Neon Tetra Publicado Março 10, 2008 Publicado Março 10, 2008 Boas ! Finalmente comprei um casal de ramirezi para o meu comunitário*. Hoje é o primeiro dia e eles estão ainda muito tímidos. O macho tem uma respiração muito rápida e fica parado pelo fundo. A fêmea vai reconhecendo o território e não respira da mesma forma ( parece mais normal). Quando lhe deitei comida - pastilhas da Sera com spirulina - nem se aproximaram. Mais tarde experimentei um pouco de Sera FD Tubifex e nem assim comeram. Será que é só da ambientação ou tenho que lhes arranjar uma dieta especial? Devo arranjar algum abrigo em especial que eles possam eleger como seu território ou eles arranjam-se? Agradeço aos mais experientes que me dêem uma ajuda. Cump's *Tenho um aquário de 115 L há cerca de 1 ano que já está um pouco povoado (4 neon bêbados, 5 neon tetra, um escalar pequeno, 2 corys, 1 ancistrus, 2 guppies, 2 espadas, 1 platy, 2 mollies, + 3 ou 4 camarões caridina japonica) e tem algumas plantas ( feto de java, cabomba, echinodorus ? , egeria?). 2 filtros ( Eheim 2213 + Hydor ) ambos de 400 l/h; substrato fertil + akadama + 1 tronco. Não tenho CO2. Luz apenas 25 w (T8) Parâmetros: Tº 26 º C; pH = 6,5, kH = 3; gH = 4 ; ; NO2 = <0,3 ; NO3 = 5 ; PO4 = < 0,1 mg/L; Fe = 0,0 mg/L Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
zlatan9 Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 O facto de não comerem é perfeitamente normal, agora com a respiração ofegante é preciso ter cuidado. Citar One Fish Standing Kurichiba
pires891 Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 tem cuidado com a ambientação dos ramirezis pois sao muito sensiveis a uns tempos comprei um e quando pus no aqua depois dos precodimentos todos comexou a resperir muito deprexa e acabou por morrer umas horas asseguir cumps Citar
Daniel Santos Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 O nao comer e normal durante um ou dois dias! Agora essa da respiraçao nao sei, penso que tembem e normal pois ficam muito stressados com a mudança de aqua... e de ambiente! Cumprimentos Citar *
Neon Tetra Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 O macho foi-se ! R.I.P. Desde o início que tinha a respiração ofegante, ficava quase sempre parado no fundo e não comia. Durou menos de 3 dias ! Tenho o pH a 6,0. Será que foi por isso ? Já fiz uma tPA pequena pois também não quero mudar isso muito depressa. A fêmea parece mais adaptada. Já procura comida e passeia pelo fundo até ao meio do aqua. A respiração é normal. É engraçada porque às vezes pára e estremece as barbatanas em riste como que a marcar posição ! Entretanto morreu também um platty que andava muito parado ultimamente e com uma cor mais escura que o habitual. Será que está relacionado ? Será contagioso ? Para além do pH os outros parâmetros parecem estáveis. Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
winterburn Publicado: Março 11, 2008 Publicado: Março 11, 2008 O macho foi-se ! R.I.P. Desde o início que tinha a respiração ofegante, ficava quase sempre parado no fundo e não comia. Durou menos de 3 dias ! Tenho o pH a 6,0. Será que foi por isso ? Já fiz uma tPA pequena pois também não quero mudar isso muito depressa. A fêmea parece mais adaptada. Já procura comida e passeia pelo fundo até ao meio do aqua. A respiração é normal. É engraçada porque às vezes pára e estremece as barbatanas em riste como que a marcar posição ! Entretanto morreu também um platty que andava muito parado ultimamente e com uma cor mais escura que o habitual. Será que está relacionado ? Será contagioso ? Para além do pH os outros parâmetros parecem estáveis. Só uma nota para o platy que se foi. Ter um com ph de 6.0 não contribui em nada para o seu bem estar. O pH ideal para esses peixes é entre 7.0 e 7.5. Tenta adquirir sempre espécies compativeis com o pH que tens no aquário. Em ultimo caso se fazes mesmo questão de teres peixes de aguas com caracteristicas diferentes, opta sempre pelo pH neutro (7.0). Equilibrado é a melhor politica nestes casos. Abraço Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
Neon Tetra Publicado: Março 11, 2008 Autor Publicado: Março 11, 2008 Pois é, o pH do meu comunitário que se destina a peixes da América Central era habitualmente de 7,0. Contudo desde que há cerca de 1 mês coloquei akadama por cima do substrato que lá tinha ele tem vindo a ficar ácido (agora chegou ao 6,0); pensei que era um efeito passageiro mas parece estar a acentuar-se. Como a água é muito macia podem ocorrer variações mais ou menos bruscas de pH. Tenho feito algumas TPA´s. Só lá tenho as plantas e um tronco ( que já lá está há muito...). Será que o tronco chegou a uma fase de decomposição e está também a acidificar ? Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts