Jacinto Silva Publicado Junho 3, 2004 Publicado Junho 3, 2004 Caros Amigos, Talvez que esta situação possa não ser nova para alguns de vocês, ... mas para mim tem sido um problema para o qual ainda não encontrei solução, por isso agradeço se algúem puder dar uma ajuda!!!. Há cerca de 8 dias verifiquei a existência de uma espécie de "larvas" de côr branca, com cerca de 1mm de comprimento na parte interna dos vidros do aqua, onde tenho um casal de Discus. De imediato esvaziei o aqua e procedi à limpeza interna com um desinfectante vulgar, tendo posteriormente reintroduzido 40% da água velha e 60% de agua nova, não mudei as matérias filtrantes (Lã de vidro, cerâmica e turfa) e nem utilizei qualquer tipo de tratamento na água, sendo que passados cerca de 7 dias reapareceram as larvas. O aqua está sem areão, tem um filtro externo de 1000l/h (mas a funcionar com um caudal mais reduzido), bomba de ar e com os seguintes parâmetros de água: Temp. 30º; PH 6,2; GH 5; KH 1. Alimento os peixes diáriamente com mistura de coração de boi congelada, larvas de mosquito (com pouca frequência) e granulado para Discus. Aspiro o fundo diáriamente e procedo a TPAs de 10%, dia sim dia não. Como até agora não consegui obter qualquer informação sobre esta ?doença?, gostaria de saber: As origens possíveis desta situação ? O nome deste tipo de "vermes" ? Quais as consequências que os peixes podem vir a sofrer ? Qual o tratamento adequado? Onde poderei obter mais informação sobre este mal? Cumprimentos a todos! Jacinto Silva
joão luis Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 boas jacinto já me socedeu a mesma coisa não sei a causa desse aparecimento das larvas mas se tiveres um botia palhaço ele vai dar cabo delas. cumprimentos joão
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Viva, Isso já foi aqui discutido. Segundo o que foi dito as larvas são inofensivas. Tratam-se de larvas (planárias ??? ) que são inofensivas para os peixes. Normalmente estão associadas a falta de limpeza no aquário/filtros. Costumam aparecer muito em aquário com areão que não é aspirado frequentemente, por exemplo. Parece que não é o teu caso, já que não tens areão e fazes limpeza regular do aqua. Penso que não existe uma maneira 100% eficaz de as eliminares (talvez de facto alguns peixes as comam ??) O filtro está limpo? Dá uma olhada e/ou substitui as massas se necessário. Já me apareceram uma 3 vezes e normalmente é mesmo quando em descuido nas limpezas... Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
LuisRomao Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Olá jacinto, eu também tenho uma coleção de larvas dessas nos meus aquários de criação e noto que quanto mais detritos existem mais larvas aparecem. Na minha última criação reparei que os alevins comeram-nas... Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com
Jacinto Silva Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Boas Pessoal, Obrigado pelo vosso apoio e esclarecimentos!!! Primeiramente fico contente por saber que os peixes não serão afectados pelas larvas,... e depois assumo que não tenho substituido as matérias filtrantes, há cerca de 6 meses, apesar de as ter lavado 1X por mês. Cumprimentos. Jacinto Silva
Nuno Carvalho Publicado: Junho 5, 2004 Publicado: Junho 5, 2004 Eu tb já tive essas larvas, mesmo em aquários Quando me apareceram pela 1ª vez tb fiquei bastante assustado mas na altura tb me disseram que era inofensivas para os peixes. Mas a minha experiência diz-me que não são inofensivas assim. Já vi discus meus bastante incomodados com elas. Causando-lhes grande stress. Eu consegui eliminar esses bichinhos pricncipalmente com a UV e com 3 ou 4 tratamentos com medicamentos a base de Flubendazol. Abraços Nuno Carvalho
Recommended Posts