Lojas de animais


tcruz

Recommended Posts

Gostaria de ter uma opinião dos frequentadores deste fórum sobre a atitude a tomar na seguinte situação:

 

Hoje pela manhã entrei numa loja de animais e reparei em três pequenos recipientes de vidro quadrados numa prateleira de um armário. Dentro estava, em cada um deles, um beta macho. Estando eu interessada em adquirir um destes peixes há já algum tempo, afim de introduzir esta espécie num aquário comunitário, reparei também que apenas um dos peixes estava na superfície da água como penso ser normal desta espécie. Os outros dois peixes estavam no fundo dos "aquários" individuais deitados de lado sem qualquer movimento. Posteriormente, reparei que a loja tinha uma paredes com outros aquários, neles estavam peixes de água fria, tartarugas ou lagostins. Eis que num dos últimos aquários, que eu pensava estar vazio e inutilizado devido à quantidade de "algas" ou lixo que tinha, espreitei por uma frincha por curiosidade, verificando que afinal estavam 2 guppies bébés a nadar lá no meio... por entre lixo, peixes mortos e maternidades abandonadas!

 

Perante tal situação, aproximei-me da lojista e disse estar interessada num dos betas, ao que ela me respondeu, "qual deles?!" Fiquei confusa e acabei por dizer: "O único que está vivo!" Depois disto ela ainda acrescentou que eles estavam vivos, estavam era sob tratamento. Gerou-se uma conversa um pouco "acesa" sobre o caso... alegando-me que não ia deitar os peixes fora só porque estavam doentes. Mas como não vejo grande diferença entre matar ou deixar morrer... indiquei que tinha razão mas que talvez os devesse colocar noutro local da loja mais reservado e não ali expostos e disponiveis para venda.

 

Como não poderia deixar de ser, não me contive, tive de falar sobre a questão do aquário dos guppies. Mais uma vez a resposta foi que estavam em tratamento... mas será possível alguma vez tratar-se um ser vivo no meio da imundice!?!

 

Como podem imaginar a conversa não levou a lado nenhum até porque comecei a ter noção de que a pessoa em causa não fazia a minima ideia daquilo que falava, todas as suas frases vinham em contradição umas com as outras, baseando-se na afirmação: "Não admito que me diga que aqui tratamos mal os animais!".

 

Sem me alongar mais peço apenas que me ilucidem sobre:

1º, É normal os betas combatentes permanecerem no fundo do aquario em posição lateral?

2º, Os peixes (animais) em quarentena não deverão estar assinalados, para que se evite que alguém os compre?

3º, Os betas são peixes que conseguem viver/sobreviver em águas sobrecarregadas de "verdete"?

4º, Há alguma entidade que controle este tipo de situações?

5º, Que tipo de atitude deveria/deverei eu tomar perante situações semelhantes?

 

 

Por fim acabei por trazer o beta que ainda aparentava estar bem na tentativa de não vir a ter o mesmo final dos restantes. Mas não deixou de ser curioso ver a senhora com o peixe dentro de um saco de plástico e a abrir a torneira da água da companhia enchendo prontamente o saco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só acho que é mais fácil dizeres qual foi a loja, assim pode ser que com um boicote o lojista aprenda qualquer coisita.

Respostas:

1- os bettas em agua fria ficam moles, e ainda por cima como estão fechados nesses cubiculos, eles ficam estáticos no fundo, agora posição lateral, se o que queres dizer é deitado, então pelo que sei não é nada normal.

2- Sim normalmente deveriam estar assinalados, normalmente as lojas apagam as luzes dos aquas ou então metem um aviso.

3- Viver não, sobreviver até são capazes.

4- Que eu conheça não há assim nenhuma entidade especifica...

5- Se realmente existir alguma entidade, faz-se queixa, apesar de que será dificil de provar aquilo que dizes, pois o lojista entretanto pode retirar,(porque duvido que a entidade chegue a tempo), ou mesmo mentir...

Para além disso obrigatório é pores um post para mostrar o sucedido, e avisar a comunidade.

 

Acho que ninguém se opõe se disseres a loja. tendo em conta a falta de conhecimento, do vendedor sobre o assunto, a maneira como te tratou e ainda como trata dos bichos.

Se o dono da loja fôr aqui do fórum, de certa maneira é melhor, fica avisado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tópico movido para o Sub-Fórum correcto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tcruz!

1º, É normal os betas combatentes permanecerem no fundo do aquario em posição lateral?

Não é nada normal,esses estão no corredor da morte,e por vezes é simples,nas lojas maiores,com uma grande variedade de peixes e muitas baterias de aquários,podiam colocar cada macho junto de outros peixes que fossem compativeis com o Betta.Mas a maior parte dos lojistas não se importa,nem percebe do assunto tão pouco.

2º, Os peixes (animais) em quarentena não deverão estar assinalados, para que se evite que alguém os compre?

Obviamente que sim.

3º, Os betas são peixes que conseguem viver/sobreviver em águas sobrecarregadas de "verdete"?

Os Bettas são dos peixes mais sacrificados da aquariofilia,para além de viverem em copos na loja,as pessoas ainda os colocam a viver em 5 e 10L toda a vida.O verdete é um extra...

4º, Há alguma entidade que controle este tipo de situações?

A DECO,mas deveria haver uma entidade de controlo das condições dos animais nas lojas,porque a situação que exemplificaste é muito comum.Os donos das lojas deviam fazer um 'casting' antes de contratar.Uma pessoa que trabalhe numa loja de aquariofilia tem de ter um minimo de noções básicas na cabeça,e para além disso...gostar muito de animais.

5º, Que tipo de atitude deveria/deverei eu tomar perante situações semelhantes?

Expôr a situação,fazer queixa em último caso.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º, É normal os betas combatentes permanecerem no fundo do aquario em posição lateral? Não entendo nada de bettas mas subscrevo o que o Zogli disse! Conheço lojas onde juntam bettas com outros peixes e não há problema nenhum! E porquÊ? Porque os lojistas sabem perfeitamente o que estão a fazer! Querem um exemplo? Odisseia da água!

2º, Os peixes (animais) em quarentena não deverão estar assinalados, para que se evite que alguém os compre? Podem não estar. Desde que o vendedor não os venda mesmo e faça questão de dizer que estão em quarentena.. basicamente, serem honestos! Por exemplo, na Aquamagia, eles às vezes não assinalam. Mas também não vendem! Aliás, eles só pegam mesmo nas redes se os peixes tiverem em excelentes condições e (e isto é de louvar) se aperceberem que vamos dar boas condições aos peixes (não foram uma nem duas as vezes que os vi a recusarem-se a vender kinguios para serem postos em globos).

3º, Os betas são peixes que conseguem viver/sobreviver em águas sobrecarregadas de "verdete"? Pelo teu post, julgo que aqui querias dizer os guppies não? No teu post disseste que eram guppies alevins no verdete. É provável que sobrevivam, eles preferem águas paradas e velhas (não estou a dizer que aquilo é bom ambiente para eles!) e, portanto, é normal que sobrevivam (feliz ou infelizmente, pois enquanto o lojista vir que eles sobrevivem ali, pode continuar a por mais e mais).

4º, Há alguma entidade que controle este tipo de situações? já respondido, mas é insuficiente.(para não dizer nulo).

5º, Que tipo de atitude deveria/deverei eu tomar perante situações semelhantes? Informar. Se a lojista não estiver disposta a mudar, não voltes lá, divulga e, em último caso, LIVRO VERMELHO (começam logo a piar fininho).

 

Por fim acabei por trazer o beta que ainda aparentava estar bem na tentativa de não vir a ter o mesmo final dos restantes. Mas não deixou de ser curioso ver a senhora com o peixe dentro de um saco de plástico e a abrir a torneira da água da companhia enchendo prontamente o saco...--> comigo era logo livro vermelho. E não devias ter trazido o peixe. Sim, salvaste esse, mas a loja vai continuar a vir mais... e só pararão quando as pessoas deixarem de comprar..

 

Cumprimentos e força!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o Bruno faz isso, agora que dizes! Separa os bettas por aquas...

E além disso também já me aconselhou a pôr de parte certos peixes que queria trazer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep. O Bruno é um excelente profissional! Conheço-o há muito pouco tempo, mas ele é impecável, é daqueles que perde o tempo que for preciso a explicar ao pormenor tudo e mais alguma coisa. Ele inclusivamente já veio na sua hora de almoço, à chuva, até minha casa só pra me ajudar a colocar o aqua em cima do móvel (e ainda me aparafusou os pés do mesmo:P). Fossem todos assim..

Outros excelentes exemplos de lojistas: Eduardo Telles (Redfish), ambos na aquamagia, sr. Oliveira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Obrigado pelas respostas, pelo menos fico a saber que não errei em alertar! Agora vamos ver também como se comporta o beta que trouxe. Para já está bem parado, nada agressivo, até bastante esquivo...

 

Quanto à loja, não pretendo lá voltar mas para a informação ficar esclarecida de todo, chama-se "O cão a bordo" fica em Lavra, Matosinhos. É uma loja pequena que aqui no norte do país não terá assim tanto impacto tendo em conta que existem as lojas das grandes superficies tais como a Ornimundo e a Jardiland. Mas ainda assim...

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom alertar a comunidade destes casos.

 

Não respondo às questões colocadas, porque penso que já foram respondidas.

 

 

 

Quanto à odisseia da água, o Bruno quase sempre sabe o que faz, porém os bettas que vejo com outros peixes, por norma são femeas, os machos também costumam estar em maternidades. Só não vou lá mais vezes por causa dos preços, ia lá sempre, mas depois de pesquisar e conhecer melhor a zona vi que há melhores opções (em termos de €).

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele que não nos oiça se não somos corridos. ahah

 

Abraço

 

 

LOL..ouve de certeza que aqui é só "bufos"

 

eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito do material. Vale a pena lá ir, ele tem sempre boas dicas para dar.

Preço, acho os normais, sinceramente, uns mais altos, outros mais baixos, outros na média. Às vezes na ânsia de querermos poupar uns euros acabamos por gastar mais por causa das deslocações.. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende muito do material. Vale a pena lá ir, ele tem sempre boas dicas para dar.

Preço, acho os normais, sinceramente, uns mais altos, outros mais baixos, outros na média. Às vezes na ânsia de querermos poupar uns euros acabamos por gastar mais por causa das deslocações.. :morning:

 

Sim, mas para isso servem os contactos, no caso de um filtro ou um aqua (uma coisita mais dispendiosa), dá sempre jeito andar a ver, quem tem a melhor relação qualidade preço!

Não é que a odisseia, seja má e tenha preços muito altos... É como todas... Cabe-nos a tarefa de procurar o que melhor nos convém, e realmente tens razão, no meu caso que não tenho ainda carro, dá um jeitão comprar as coisas perto, porque me sai mais barato. Daí que vou á odisseia uma data de vezes...

Já me falaram, que posso arranjar peixes aqui ao pé a um fornecedor, directamente... Tenho de saber disso.

 

Já agora, alguém conhece uma loja em Lisboa, ao pé (ao pé como quem diz, ainda se tem de andar um bocado, fica ao pé de um Hotel) do Hospital Dona Estefania? Da outra vez comprei dois escalares por 4 euritos... E não fixei o nome da loja...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas para isso servem os contactos, no caso de um filtro ou um aqua (uma coisita mais dispendiosa), dá sempre jeito andar a ver, quem tem a melhor relação qualidade preço!

Não é que a odisseia, seja má e tenha preços muito altos... É como todas... Cabe-nos a tarefa de procurar o que melhor nos convém, e realmente tens razão, no meu caso que não tenho ainda carro, dá um jeitão comprar as coisas perto, porque me sai mais barato. Daí que vou á odisseia uma data de vezes...

Já me falaram, que posso arranjar peixes aqui ao pé a um fornecedor, directamente... Tenho de saber disso.

 

Já agora, alguém conhece uma loja em Lisboa, ao pé (ao pé como quem diz, ainda se tem de andar um bocado, fica ao pé de um Hotel) do Hospital Dona Estefania? Da outra vez comprei dois escalares por 4 euritos... E não fixei o nome da loja...

 

Abraço

 

Eu não conheço, mas cuidado com o "barato", que as vezes "sai caro.". Mas se ficas.te satisfeito não tens porque não voltar, lá isso e verdade..:morning:

 

Quanto à odisseia, tive lá a pouco tempo mas das 4 coisas que ia comprar não tinha nenhuma..lol..mas com todo o respeito ao Bruno já tenho ido a outra loja vizinha e tem sempre tudo ou soluções identicas..

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais