Plantas Esburacadas


L4G4RT0

Recommended Posts

Oi,

Penso que até já tinha colocado esta questão em tempos e vi alguns tópicos onde se fala nisto. No entanto parece-me que tenho aqui um caso mais concreto que poderá gerar alguma confusão.

 

O meu aquário tem SAEs, Bótias Palhaço, Neons rosa, Otos e 1 Trichogaster e 1 Corydora.

 

Há cerca de 1 mês um amigo meu forneceu-me uma série de plantas, e como as minhas estavam completamente arruinadas, plantei as novas plantas no aqua e as que sobraram coloquei-as noutro aqua mais pequeno.

 

Neste momento as que estão no aqua grande, com os peixes, estão a aparecer todas esburacadas. Na própria água vejo pedaços de folhas que andam ao sabor da corrente que vem do filtro. Os buracos nas plantas não surgem só nos rebordos, surgem mesmo no meio das folhas! o que torna a coisa mais intrigante.

 

Agora alguns factos que podem ter a ver com o problema:

* o aqua grande tem uma lâmpada de 18W e é de 90 litros

* o aqua pequeno tem uma lâmpada que é muito pequena e está no meio do aquário (nem sequer é fluorescente) - esse aqua tem 18 litros

* no aqua grande tenho os referidos peixes

* no aqua pequeno não tenho peixes

* tenho colocado fertilizante e potássio no aqua grande

* não tenho colocado nada no aqua pequeno

* em ambos os aqua tenho filtros a funcionar (embora o do aqua pequeno seja um filtro muito simples)

* não tenho CO2 a funcionar em nenhum deles

* a água é a mesma nos dois aquas (retirei do aqua grande para colocar no pequeno)

* no aqua pequeno as plantas não apresentam buracos

* no aqua grande, as plantas estão com buracos

 

 

Que vos parece este cenário? Ainda por cima se vos disser que estive uma semana de férias e o aqua pequeno esteve sem iluminação durante esses dias, enquanto que o grande tem iluminação 12 horas por dia.

 

* serão os peixes? mas como comem eles as folhas no meio??

* será excesso de iluminação (em horas)?

* será falta de iluminação? mas nesse caso como é que o aqua pequeno não tem as folhas a esburacar?

* ...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Desculpem a minha ignorância e fugir ao tópico mas que são SAE´s?

Perguntar nunca ofendeu...

 

Se bem que com uma simples procura terias encontrado resposta à tua resposta rapidamente, eu respondo-te à mesma:

 

SAE significa Siamese Algae Eater. Que em bom português é: Comedor de Algas Siamês.

O seu nome científico é Crossocheilus siamensis.

Este peixe come algumas algas, particularmente as pretas de tufo... é um dos peixes benéficos para um aquário... pelo menos enquanto é pequeno e não se habitua a comer comida de peixe.

 

Ficas aqui com uma foto do peixe:

 

Parmicka_cernopruha.jpg

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente os bótia palhaço como já foi referido.

 

O tipo de boca que lhes permite abrir as cascas dos caracois é o que lhes permite fazer os buracos nas folhas.

 

Podes tentar introduzir uma alimentação com mais matéria vegetal (pastilhas com spirulina, pedaços de espinafres por exemplo)de vez em quando e ver se notas menos este comportamento.

 

É um comportamente, se não me engano, mais nocturno, podes tentar observar, normalmente colocam-se por baixo das folhas quando o fazem.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claramente os bótia palhaço como já foi referido.

 

O tipo de boca que lhes permite abrir as cascas dos caracois é o que lhes permite fazer os buracos nas folhas.

 

Podes tentar introduzir uma alimentação com mais matéria vegetal (pastilhas com spirulina, pedaços de espinafres por exemplo)de vez em quando e ver se notas menos este comportamento.

 

É um comportamente, se não me engano, mais nocturno, podes tentar observar, normalmente colocam-se por baixo das folhas quando o fazem.

 

 

Tá respondido :blink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim aconteceu-me o mesmo, o botia quando não tinha mais caracóis para comer começou a destruir as plantas todas, com a televisão sem som até se ouvia o "gajo" a fazer os buracos com a boca!

Varia o tipo de comida!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais