Canon 400D - Custom WB - WTF!


Recommended Posts

então é o seguinte, para tirar fotos, por exemplo, nocturnas em ambientes que têem aquela iluminação alaranjada, utiliza-se o Custom White Balance...

 

...tira-se uma foto a uma superfície branca, e por exemplo, na minha 400D, atribui-se o Custom WB a essa mesma foto... até aí tudo bem.

 

Faço e sigo esses passos todos, mas com tudo escolhido e pronto para tirar as fotos, não é que a sacana da máquina continua a tirar fotos alaranjadas? Com as mesmas definições da 400D dum amigo meu que tira as fotos e saiem bem na dele, na minha continua nos mesmos tons...

 

Alguém tem alguma ideia, conselho ou aconteceu alguma coisa do mesmo género? Será que o problema é da máquina? É que se for, como ela tá na garantia, ainda a vou trocar...

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então é o seguinte, para tirar fotos, por exemplo, nocturnas em ambientes que têem aquela iluminação alaranjada, utiliza-se o Custom White Balance...

 

...tira-se uma foto a uma superfície branca, e por exemplo, na minha 400D, atribui-se o Custom WB a essa mesma foto... até aí tudo bem.

 

Faço e sigo esses passos todos, mas com tudo escolhido e pronto para tirar as fotos, não é que a sacana da máquina continua a tirar fotos alaranjadas? Com as mesmas definições da 400D dum amigo meu que tira as fotos e saiem bem na dele, na minha continua nos mesmos tons...

 

Alguém tem alguma ideia, conselho ou aconteceu alguma coisa do mesmo género? Será que o problema é da máquina? É que se for, como ela tá na garantia, ainda a vou trocar...

 

Olá

põe o WB em automático...

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Zaad... eu não sei se editas as tuas fotos, mas o que te posso dizer é que corrigires a côr com a máquina, ou depois num programa de edição, é basicamente o mesmo.

 

Não te podes esquecer também, que com iluminação artificial e se trabalhas com um CWB, basta a iluminação mudar um pouco, de côr ou de intensidade e vais começar a ver coisas esquisitas... :puppydogeyes:

 

Por isso, o meu conselho é que uses o AWB e depois trates disso no editor de fotografia. Mesmo que não queiras nada por aí além, podes sempre crregar num botão para fazeres um Auto-Color.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê mesmo se TODAS as settings estão iguais à máquina do teu amigo.

 

Se sim, e as fotos sairem muito diferentes, talvez seja melhor trocar a máquina.

 

Mas atenção... o melhor será meter as duas máquinas com as definições de fábrica.

 

A partir daí, fazerem os passos todos iguais.

 

E em relação ao firmware, as duas têm o mesmo firmware?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

White Balance em automático e photoshop.

Na máquina usa, tanto quanto possivel claro, os parametros de fábrica.

Não há boas fotos digitais sem passar pelo photoshop, pelo menos para dar um acerto nos Levels e eventualmente contraste e saturação...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora vamos por partes... eh eh eh

 

Pedro Sacadura, mesmo com o WB em automático, o resultado é igual, e ao querer utilizar o Custom WB é para ser eu a "controlar" as minhas fotos. :drinking:

 

Luís Fortunato, realmente trabalho sim com o Photoshop, mas vê as coisas da seguinte maneira: por exemplo, numa maratona fotográfica, penso eu, que não podes editar as fotos no pc antes de as entregar, não é? logo terás que ter o WB "calibrado" para que, conforme queiras as tuas fotos, saiam como tu desejas.

 

slowmottion, Já vimos que sim, todas as definições estão absolutamente iguais. realmente não fizemos ainda essa parte do reset das definições e repeti-las passo a passo... a ver se o fazemos um dia destes. Em relação ao firmware ainda só existe um, e é o que a minha máquina tem. Visto que a tenho na garantia e com seguro, o mais provável é mesmo ir trocá-la... daqui a algum tempo, para poder confirmar todas as hipóteses. E não descuro de telefonar para a Canon com esta dúvida... é que não foi um equipamento propriamente barato...

 

CMG, Aí é que está. Se existe algo que queiras controlar à partida, não é nada proveitoso colocares as definições no automático, até porque, por exemplo, numa noite que fomos para Cascais à noite fotografar, em que se passou a tal situação das minhas saírem amareladas, e as dele não, quando cheguei a casa, não consegui atinar com um tom natural de luz no Photoshop. Como já sei trabalhar minimanente com o Photoshop, quero mesmo ter algum poder sobre as fotografias mesmo. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ZAAD: Só não percebi uma coisa. Os tuas fotos ficam mais alaranjadas, mas onde? No ecrã do computador, no visor da máquina, ou na televisão?

 

Tens de fazer o teste no mesmo pc, na mesma tv ou no mesmo Ecrã.

Que esquema de cores tens no teu ecrã? Que temp de cor? que definições?

 

Não estou a tentar inventar a roda... mas calibrações de ecrâs diferentes mudam em tudo o aspecto "final" das fotos.

 

 

 

CMG, Aí é que está. Se existe algo que queiras controlar à partida, não é nada proveitoso colocares as definições no automático, até porque, por exemplo, numa noite que fomos para Cascais à noite fotografar, em que se passou a tal situação das minhas saírem amareladas, e as dele não, quando cheguei a casa, não consegui atinar com um tom natural de luz no Photoshop. Como já sei trabalhar minimanente com o Photoshop, quero mesmo ter algum poder sobre as fotografias mesmo. :blush:

 

 

 

Concordo.

Se há hipótese de termos presets presonalizados de balanço de brancos... há que aprender a trabalhar com eles.

No entanto, e para aquários... nunca uso o AWB.

Ou uso um pre-set ou personalizo o meu até atingir as cores o mais fieis aos que os meus olhos vêem.

 

 

E o photoshop realmente faz tudo, mas não faz milagres.

 

Tenho relativa experiência e facilidade em trabalhar em photoshop, pelo que vos aconselho a todos os que possuem máquinas que permitem gravar no formato RAW que o façam.

 

Ocupam muito mais espaço nos cartões, visto as fotos terem mais informação. Mas permite uma enorme afinação antes de passar para a compressaõ JPEG.

 

Há ruídos de imagem, de côr, deficiencias e ajustes de luminosidade que só conseguem ser eliminados no photoshop através do Camera RAW e que ao fotografar em JPEG por mais resolução que se tenha, ficam "gravados" no formato JPEG que ao ser nada mais que uma compressão de imagem, também adiciona ruído.

 

Façam a experiencia.

O Camera RAW vem incluido no PhotoShop CS2 e no CS3 ( em versões anteriores não tenho a certeza )

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais