Aquario para tpas de discus


sergito

Recommended Posts

Boas tenho um aquario onde daqui a uns tempos vou intriduzir discus. ja la tenho 4 cory e um cardume de 20 cardinais.

 

A minha questão é a seguinte:

 

Tenho outro aqua de 60X40X40 que posteriormente se tiver sorte vai servir para a reprodução dos discus.

Mas enquanto nao tenho essa sorte gostaria de saber se o posso por a funcionar para servir como tpas do maior.

 

A minha ideia era a seguinte:

 

Vou encher o aquario com agua de um poço que tenho onde o ph é de 6.5.

Coloco o aquario a uma temperatura de 28ºC. Com la filtrante e turfa.

 

A agua das tpas provinha deste aquario de 60%.

Assim escuso de estar a gastar dinheiro em aquasafe e não existia grande variação de temperatura durante os dias de tpas e a agua ficava com uma dureza e Kh mas convenientes.

 

Que dizem? será que devo utilizar carvão activo em vez de turfa, para retirar os materias estranhas da agua ou...?

 

Opiniões por favor

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um aquario onde daqui a uns tempos vou intriduzir discus. ja la tenho 4 cory e um cardume de 20 cardinais.

 

A minha questão é a seguinte:

 

Tenho outro aqua de 60X40X40 que posteriormente se tiver sorte vai servir para a reprodução dos discus.

Mas enquanto nao tenho essa sorte gostaria de saber se o posso por a funcionar para servir como tpas do maior.

 

A minha ideia era a seguinte:

 

Vou encher o aquario com agua de um poço que tenho onde o ph é de 6.5.

Coloco o aquario a uma temperatura de 28ºC. Com la filtrante e turfa.

 

A agua das tpas provinha deste aquario de 60%.

Assim escuso de estar a gastar dinheiro em aquasafe e não existia grande variação de temperatura durante os dias de tpas e a agua ficava com uma dureza e Kh mas convenientes.

 

Que dizem? será que devo utilizar carvão activo em vez de turfa, para retirar os materias estranhas da agua ou...?

 

Opiniões por favor

obrigado

 

Boas,

 

Creio que qualquer recipiente - inclusivamente um aquário - poderá servir para armazenar água para TPAs. Parece-me é um desperdício, já que podes usar qualquer bidon... :blush:

 

Se a água já te sai do poço a 6.5, não me parece que a turfa seja necessária. Quanto ao carvão, não sei se não retirará da água compostos que fazem falta. Mas tens dúvidas a respeito da "qualidade" da água do poço?

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é desperdicio estar a utilizar um aquário como recipiente para descanso da água, se a água do poço está em boas condições, com valores de PH de 6.5, para que queres meter Turfa, não entendi qual a ideia. Quanto ao aquecimento da água, vais ter um aquecedor a consumir electricidade para fazeres TPAs 2 ou 3 vezes po semana, quem me dera a mim poder ter alguns dos meus desligados para baixar as despesas com a EDP. Pensa lá melhor nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando faço tpas a temperatura do aqua baixa 5ºC. Visto que a agua do poço sai fria!!!! Para os discus pode ser prejudicial não? Filtrando a agua com carbono activo posso deixar de usar aqua safe? Tenho duvidas em relação a agua. nunca Fiz testes serve só para rega! E esse aqua vai servir para reprodução de discus mais tarde!

 

Que materias filtrantes para acondicionar a agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando faço tpas a temperatura do aqua baixa 5ºC. Visto que a agua do poço sai fria!!!! Para os discus pode ser prejudicial não? Filtrando a agua com carbono activo posso deixar de usar aqua safe? Tenho duvidas em relação a agua. nunca Fiz testes serve só para rega! E esse aqua vai servir para reprodução de discus mais tarde!

 

Que materias filtrantes para acondicionar a agua?

 

 

 

Boas... Acho tal como os outros membros, um desperdício!

O aqua safe tira-te o cloro da água...

OU seja se a água vem do furo.. não tem cloro.

 

Não precisas de aquecer a água...

Metes menos água e em várias vezes para não baixar tanto a temperatura.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, metes menos água de cada vez e vais ver que baixa muito menos, quando ao acondicionares a água com algum produto, faz primeiro uma análise à água, compra testes ou manda fazer e vê se está como deve ser, para a acondicionares não precisas de nada, normalmente o pessoal acondiciona a água para colocar o Ph e a dureza nos valores pretendidos e principalmente para retirar o cloro da mesma, no teu caso não precisas nada disto, mas tudo depende dos resultados dessas análises.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que nao precisas fazer todos dias sequer...

 

julgo que tambem essa agua do poço, depois dos testes feitos e se tiver em condições e com ph a 6.5 podes guardar essa agua em Baldes, e por semana tirares 2 baldes do aqua grande(onde estão os discus), e repor outros 2 da agua guardada(ou direrctamente do poço caso esteja testada e em condiçoes e ph 6.5)... julgo ser o Suficiente!

 

Quanto a temperatura descer, ja vi users aí no forum a dizer que aquando dos tpa's com agua directamente da mangueira da companhia os discus se metem de baixo da mangueira para levarem com a agua fresquinha lol e dizem nao fazer mal..... *Fonte - Topico 350l Plantado Vs Discus, User FAAO

 

O aqua podes deixar cheio com agua do poço apenas a ciclar e fazendo mudas de agua 1x por semana, para "um" dia quando quiseres fazer a criação começares a usar esse aqua e aí sim fazer tpa's mais regularmente.

 

PS - eu tenho discus juvenis ainda num aqua de 60x30x30 a espera de entrarem no comunitario, onde faço tpa's de 3 em 3 dias para limpar os restos de comida que ficam e renovar a agua...tpa's estes directamente da torneira ou de baldes guardados com agua da torneira tambem.

Editado por kantiflas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias tive a fazer agora testes promenorizados as duas aguas que possuo e não posso utilizar a agua do poço!

 

testes da agua do poço

 

Gh 6.7

kh 2.8

ph 6.0

no2 0

no3 3.3

 

a agua está com nitratos :)

 

teste da agua da companhia

 

gH 5.5

kH 6.7

pH 7.0

No2 0

no3 0

 

o meu aquario está com os seguintes valores

 

 

gH 100

kh 3.4

ph 7.2

no2 0.5

no3 2.2

 

tenho la de vidro - ceramicas sera siporax - turfa - esponja fina - esponja grossa - turfa

 

queria que me dessem conselhos para acondicionar a agua da melhor maneira para discus.

 

Neste momento tenho 20 cardinais e 4 cory e estão bem! VOu fazer uma tpas com agua da companhia visto que a do poço tem nitratos!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias tive a fazer agora testes promenorizados as duas aguas que possuo e não posso utilizar a agua do poço!

 

testes da agua do poço

 

Gh 6.7

kh 2.8

ph 6.0

no2 0

no3 3.3

 

a agua está com nitratos :)

 

teste da agua da companhia

 

gH 5.5

kH 6.7

pH 7.0

No2 0

no3 0

 

o meu aquario está com os seguintes valores

gH 100

kh 3.4

ph 7.2

no2 0.5

no3 2.2

 

tenho la de vidro - ceramicas sera siporax - turfa - esponja fina - esponja grossa - turfa

 

queria que me dessem conselhos para acondicionar a agua da melhor maneira para discus.

 

Neste momento tenho 20 cardinais e 4 cory e estão bem! VOu fazer uma tpas com agua da companhia visto que a do poço tem nitratos!!!!

Experimenta por (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] no poço para consumirem os nitratos

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais