como posso subir o Ph


pacosta

Recommended Posts

Gostava que me ajudassem nãop consigo estabilizar o ph do meu aquario por mais que tente está sempre Baicho serca de 5,5 a 6 como posso subi-lo.

 

 

 

Para teres o PH assim tão baixo, é pq tens alguma coisa dentro do aquário a fazer baixar, por acaso tb tenho tido o meu um pouco baixo, para aquilo que eu penso ser o ideal, e para subir mais um pouco agarrei numa pedra calcária, partia a martelada e nacos pequenos, e meti dentro do filtro.

 

Mas seria melhor meteres aí as características do aquário, e o que lá tens dentro para o pessoal mais experiente te poder ajudar !!!

 

Porta-te e boa sorte com isso !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava que me ajudassem nãop consigo estabilizar o ph do meu aquario por mais que tente está sempre Baicho serca de 5,5 a 6 como posso subi-lo.

 

Quando dizes que não consegues estabilizar queres dizer que ele está instável por definição...que varia. No entanto depois dizes que ele está SEMPRE a 5.6-6...o que quer dizer que está estável..baixo mas estável. Pode parecer uma questão se semântica mas é importante para que te possamos ajudar saber se ele se mantém SEMPRE nesses valores o que aparentemente pode querer dizer que a água já vem da torneira assim ou que vem com valores mais altos e depois baixa depois de colocada no aquário.

 

Qual das situações é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia o aquario, tem cerca de 65l é de 60cm, tem lá dentro, plantas plasticas, 9 neon azuis, casal de Gupy, 2 peixes gato, 2 peixe leopardo lipa vidros, colecção de caracois, filtro interno para aquario até 150lt, termostato para aquario até 100lt.

Sim a agua da torneira chega acerca de 7,5 a 8 de ph, quando mudo os 10 a 20% da agua, o ph do aquario fica nos 7, passado 2 a 3 dias coemaça a deescer ate aos 5,5. obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora também já estou intrigado, eu vou montar o meu aquário daqui a umas semanas e a àgua da torneira da minha zona tem o pH po lado dos 8, como vou por peixes que gostam de àguas alcalinas até nem me importo, mas vou por no aquário tronco de videira para enfeite e um pouco de turfa para substrato, será que isto irá me baixar muito o pH ao ponto de ficar àcido?

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não sei há quanto tempo tem o aquário mas isso pode dever-se a muita sujidade no fundo. A decomposição bacteriana dos dejectos e restos de comida que dão origem ao ciclo do azoto (amónia, nitritos, nitratos...) é um processo que acidifica a água. Se houver muita matéria susceptível de ser decomposta poderá haver uma baixa mais rápida do pH, mesmo bastante rápida (já me aconteceu por preguiça de limpar o fundo).

 

Por outro lado há também a hipótese de ter o KH muito baixo. O KH estabiliza o pH. Abaixo dos 3º d já não o sustenta e permite a acidificação mais rápida da água.

 

Resumindo pode ser ou um, ou o outro ou os dois. Para subir o KH existem produtos específicos, ou mais simplesmente, conchas, areia de praia, como já indicado.

Cumps.

 

P.S.: Burriex, é bem provável que desça abaixo dos 7,0, também com a ajuda do processo acima descrito.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso de limpar o fundo faz-me muita confusão, eu sei da existência de aspiradores, mas como é se usam? Não aspiram o substrato também? se a sujidade for visível pode-se retirar com uma pinça diria eu, de resto tudo me faz confusão, podiam-me dar uma simples explicação?

 

PS.: Tilapia então é desaconselhada a utilização de troncos numa água que se pretende manter alcalina? não há hipoteses de ter? é que realmente acho que fica muito bonito um layout com tronco.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... eu não quero tar a virar as vossas ajudas ao contrário.. mas eu tenho um plantado de 200 l e tenho bastantes troncos e nunca aspirei o fundo.. apenas faço tpa's e o meu ph ta sempre estavel nos 8 e uso ph minus para o baixar e ele não baixa e ñ tenho uma unica pedra calcaria dentro do aqua...

 

ja agora gostava que me arranjaxem uma explicação para ixto..

 

e por acaso até tenho excesso de fauna no aqua logo existe uma produção de materia organica mais acentuada que o normal...

 

supostamente a agua não deveria ficar mais acida naturalmente????

 

é que nem com o ph minus ela fica mais acida...

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando o pH não se consegue mexer é porque o KH está muito elevado e aparece o chamado efeito tampão. Uma vez que o KH é o estabilizador do pH, ao estar demasiado elevado estabiliza "demais", tornando-se práticamente impossível fazer variar o pH. Uma medição do KH desse aquário daria de certeza um valor superior a 12º d.

 

Ou então há mais para aprender...

 

Uma solução, que não é necessária no seu caso, é fazer TPAs com água mole.

 

Existem mesmo produtos específicos para tamponar o pH e a valores mais baixos do que 8. Não me recordo é do nome.

No caso de peixes de água alcalina com troncos é perfeitamente viável, ou com a ajuda de produtos específicos ou muito simplesmente com as TPAs desde que a água da torneira seja alcalina, o que é norma, pelo que vejo, país fora (com excpeção talvez de Trás-os-Montes dada a paisagem granítica). Para além do mais, esses peixes tendem a adaptar-se a águas menos alcalinas e a viverem normalmente.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.