Colecção Pessoal Da Vida Marinha - Com Fotos


Recommended Posts

Como um infeliz que não se pode contentar com um Reef porque não o tem e olha para as valisnérias e anúbias à procura de corais e mira o tronco do aquário como se de rocha viva se tratasse, há muitos anos que colleciono as pérolas achadas á beira mar... cada vez mais selectivo chego a encontrar as criaturas mais estranhas!

 

Claro, apenas preservo as que dá para preservar, comos os ditos crustáceos!

 

A recolha que tenho foi feita no Algarve na zona onde tenho casa: Altura entre Manta Rota e Monte Gordo, uma zona de grande areal, sem uma ponta de rocha, onde ultimamente estão a dar a costa coisas que nunca tinha visto assim á beira mar (naquela zona pelo menos)

 

Há uns tempos deu na manta rota, á costa uma tartaruga marinha morta (azar o meu de não a poder ter trazido para minha colecção LOL) tinha caido nas redes malignas dos pescadores ;)

 

Agora, recentemente, na altura do Carnaval encontrei mais de 20 estrelas do mar jazidas sobre a area semi-seca... todas na mesma zona e muito afastadas da zona dos pescadores! Trouxe umas 10, porque as outras tavam pernetas ou a apodrecer, mas na maioria em bom estado de conservação (depois de uma esfrega valente ficaram nos trinques)

 

Nessa altura também uma maré de ouriços do mar, desde milimetros a uns bons 5/6 cm ou mais também lá estavam estendidos, vai dái... uns tantos, limpeza de marisco e ficaram optimos (trouxe uns 15, aquilo eram milhares!)

 

Conchas, é sempre recolha todo o ano a toda a hora, das mais raras às mais bonitas! Buzios sempre a aviar, apesar de não serem muito comuns naquelas andanças!

 

Agora, nestas férias da pascoa, deparo-me com uma vertebra (aqueles aneis d euma espinha) mais velha que o meu pai de certeza! de um animal que tem a vontade (peixe) mais de 2 metros O.O para além de tambem ter dado a costa, ainda fresquinho uma parte d eum osso de uma baleia (chachalote, golfinho etc.. n sei) também já muito antigo! Estas preciosidades vieram mesmo do mar, pois a água ainda os banhava e animais ja la se tinham colado (aquelas criaturas k deixam um ranho madrepérola XD)

 

Para além de ter visto uma lula de uns 50 cm.. alforrecas de diametro de 50 cm também a outras criaturas tais!

 

O que nunca tinha visto na vida e com o qual me deparei com dois exemplares, são os "Chitons" nome ingles, nao sie o nome desta criatura que apenas vi no oceanário e era de plastico, andam colados às rochas e ñunca os vi em portugal, mas devem haver cá! -

 

35007678.JPG - foto da net

 

Este fim de semana, vou fazer uma visitinha ao AVG e com o meu diário gráfico (de aspirante a designer e ilustrador - universidade) fazer uma recolha do nome destas espécies!

 

Fotos brevemente quando organiza ros caixotes e sacos que estao na garagem, sendo k parte do espolio já deve ter ido para o lixo devido a gentileza da Sô Dona Mãe!

 

- Intriga-me é o que se anda a passar, em 18 anos nunca vi estas coisas darem á costa!

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que é que os rapazitos andavam a fazer ao largo de Vila Real de Sto Antonio? a zona onde os recolhi (praia de Altura) fica entre Vila Real Sto António até Tavira...

 

EDIT: todos os bichos que apanho, preservo e colleciono são capturados mortos!

 

EDIT 2: Cá está uma foto da praia.. como da para ver há muito pé nessa costa, chego a ver a spessoas como formigas e ainda tenho pé! pelo que sei os Chitons habitam águas profundas! (o que me espantou é que eles devem ter morrido à pouco tempo e nunca os tinha visto por aquelas andanças.. também só apanhei 2! ;))

 

foto16.jpg

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais alguém faz colecções marinhas?

Eu tenho algumas coisas pedro. O que apanhaste, cá em portugal chamam-lhe "vulgos" quitone e existem desde que me lembro.

Faço mergulho e lá em baixo vêm-se nas rochas e até agarrados a peixes apesar de não ter nada a ver com as "carraças do mar". Na baixa mar há zonas em que encontram agarrados às pedras, apesar de não serem tão frequentes como lapas :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui esta uma

dsc01934pd0.th.jpg

O qué isso?? está vivo! As minhas são mais ossos não sei de quê e conchas... ó pessoel eu sou nitidamente da tecnologia da colher de pau...não consigo anexar fotos nisto! cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e este aqui á montes vovos e so a casca

 

dsc01951mv7.th.jpg

essa é nitidamente chaetopleura angulata ou seja mais um da familia dos quitones é o maior das nossas águas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os que apanhei são escuros (como os apanho já mortos e algumas conchas ja com alguma idade não preciso de os devolver ao mar!) Qualquer dia tenhode percorrer de les a les aqui a costa, sou de lisboa e raramento me aventuro em desocbertas, mas os animais aqui estão bem vivinhos, quria-os mortos e em bom estado para coleccionar!

 

Pois lapas eu vejo muitas, apesar de naquela zona nem uma ver... mas isto é-me novidade! De vez enquando vou a ria formosa (que é perto) e há com cada criatura, agora decidi-me mesmo em começa ruma colecção, a ver se este verao ou uma proxima ves k la for, se vou à ria apanhar uns belos de uns exemplares (Já falecidos claro).

 

Por falando em ria, eu na zona onde vou, mair perto é em Cacela-a-Velha e tem uma entrada do mar lá perto, para quem conhece a entrada está muito maior, o mar galgou a areia e abriu aquilo tudo! Tenho pena.. é sinonimo de subida das águas ;)

 

EDIT: Já agora, sabem onde posso colectar exemplares invulgares, ou muitos exemplares destes quitones ca em portugal ja mortos? gostava de apanhar mais alguns, talvez até sejam de especies diferentes! e outros animais tmabem, desde conchas, buzios etc... aqui na zona, entre oeiras, ericeira, cabo raso, estoril... para eu perder umas belas tardes solarengas a coca da bicheza cabecadura (pareço um leigo nisto e sou mesmo.. os meus pais nc me levavam a lado nenhum -.-)

 

EDIT 2: é que pela costa eu so encontro bicheza viva... parece k as mortes vão parar ao sul :P

Editado por Pedro Almeida

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é aonde propriamente? Azeitão??

 

Fosseis também tenho alguns! Amanhã devo por algumas fotos :? já agora quem tmabém for collecionador pode comparitlhar aqui fotos ou esperiencias :tongue:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que tu apanhas-te e um dos animais mais primitivos ao cimo da terra ja existem ha milhares de anos adaptando-se aos climas ao degelo .

 

e uma Chaetopleura angulata e existe ate os 50 m no atlantico tem uma Cor acastanhada, placas azuladas, com linhas escuras.

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo colocar fotos dos meus ainda hoje para ver qual a espécie, mas creio que seja a mesma! Sim nesta zona apanha-s emuita coisa, mas queria saber aqui na zona de Lisboa... Ericeira etc.. para nos fins de semana ir á caça.. não vou po açlgarve pa ir a caça de conchas XD

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha yah tu mergulhas né? fixe! é uma questão de se ver! vou tratar das fotos que já tirei, a colecção não está toda nas fotos, mas quase toda e muitas conchinhas ja foram po lixo -.- SÔ Dona Mãe.....

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá vai!

 

As primeiras fotos são da tal espinha estranha e do osso que gostava que me dissessem a que bicheza pertencem!

 

A Espinha:

 

rrkp6h.jpg

 

2rwvtbc.jpg

 

O Osso:

 

2ef17uu.jpg

 

Em Perspectiva para terem noção do tamanho:

 

2cd9vna.jpg

 

 

- Aquilo que tenho a certeza é que é um osso e uma espinha de um peixe (pois é igual as espinhas dos carapaus, Douradas etc... mas num tamanho XXXXXXXXXLLLLLLLLLLLL)

 

Daqui a nada ponho os quitons e a colecção :P

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais