Filtragem inversa


Recommended Posts

Olá

:) gostaria de saber se alguem aki utiliza a filtrgem inversa no seu akuario .

pelo k li em varios documentos de aquariofilia, falam k é um metodo bastante bom para se criar um bom filtro de fundo e um melhor subestrato para as nossas plantas.

 

Alguem defacto utiliza este metodo? kuais sa suas vantagem ou desvantagens??

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Durante alguns meses usei esse método, que consiste básicamente em inverter a corrente que passa na placa de fundo (é este o método que falas? :) ). No meu caso usei primeiro uma cabeça motorizada e depois um filtro exterior, que "lançavam" a água pelos elevadores da placa obrigando-a a sair pelo areão. Não obtive vantagem nenhuma...os problemas da placa de fundo mantiveram-se: fraco crescimento de plantas, acumulação de detritos no fundo, subida de nitratos em alguns meses, variação de pH, quebra nos valores de oxigénio, etc...

O problema provavelmente não vem do método em si, mas de muitos outros factores: a placa de fundo impede a propagação das raízes e o fluxo do filtro é muitissimo menor!

Qualquer bom filtro exterior supera em muito o método da placa de fundo (FBF), mesmo que invertida, e eu por mim desaconselho as placas de fundo.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

li em varios documentos de aquariofilia, falam k é um metodo bastante bom para se criar um bom filtro de fundo e um melhor subestrato para as nossas plantas.

 

Se o leu, então esses documentos estão bastantes desactualizados. Os filtros de fundo fizeram furor há uns anos atrás mas rapidamente chegou-se à conclusão que não são a melhor solução a longo prazo e apresentam inúmeras complicações acrescidas para quem deseja manter um aquário minimamente plantado.

 

Não recomendo filtros de fundo.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

defacto o livro onde li isso é um compendio enorme da associaçao portuguesa de aquariofilia mas é verdade k ja tem um bons anos podendo estar desactualizado ,dai a minha kestao e as minhas duvidas.

 

mais uma vez obrigado pelo esclarecimento e entao vou optar por usar um fundo de areao simples fazendo a filtragem com o meu filtro exterior eheim 2213.

 

Será mais correcto deste modo???

fikem bem :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos :

Pessoalmente Vos digo q sempre tive aqs plantados , e garanto q os filtros biológicos de fundo são o melhor tipo de filtro q se pode ter ! ,(fala a experiência!) em relação a acumulação de detritos até hoje ainda n consegui perceber pq tanta gente se queixa disso , digo-vos q no meu actual aq o FBF n é limpo há mais de 6 anos ! , e da última vez q o limpei e portanto demontei n tinha detritos nenhuns por baixo da placa ! , devo confessar tb q a sucção é feita com 2x7W (!) , algas 0 tá claro !

O amigo Bassman tb pode optar por filtragem mista n tem problema pois o FBF dá-se bem com outros sistemas inclusivé com sump's .

Ainda em relação á inversão de fluxo num FBF , eu experimentei esse sistema há muitos anos atrás , é claro q a água q era injectada por baixo sofria uma pré-filtragem para retirar os detritos maiores , mas o efeito final era um desacelaramento no crescimento das plantas quase uma estagnação , mesmo com injecção de CO2 !

Adeus , :wink:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo ep, apesar de respeitar bastante a opinião da experiencia e pincipalmente a dos mais velhos, discordo do que disseste. Este tipo de filtro vai competir demasiado com a nutrição das plantas, e como se isto já não fosse suficiente não é nada prático ter raizes presas à placa de fundo.

 

Existem muitos tipos de plantas, garanto que as mais exigentes não gostariam de estar com placa de fundo. Talvez o segredo do sucesso é mesmo estar 6 anos sem ser limpo.

 

Já agora pergunto que plantas costumava ter, isto só a título de curiosidade, não estou a duvidar da tua palavra.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Sergio :

Duas questões a ter em consideração a primeira é q garantidamente um aq q se diga o + natural possível funciona melhor com alguma sujeira do q um q esteja excrupulosamente limpo e com os parâmetros do nitrito , nitrato , amónia/amoníaco a 0 , lembremo-nos q (se n me engano muito !) as bactérias anaeróbicas presentes em ambientes com pouco oxigénio e pouca luz e alguma sujidade conseguem retirar dos compostos azotados o oxigénio q precisam para viver produzindo azoto livre (se bem me lembro acho q é isso mesmo !) , a segunda é q os depósitos de detritos q eventualmente se poderiam formar , n se formam pela simples razão q a potência instalada nas duas colunas de sucção seria suficiente para q se fosse aplicada como filtro interno/externo daria talvez para um aq de 500l ou mais o q é + q suficiente para um FBF num aq de 50l , note-se tb q as minhas plantas crescem a um ritmo quase alucinante pois se eu fizesse a podagem semanalmente seria pouco , daí eu como tenho muito pouco tempo para a fazer muitas vezes sou obrigado a cortar a injecção de CO2 .

Em relação a plantas é assim : algumas nem tenho a certeza de quais são pois qd as compro n me sabem dizer o nome delas , e por comparação com os compêndios de plantas q tenho e como estes apresentam centenas de fotos n consigo por vezes destrinçar exactamente se é esta ou aquela , outras plantas são as cambombas ,as anubias barteri normais e tb as nana , algum tipos de echinodorus (é assim q se escreve ? agora n dá para ir ver ao livro !) , tb há por lá musgo de java e feto tb , elódeas ,etc .

Em relação a raízes presas é certo q qd eu tiro uma planta ficam lá , mas repare-se q é sempre materia orgânica q irá ser sempre decomposta e transformada em alimento para as outras plantas , por isso eu n me chateio nada com isso , álias eu normalmente só faço essa manutenção de plantas com as cambombas uma vez q estas n dão novos rebentos a partir da raiz por si mesmas , apenas rebentam pelos entrenós , pq eu ainda n consegui q essas malvadas dessem flores para q eu fizesse a polinização á mão (com um pincel) afim de posteriormente obter sementes , pois com todas as outras e frizo todas as outras , elas multiplicam-se e rebentam sózinhas por si mesmas

Adeus , :wink:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, concordo a 100% que um aquário terá de ter sempre alguma carga orgânica para que funcione melhor. Mesmo os valores de amónia e de nitrato não devem estar a 0, isso nem sempre se consegue para quem tem um grande número de plantas.

 

Uma coisa de disses é que as bactéria aneorobicas que estão no FBF, que produzem compostos. Talvez funciona-se se não ouvesse movimento apartir da bomba de circulação, isto vai fazer com que as bactérias nunca estejam debaixo da placa, certo?. Quando muito poderá dar-se ou inverso, com as bactéria aerobicas que consomem os compostos. Quanto a mim, uma boa camada de areão é muito mais eficiente, especialmente se for usado e estiver suja.

 

Isto também sou eu a falar em teoria, porque nunca tive FBF.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Sérgio :

Em relação ás bactérias anaeróbicas elas estão essencialmente no areão sim senhor , mas só as q estão em locais mais encostados ao vidro ou noutras zonas de fraca circulação de água e aonde se acumulam por vezes detritos é que elas fazem a função q descrevi ou seja elas conseguem decompor os vários compostos azotados para lhe extrair oxigénio e a partir daí é libertado o azoto , pois em relação ás bactérias aeróbicas essas só estão aonde haja água corrente pois quando lhes começa a faltar o oxigénio morrem .

A "experiência" q falo é baseada nos imensos tipos e marcas de filtros internos e externos que já usei ao longo dos anos , inclusivé já construi sump's , mas q como é obvio me obrigam a dar-lhes manutenção ,daí a conclusão óbvia , e como tenho uma vida malvada em q n tenho tempo nem para me coçar , e infelizmente já aconteceu algumas vezes , mas diga-se em abono da verdade que n houve qq baixa na peixarada , por vezes simplesmente desligo o CO2 e passo as semanas a fio (n digam a ninguém!) q n toco no aq inclusivé ninguém vai lá a casa dar a papinha , desconfio até q os meus pxs já se tornaram vegetarianos !!! pois qd acontecem essas minhas saídas qd chego , tenho várias espécies de plantas completamente ratadas !

Adeus , cordiais , :cry:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.