Netrina vs Bótias


Diogo HC Matias

Recommended Posts

Boas! Não tenho experiencia rigorosamente nenhuma com caracois... porque tenho bótias palhaços.... bigsmile;)

 

Caracois pequenos desaparecem logo (physas e assim não há hipotse), mas será que uma netrina (muito maior que qualquer physa) também é atacada por bótias? Os bótias são predadores naturais de caracois... mas uma netrina não cabe na boca de um bótia de 7 cm :rolleyes:

 

Opiniões?

 

Acho que se já tiverem experiencia de bótias com ampularias também era importante a vossa experiencia!

 

Cumprimentos!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu tenho uma ampulária já grande

 

e... uma botia palhaço e uma modesta

e nao lhe fazem absolutamente nada de vez em quando vao-se meter com ela mas ela fecha-se e nao

acontece nada, ovos e caracois pequenos isso sim e uma limpeza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha 4 ampularias douradas e 2 bótias striatas, só te digo que era um festim! Até parecia que as bótias desfaziam a casca da ampularia... Só se via as ampularias a mexer de noite, isso sim, corriam o aquário todo, mas nao duraram muito tempo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tópico movido para o sub-fórum correcto.

 

Quero só fazer um reparo: não é Netrina mas sim Neritina. ;)

 

Obrigado André! ;) era a minha deslexia a funcionar :)

 

Parece então que depende do apetite dos botias para os caracois... Ou seja... Não recomendado :Fade-color

Gostava mesmo de ter umas, mas assim acho que as deixo na loja enquanto tiver bótias.

 

Abraços

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho duas bótias palhaço e duas neritinas no mesmo aquário há uns meses, e a coisa mantém-se.

Em abono da verdade uma das neritinas já levou umas coças no casco, mas não passou daí.

Provávelmente é de pensar duas vezes antes de juntar estas espécies.

Cumps

rui_ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

Tenho um bótia palhaço com cerca de 15 cm (!) e acrescentei à população do meu aqua 2 ampulárias adultas.

 

O Bótia achou que carninha do lombo era fixe e em menos de 2 dias comeu uma. A outra seguiu pelo mesmo caminho e em 15 dias apenas tinhas as cascas.

 

Na 2ª tentativa, pus 2 adultas e 7 juvenis (1,5 cm). As adultas tiveram problemas de adaptação, morrendo uma que foi "reciclada" pelo bótia. A outra morreu 1 mês depois, de causas naturais (assim espero). Agora só tenho 5 porque o bótia "brincou" com outras 2, mas acho que já está tudo estável.

 

Agora penso ser possível ter ampulárias apesar do bótia "monstro" que tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tive um bótia com cerca de 12 cms.

 

O menino cresceu mais um bocado, à pala de 10 ampulárias, e 5 neritinas...

 

Vendi o bótia, e mudei as ampulárias de aqua. Ah, as kullies ajudaram à festa também...

Cumps

Bruno Lino

http://bmslino.googlepages.com/
(por vezes com imagens em directo do aqua...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais