Bótia - Palhaço - que se passa?


Recommended Posts

Boa noite, quem me puder ajudar, agradeço desde já.

 

Tenho um bótia-palhaço há duas semanas supostamente para tratar dos caracois que nascem no meu aqua todos os dias, mas nada.... ou está a fazer greve, que está muito em moda, agora ou então não sei.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá por mim ele tem comida de flocos a mais não? Assim não liga aos caracóis.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os botias deviam trabalhar em grupo... e não podes esperar que o botia esteja sempre a comer. Ele come quando tiver fome. Se estiver bem alimentado, pois claro que se vai baldar ao trabalho :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu notei diferença da noite para o dia quando dei mais um companheiro ao meu primeiro botia e ainda mais quando recebeu o segundo! Se lhes arranjar um aquario maior ei de arranjar o 4º bótia e novamente eles deverão ficar mais activos.

Um bótia sozinho, assim como qualquer peixe de cardume, quando sozinho, fica escondido, acanhado e assustadiço.

Se tiveres condiçoes para isso coloca mais um botia que ja vais notar a diferença nos comportamentos! É uma especie muito bonita, activa e interessante do ponto de vista comportamental. Pena não os conseguirmos reproduzir em cativeiro... :lol: mas mesmo assim aconselho!

 

O botia come habitualmente flocos dos outros peixes?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do tamanho do aquario eu aconselho um generoso numero de botias.

Eu tenho num aquario de 2 metros uns 10 ou 12 nem sei bem quantos sao pois estao sempre em movimento.

Tenho um com serca de 20ctms e sao sem duvida dos mais belos peixes em água doce.

Em relaçao á alimentaçao, se juntares mais alguns eles devoram os flocos, os caracois e mais alguma coisa que eles gostem.

Pelo menos os meus comem muito e de tudo lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Noite, Agradeço a todos os que me ajudaram e como tinha escrito arranjei companhia para o meu bótia que já cá estava. Conclusão; agora são dois em greve, caracóis com fartura e eles sempre escondidos. O que faço?

 

PS: Iron, obrigado, excelente link-

Editado por AlexMontenegro

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol da pouca comida, nao deixes que a comida va ao fundo. que caracois sao? aquelas pragazinhas? e d que tamanho e o aqua? podes sempre arranjar mais uma lol eu tenho botias zebra e elas chuparam caracois maiores que a cabeça delas lol e dou lhes bastante comida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite, Agradeço a todos os que me ajudaram e como tinha escrito arranjei companhia para o meu bótia que já cá estava. Conclusão; agora são dois em greve, caracóis com fartura e eles sempre escondidos. O que faço?

Aguarda mais uns dias para ver como eles reagem, e podes sempre tentar tirar alguns caracois com a mão. :mrgreen:

Cumps

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os bótias palhaço são muito timidos de inicio, da-lhe um tempo para ele se ambientar, espera dois ou tres dias. Repara que os botias não consegue comer TODOS os caracois, é normal veres um ou outro. Eles comerem ou não tambem depende do tamanho do aquário e de outros factores. Coloca o setup do aquário.

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, em relação a esperar algum tempo para eles se ambientarem, já lá vão 7 dias e nada. Eu sei que não comem todos os caracóis mas isto é demais, à noite tenho mais de 30 caracóis á espreita e ainda tiro bastante á mão. O meu setup é:

 

Aquário 80X30X30 com 3 X T5 24W (duas de 10.000K e uma de 6500K)

Filtro Eheim 2211 com porcelanas e esponjas.

Plantado com egeria densa, anubias musgo de java, feto de java.

 

Neons, guppys, bótia-palhaço, caridina japonica, nariz de bebado. AH ia-me esquecendo e caracois, muitos daqueles pequeninos tipo praga.

 

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Alex!

 

como já aqui foi dito, os botias vivem e 'trabalham' melhor em grupo. só tens 2 exemplares e eles podem sentir-se inibidos por qualquer razão...

todos os peixes que habitam as zonas do fundo detestam grandes 'chapões' de luz... tens o aquário muito plantado, com bastantes sombras e esconderijos?

eu mantive 9 botias durante 'n' anos e não paravam quietos, percorrendo todas as zonas do aquário (iluminadas ou não), mas lá está, sentiam a segurança do grupo...

outra coisa que tens que ter em atenção é a qualidade da água... tens visto se eles comem normalmente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho bastantes plantas e tenho dois troncos cruzados que fazem uma toca por baixo que é onde eles gostam de se esconder. A alimentação é Vipan da Sera e os guppies tratam dela antes de chegar ao fundo por isso acho que eles deviam de tocar nos caracois. Já me ocorreu se não será luz a mais "chapão", mas eles têm muita sombra.

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Provavelmente eles até comem muitos, mas como são tantos reproduzem-se antes de os botias darem cabo deles, por isso é que se chamam praga :) . Deixa estar assim mais uma semana porque isso demora tempo e se ao fim desse tempo não vires uma ligeira melhoria, so deve ir la mesmo com remédios...

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha tenta apagar a luz, eu apaguei a luz do meu e todos os caracois desapareceram, as minhas botias zebra tem cerca de 5 cm e comiam caracois com 2... mas foi de luz apagada... ate mordiam um caracol daqueles grandes que deve ter uns 6 cm... talvez de luz apagada funciona... eu agora num outro aquario tive uma praga de caracois azuis! aparecerem do dia pa noite! e nao tenho la nda que os limpo e nao posso por porque tenho reds... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

eu tambem tava com o problema dos caracois, comprei uma botia qual nao sei a especie(cinza com as barbatanas vermelhas), e nada....uma semana depois resolvi comprar mais outra da mesma especia e num espaço de 3 dias nem um caracol....agora a questao e que antes as botias andavam sempre na brincadeira, e agora so uma sai debaixo da pedra...a outra ta sempre escondida....

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais