AJUDA: Tenho algas tipo "cabelo" nas minhas planta


lfv

Recommended Posts

Boas, necessito da vossa ajuda, mas antes demais aqui vai o meu setup:

 

Aquario Rena 120x40x55

Filtro Interior da Rena com bomba de 600 lt/h

Filtro Exterior Eheim 2213

Termostato 200 ligado nos 27º

2 lampadas (ainda normais) de 30w cada, ligadas das 8:00 às 20:00, recebe (ao fim do dia quando levanto os estores) luz natural indirectamente

 

2 troncos

areao de rio com 7 cm de altura

 

5 echinodorus

7 valisnerias

2 anubias ana

(coloco comprimidos de ferro da JBL e PlantuMin da Tetra 1 vez por mes)

 

4 escalares com 6 meses

2 gupies (Casal)

4 platies (1 macho 3 femeas)

2 otocinclos affinis

1 corydora

1 pleco

 

PH 6.8

Nitratos 0

Amonia (sinceramente não sei)

GH < 3

Nitratos < 10

quanto aos restantes não posso indicar as medidas pois só tenho os medidores da tetra 5 em 1

 

TPA de 30 litros de dois em dois dias (de 3 em 3 quando o tempo não é muito)

 

Este aquario foi montado em Março, tendo ficado a ciclar durante 1 mês, em abril recebeu os habitantes, não tendo até à data qualquer tipo de calamidade (à excepção da que estou a relatar)

 

O problema que se coloca é que à sensivelmente uma semana e meia começaram a aparecer o genero de uns filamentos ou cabelos, nas minhas plantas, com cerca de 20 mm a 50 mm de cor preta.

 

Nem os otocinclos, pleco, platies ou gupies lhes pegam, e o porblema é que estes filamentos estão a alastrar lentamente tendo começado pelas echinodorus, passaram pelas valisnerias e já chegaram às anubias ...

 

Que devo fazer ?

Sei que ainda sou um mero iniciado, que tenho muito para aprender, mas quanto a este problema ainda não li qualquer tipo de recomendação para o resolver.

 

Já agora os meus peixes estão de perfeita saude e recomendam-se, especialmente os escalares que só lhes falta falarem !

O que é que os Escalares e a Ferrari teem em comum ?

A minha paixão por ambos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses filamentos desenvolvem-se em tufos ou aparecem isolados? Tens a certeza de que são pretos e não verde escuro?

Se aparecem isolados tipo cabelos e de côr esverdeada e tiverem até mais do que 5 cm, devem ser sinal de que tens ferro a mais e deves reduzir e monitorar a sua adição. Se estiverem em tufos e forem mesmo pretos são algas negras e a coisa é bem mais complicada. Quais das hipotese achas que encaixa melhor na descrição das algas do teu aqua?

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela descrição dos sintomas e pelos historico presumo que seja mesmo ferro a mais, julgo que na montagem inicial do aquario abusei um pouco da lateria e dos comprimidos de ferro ... carolisse ...

Será que com TPA mais frequentes o problema desaparece ?

O que é que os Escalares e a Ferrari teem em comum ?

A minha paixão por ambos !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tpa que fazes são em numero suficiente. Se cortares o ferro por algum tempo deverás resolver o assunto, pois as algas acabarão por desaparecer, mas verifica que ele não falta às plantas

A iluminação que tens não é muita para que as plantas cresçam saudáveis. Verifica se as plantas estão a crescer bem. Se não estiverem deves providenciar condições para isso.

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um conselho, nao para atacar a genese do problema, mas atacando o resultado; faca a introducao de molinesias no seu aquario. Os limpa vidros nao comem filamentosas, as molinesias, sim.

Mas acredito realmente no excesso de ferro, compre um teste e veja quanto ta a taxa. Aumenta tbm a iluminacao e elabora uma injecao de co2(mesmo caseira)para as plantas. As algas podem estar se aproveitando que sao bem menos exigentes que as plantas nesses quesitos e crescendo por excesso de nutrientes que as plantas nao podem aproveitar.

Qualquer coisa, posta ai pra gente!

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais