Colisa com barbatanas atacadas


Just_me

Recommended Posts

No fórum equipamento fiz uma pergunta relacionada com esta e vou usar o texto como introdução:

 

 

Reparei que a minha colisa femea está com problemas na barbatana caudal. Está a ficar "ratada" com as lesões com contornos brancos. ou seja, parece o que é descrito que acontece num ataque bacteriano, mas com manchas brancas como se fossem fungos.  

 

Esta primeira parte é mais das doenças, mas é apenas para justificar a pergunta.  

 

Quero portanto criar um aquário hospital para iniciar tratamento (ainda nao decidi qual, ja agora, se virem e souberem ajudar). No aquario principal adicionei à pouco um filtro menor que era para substituir o principal enquanto trabalho num projecto de conversão.  

 

A minha ideia era iniciar um aquario mais pequeno usando este filtro e usando como água 50% de água velha deste aquario e 50% de água da torneira(condicionada).  

 

O aquario não terá areao.  

 

A minha intuiçao diz-me que em principio o aqua estará ciclado, mas era so para confimar.  

 

(talvez nao esteja no sitio certo, mas como a pergunta é sobre o filtro e o novo aquario...)  

 

Gracias  

 

Gostaria que me ajudassem na identificação da doença ja que estou indeciso entre o diagnostico de bacterias, fungos ou ataque combinado!

 

Já agora mais alguns pormenores, isto apareceu como umas pequenas manchinhas sensivelmente a meio da barbatana caudal. Vi no dia seguinte a trazer da loja.Não parecia preocupante pois o peixe apresentava comportamento normal e pensei que fosse problema de adaptação e reacçao ao transporte e ao tratamento na loja( que não tem de ser mau mas obrigatoriamente nao é o melhor)

 

A mancha evoluiu um pouco e voltou a regredir, parecia superficial sem atacar a barbatana. Continuou durante quase um mês, periodo este em que o peixe continua com comportamento normal, come, nada, e até tem actos sociais com as outras femeas (chatea-las de vez em quando), e inclusivamente acasalou com o macho.

 

Ontem reparei que a mancha estava a expandir rapidamente e que o espaço entre dois "raios" da barbatana estava aberto com contornos brancos. Hoje de manha tinha piorado.

Tive de sair de casa mas antes alimentei o peixe e este continua a alimentar-se alegremente.

 

Penso que será ataque bacteriano ou fungico e vou começar um aquario hospital para fazer o tratamento.

 

Já li entretanto hoje algumas coisas e aconselham a nao colocar luz no aquario. Estava no entanto a pensar meter parte das minhas cabombas no aquario para ajudar o filtro e diminuir a quantidade de nitratos na água...mas sem luz...

 

resumindo:

 

1-bacteriano, fungico ou nitratos a mais, (lembrei-me agora que os nitratos estavam a 40, tenho um "plantado")

2-ligar ou nao a luz, meter ou nao cabombas...

3- sal? (nao tenho peixes sensiveis a isto) mas nao sei atté que ponto sal é tratamento maravilha!

 

Obrigado

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Normalmente os fungos aparecem como infecção secundária. Provavelmente teve problemas com bactérias e "abriu ferida" sendo que os fungos atacaram em segundo lugar.

 

A meu ver é quase impossível ter um aquário hospital ciclado. Digo isto pelo facto de usares medicamentos muitas vezes que matam as bactérias do aqua/filtro. Depois de cada tratamento o aquário deve ser desinfectado (eu costumo sempre lavar o meu). Aliás, o meu aquário hospital está sempre vazio. Só o monto quando necessário. Antes tinha-o a funcionar mas acabava por ganhar fungos(??) e os vidros ficavam baços. Resumindo, tinha de o lavar antes de lá meter os peixes... :o

 

Penso que o melhor que tens a fazer é lavar o aquário hospital, colocar um filtro e uma bomba de ar (opcional), e uma luz não muito forte.

Coloca água limpa que tenha um pH/tempeartura semelhante à do aquário de onde vem o peixe doente e transfere simplesmente o peixe.

Podes usar antibiótico associado também a um pouco de fungícida.

 

Faz TPA's diárias repondo sempre medicamento. A água limpa ajuda no combate a este tipo de doenças.

Se a doença já estiver em estado avançado aconselho-te a usar Sera Bactpur Direct (isto sim faz maravilhas :wink: ).

 

Cumprimentos,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, o aquario é "novo", está vazio...entao em pricipio vou usar 100% água limpa.

 

A minha questão é que na embalagem veem instruçoes e não referem as TPA's , ou seja a dosagem que vou utilizar não vai ser provavelmente igual à recomendada. Já agora qual a % de água a trocar diariamente?

 

Obrigado

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Na embalagem do medicamento?

Normalmente nunca refere TPA's. Diz apenas adicionar medicamento e retirar ao fim água ao fim de X dias... repetir se necessário... etc etc...

 

Isto já vai da experiência de cada um. Eles têm o método deles mas nós é que utilizamos os produtos. Baseamo-nos em factos reais. :wink::o mas os tratamentos variam de pessoa para pessoa...

 

Eu, em casos de doenças bacterianas, costumava trocar 50% e repor medicamento diariamente e limpava fundo para remover alguma sujidade se esta estiver presente. Não deves alimentar o peixe em demasia.

 

A quantidade de medicamento a colocar depois das TPA's é equivalente à água que colocas, ou seja, num aquário de 20lt tens de colocar, por exemplo, 20 gotas. Se fizeres uma TPA de 5lt tens de adicionar, depois 5 gotas (para compensar o medicamento que saiu depois da troca).

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais