Ambientação dos ramirezi


Neon Tetra

Recommended Posts

Boas !

 

Finalmente comprei um casal de ramirezi para o meu comunitário*. Hoje é o primeiro dia e eles estão ainda muito tímidos. O macho tem uma respiração muito rápida e fica parado pelo fundo. A fêmea vai reconhecendo o território e não respira da mesma forma ( parece mais normal).

 

Quando lhe deitei comida - pastilhas da Sera com spirulina - nem se aproximaram. Mais tarde experimentei um pouco de Sera FD Tubifex e nem assim comeram. Será que é só da ambientação ou tenho que lhes arranjar uma dieta especial?

 

Devo arranjar algum abrigo em especial que eles possam eleger como seu território ou eles arranjam-se?

 

Agradeço aos mais experientes que me dêem uma ajuda.

 

Cump's

 

 

*Tenho um aquário de 115 L há cerca de 1 ano que já está um pouco povoado (4 neon bêbados, 5 neon tetra, um escalar pequeno, 2 corys, 1 ancistrus, 2 guppies, 2 espadas, 1 platy, 2 mollies, + 3 ou 4 camarões caridina japonica) e tem algumas plantas ( feto de java, cabomba, echinodorus ? , egeria?). 2 filtros ( Eheim 2213 + Hydor ) ambos de 400 l/h; substrato fertil + akadama + 1 tronco. Não tenho CO2. Luz apenas 25 w (T8)

 

Parâmetros: Tº 26 º C; pH = 6,5, kH = 3; gH = 4 ; ; NO2 = <0,3 ; NO3 = 5 ; PO4 = < 0,1 mg/L; Fe = 0,0 mg/L

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem cuidado com a ambientação dos ramirezis pois sao muito sensiveis a uns tempos comprei um e quando pus no aqua depois dos precodimentos todos comexou a resperir muito deprexa e acabou por morrer umas horas asseguir

 

cumps

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho foi-se ! R.I.P. :puppydogeyes:

 

Desde o início que tinha a respiração ofegante, ficava quase sempre parado no fundo e não comia. Durou menos de 3 dias ! Tenho o pH a 6,0. Será que foi por isso ? Já fiz uma tPA pequena pois também não quero mudar isso muito depressa.

 

A fêmea parece mais adaptada. Já procura comida e passeia pelo fundo até ao meio do aqua. A respiração é normal. É engraçada porque às vezes pára e estremece as barbatanas em riste como que a marcar posição !

 

Entretanto morreu também um platty que andava muito parado ultimamente e com uma cor mais escura que o habitual. Será que está relacionado ? Será contagioso ?

 

Para além do pH os outros parâmetros parecem estáveis.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho foi-se ! R.I.P. :puppydogeyes:

 

Desde o início que tinha a respiração ofegante, ficava quase sempre parado no fundo e não comia. Durou menos de 3 dias ! Tenho o pH a 6,0. Será que foi por isso ? Já fiz uma tPA pequena pois também não quero mudar isso muito depressa.

 

A fêmea parece mais adaptada. Já procura comida e passeia pelo fundo até ao meio do aqua. A respiração é normal. É engraçada porque às vezes pára e estremece as barbatanas em riste como que a marcar posição !

 

Entretanto morreu também um platty que andava muito parado ultimamente e com uma cor mais escura que o habitual. Será que está relacionado ? Será contagioso ?

 

Para além do pH os outros parâmetros parecem estáveis.

 

 

Só uma nota para o platy que se foi.

 

Ter um com ph de 6.0 não contribui em nada para o seu bem estar. O pH ideal para esses peixes é entre 7.0 e 7.5.

 

Tenta adquirir sempre espécies compativeis com o pH que tens no aquário. Em ultimo caso se fazes mesmo questão de teres peixes de aguas com caracteristicas diferentes, opta sempre pelo pH neutro (7.0). Equilibrado é a melhor politica nestes casos.

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, o pH do meu comunitário que se destina a peixes da América Central era habitualmente de 7,0. Contudo desde que há cerca de 1 mês coloquei akadama por cima do substrato que lá tinha ele tem vindo a ficar ácido (agora chegou ao 6,0); pensei que era um efeito passageiro mas parece estar a acentuar-se. Como a água é muito macia podem ocorrer variações mais ou menos bruscas de pH. Tenho feito algumas TPA´s. Só lá tenho as plantas e um tronco ( que já lá está há muito...). Será que o tronco chegou a uma fase de decomposição e está também a acidificar ?

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.