frelip Publicado Fevereiro 15, 2008 Publicado Fevereiro 15, 2008 (editado) Boas Comprei no fim de semana passado um betta fêmea... Este cerca de 5 dias q esteve no meu aqua, tem vindo a ficar inchada, inchada... parece q vai rebentar... Tenhou m macho noutro aqua mais pequeno, mas nao queria que acasalassem já ... comprei a femea pq gostei dela, a pensar em acasalmento, mas não para tão cedo... de momento tenho outros 35 peixinhos (plattys), e n queria agora ficar com muuuiiitttoooos bettinhas :D a fêmea está neste estado: (a foto n está grande coisa... foi tirada com telemovel) se eu não a puser com o macho, para levar o abraço (do amor... :D eheh ) o q é q acontece à fêmea ? ela liberta-os sozinha, n havendo fecundação dos mesmos por parte do macho, visto n estarem juntos... logo n temos peixinhos ? ela vai enchendo até rebentar ? tenho mesmo q a juntar com o betta? ou tenho alternativas ? (o macho nem sequer construiu ninho ainda... se calhar o aqua de 30L onde ele está, tem movimento a mais... apesar de eu achar q até nem tem) Editado Fevereiro 15, 2008 por frelip € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 respondendo as tuas questoes, quando uma betta femea tem ovos para por e nao tem macho, ele poe-os sozinha, claro que nao nasce nada.... segundo, esse angulo da fotografia, é pessimo para avaliar um peixe, mas parece-me que ela esta gravemente doente, talvez obstruçao... nao me parece que sejam ovos, de qualquer maneira, tira uma foto de lado outra coisa, as riscas que tem ao longo do corpo, esta na vertical? como esta o nadar dela?
frelip Publicado: Fevereiro 15, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2008 tirei a foto com esta prespectiva, precisamente para se ver o quão "gorda" ela está. logo à noite tiro uma foto de lado, e coloco cá. o q achei mais estranho (n tenho experiência com bettas) é q qd a comprei no sabado, via-se q ela era grandinha... mas não estava assim gorda.... ficou assim em 5 dias. Quanto ás riscas. não sabia desse fenómeno, logo, não reparei. Mas se forem mesmo ovulos, fico descansado em saber q ela os liberta sozinha, mesmo não havendo fecundação... fica para outra vez... ! (já agora, com que frequência é q elas geram os ovulos ?) € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 (já agora, com que frequência é q elas geram os ovulos ?) isso depende de muitos factores, de peixe para peixe, da qualidade da agua, da alimentaçao, tamanho do peixe... diz-me uma coisa, as escamas da betta estao lisas ou estao erriçadas? eu falei nas riscas, pois se ela estivesse para desovar, teria riscas na vertical
frelip Publicado: Fevereiro 15, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2008 (editado) isso depende de muitos factores, de peixe para peixe, da qualidade da agua, da alimentaçao, tamanho do peixe... mas isso é coisa para uma vez por ano ? uma vez por mes ? mais ou menos ... ? diz-me uma coisa, as escamas da betta estao lisas ou estao erriçadas? as escamas realmente parecem eriçadas... parece q se vê "para dentro" as escamas eriçadas significam o quê ? eu falei nas riscas, pois se ela estivesse para desovar, teria riscas na vertical sim, eu sei ... mas so fiquei a saber hoje, do que andei a investigar aqui pelo forum, e pela net. Editado Fevereiro 15, 2008 por frelip € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 mas isso é coisa para uma vez por ano ? uma vez por mes ? mais ou menos ... ? mes a mes as escamas realmente parecem eriçadas... parece q se vê "para dentro"as escamas eriçadas significam o quê ? doença, talvez hexamita ou obstruçao, pesquiza por estes nomes e compara os sintomas....
Recommended Posts