão não serve para a água quente (25º) ou a planta artificial e estão a derreter?

A água do garrafão precisa na mesma de tratamento?

É normal ele não ser muito mexido? Precisa de companhia, mesmo tendo estado sozinho na loja?

 

A quem teve a peciência de ler isto tudo e me puder ajudar, o meu muito mas mesmo muito obrigada, porque estou mesmo nervosa sem saber o que devo de fazer e não queria ficar sem o Tailes (é o seu nome).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para começar acho que seria uma boa ideia dares uma vista de olhos nesta pagina,

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 penso que te ira ajudar muito e retirar muitas duvidas.

 

Os Bettas são peixes bastante resistentes tolerando bastante bem quase todo o tipo de água quer em termos de dureza quer em termos de pH, suportando uma gama de variação de temperatura bastante larga. É claro que condições estremas vão diminuir a resistência do peixe e condicionar a sua esperança de vida.

 

Em relação a aquários pequenos e embora eu não considere adequado um aquário de 5l para manter um Betta existem outros problemas subjacentes, os Bettas que todos nos vemos nas lojas em espaços bastante reduzidos tem a sua água mudada todos os dias.

 

Quando se pretende ter peixes em aquários a que ter muito mais atenção as condições da agua pois esta é muito facilmente se contamina o que te está a acontecer com a agua a ficar turva é provavelmente a decomposição do alimento colocado a mais no aquário, o que vai provocar picos de amónia pondo em risco a vida do Betta.

 

É normal a água ficar turva em 3 dias?

Sim isso pode acontecer até num único dia se houver demasiada alimentação no aquário.

 

Devo ligar sempre a bomba de ar?

A bomba de ar ira melhorar a oxigenação da agua do aquário e pode estar sempre ligada.

 

Será que o areão não serve para a água quente (25º) ou a planta artificial e estão a derreter?

 

Os resíduos que estas a ver no aquário são quase de certeza resultantes da alimentação.

 

A água do garrafão precisa na mesma de tratamento?

 

A água de garrafão não trás cloro e pode ser utilizada nos TPA´s.

 

 

 

É normal ele não ser muito mexido? Precisa de companhia, mesmo tendo estado sozinho na loja?

 

Os Bettas por norma nadam por todo o aquário, o facto de estar quieto pode ser devido as condições da água ou a não se ter adaptado ao aquário.

 

Eu aconselho a teres cuidado com a alimentação para que não sobre e se acumule no fundo do aquário e fazeres trocas de agua diariamente.

 

Em relação a colocação de outro peixe no aquário esse já é pequeno para o Bettta.

 

 

 

Cump.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigada pela sua ajuda e pela dica do site.

 

Não fiz logo esta pesquisa, porque julgava que estava a adquirir um peixe de água fria como o que me haviam oferecido já a algum tempo. Nunca tinha pensado em ter um aquário de água quente pois sabia que implicava mais cuidados e que não estava preparada para isso. Daí a minha aflição em querer saber o mais possivel em pouco tempo.

 

Vai servir-me de emenda para o futuro.. não adquirir mais animais sem ter informações a seu respeito!

 

Mais uma vez obrigada.

Cumprimentos

Editado por wenxi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

Os peixes de agua fria não são assim tão diferentes dos de agua quente e deve-se ter os mesmos cuidados no que diz respeito a excesso de alimentação assim como as trocas de agua, a que ainda ter em atenção que os peixes de agua fria por norma precisão de mais espaço nos aquários que os de agua quente. Cump.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Concordo a 100% com tudo que o membro Paulo Vedor disse. :)

"....

Vou comprar mais água e mudar pelo menos 1,5l de água, ...."

 

Mas não precisas de comprar agua engarrafada, basta que enchas um garrafão e deixes estar sem tampa 24 h para se perder o cloro.

Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acabei por comprar a água e fazer a troca e melhorou bastante.

 

Deve ter sido de facto do excesso de comida, porque no primeiro dia ele n comeu nada e eu estava a dar-lhe artemia de manhã e os flocos próprios para betta à noite e os flocos também n eram comidos.

 

Como dei nestes últimos 3 dias artemia, agora já n vou dar mais e espero que ele começe a comer flocos.

 

Como está algum comer depositado no fundo do aquário, gostava de perguntar se n seria melhor fazer a troca completa da água. Não digo já porque a água agora ficou boa e se calhar ele vai estar amanhã sem mexer nos flocos que irão depositar, mas daqui a dois dias ou isso, porque se ele tiver fome mais cedo ou mais tarde acabará por comer... certo?

 

Obrigada pela vossa ajuda,

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desculpem mas não concordo com voces.

 

É de uma crueldade gigante manter um betta num cubiculo tão pequeno como esse.

 

Como ja referi num topico anterior: Não te podes aproveitar do facto de os bettas serem resistentes para os manteres prisioneiros.

 

Arranja um aquario com algumas condições (20 litros é minimamente aceitavel) e não gastas mais de 17€

 

 

cumprimentos

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Como ja referi num topico anterior: Não te podes aproveitar do facto de os bettas serem resistentes para os manteres prisioneiros."

 

Não me interpretes mal.... eu n me quero aproveitar de nada. Só quero que o peixe esteje bem.

 

Aconselharam até mais pequeno porque disseram-me que eles ficavam mais tranquilos. Trouxe este por achar o outro pequeno demais e já li aqui no fórum que é 1l de água por cada cm de peixe.... ele tem cerca de 3 cm e o aquário é de 5l (é para ficar sozinho).

 

E também já li que o tinham um betta com 2 ou 3 fêmeas num aquário maior e tiveram de pôr num mais pequeno porque estava sempre parado e só no de 5l é que ficou mais mexido.

 

De facto foi um erro não me ter informado antes, mas agora há muitas opiniões contrárias e torna tudo confuso.

 

Vou esperar mais uns dias a ver como ele reage, se ele continuar na mesma quieto comprarei outro aquário.

 

Estou disposta a tudo.

 

Obrigada,

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desculpem mas não concordo com voces.

 

É de uma crueldade gigante manter um betta num cubiculo tão pequeno como esse.

 

Olá

ninguem disse para manter o betta no "cubiculo", tirando, se entendi bem, a pessoa que vendeu o betta.

Em relação a tornar um betta um "prisioneiro", repara que isso aplica-se a todos os peixes mantidos em aquarios... Já vi aquarios de 1 mt em muito mal tratados.

Agora um aquariofilista responsável tem o dever de proporcionar as melhores condições aos peixes que tem.

Em relação ao espaço, sabes me dizer qual é o volume de agua que vive o betta que aparece no teu avatar ? Mais que o espaço,a qualidade da agua e de outros parametros é que fazem com que o betta se desenvolva e cresça saudável.

Cumpr.

Editado por antlou
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Como ja referi num topico anterior: Não te podes aproveitar do facto de os bettas serem resistentes para os manteres prisioneiros."

 

Não me interpretes mal.... eu n me quero aproveitar de nada. Só quero que o peixe esteje bem.

 

Aconselharam até mais pequeno porque disseram-me que eles ficavam mais tranquilos. Trouxe este por achar o outro pequeno demais e já li aqui no fórum que é 1l de água por cada cm de peixe.... ele tem cerca de 3 cm e o aquário é de 5l (é para ficar sozinho).

 

E também já li que o tinham um betta com 2 ou 3 fêmeas num aquário maior e tiveram de pôr num mais pequeno porque estava sempre parado e só no de 5l é que ficou mais mexido.

 

De facto foi um erro não me ter informado antes, mas agora há muitas opiniões contrárias e torna tudo confuso.

 

Vou esperar mais uns dias a ver como ele reage, se ele continuar na mesma quieto comprarei outro aquário.

 

Estou disposta a tudo.

 

Obrigada,

Cumprimentos

 

Não interpertei mal.

O erro maior foi de quem vendeu. Mas uma vez que tens o betta concordo que tentes dar o maximo de qualidade de vida possivel.

Qual é a temperatura da agua? os bettas normalmente ficam mais quietos em aguas de temperaturas baixas.

Os bettas gostam de ter alguma flora no aquario.

 

 

 

 

Também ninguém disse para o tirar de lá.

Com certeza que todos os peixes de aquário de alguma maneira são prisioneiros. Mas penso que entendes-te o que eu quis dizer.

 

Por melhor que o aquariofilo seja, por melhores que estejam os parâmetros da agua e tudo o resto esse betta nunca vai ter uma boa qualidade de vida num ambiente tão pequeno.

 

O facto de já teres visto bettas em aquários maiores mal tratados não faz disso uma regra, mas os bettas necessitam de espaço para poderem estar a vontade.

Mas agora generalizando a todos os peixes, Não é só e espaço que eles precisam, não é só de um pH bom para eles, não é só a comida.

 

É tudo isso junto. Mas é mais que sabido que os bettas têm de ter um espaço adequado para eles. Não é por eles conseguirem sobreviver em 5 litros que os vamos por em 5 litros. Ou como eu digo “cubículos”

 

Cumprimentos

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a temperatura da agua? os bettas normalmente ficam mais quietos em aguas de temperaturas baixas.

Os bettas gostam de ter alguma flora no aquario.

...

 

Por melhor que o aquariofilo seja, por melhores que estejam os parâmetros da agua e tudo o resto esse betta nunca vai ter uma boa qualidade de vida num ambiente tão pequeno.

...

 

É tudo isso junto. Mas é mais que sabido que os bettas têm de ter um espaço adequado para eles. Não é por eles conseguirem sobreviver em 5 litros que os vamos por em 5 litros. Ou como eu digo “cubículos”

 

Cumprimentos

 

 

 

boas,

 

O meu aquário agora está à temperatuda de 26º

um ph de 6 (da água do garrafão)

a água já n está turva.

 

Se bem entendi, em relação aos problemas do meu aquário:

 

- A água ficou turva por causa do excesso de alimentação que havia sido dada e a qual já reduzi. Contudo, vou comprar um filtro, quer seja para este aquário ou outro.

 

- No que diz respeito ao espaço, na vossa opinião para o Betta viver mesmo que sozinho, terá que ter um aquário com pelo menos 20 L de água. Certo?

 

O que então li no link que me remeteram:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

E passo a citar:

"Bom... chegando aqui, depois de já ter comprado todos os equipamentos, feito o ciclo e percebido os testes, chega a hora de pensar nos peixitos.

Normalmente aqui o pessoal estampa-se de novo porque compram olhando à beleza e fazem misturas "indevidas" ou colocam peixes a mais.

Uma das regras pilar deste hobby indica que devemos ter uma relação de 1cm de peixe adulto por cada litro de água.

Assim um peixe de 5cm em adulto precisa de 5l de água, o que significa na prática que 10 peixes de 5cm "enchem" um aquário de 60cm (têm cerca de 52 a 54L)."

 

Isto são condições só de sobrevivência ou só é válido em aquários comunitários?

 

Peço desculpa em insistir na questão do espaço, mas há relatos de diferentes experiências no que toca a este ponto e eu como tinha lido isto, n considerei que o espaço fosse o maior dos meus problemas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Olá, desculpem mas não concordo com voces.

 

É de uma crueldade gigante manter um betta num cubiculo tão pequeno como esse.

 

Como ja referi num topico anterior: Não te podes aproveitar do facto de os bettas serem resistentes para os manteres prisioneiros.

 

Arranja um aquario com algumas condições (20 litros é minimamente aceitavel) e não gastas mais de 17€

 

 

cumprimentos

 

O meu aquário de 20 litros custou 40 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um truque que fiz em relaçao á bomba de ar (o meu aquario veio com uma so com uma velocidade e demasiado forte) junto ao tubo onde ligas a bomba faz um pequeno furi com um alfinete, assim parte do ar sairá por aí e tera menos potencia no difusor, se fizeres um buraco demasiado grande ao ponto de nao sair ar no difusor mete fita cola e torna a furar na fita cola (desta vez com mais cuidado ) :wink:

assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Tens umas peças nas lojas de animais que servem pararegularo fluxo de ar que queres enserir no aquário.

São uns "T" que teem uma especie de parafuso que regula a quantidade de entrada de ar no aquario.

São baratinhos, custam á volta de 1€

 

Comp.

 

 

Hugo Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as cenas pegajosas que falaste podera ter sido por a temp ter estado alta e regra geral as plantas de plastico sao de pessima qualidade logo com temp alta acredito ate k a suginade podera ter vindo disso aconcelho te a tirares a planta de plastico uma verdadeira custa 2 ou 3 euros axo que seria o ideal

assbettaportugal.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais