Disco assassino


bessa

Recommended Posts

Boas Noites possuo um aquario 1200 X 600 onde tenho varios cardinais coridoras 1 plecostumos e 1 disco . Perguntam vocês , só ?

Pois é , antes de ter este Disco tinha 2 que tinham começado a fazer posturas e tudo mas oferecerem-me este pequenino com todo gosto e eu aceitei o certo é que passado dias fui dar com os outros dois mortos não queria acreditar que um disco tão pacifico tinha feito aquilo que vi , deitei as culpas para o plecostumo e fiquei tão triste que durante 1 ano não comprei mais peixes , até que esta semana resolvi trazer 2 discos para casa já grandinhos e foi então que descobri por é que o plecostumo passa o tempo escondido . os desgraçados tiveram poucas horas de vida pois tive que sair de casa e quando cheguei estavam os 2 esfarrapados pelo outro que por sinal até era mais pequeno .

Não sei que faça , se alguem tiver um aquario com piranhas e quiser um disco eu ofereço

.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que é um Disco, bolas com catano, eu tive um que ia matando outro, mas foi por causa de acasalamento, ficou com as barbatanas esfarrapadas e todo mordido, agora esse é bicho danado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ainda estiveren vivos isola o agressor e põe esha 2000 no aquário, não haja por aí algum parasita ou bactéria oportunista que ataque os outros dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ainda estiveren vivos isola o agressor e põe esha 2000 no aquário, não haja por aí algum parasita ou bactéria oportunista que ataque os outros dois.

 

Olá a todos,

 

Realmente a prevenção é um fiel amigo.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola todos nos sabemos que os discus tem comportamentos agressivos...agora..matar 4 discus...por territorio sendo que esse aquario ate é grande..nao sei nao mas para mim o problema está na agua é nao no discu....de qualquer maneira 1 discu soxinho é muito pouco..deves sempre ter 3 no minimo ou 4...ja agora qual a estirpe do discu ...e podes colocar fotos?

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

É estranho não é bem também acho que sim , não percebi se o problema pode ser da agua a agua está dentro dos parametros normais Ph 6,5 -7 agua mole ,filtrada com turfa e não registo mortes dos outros peixes para além dos assassinatos . como já disse aqui tive que sair depois de ter colocado os novos discus no aquario e segundo a minha mulher o aquario virou campo de batalha . tenho fotos do assassino mas não sei como as colocar no forum

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É certo que vemos por vezes alguma agressividade, quer em em busca e luta pelo territorio ( o que num aquario de tamanha dimensao e tão poucos discus nao me parece ), quer no acasalamento, e por vezes, até mesmo na hora da alimentação.

 

Não me parece que o problema seja um Discu assassino, tmb não me parece que a água, mesmo fora dos parametros necessarios, seja a causa das desconfianças para o que acontece, e se realmente for, não tou a ver o filme...

 

Já viste alguma coisa ? relatas-te que nao tavas em casa...

 

Já o tentas-te isolar ?

 

Que estranho...

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mas...continuo sem saber os parametros dessa agua...dixeres que o ph é 6.5/7 é muito vago...e a amonia...nitritos nitratos...etc...precisas ver todos os paramentros para dixeres que a agua ta optima...

De qualquer maneira pareçe-me que esse discu poderá ser muito territorial sendo que a melhor forma que tens é experimenta-lo colocar num aquario com mais discus..e ver como ele reage...nao tens nenhum amigo que o possa fazer? ja agora és donde?

 

Jleo...acredita que muitas vexes os parametos da agua influencia e muito na atitude e comportamentos dos discus....abraço amigo

 

 

Joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola mas...continuo sem saber os parametros dessa agua...dixeres que o ph é 6.5/7 é muito vago...e a amonia...nitritos nitratos...etc...precisas ver todos os paramentros para dixeres que a agua ta optima...

De qualquer maneira pareçe-me que esse discu poderá ser muito territorial sendo que a melhor forma que tens é experimenta-lo colocar num aquario com mais discus..e ver como ele reage...nao tens nenhum amigo que o possa fazer? ja agora és donde?

 

Jleo...acredita que muitas vexes os parametos da agua influencia e muito na atitude e comportamentos dos discus....abraço amigo

Joao ferreira

 

 

Bom dia,

 

Acredito que os parametros da água influenciem a atitude e comportamentos dos discus, mas... afecta só aquele disco??

 

Isso é que é estranho!

 

Segundo o que li, inicialmente haviam 2 discus... depois da chegada deste menino, puff.. morreram

 

Agora foram colocados mais 2 discus... e puff... volta a acontecer o mesmo..

 

Acho que o problema está mesmo no discu em questão. Se fosse da água, todos os discus teriam a mesma reacção

 

(digo eu, que percebo pouco de discus, mas é uma análise minimamente lógica)

 

bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manguita desculpa la...mas as pessoas tem reacções iguais a mesma doença seja ela qual for?

Pq é que os discus tem de ter as mesmas reacções?

nao entendi a tua observação...e sinceramente nao acredito minimente em discus assasinos...mas isto sou eu..claro...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manguita desculpa la...mas as pessoas tem reacções iguais a mesma doença seja ela qual for?

Pq é que os discus tem de ter as mesmas reacções?

nao entendi a tua observação...e sinceramente nao acredito minimente em discus assasinos...mas isto sou eu..claro...abraço joao ferreira

 

 

a minha observação, tal como disse, é de uma pessoa que nada percebe sobre discus...

 

Nem todos reagimos da mesma maneira a uma doença, é verdade e não discordo dessa afirmação, mas vamos cá ver isto de uma maneira cientifica...

 

O meio deles é a água... se a água não estivesse com as devidas condições, afectaria todos os peixes e não apenas o pequenote.

O nosso meio é o ar... se o ar não estiver com as devidas condições, afectaria todos os seres humanos e não apenas um.

 

Aiiiiiiiiiiiiiiii, que eu sou complicada mesmo. Não sei se expliquei bem o meu ponto de vista.

 

Ora vamos cá ver... Se o ar (que é o nosso meio) não estiver bom, não afectará apenas um ser humano, afectará todos. O mesmo se passa com a água (meio dos peixes), se não estiver boa, afectará todos os peixes e não apenas um.

 

Pronto, acho que agora a minha opinião pessoal já está explicada de melhor maneira.

 

:puppydogeyes:

 

 

P.S. -> Também não acredito em discus assassinos, mas... não podem ser todos iguais, né?

Editado por manguita
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manguita...desculpa la mais uma vez mas a tua perspectiva das coisas continua errada...isto é...se o ar que respiramos nao tiver BOM que é o CASO neste momento que respiramos...e nem imaginas a quantidade de gases...olha...o tao falado TABACO...uns respiram e nao morrem outros respiram e ganham problemas de pulmao outros fumam e nao morrem os que nao fumam morrem...etc......acho que este exemplo quiz demonstrar o meu ponto de vista...de qualquer maneira se acreditas que a agua de um aquario que nao esta em bom estado vai afectar de maneira igual todos os peixes daquele aquario entao tens ainda um longo caminho a percorrer na aquariofilia...no meu ponto de vista...mas cada um é como qual e respeito a tua opiniao...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que só tens uma forma de ter certezas, separas o discu "assassino" para outro aquário e compras mais dois ou três discus para o outro e logo vez o que acontece.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que só tens uma forma de ter certezas, separas o discu "assassino" para outro aquário e compras mais dois ou três discus para o outro e logo vez o que acontece.

Boas Tardes.

Agora é que estou ainda mais confuso, então se antes deste chegar tinha 2 que até tinham feito uma postura e eram super calmos tenho cardinais e coridoras com alguns anos no aquario tenho um plecostumos vulgar que só dorme e tudo mudou quando meti lá este , será mesmo a àgua ?

E se a agua está má como é que ele resistui mais de 1 ano ,assim como os restantes ?

E se vocês o vissem agora parece um santinho encostado ao vidro do aquario á espera que lhe dê comida , que é o que faz todos os dias quando chego a casa, neste momento ele é super calmo , o problema dele é mesmo só quando ponho lá ourtos discos

Cumps . M bessa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá espero acabar com as dúvidas , os Discos matam piranhas no seu meio natural , como?

 

Se repararem na serrilha que um disco adulto tem na barbatana dorsal , talvez entendessem , aliás , está um tópico a falar sobre isso no forum de como os cardumes de Discos que são grupos de cerca de 50 individuos(vários tamanhos) são protegidos pelos machos adultos contra cardumes de piranhas , a tecnica é exactamente abrir uma ferida na piranha com a dorsal assim as outras atacam aquela e deixam o cardume em paz .

 

Portanto quem pensou que os Discos são mansinhos esqueceu-se que são ciclideos , territoriais e bem agressivos com a sua própria especie.Agora a agressividade e comportamentos tem muitos factores e sim a água também afeta esses comportamentos , claro.

 

Quanto a soluções para este Disco , sugiro que ele seja isolado durante uma semana com separador a ver o resto do aquario onde vai ficar com os outros discos e os outros discos , alé de uma mudança no decor e alteração do espaço isso vai fazer com que ele se sinta estranho no lugar onde está e tenha que redefenir hierarquias com os outros Discos.

 

Não sendo fácil para ele matar os outros já deve ter uma "tecnica2 própria ( impedindo de comerem etc) o facto de se meter discos novos , implica ambientação que algumas vezes vai até 1 mês , o que lhe dá muita vantagem sobre os outros Discos adquiridos.

 

O isolamento temporário até os discos novos estabelecerem territorio e hierarquias é o ideal , ele quando chegar vai sentir-se como numa escola nova e quem lá está pode ser mais forte que ele , assim abranda os instintos , mas isto implica muitas horas de observação , castigos de separação e muito mais.

 

Quanto á discussão sobre o "sexo dos anjos" , a mãe natureza é que manda nisto , sejam os animais ou as pessoas , o facto é que por muito que queiramos controlar algo, a sempre excepções á regra e a mãe natureza nisso é perita, e nós meros peões neste mundo.um abraço a todos , e espero que ajude , senão manda ele cá passar 2 mêses e tenho uns amigos aqui que o metem na linha :twisted:.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá espero acabar com as dúvidas , os Discos matam piranhas no seu meio natural , como?

 

Se repararem na serrilha que um disco adulto tem na barbatana dorsal , talvez entendessem , aliás , está um tópico a falar sobre isso no forum de como os cardumes de Discos que são grupos de cerca de 50 individuos(vários tamanhos) são protegidos pelos machos adultos contra cardumes de piranhas , a tecnica é exactamente abrir uma ferida na piranha com a dorsal assim as outras atacam aquela e deixam o cardume em paz .

 

Portanto quem pensou que os Discos são mansinhos esqueceu-se que são ciclideos , territoriais e bem agressivos com a sua própria especie.Agora a agressividade e comportamentos tem muitos factores e sim a água também afeta esses comportamentos , claro.

 

Quanto a soluções para este Disco , sugiro que ele seja isolado durante uma semana com separador a ver o resto do aquario onde vai ficar com os outros discos e os outros discos , alé de uma mudança no decor e alteração do espaço isso vai fazer com que ele se sinta estranho no lugar onde está e tenha que redefenir hierarquias com os outros Discos.

 

Não sendo fácil para ele matar os outros já deve ter uma "tecnica2 própria ( impedindo de comerem etc) o facto de se meter discos novos , implica ambientação que algumas vezes vai até 1 mês , o que lhe dá muita vantagem sobre os outros Discos adquiridos.

 

O isolamento temporário até os discos novos estabelecerem territorio e hierarquias é o ideal , ele quando chegar vai sentir-se como numa escola nova e quem lá está pode ser mais forte que ele , assim abranda os instintos , mas isto implica muitas horas de observação , castigos de separação e muito mais.

 

Quanto á discussão sobre o "sexo dos anjos" , a mãe natureza é que manda nisto , sejam os animais ou as pessoas , o facto é que por muito que queiramos controlar algo, a sempre excepções á regra e a mãe natureza nisso é perita, e nós meros peões neste mundo.um abraço a todos , e espero que ajude , senão manda ele cá passar 2 mêses e tenho uns amigos aqui que o metem na linha bigsmile.

Jose Palma

Obrigado pelo teu esclarecimento ,acho que isso dos castigos é capaz de resultar

tenho que arranjar maneira de o separar e então meter novos mas tenho que ter tempo para os observar na hora de os juntar , porque já não confio mais nele e o pior é que se eu estiver perto do aquario ele não faz nada aos outros , aproveita-se da minha ausencia para atacar demonstra inteligencia... se não resultar é que é pior pois só tenho 1 aquario .

OBRIGADO . CUMPS .. MBESSA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele 'espera que saias para atacar' sem que consigas ver.... esconde-te e observa! Isto se quiseres levar a cabo essa investigação... é que comprar essas 'cobaias' sairá caro com certeza... os Discus não são assim tão baratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu custa-me mesmo assim a acreditar q o disco seja capaz d matar os outros... é ciclideo, é territorial, pode ser agressivo, pode fazer com que a adaptação de outro disco seja lenta levando á morte por o impossibilitar de se alimentar, mas acho dificil que mate um ouro disco de um dia para o outro....

 

 

Quanto á info das piranhas e discus, não fazia a minima ideia, estamos sempre a aprender...

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montas uma webcam e vais vendo o comportamento do bicho, assim não te vê e topas o que se passa. Ainda vais fazer um filme, já estou a ver o Título, Eu sei quem matou os Discos, :D . Eu com um dos casais de canários que tenho à tempos fiz isso, foi digno de um policial, mas resultou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Montas uma webcam e vais vendo o comportamento do bicho, assim não te vê e topas o que se passa. Ainda vais fazer um filme, já estou a ver o Título, Eu sei quem matou os Discos, surprised . Eu com um dos casais de canários que tenho à tempos fiz isso, foi digno de um policial, mas resultou.

 

 

 

Não me parece q arriscasse a vida de um outro discu só para ter a certeza... lol :smile2:

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais