Filtração biológica: relação preço/área... Concordam???


Recommended Posts

Boas

 

Filtração Biológica: quanto maior for a superficie (área) para as bactérias melhor será a filtração certo?? dependerá também de outros factores obviamente (caudal, entre outros) mas menos importantes do que a área para colonização de bactérias... concordam??

 

Fiz um pequeno estudo do nosso mercado, e sem mencionar marcas vou expor a situação:

 

Ceramica A: 250m2/L, preço por litro +/- 30 euros

Ceramica B: 450m2/L, preço por litro +/- 15 euros

Ceramica A: 1200m2/L, preço por litro +/- 13 euros

 

Mas se o que interessa é a área, entao fazendo as contas:

 

Ceramica A: 30/250 = 12 cent/m2

Ceramica B: 15/450 = 3.3 cent/m2

Ceramica C: 13/1200 = 1.08 cent/m2

 

Ora se o que interessa é a área, a opção C é de longe a melhor, pois cada m2 sai muito barato, comparando com outras opções....

 

Agora a minha questão é a seguinte: tudo isto é verdade se os valores de m2/L que são fornecidos por cada fabricante forem reais, verdadeiros...

 

Qual a vossa opinião? Aqueles valores de m2/L são realmente verdadeiros?? como ter essa certeza??

 

Já agora alguem sabe quantos m2/L tem as bioglass da AZOO?? com esta informação o estudo ficaria mais completo.... mas como na embalagem está tudo em chinês...se alguem souber diga sff

 

espero ter sido claro nas minhas questões, se estiver a explicar-me mal perguntem...

 

Pensem nisto e digam qq coisa....

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto maior for a superficie (área) para as bactérias melhor será a filtração certo?

Sim. Quanto maior a "área total" da cerâmica melhor.

 

Qual a vossa opinião? Aqueles valores de m2/L são realmente verdadeiros?? como ter essa certeza??

Penso que, neste caso, devemos confiar no fabricante das cerâmicas. A não ser que alguém aqui no fórum saiba de uma forma de descobrir tal coisa... :cry:

 

Ceramica C: 13/1200 = 1.08 cent/m2

Só não sei onde foste buscar estes valores... :angel:

Qual é a cerâmica (envia mp, sff) que dá uma área total efectiva de 1200m2/l?? :cry:

 

Penso que o preço da cerâmica varia, não só pela própria marca, mas também porque pode trazer outro tipo de vantagens. Dou o exemplo (não querendo fazer publicidade): o Siporax da Sera.

A Sera garante que, com o tempo, para além de teres uma boa área para fixação das bactérias, consegue reduzir o valor de nitratos no aquário.

 

Já agora, alguém consegue explicar isto? Acham que as bactérias "dão cabo" dos nitratos?? Ou terá a haver com a cerâmica e a maneira como é feita?

 

Pedro, deixa-me dizer: Bom post! :cry:

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se ceramica C segundo fabricante tem 1200m2/L

e custa +/- 13 euros cada litro

 

se dividir o preço de um litro pelos m2 de cada litro fico com o preço por m2... que acho ser o importante para comparar as eficiencias das ceramicas.... e portanto da capacidade de filtração biológica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que publicidade desinteressada e com interesse para outros utilizadores nao faz tao mal assim. :cry:

 

Já agora que fizeste o estudo...ao menos que as conlusoes sirvam para alguma coisa sem ser o "o que conta sao os m2/€ "

 

Obrigado!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há limites para os valores m2/L, não basta haver superfície para as bactérias se fixarem, é também necessário que haja uma mínima circulação de água por essa superfície para fornecer oxigénio e alimento às bactérias, elevado m2/L implica canais estreitíssimos e entupíveis facultando fraca circulação pelo interior. Há portanto um valor ideal de m2/L ao contrário do que presumes. Assim sendo, o teu estudo fica sem significado :cry: sorry.

Não sei no entanto qual o valor a partir do qual isso se dá. Terá concerteza a haver com a irregularidade do material, uma baixa irregularidade implica uma fraca circulação (imagina o nosso corpo sem artérias principais e só com vasos fininhos a sair do coração para cada uma das células, ou imagina um país sem autoestradas, só com estradas de acesso local) o contrário também é verdade, em suma a virtude está no centro, há um desenho / valor de m2/L ideal e não se aplica a forma do quanto mais melhor.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso a técnica de misturar várias cerâmicas de diferentes desenhos, granulometrias, densidades e materiais. Também uso uma dessas potentes da JBL (embora não tão potente por ser mais antiga) e que é muito irregular com diferentes diâmetros de furos e uso a EhfiSubstract pro que tem os 450 m2/l. Ainda tenho para lá umas bio-bolas e as esponjas que fazem filtragem mecânica e biológica. É uma boa técnica que obvia os problemas de uma cerâmica em particular e aproveita os pontos fortes de todas. Se procurarmos bem encontramos um bom conjunto a um preço bem razoável.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.