Plantas Com Mau Aspecto


burriex

Recommended Posts

Boas

 

As plantas do meu aquário tão cada vez piores.

As valisnérias até nem tão más e vi que já tão a "fazer bebes", as Saggitárias continuam igual, muitas folhas apodreceram, já foram retiradas e agora lá continuam mais ou menos verdes, o problema tá mesmo nas anúbias.

 

Eu não as fixei a rochas nem tronco, mas sim deixei-as no areão o minimo enterradas possivel, pude constatar que elas já fizeram crescer o rizona e começam a enraizar. Mas cada dia que passa as folhas tão mais castanhas (manchas castanhas que parece sujidade, julgo poder ser algas marron devido à falta de luz inicial e da inexistência de NO3) e já amarelaram mais 2 folhas pralem de 1 que amarelou logo ao inicio!

 

Eu não fertilizo com nenhum nutriente em especial, apenas meto 1 pouco de vez em quando de fertilizante geral para as plantas da aquapex, também não faço injecção de CO2 (ainda, se for necessário poderei fazer, mas como as plantas dizem que não são exigentes...)

 

Os parâmetros da água ontem eram os seguintes:

pH: 7.6

kH: 7º

gH: 5º

NH3: 0

NO2: 0

NO3: 8

 

O que poderá ser a causa disto?

 

Cumprimentos

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotografias, arranjam-se? E valor de PO4, arranja-se?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotografias, arranjam-se? E valor de PO4, arranja-se?

 

fotos arranja-se mas só logo a tarde quando puder pedir para mas tirarem. Valor de PO4 não consigo arranjar porque não tenho o teste, achei que para estas plantas ainda não seria necessário esse tipo de "mariquices". Queria realmente apostar em plantas mais exigentes quando tivesse a parte dos parâmetros sabida e controlada, assim como uma fauna em condições e cuidada, basicamente quando já percebesse alguma coisa de aquáriofilia.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue-se então as fotos!

 

fcc8359d75.jpg

 

473aa2a15e.jpg

 

c9c256344e.jpg

 

Ajudem-me rápido antes que elas morram!

 

O aquário não é meu, foi uma prenda para a minha namorada, é quero muito manter em condições a prenda que lhe pude proporcionar. Eu pedi-lhe pa lhe tirar as fotos para que vocês me pudessem ajudar, e digo-vos que fiquei bastante assustado, já não vejo o meu aquário à uma semana e digo-vos que está bastante pior!

 

Ajudem-me se conseguírem.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são faltas de nutrientes, que seriam fáceis de "adivinhar" com os testes de NO3 e PO4.

 

Corta essas folhas por baixo, em particular as que estão castanhas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso são faltas de nutrientes, que seriam fáceis de "adivinhar" com os testes de NO3 e PO4.

 

Corta essas folhas por baixo, em particular as que estão castanhas.

 

O NO3 está a quase 10, agora o PO4 é que não sei mesmo.

 

Eu sei que estas plantas são plantas como outras quaisquer, mas dizem que são menos dificeis de manter e menos exigentes, não vejo que isso seja verdade, tenho o aqua à 3 semanas e elas só se têm queixado, já lhes aumentei a luz, possivelmente este fim de semana vou-lhes injectar CO2, e se calhar ainda vão ter que levar nutrientes, o porquê disto? Teria que ser mesmo assim, ou é só falta de sorte da minha parte?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O NO3 está a quase 10, agora o PO4 é que não sei mesmo.

 

Eu sei que estas plantas são plantas como outras quaisquer, mas dizem que são menos dificeis de manter e menos exigentes, não vejo que isso seja verdade, tenho o aqua à 3 semanas e elas só se têm queixado, já lhes aumentei a luz, possivelmente este fim de semana vou-lhes injectar CO2, e se calhar ainda vão ter que levar nutrientes, o porquê disto? Teria que ser mesmo assim, ou é só falta de sorte da minha parte?

 

Boas

em primeiro lugar sabes de que planta se trata?

 

A mim parecem-me ser anubias e se de facto forem, também me parece que têm o rizoma enterrado, o que no caso das anúbias leva ao apodrecimento do rizoma e subsequente morte da planta...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas queixam-se apenas quando tem fostatos a mais, ou também se queixam se tiverem fosfatos a menos?

 

Digo isto porque tive a ver o preço de um teste de PO4 e é bem caro (note-se que ainda não parei de comprar desde que adquiri o aquário, e todo o dinheiro que possa gastar já me custa a sair do bolso), mas o SERA phosvec é bastante acessível e podia comprar e adicionar ao aqua sem problemas.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas queixam-se apenas quando tem fostatos a mais, ou também se queixam se tiverem fosfatos a menos?

 

Digo isto porque tive a ver o preço de um teste de PO4 e é bem caro (note-se que ainda não parei de comprar desde que adquiri o aquário, e todo o dinheiro que possa gastar já me custa a sair do bolso), mas o SERA phosvec é bastante acessível e podia comprar e adicionar ao aqua sem problemas.

 

Antes de te meter em despesas le e pesquisa um pouco sobre nutrientes e fertilizações...

 

No teu caso não sei o setup do aqua mas pelas fotos parece-me que mantens plantas relativamente pouco exigentes como valisnerias e anubias...

Meta aí o setup do aqua e respectiva flora que fica mais fácil de te aconselhar.

 

Ficam uns links sobre fertilizações e nutrientes:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=87843

Encontras muitos mais se utilizares o procura do forum

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

em primeiro lugar sabes de que planta se trata?

 

A mim parecem-me ser anubias e se de facto forem, também me parece que têm o rizoma enterrado, o que no caso das anúbias leva ao apodrecimento do rizoma e subsequente morte da planta...

 

Abraço

 

Sim sim, são anúbias, mas eu não enterrei quase nada, tão uns areoezitos a sustenta-las apenas, e já reparei que se desenvolveram sem problemas, por isso acho que não é dai que advem o problema, mas pelo sim pelo não este fim de semana vou tira-las a todas cortar as folhas amarelas e fixa-las nas rochas.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, são anúbias, mas eu não enterrei quase nada, tão uns areoezitos a sustenta-las apenas, e já reparei que se desenvolveram sem problemas, por isso acho que não é dai que advem o problema, mas pelo sim pelo não este fim de semana vou tira-las a todas cortar as folhas amarelas e fixa-las nas rochas.

 

Podes perfeitamente fixa-las no areão, ten é que ter o cuidado de deixar o rizoma todo desenterrado...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de te meter em despesas le e pesquisa um pouco sobre nutrientes e fertilizações...

 

No teu caso não sei o setup do aqua mas pelas fotos parece-me que mantens plantas relativamente pouco exigentes como valisnerias e anubias...

Meta aí o setup do aqua e respectiva flora que fica mais fácil de te aconselhar.

 

Ficam uns links sobre fertilizações e nutrientes:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=87843

Encontras muitos mais se utilizares o procura do forum

 

Abraço

 

O setup do meu aquário esta na minha assinatura e também pus o link no primeiro post....

mas aqui fica:

 

Aquário: 80x30x45

Termostato: 100w

Iluminação: 18W daylight e 30w 6400K DIY = 48w

Filtro Biológico: 400L/h ( mellow.gif Foi o que o dinheiro permitiu, um dia mais tarde pensarei num externo)

 

Temperatura: 26º

 

Layout:

-tronco de videira

-pedra basaltica

-cartolina preta

 

Substracto: Substrato fértil JBL

Solo: Areão e areia de rio

 

Flora:

-valisnérias

-Sagittaria subulata

-Anubias nana

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes perfeitamente fixa-las no areão, ten é que ter o cuidado de deixar o rizoma todo desenterrado...

 

pela foto não consegues ver se ele tá todo desenterrado? É que eu não sei bem muito bem a qual parte vocês chamam rizona!

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela foto não consegues ver se ele tá todo desenterrado? É que eu não sei bem muito bem a qual parte vocês chamam rizona!

guidebp-anubia-0808b.jpg

 

Boas,

o rizoma é donde saem as raizes.

Na imagem é donde saem aqueles "cabelos" (que são as raizes)

 

PS:pela tua foto ele parece-me estar enterrado quase na sua totalidade...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Retira as anúbias do areão, corta as folhas degradadas junto ao rizoma (parte mais grossa de onde saem as folhas) com um instrumento afiado.

 

Não voltes a enterrar o rizoma. E para esse tipo de plantas que tens não precisas de CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

guidebp-anubia-0808b.jpg

 

Boas,

o rizoma é donde saem as raizes.

Na imagem é donde saem aqueles "cabelos" (que são as raizes)

 

ok, ok. Então eu vou desenterra-las por completo, mas será que me esta a escapar alguma coisa? É que as minhas plantas nunca tiveram muito bom aspecto desde que vieram po meu aqua, e dizem ser pouco exigente :)

 

Ao verem as fotos não me sabem apontar uma causa para isto? As folhas parece que foram queimadas, começam a amarelar, fica toda amarela e tenho que a cortar, já cortei uma, logo 2/3 dias depois de as comprar e agora ja tenho que cortar mais duas.

 

Pra lem disso, à uma semana e meia pra cá têm ganho aquela coloração castanha que parece sujidade que teima em não desaparecer mesmo depois do aumento da iluminação.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Retira as anúbias do areão, corta as folhas degradadas junto ao rizoma (parte mais grossa de onde saem as folhas) com um instrumento afiado.

 

Não voltes a enterrar o rizoma. E para esse tipo de plantas que tens não precisas de CO2.

 

Pois eu também acho que não, pelo menos pensava isso. Mas já agora uma pergunta, elas ao não precisarem, se eu puser CO2 vai gerar problemas? É que se elas até gostassem aproveitava a injecção de CO2 para me ajudar a baixar o pH.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao verem as fotos não me sabem apontar uma causa para isto? As folhas parece que foram queimadas, começam a amarelar, fica toda amarela e tenho que a cortar, já cortei uma, logo 2/3 dias depois de as comprar e agora ja tenho que cortar mais duas.

 

Se for so nas anubias a causa e estar com o rizoma enterrado, se se verificar em todas podes encontrar informação útil nos links que te dei acima...

 

Pra lem disso, à uma semana e meia pra cá têm ganho aquela coloração castanha que parece sujidade que teima em não desaparecer mesmo depois do aumento da iluminação.

Não sei ao que te referes mas pla descrição poderão ser algas de nome Diatomaceas(Diatoms)?

confirma no link abaixo...

 

http://www.guitarfish.org/algae

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for so nas anubias a causa e estar com o rizoma enterrado, se se verificar em todas podes encontrar informação útil nos links que te dei acima...

Não sei ao que te referes mas pla descrição poderão ser algas de nome Diatomaceas(Diatoms)?

confirma no link abaixo...

 

http://www.guitarfish.org/algae

 

Abraço

 

Á coloração castanha que eu me estava a referir pode-se ver na perfeição nesta foto:

 

473aa2a15e.jpg

 

Eu pensava que fossem algas marrons que surgem nos aquas novos por falta de NO3 e com pouca iluminação, já aumentei a iluminação e já tenho o NO3 quase a 10, mas por lá continuam possivelmente umas ampulárias e uns ottos ajudariam na sua extreminação mas ainda não tenho, as ampulárias vou busca-las hoje.

 

As outras plantas estão pode-se dizer de melhor saude que as anubias, talvez pudessem tar melhores, mas possivelmente ainda nem tiveram tempo para se adaptarem.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso acrescentar que essas "manchas" castanhas tão também no filtro biobox (por fora), nas pedras e nas outras plantas pralém das anubias.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos problemas de um aqua onde as plantas são as ditas ''faceis de manter'' é o problema de que por serem faceis de manter precisam de tudo o que as outras precisam...

 

Precisam de Nitrogénio,Fósforo,Potassio ; Magnésio,Calcio ; Ferro e os Micros.E precisa também de Carbono.E precisam de luz.

 

As plantas sem carbono não vivem,e se o aquário não tiver peixes suficientes que consigam fornecer Dioxido de Carbono às plantas,estas acabam por morrer...

 

E meto sempre CO2,(caso o aqua tenha Fauna que goste de águas ácidas).

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos problemas de um aqua onde as plantas são as ditas ''faceis de manter'' é o problema de que por serem faceis de manter precisam de tudo o que as outras precisam...

 

Precisam de Nitrogénio,Fósforo,Potassio ; Magnésio,Calcio ; Ferro e os Micros.E precisa também de Carbono.E precisam de luz.

 

As plantas sem carbono não vivem,e se o aquário não tiver peixes suficientes que consigam fornecer Dioxido de Carbono às plantas,estas acabam por morrer...

 

E meto sempre CO2,(caso o aqua tenha Fauna que goste de águas ácidas).

 

Pois faz todo o sentido.

 

Por acaso tou a optar por viviparos não gostam muito de águas ácidas, mas o meu pH ainda tá a 7.6 por isso até ficar ácido o CO2 tem muito que pedalar.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às mancas castanhas, os meus guppys volta na volta e tão lá a mordiscar, por isso se eu pusesse um otto com a ajuda das ampulárias eram capazes de ajudar a resolver o assunto. Eu apenas ainda não pus um otto porque ele alimenta-se apenas de matéria vegetal, e se não existir algas suficientes eles podem morrer à fome, será que já poderei pôr um otto?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às mancas castanhas, os meus guppys volta na volta e tão lá a mordiscar, por isso se eu pusesse um otto com a ajuda das ampulárias eram capazes de ajudar a resolver o assunto. Eu apenas ainda não pus um otto porque ele alimenta-se apenas de matéria vegetal, e se não existir algas suficientes eles podem morrer à fome, será que já poderei pôr um otto?

Podes sempre comprar umas pastilhas vegetais para ele comer.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre comprar umas pastilhas vegetais para ele comer.

 

Tenho tetra menu flocos, e tem la uma compartimento que é comida vegetal, eles comeram os flocos ou na ligam a isso?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais