Mais um móvel DIY para aquário 120x37x57...


Recommended Posts

Viva,

 

Vou dar uma nova casa a um grupo de 6 tropheus que tenho num aqua de 1 metro. resolvi construir o móvel para a futura casa de 120x37x57...

 

Não tenho muito jeito na artes de madeiras, mas cá vai... caso alguem queira os desenhos do projecto mande MP. o móvel ficou com 122x50x60 (largura, profundidade, altura)

 

materiais

 

-melamina de 25 mm (travas ao alto para aguentar o peso)

- melamina de 19 mm (portas, tampo e fundo)

- parafusos p/ madeira

- calha em aluminio de 24 mm para fazer correr as portas (sou uma desgraça a colocar dobradiças, LOL )

 

Ora cá vão as fotos...

 

O fundo e a estrutura principal em H reforçado já aparafusadas...

 

Pic_4802_1.jpg

 

Pic_4802_3.jpg

 

resolvi reforçar o H com mais umas travas da seguinte forma (melamina de 25 mm)

 

Pic_4802_4.jpg

 

A montagem do tampo..

 

Pic_4802_5.jpg

 

O fundo foi aparafusado ao H, ficando os parafusos bem à face mas visíveis... para o tampo fica feio os parafusos à vista. vou usar isto para aparafusar por baixo

 

Pic_4802_6.jpg

 

O tampo já colocado...

 

Pic_4802_7.jpg

 

E por fim, as portas de correr...

 

Pic_4802_10.jpg

 

 

Considerações finais:

 

- para mim, as portas de correr não estorvam muito... mas é preferível usar dobradiças, pois conseguem abrir-se as duas portas em simultâneo.

- Não ficou muito barato, pois a melamina de 25 mm já não é barata... gastei em madeiras 113 € + 15 € em ferragens (calha, parafusos e puxadores e L's)

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para quem não tem

jeito na artes de madeiras
o resultado final ficou muito bom! Só uns reparos :mrgreen: :

 

-> Esses dois "H"'s não os podias aproveitar melhor? A largura entre as laterais parece-me tão pequena!

-> Para tapar a cabeça dos parafusos que ficam à vista, há umas tampas de plástico na cor da madeira.

-> A prateleira ao meio, a que une os dois "H"s, não está muito baixa? Tens espaço para colocar o filtro?

-> As calhas de alumínio, para as portas de correr, não deviam ir de uma ponta à outra? Se abrires na totalidade a porta, ela sai da calha não?

 

De resto, e como já referi, está muito bem construído!

 

Não esqueças depois de colocar fotos com o aquário já em funcionamento, para que se possa ter uma visão geral da coisa.

 

 

 

 

Cumps e bons DIY's

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O davide disse exactamente o que eu ia dizer :happy: mas se ele meteu os L por baixo para segurar o tampo não se vê os parafusos no tampo.Mas de lado sim,essas tampitas são baratas para tapar a cabeça dos parafusos.OS H's se fossem até á ponta do movel sempre se proderia aproveitar algum espaço,mas de resto bom trabalho :crazyeyes:

Editado por Pai_Natal81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para quem não tem o resultado final ficou muito bom! Só uns reparos :) :

 

-> Esses dois "H"'s não os podias aproveitar melhor? A largura entre as laterais parece-me tão pequena!

-> Para tapar a cabeça dos parafusos que ficam à vista, há umas tampas de plástico na cor da madeira.

-> A prateleira ao meio, a que une os dois "H"s, não está muito baixa? Tens espaço para colocar o filtro?

-> As calhas de alumínio, para as portas de correr, não deviam ir de uma ponta à outra? Se abrires na totalidade a porta, ela sai da calha não?

 

De resto, e como já referi, está muito bem construído!

 

Não esqueças depois de colocar fotos com o aquário já em funcionamento, para que se possa ter uma visão geral da coisa.

Cumps e bons DIY's

 

Viva,

 

os dois H podiam ser mais bem aproveitados, é um facto. a largura entre as laterais é apenas de 10 cms... podia ter cortado tábuas maiores...

A prateleira ao meio do H está a 40 cms (pela foto é capaz de não ser muito perceptível. como o movel tem 60, coloquei a prateleira a 40 cms, fazendo as contas a uma sump que vou colocar por baixo. na imagem não dá para ver, mas a prateleira não tem toda a largura do conjunto, permitindo-me meter a sump por baixo e passar os tubos por trás.

- As calhas de aluminio foram o maior erro. de facto, deviam ir de um lado ao outro. se abrir a porta na totalidade ela sai, mas até me dá jeito para remover as portas facilmente... mas se voltar a fazer algum móvel destes no futuro, mesmo com portas de correr, optari por outro sistema. continuo convencido que seria melhor ter colocado dobradiças :)

 

Já tinha feito 2 móveis parecidos, mas para aquários mais pequenos. desta vez, deslumbrei-me um bocado em reforços e travas, porque pensei que deverá aguentar 200 e tal kilos sem problemas... E não deixa de ser melamina!

 

Cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Filipe Almeida,

 

Em primeiro lugar quero felicitar-te pelo teu magnifico projecto, eu tambem estou a construir/reforçar um movel que tinha ca para casa.

 

As minhas duvidas sao as seguinte:

- Como fixaste as calhas?

- As portas deslizam directamente sobre as calhas

ou utilizaste algum mecanismo?

 

Se for possivel colocares umas fotos onde destaque melhor as calhas e as portas deslizantes, agradecia banana rock

 

Melhores cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Móvel bonito e com bom gosto.

 

As dobradiças para as portas são facilimas de colocar. E podes retirar essas calhas e colocar as portas a funcionar no lado interior do móvel. Se quiseres alterar contacta-me, que eu ensino-te, porque eu tambem faço móveis.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Filipe, não consigo abrir as fotos. E tenho pena, pois sou um grande admirador de quem faz algo de jeito, já que isso é o que me falta... Será problema do meu equipamento? Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, não consigo abrir as fotos. E tenho pena, pois sou um grande admirador de quem faz algo de jeito, já que isso é o que me falta... Será problema do meu equipamento? Obrigado

 

 

 

Se reparares o tópico e de 2008. Muito possivelmente ele já apagou as fotos de onde as mesmas estavam alojadas.

 

Cumps

 

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais