OSMOSE


Xangas24

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Ando a estudar e analisar o forum ao máximo porque estou com ideias de montar um aquario de agua salgada.

Uma das muitas dúvidas que ainda tenho é se alguem me pode explicar o que é a OSMOSE e para que serve e se é obrigatório ter num aquario?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

Ando a estudar e analisar o forum ao máximo porque estou com ideias de montar um aquario de agua salgada.

Uma das muitas dúvidas que ainda tenho é se alguem me pode explicar o que é a OSMOSE e para que serve e se é obrigatório ter num aquario?

 

Obrigado

 

 

Boas, osmose é um processo para purificar a água sendo 100% pura! Ou seja , se colocares um filtro de osmose inversa, esse vai-te tirar o cloro e outros materias que foram usados para tratar a água! Assim com esse filtro tiras todos esse materiais quimicos etc...

 

 

 

Para o salgado serve somente para misturares com kalkwasser e meteres a funcionar no periodo da noite e para fazeres as reposições de água no teu aquario!

 

 

Pois no aquario de água salgada evapora-se água doce... Assim precisas de repor!

 

 

Eu não comprei nem uso água de osmose...( pois manda muita água fora além de demorar muito tempo ...)

 

 

Mas há quem use..

Editado por pypo

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, osmose é um processo para purificar a água sendo 100% pura! Ou seja , se colocares um filtro de osmose inversa, esse vai-te tirar o cloro e outros materias que foram usados para tratar a água! Assim com esse filtro tiras todos esse materiais quimicos etc...

Para o salgado serve somente para misturares com kalkwasser e meteres a funcionar no periodo da noite e para fazeres as reposições de água no teu aquario!

Pois no aquario de água salgada evapora-se água doce... Assim precisas de repor!

Eu não comprei nem uso água de osmose...( pois manda muita água fora além de demorar muito tempo ...)

Mas há quem use..

 

 

Pypo,

 

Se não usas, fazes a reposição com agua da torneira juntado sal ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pypo,

 

Se não usas, fazes a reposição com agua da torneira juntado sal ?

 

Obrigado

 

 

Pois, eu não faço água salgada em casa!

 

Normalmente o fórum no local eventos organiza idas ao cabo raso ( guincho ) e leva a bomba para recolhermos água para jerrincans..

 

Ou seja a agua que uso é do mar a 100% ;)

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu não faço água salgada em casa!

 

Normalmente o fórum no local eventos organiza idas ao cabo raso ( guincho ) e leva a bomba para recolhermos água para jerrincans..

 

Ou seja a agua que uso é do mar a 100% ;)

 

 

Obrigado pela explicação.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção aos riscos da utilização de água da torneira! Pode haver o caso de esta provocar um boom de algas derivado aos valores de nitritos, nitratos e fosfatos, sem falar noutros. Deve ser sempre purificada por um aparelho de osmose!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que existe aqui uma confusão. A água de reposição não tem sal. Deve ser obtida por Osmose inversa. Esta água serve para controlar o nível de densidade salina no aquário, visto que, quando se evapora a água o sal fica no aquário.

 

Quando se faz água salgada em casa, ai sim, é utilizada água obtida por osmose, mais sal para o efeito. Quem for buscar água salgada natural, deverá posteriormente adicionar água de osmose para repor a mesma densidade que está no aquário.

 

Eu uso água salgada natural, que vem a 1029 e tenho de adicionar cerca de 15% de água de osmose para baixá-la para 1024.

 

Para verificar a densidade recomendo um refrátometro. Caso já tenham um densimetro, peçam a alguém que tenha um refráctometro para ver a densidade que têm no aquário, para verem o erro que existe no vosso densímetro. Já encontrei densímetros da SERA que quando marcavam 1020 a água tinha 1025 de densidade salina.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora uma dúvida que coloco eu, não há também riscos em ir buscar água ao mar? Todos sabemos que a água do mar não é 100% pura, pode haver o risco de ela levar alguns problemas para dentro do aquário.

 

PS: Eu não percebo nada de água salgada, só tenho aquários de água doce

Editado por barros.rodolfo
tiagodovale2dbdjpgej2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora uma dúvida que coloco eu, não há também riscos em ir buscar água ao mar? Todos sabemos que a água do mar não é 100% pura, pode haver o risco de ela levar alguns problemas para dentro do aquário.

 

PS: Eu não percebo nada de água salgada, só tenho aquários de água doce

 

boas

 

poder, pode, mas pela expriencia de muitos aquariofilistas, não tem havido nenhum problema.

 

alias, mesmo o sal artificial pode e já causou problemas.

 

é uma questão de ler, obter informação e optar por uma das 2 opções

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora pessoal qual é a diferença de um densimetro para um refráctometro?

 

O refratómetro detecta a densidade salina pela refração da luz. É o método mais fiável.

O densimetro detecta a densidade através da técnica de boiar (visto que a água salgada é mais densa que a de águadoce). OS densímetros não são tão fiáveis.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais