Como editar as nossas fotos


Recommended Posts

Boas!

 

Para aqueles que não estão muito à vontade para a edição de imagem, aqui fica um pequeno tutorial de como fazer isso com Photoshop em 5 passos simples.

 

Antes de mais, a imagem que vai ser editada será a que está a seguir. Ela está virgem e sem qualquer tratamento, excepto a redução. Irei descrever os tratamentos efectuados com as respectivas imagens.

 

IMAGEM ORIGINAL

gallery_4516_358_53374.jpg

 

AUTO LEVELS

O primeiro passo que costumo fazer é corrigir os níveis dos brancos com a ferramenta automática:

gallery_4516_358_103706.jpg

 

Após a alteração:

gallery_4516_358_43908.jpg

 

 

CONTRAST/BRIGHTNESS

O segundo passo é acertar o contraste e o brilho:

gallery_4516_358_39039.jpg

 

Costumo aplicar valores iguais a quase todas as imagens, ajustando numa ou outra que mereça a pena, que são 5 em brilho (brightness) e 10 de contraste (contrast):

gallery_4516_358_107400.jpg

 

Após a alteração:

gallery_4516_358_29124.jpg

 

 

CURVES

O terceiro passo é ajustar a tonalidade e cor da imagem:

gallery_4516_358_18578.jpg

 

A janela que vai aparecer apresenta uma linha na diagonal:

gallery_4516_358_159039.jpg

 

O que faço é, no centro, ajustar um pouco. Se movermos para o canto superior esquerdo, a tonalidade/cor fica mais claro. Se movermos para o canto inferior direito, a tonalidade/cor ficam mais escuras:

gallery_4516_358_160097.jpg

 

Após a alteração:

gallery_4516_358_16182.jpg

 

 

 

IMAGE SIZE

O quarto passo é ajustar o tamanho da imagem (reduzir a imagem) para que fique mais "leve":

gallery_4516_358_122706.jpg

 

Depois colocamos os valores que pretendemos (costumo colocar 5cm x o que der com 300dpi de resolução):

gallery_4516_358_37811.jpg

 

 

 

SHARPEN

O último passo que dou é dar um pouco de focagem à imagem. Esta ferramenta aumenta o contraste dos pixeis fazendo com que a imagem fique mais focada. Devemos ter em atenção que se fizermos várias vezes faz com que fiquemos com grão na imagem. Eu costumo aplicar só uma vez:

gallery_4516_358_21242.jpg

 

O resultado final é este:

gallery_4516_358_19981.jpg

 

 

 

Agora vamos ver a sequência:

IMAGEM ORIGINAL

gallery_4516_358_53374.jpg

AUTO LEVELS

gallery_4516_358_43908.jpg

CONTRAST/BRIGHTNESS

gallery_4516_358_29124.jpg

CURVES

gallery_4516_358_16182.jpg

IMAGE SIZE + SHARPEN

gallery_4516_358_19981.jpg

 

 

E agora a imagem original e a final:

gallery_4516_358_53374.jpg

gallery_4516_358_19981.jpg

 

 

 

Existem muitas mais ferramentas, mas estas são as principais e as que eu acho mais importantes! Espero que este tutorial seja útil e que vocês consigam tratar as vossas imagens!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente tem brilho a mais!

Já agora, devemos ter cuidado com a utilização de fotos que não sejam nossas, devemos colocar sempre o nome do autor e pedir autorização para a sua utilização. Como sei que foi meramente para exemplificar, não levo mal...tudo com amizade! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

Não querendo discordar da tua maneira de trabalhar os níveis automáticos nem sempre funcionam.

Há fotos em que eles "destroem" a côr.

 

Abraço!

Sim, isso é verdade, mas temos que fazer a coisa de uma forma simples! Já tenho em curso um novo tutorial com algo mais técnico (mais trabalhoso de fazer). :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está...tempo! Hoje até tinha tempo, mas tenho que tratar de uns assuntos de última hora, e depois com o meu novo vício (bonsai) veio umas fotos para tirar e tratar! :D

A ver se coloco umas no tópico das fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Muito bom tópico, e que dá um grande jeito.

 

Será que podia por (se for simples), como se põe as molduras??

abraços,

RS

Existem uma maneira, mas tem que ser aplicada foto a foto! Eu tenho já a moldura feita e é só copiar a foto e colocar lá, depois guardo com o nome original da foto. Com a quantidade de fotos que costumo postar, tava tramado se fosse foto a foto! Depois a ver se faço isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

Muito bom tópico, e que dá um grande jeito.

 

Será que podia por (se for simples), como se põe as molduras??

abraços,

RS

 

 

Existem várias maneiras:

- Podes ir a select>all para seleccionar toda a imagem, depois ir a select>modify>borders e aí definir uma espessura para a border (embora rápida, esta maneira é a menos correcta e a menos eficaz).

- Podes fazer na própria imagem um stroke (blending otions>stroke) e no menu se stroke, seleccionas a position como Inside, para o stroke ser feito para "dentro" da imagem, e não para fora, depois é só definires uma espessura para o mesmo.

- Podes ainda com uma ferramenta de seleccção (neste caso a rectangular selection tool) seleccionar um rectângulo todo á volta da imagem, deixando um espaço entre as margens, espaço este que vai ser a borda. Depois basta ires a selection>invert selection, (isto fará inverter a selecção, ficando com a nossa borda seleccionada. Seguidamente basta preencher essa selecção com uma cor qualquer.

 

Qualquer dos procedimentos serve, no entanto, deve ser feito sempre numa camada (layer) individual á da fotografia, para a podermos editar e, provavelmente, usar numa outra fotografia.

 

 

Em relação ao tutorial, está bastante bom, tocando em todos os aspectos fundamentais de edição que neste caso são necessárias :smilecolros:

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Existem várias maneiras:

- Podes ir a select>all para seleccionar toda a imagem, depois ir a select>modify>borders e aí definir uma espessura para a border (embora rápida, esta maneira é a menos correcta e a menos eficaz).

- Podes fazer na própria imagem um stroke (blending otions>stroke) e no menu se stroke, seleccionas a position como Inside, para o stroke ser feito para "dentro" da imagem, e não para fora, depois é só definires uma espessura para o mesmo.

- Podes ainda com uma ferramenta de seleccção (neste caso a rectangular selection tool) seleccionar um rectângulo todo á volta da imagem, deixando um espaço entre as margens, espaço este que vai ser a borda. Depois basta ires a selection>invert selection, (isto fará inverter a selecção, ficando com a nossa borda seleccionada. Seguidamente basta preencher essa selecção com uma cor qualquer.

 

Qualquer dos procedimentos serve, no entanto, deve ser feito sempre numa camada (layer) individual á da fotografia, para a podermos editar e, provavelmente, usar numa outra fotografia.

Em relação ao tutorial, está bastante bom, tocando em todos os aspectos fundamentais de edição que neste caso são necessárias :(

 

Abraço.

Eu ainda faço de outra maneira... lá está, não quer dizer que é melhor ou pior... é diferente :)

 

Depois de ter a foto com a dimensão que eu quero (geralmente 1440 pixels de comprimento), vou ao menu Image e selecciono Canvas Size. Na nova janela selecciono pixels e aumento 100 pixels tanto em altura como largura, tendo o cuidado para escolher logo o Canvas extension color da côr que eu quero (geralmente, preto).

 

Mas se trabalharem com outros tamanhos de imagem, é questão de irem brincando e experimentando até encontrarem uma medida que gostem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podem ver, existe muitas maneiras de fazer a coisa, mas todas elas dão trabalho! O que eu fiz foi criar uma imagem maior que o tamanho que costumo utilizar, com fundo preto e o nome a um canto. Depois de tratar a imagem e tudo mais é só seleccionar a imagem, copiar, colar e guardar. Assim nao gasto tempo em fazer uma das opções apresentadas, escrever o nome e guardar. Para quem chega a tratar de cerca de 100 fotos de uma só vez....é dose!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não consigo por as minhas fotos "leves", o máximo que consigo reduzir é 3,5MB, porque será ?

Bem... primeiro de tudo, convém saber em que programa é que editas as imagens, para te conseguirmos responder correctamente.

 

Mas eu aposto que o teu problema, das duas, uma... ou estás a gravar num formato não muito friendly para a net, ou então estás a gravar as imagens com a qualidade máxima.

 

Eu, no Photoshop, coloco no mais baixo do High (de 0 a 12 é o 8 ).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Se usam o Paint, se calhar estão a gravar em BMP...

 

PS2: EDIT... obrigado pelo reparo, jonasguindaste.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais