Musgo de Java


Recommended Posts

Boas

 

Gostaria de fazer um aqua apenas com musgo de java, mas não queria qualquer tipo de aquecimento.

 

Isto porque tenho um pequeno aqua Hexapor de 20 litros aprox com filtro e iluminação e queria fazer uma pequena paisagem sem peixes apenas com hardscape e pequenas zonas de verde , como o musgo não requer muita iluminação e aceita temperaturas de 15º a 28º sera que sobrevive? é que não faço ideia da temperatura que a agua pode atingir a noite....

 

desde já obrigado e abraços

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema nenhum,aliás a grande maioria das plantas suporta melhor temperaturas baixas que altas.Eu tenho um Nano de 5L que tem só plantas e não tem termostato.Tem Cuba,Marsileia, e Feto Windelov,e passaram o Inverno na boa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema nenhum,aliás a grande maioria das plantas suporta melhor temperaturas baixas que altas.Eu tenho um Nano de 5L que tem só plantas e não tem termostato.Tem Cuba,Marsileia, e Feto Windelov,e passaram o Inverno na boa.

 

 

Peço desculpa o off topic, quantos watts tens nesse nano? tens co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa o off topic, quantos watts tens nesse nano? tens co2?

Olá m4n3! Tenho um candeeiro com 25W de luz,uma lâmpada E-27 com 6400K. Tenho uma garrafa de CO2 caseira.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá m4n3! Tenho um candeeiro com 25W de luz,uma lâmpada E-27 com 6400K. Tenho uma garrafa de CO2 caseira.

 

Mas tens um grande difusor! Tudo bem?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens um grande difusor! Tudo bem?

Ma men,tudo bem amigo?! Não, esse grande difusor (que me revolucionou o meu plantado) está no aqua ''principal'' no plantado-mor de 112L! Se o pusesse no nano de 5L as plantas até se intoxicavam de tanto CO2!

 

E como é não tenho visto noticias do teu plantado,como anda aquilo?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ma men,tudo bem amigo?! Não, esse grande difusor (que me revolucionou o meu plantado) está no aqua ''principal'' no plantado-mor de 112L! Se o pusesse no nano de 5L as plantas até se intoxicavam de tanto CO2!

 

E como é não tenho visto noticias do teu plantado,como anda aquilo?

 

 

Com falta de ferro... Mas como estou à espera das cenas da alemanha, lá tenho de me aguentar...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com falta de ferro... Mas como estou à espera das cenas da alemanha, lá tenho de me aguentar...

Se quiseres passar pela Praça do Chile arranjo-te um bocado de Ferro+.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres passar pela Praça do Chile arranjo-te um bocado de Ferro+.

 

Deve-se administrar ferro todos os dias as plantas???

 

Eu tenho administrado um suplemento da ADA Fase 1 de 3 em 3 dias, parece-me bastante completo tem Fe Mg Mn B Mo Zn Si Cu, não sei por enquanto quantidades mas estou a espera de o saber dentro em breve. Que lhes parece??

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve-se administrar ferro todos os dias as plantas???

 

Eu tenho administrado um suplemento da ADA Fase 1 de 3 em 3 dias, parece-me bastante completo tem Fe Mg Mn B Mo Zn Si Cu, não sei por enquanto quantidades mas estou a espera de o saber dentro em breve. Que lhes parece??

Eu nunca utilizei produtos da ADA,por isso não sei como funciona,mas são de qualidade certamente.Nesse suplemento da Fase 1 estão lá os Micros nutrientes(nutrientes consumidos em menor quantidade pelas plantas). Tens também de fertilizar com Macro nutrientes(nutrientes consumidos em maior quantidade),que são o Potassio,os Nitratos e os Fosfatos.Nesses Micros da ADA o Ferro já vem incluido,eu utilizo o Ferro em separado.

 

Resta saber se a fase 2 já traz os Macros,que são fundamentais.

 

E eu não fertilizo diariamente com Ferro,fertilizo 2x por semana.Diariamente fertilizo com Potassio.Os Nitratos depende 2x por semana +-, os Fosfatos 1 ou 2x quando necessário,e os Micros(que vêm todos juntos) 1x por semana.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca utilizei produtos da ADA,por isso não sei como funciona,mas são de qualidade certamente.Nesse suplemento da Fase 1 estão lá os Micros nutrientes(nutrientes consumidos em menor quantidade pelas plantas). Tens também de fertilizar com Macro nutrientes(nutrientes consumidos em maior quantidade),que são o Potassio,os Nitratos e os Fosfatos.Nesses Micros da ADA o Ferro já vem incluido,eu utilizo o Ferro em separado.

 

Resta saber se a fase 2 já traz os Macros,que são fundamentais.

 

E eu não fertilizo diariamente com Ferro,fertilizo 2x por semana.Diariamente fertilizo com Potassio.Os Nitratos depende 2x por semana +-, os Fosfatos 1 ou 2x quando necessário,e os Micros(que vêm todos juntos) 1x por semana.

 

Que marcas utilizas? ou tens receitas caseiras para os Macro??

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que marcas utilizas? ou tens receitas caseiras para os Macro??

Sim,os Macros compro na farmacia,Potassio (KCl - Cloreto de Potassio) ; Nitrato (KNO3 - Nitrato de Potassio) ; os Fosfatos tenho da Horizonte Aquatico,mas na farmacia podes arranjar também na forma de (KH2PO4 - Mono Potassio de Fosfato)

 

Os Micros e o Ferro temos de comprar numa loja de aquariofilia.

 

As Marcas que utilizo são Flourish/Seachem e Horizonte Aquatico.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,os Macros compro na farmacia,Potassio (KCl - Cloreto de Potassio) ; Nitrato (KNO3 - Nitrato de Potassio) ; os Fosfatos tenho da Horizonte Aquatico,mas na farmacia podes arranjar também na forma de (KH2PO4 - Mono Potassio de Fosfato)

 

Os Micros e o Ferro temos de comprar numa loja de aquariofilia.

 

As Marcas que utilizo são Flourish/Seachem e Horizonte Aquatico.

 

Eu trabalho em Farmacia.... :smile2: que diluições utilizas para os compostos?

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu trabalho em Farmacia.... :smilecolros: que diluições utilizas para os compostos?

Deixo-te aqui um link em que podes ver as quantidades: http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Eu para potassio diluo 200g de KCl em 1 Litro de água.Cada 1ml desta solução representa 1ppm de K por cada 100L de água do aquário.No meu aqua de 100L por ex. para atingir 20ppm's (valor aceitavel) teria de colocar 20ml de K. Diariamente coloco 10ml,pois presumo que as plantas não utilizem todo o K.

 

Também convém saberes os valores que se consideram aceitaveis de nutrientes:

 

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL

 

Utilizas sulfato de potassio certo??

Não, utilizo antes o Cloreto de Potassio (KCl) ,que dos 3 é o que tem maior concentração de K (52,4%). O Sulfato de Potassio (K2SO4) tem mais Sulfato (55,1%) que Potassio (44,9%).

 

Os Nitratos faz-se com KNO3,que é Nitrato de Potassio,por isso quando estás a adicionar Nitrato também estás a adicionar Potassio,mas não é muito. De Potassio são (38,7%), de Nitrato (61,3 %).

 

Outra coisa: os Micros que eu uso não têm na sua composição Magnésio,por isso também compro na farmacia Sulfato de Magnesio (MgSO4+7H20). Contudo antes tive uns Micros que tinham Magnésio,por isso é sempre bom ver a composição dos mesmos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preparing the stock solution:

 

Amount to add:

Grams 500 or Teaspoons or 83.33 Tablespoons 27.78

 

Amount of water to mix with:250 ml

 

Dosing the stock solution into your tank:

Tank Size:

gallons 14.53 liters 55

 

Each ML of this solution that you add to your tank will add: 19.05 ppm Potassium.

 

Suggested Target Level: 20ppm Potassium

 

isto sao medidas para 1ml mas não tem nada a ver com as quantidades que apresentas-te pois não????

 

"Eu para potassio diluo 200g de KCl em 1 Litro de água.Cada 1ml desta solução representa 1ppm de K por cada 100L de água do aquário.No meu aqua de 100L por ex. para atingir 20ppm's (valor aceitavel) teria de colocar 20ml de K. Diariamente coloco 10ml,pois presumo que as plantas não utilizem todo o K."

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isses calculos que apresentaste são uma impossibilidade,de certeza que não são para o KCl.Pois os 200gr de KCl que diluo no litro de água está no limite de solubilidade do produto. É impossivel dissolveres 500gr de KCl em 250ml de água.

 

Aliás acho que 200gr de nenhum composto se diluem em 250ml de água...onde viste essa informação?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isses calculos que apresentaste são uma impossibilidade,de certeza que não são para o KCl.Pois os 200gr de KCl que diluo no litro de água está no limite de solubilidade do produto. É impossivel dissolveres 500gr de KCl em 250ml de água.

 

Aliás acho que 200gr de nenhum composto se diluem em 250ml de água...onde viste essa informação?

 

No site dos calculos que aqui foi apresentado

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse site do Chuck que te disse,200gr de KCl diluidas em 250ml de água num aqua de 55L,cada 1ml da solução representa 7.62ppm de K.

 

Mas faz o download do programa que vem no site,e serve para ficar sempre no computador,lá indica os limites de solubilidade,e no do site pelos vistos não...

 

O limite de solubilidade do KCI é 37gr por 100ml de água.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.