Como constituir um aqua de 60litros


booboop

Recommended Posts

Comprei um aquário de 60 litros com 62cm por 34cm. Ainda estou a prepará-lo mas na próxima semana quero começar a colocar peixes, mas tou muito indecisa. Aconselharam-me gupys por serem faceis de tratar mas queria mistura outras espécies, talvez limpa vidros e fundos mas por agora quem está a nadar sou eu!!! Alguém pode dar uma ajuda?!

Editado por booboop
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Nota-se que estás a dar os primeiros passos na aquariofilia. Já tens um aquário, suponho que com iluminação, termostato e filtro. É um passo.

 

Já leste alguma coisa aqui ou noutro local sobre como começar um aquário? Sabes o que é o ciclo do azoto? Noto no teu discurso muita pressa em ver peixes no aquário e isso é mais de meio caminho andado para dissabores. Pensa na fauna que queres manter no aquário, não vás pensando às pingas ("hoje guppys, para a semana neons, ..."). Faz um plano do aquário ao qual pretendes chegar, e aos poucos vai o montando.

 

Há peixes mais fáceis de manter que guppys, e idealmente os guppys vivem em ph básico (na ordem dos 7.2-7.4). Se não sabes o ph da tua água, também é algo que deves verificar.

 

Plantas tens? Se não tens pensa também nisso...

 

Fica aqui um bom site para leres e tens imensos tópicos no forum que te possam ajudar.

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin.html

 

Cumprimentos

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é de água quente e ja está equipado com filtro, aquecedor, termómetro. Tem plantas, duas na zona anterior, duas na média e duas na posterior. Já está de repouso para activar o cilclo de azoto e já lhe adicionei bactérias. Informaram-me na loja que lá para segunda ou terça estará apto a receber peixes. Já tenho uma ideia das compatibilidades de temperatura e de ph mas não consigo definir bem quais os peixes mais adequados.

Vou consultar o site que aconselhaste e se entretanto quiseres dar mais uma ajudinha estás a vontade. Brigada pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está montado e em repouso há quanto tempo?

Tem cuidado, porque pode ser demasiado cedo, mesmo com a adição de bacterias... no minimo dos minimos 2 semanas seria já um tempo razoavel para começar a adicionar peixes, e nunca muitos de uma vez, o ideal seria apenas um de cada vez e começando com os mais resistentes!

Se quiseres guppys, compra apenas um trio (2femas e 1 macho) visto que em pouco tempo eles começam a reproduzir :oops: e ficas com o aquario cheio. Para "limpa-fundos" e "limpa-vidros" para esse volume, tens por exemplo coridoras de várias especies e oto's (evita os plectos).

Boa sorte! :crazyeyes:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres um ph que ronde o neutro (7.0), os peixes adequados serão aqueles que gostares mais (tendo em conta à partida que não vais pensar em peixes que sejam grandes demais, ou que requiram mais cuidados). Para esse aquário tens várias possibilidades:

 

- Colocas um trio de guppys e/ou mollys (ideal se tiveres ph básico) e passado pouco tempo, se tudo correr bem tens canalhada a correr pelo aquário que não é brincadeira.

 

- Podes optar por colocar apenas um cardume de tetras (neons, neons negros, viúvas,...)

 

- Podes colocar um cardume de tetras com menos elementos e mais tarde, quando já tiveres mais calo adicionas um casal de ramirezis ou apistogrammas.

 

- Podes colocar um casal de kribensis

 

- Podes optar também por um cardume de ciprinídeos (zebras, rásboras ou barbos serão boas opções) e neste caso, se o substracto não for pontiagudo, podes adicionar um grupo de khulis.

 

Não penses nos "limpa-fundos" e "limpa-vidros" como empregados. A própria designação de "limpa-..." não me agrada muito. Lê sobre os peixes que o Diogo te falou (corydoras e otocinclus). Vais te aperceber que as corydoras são peixes de cardume (e quando em cardume peixes fantásticos) e que os otocinclus são algo sensíveis quando se trata de os colocar no aquário. Mantém os peixes se gostares e estiveres disposta a tratar deles como dos outros...não os coloques por pensar que te vão facilitar as tarefas de limpeza, aí és tu quem tem de trabalhar :oops:

 

Mostrei-te 5 boas opções (algumas delas já mantidas por mim), pesquisando podes encontrar mais. A aquariofilia não é uma ciência exacta e todos os dias se aprendem coisas novas. Boa sorte e qualquer dúvida estamos por aqui :crazyeyes:

Editado por Oscar,O

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres um ph que ronde o neutro (7.0), os peixes adequados serão aqueles que gostares mais (tendo em conta à partida que não vais pensar em peixes que sejam grandes demais, ou que requiram mais cuidados). Para esse aquário tens várias possibilidades:

 

- Colocas um trio de guppys e/ou mollys (ideal se tiveres ph básico) e passado pouco tempo, se tudo correr bem tens canalhada a correr pelo aquário que não é brincadeira.

 

- Podes optar por colocar apenas um cardume de tetras (neons, neons negros, viúvas,...)

 

- Podes colocar um cardume de tetras com menos elementos e mais tarde, quando já tiveres mais calo adicionas um casal de ramirezis ou apistogrammas.

 

- Podes colocar um casal de kribensis

 

- Podes optar também por um cardume de ciprinídeos (zebras, rásboras ou barbos serão boas opções) e neste caso, se o substracto não for pontiagudo, podes adicionar um grupo de khulis.

 

Não penses nos "limpa-fundos" e "limpa-vidros" como empregados. A própria designação de "limpa-..." não me agrada muito. Lê sobre os peixes que o Diogo te falou (corydoras e otocinclus). Vais te aperceber que as corydoras são peixes de cardume (e quando em cardume peixes fantásticos) e que os otocinclus são algo sensíveis quando se trata de os colocar no aquário. Mantém os peixes se gostares e estiveres disposta a tratar deles como dos outros...não os coloques por pensar que te vão facilitar as tarefas de limpeza, aí és tu quem tem de trabalhar :smilecolros:

 

Mostrei-te 5 boas opções (algumas delas já mantidas por mim), pesquisando podes encontrar mais. A aquariofilia não é uma ciência exacta e todos os dias se aprendem coisas novas. Boa sorte e qualquer dúvida estamos por aqui banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu outra vez!!

Segundo compreendi, os guppys devem ser mantidos com a adição de um pouco de sal.

Se depois adicionar aos aquário ou barbos ou corydoras também eles estarão bem com esse sal?

 

sim, sal e pimenta, dão um belo refogado... :smilecolros:

 

agora a sério, esquece o sal...

 

e os barbos não podes manter com guppys pois eles adoram roer as belas caudas dos lentos guppys

 

as corydoras são perfeitas, uma das melhores espécies de água doce

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, quando for à loja dos peixes, leve um amostra da água do aquário e peça para fazer um teste de nitratos... quando este valor for maior que zero está na altura para colocar peixes... se fizer também os testes de amónia e nitritos também é uma boa indicação, a amónia deverá estar a zero e os nitritos muito baixos ou nulos

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos conselhos. A questão do sal foi levantada aqui mesmo neste fórum mas também me disseram na loja para não colocar. Quanto aos testes ja tenho as tiras reactivas mas ainda tenho de esperar uns dias para colocar peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.