Raias


www.dream-lan.com

Recommended Posts

Boas é o meu primeiro post!

 

Eu preciso de ajuda urgente porque comprei uma raia á cerca de 8 dias e ainda n a vi comer nada, já lhe dei daphnia congelada, comida de peixes de fundo, comida flocos, bocados de camarão, e hoje pus lá 5 tetras mas ainda sem sucesso, alguém me poderá ajudar?penso que ela está a ficar muito magra e senão começar a comer rapidamente irá morrer de certeza,

 

desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 dias não é muito. Ela há de comer.

 

Tens a raia em que condições?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 dias não é muito. Ela há de comer.

 

Tens a raia em que condições?

 

 

Eu no tanque tenho ph 6.7, tenho areia fina com rochas grandes lisas, tenh ocm ela só um peixe adulto, um ciclidio limao, e agora mais 4 tetras que ela n lhe toca, num tanque de 300l

 

Não sei o que heide fazer, ela parece saudável mas n toca em nada mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera mais uns dias. À fome ela não morre, ainda por cima com tetras a passear ao lado...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espécie? Tamanho? Selvagem? Já agora, por curiosidade, macho ou fêmea?

 

Viste-a comer na loja? Fizeste uma adaptação lenta à nova água do aqua?

 

Fazer de imediato:

-Adiciona sal à água

-Apaga as luzes do aquário

-Tenta oferecer-lhe minhocas

 

Se, por acaso começar a comer, eu, mas esta é a minha opinião, faria um tratamento com Flagyl. Depois, para o tratamento, comunica para te dar umas dicas.

 

Se precisares avisa, na medida do possivel tentarei ajudar. Mas, e não querendo ser pessimista, vai-te mentalizando para o caso da coisa dar para o torto.

 

Se puderes vê o meu post sobre raias que tem lá umas dicas. É este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61287

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UIIII, lol sinceramente tamanho hade ter ai uns 10cm de raio, foi comprada numa loja e fiz um erro, foi que ela tinha chegado á muito pouco tempo mesmo, mas fiquei apaixonado pela espécie, e tive que a trazer, não a vendo comer na loja mas indo lá no dia a seguir e as da loja comiam normal!Quanto á espécie é daquelas mais vistas nas lojas embora não a saiba ao certo poderei arranjar foto se puder ajudar!

 

Quanto á transição fiz uma mudança lenta de habitat, e estou a ter muito cuidado em mudar tipo 10% de água de dois em dois dias!

 

 

Mas quanto ao sal é mesmo necessário não a vai fazer entrar em choque?

 

Eu neste momento tenho as luzes do aquário sempre apagadas!

 

Que tipo de minhocas devo oferecer?

 

Axa mesmo que ela poderá comer ou não terei grandes hipoteses?é que comprei-a na passada segunda feira ja faz quase 10 dias!

 

desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UIIII, lol sinceramente tamanho hade ter ai uns 10cm de raio, foi comprada numa loja e fiz um erro, foi que ela tinha chegado á muito pouco tempo mesmo, mas fiquei apaixonado pela espécie, e tive que a trazer, não a vendo comer na loja mas indo lá no dia a seguir e as da loja comiam normal!Quanto á espécie é daquelas mais vistas nas lojas embora não a saiba ao certo poderei arranjar foto se puder ajudar!

 

Quanto á transição fiz uma mudança lenta de habitat, e estou a ter muito cuidado em mudar tipo 10% de água de dois em dois dias!

Mas quanto ao sal é mesmo necessário não a vai fazer entrar em choque?

 

Eu neste momento tenho as luzes do aquário sempre apagadas!

 

Que tipo de minhocas devo oferecer?

 

Axa mesmo que ela poderá comer ou não terei grandes hipoteses?é que comprei-a na passada segunda feira ja faz quase 10 dias!

 

desde já o meu obrigado

 

Será uma Rediculatus? Umas fotos ajudavam sim.

 

Quanto ao sal é necessário mesmo. Não vai entrar em choque. Mais do que já está, deve ser impossivel.

 

Qualquer tipo de minhoca serve. Daquelas da terra que se apanham por aí nos campos. Elas são mais activas à noite, portanto tenta alimentar com as luzes apagadas.

 

Se puderes separar o ciclideo da raia com uma rede, por enquanto, seria uma boa ideia.

 

O meu macho, numa altura em que tive um choque de amónia, esteve 3 semanas sem comer. Mas já era grandote, cerca de 30cm, e aguentou esse tempo todo. Uma pequena não aguenta muito.

 

As fotos são importantes para perceber se está magra ou não. No inicio da cauda, união com o corpo, existem dois ossos, um de cada lado. Se esses ossos estiverem visiveis é mau sinal. É sinal de má alimentação.

 

Se já está sem comer há esse tempo todo, vai-te preparando para o pior.

 

Esta serve para todos, incluindo para mim que vou comprar umas raias às cegas. NUNCA, mas mesmo NUNCA, comprar uma raia sem ver se ela está a comer.

 

Mostra fotos sff.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades?

 

 

Eu em breve ponho aqui fotos, ainda hoje possivelmente, estive a reparar e no incio da cauda ainda n se consegue ver nenhum ossos, será bom sinal? Ela parece ter estabelizdo mais agora embora a note um pouco quieta, hoje fui a procura de minhocas e pelos vistos nesta época é complicado axar, então experimentei por caracois visto ter lido que elas tbm gostam, deixei o quarto completamente fexado e sem nenhuma luz veremos o que acontece, outra boa noticia é que um tetra desapareceu vamos ver se foi ela ou não que o comeu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu em breve ponho aqui fotos, ainda hoje possivelmente, estive a reparar e no incio da cauda ainda n se consegue ver nenhum ossos, será bom sinal? Ela parece ter estabelizdo mais agora embora a note um pouco quieta, hoje fui a procura de minhocas e pelos vistos nesta época é complicado axar, então experimentei por caracois visto ter lido que elas tbm gostam, deixei o quarto completamente fexado e sem nenhuma luz veremos o que acontece, outra boa noticia é que um tetra desapareceu vamos ver se foi ela ou não que o comeu!

 

Caracois aquáticos. Não terrestres.

 

E o ciclideo que lá está não poderá ter comido o tetra?

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheira-me que o Ciclídeo Limão adulto ... limpou um tetra.

 

 

sinceramente não me parece que ele conseguisse comer o tetra, eu nunca vi aquele peixe atacar nada lol e tenho-o a alguns anos!

 

Quanto aos caracois não vai dar ao mesmo lol??desculpem pela ignorancia mas é que n estou a gostar mesmo nada de por la coisas vivas para ela comer!ehehe

 

desde já obrigado pela disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sinceramente não me parece que ele conseguisse comer o tetra, eu nunca vi aquele peixe atacar nada lol e tenho-o a alguns anos!

 

Quanto aos caracois não vai dar ao mesmo lol??desculpem pela ignorancia mas é que n estou a gostar mesmo nada de por la coisas vivas para ela comer!ehehe

 

desde já obrigado pela disponibilidade

 

Não, não é a mesma coisa. Nos terrestres elas não pegam. Os aquáticos são um petisco.

 

Mas coloca fotos para te conseguir ajudar melhor.

 

Podes ir a uma loja de iscos para pesca e comprar minhocas, mais uma vez, terrestres. Daquelas de água salgada não dá pois elas não comem.

 

Faz mudas de água e põe sal. O sal é importante, segundo os crâneos da coisa.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olhe fui agora a loja de animais e comprei isco vivo, comprie um euro deram-me muitas minhocas pequeninas, axas que será isso que a vai fazer comer???

 

Espero que sim.

 

Estás a evitar o sal mas não evites. Vais ver que é importante.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acredito que seja importante, o problema é o ciclideo que morre de certeza com o sal ne?

 

olha gostaria de construir um tank hand made lol, será muito dificil, mesmo para aguentar com algumas raias

algo ai com 2000 litros

abraço

 

 

Achas que morre????

 

Juntas uma colher de sopa de sal por cada 50l. Isso não faz mal nenhum.

 

Quanto ao tanque já explico melhor porque vou sair agora.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a tanques depende muito do espaço e do €€€€.

 

Um tanque/aquário para raias deverá ter uma grande área e não necessita de grande altura.

 

Podes ver aqui o que fiz com um espaço desaproveitado que tinha cá por casa http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=75869

 

Tem para aí 700 litros e dá perfeitamente para 3 ou 4 raias adultas.

 

Se precisares de mais ajuda avisa.

 

Todas as pessoas que conheço e que têm ou tiveram raias dizem que são dos animais mais bonitos que já possuiram. E é verdade.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

má noticia ela n tocou nos iscos estou a começar a ficar desesperado, a questão é que ainda n tentei "bloodworm", axam k vale a pena?

 

quanto as fotos estou a tentar passalas do telefone po cpu, vamos ver eheh

 

Sim, vale a pena.

 

Não desistas. Sal e aumenta a temperatura.

 

Continua a tentar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais