Os meus bidons e o pH


Alexandre Rodrigues

Recommended Posts

De algum tempo para cá que tenho reparado que o pH da água do meu aquário não sobe acima de 8.01 durante o dia e de noite chega aos 7.75... :rainbowafro: reposições sempre com kak e com osmoregulador e kH dentro do normal. Tenho andado a matutar nisto e por casualidade ao fazer uma tpa a água nova estava a cair mesmo em cima da sonda de pH e o pH começou a cair abruptamente! Decidi medir o pH da água dos bidons e para meu espanto 7.27 :crazyeyes:

 

Medições feitas ontem:

água recolhida em 23/12

Bidon de 20l - pH 7.27

Garrafão de água 5l - 7.95

 

água recolhida em 12/1

Bidon de 20l - pH 7.90

Garrafão de água 5l - 7.95

 

Todas as medições foram feitas num espaço de tempo de 1 hora.

 

Toda a água esteve guardada no mesmo sitio em iguais condições de iluminação. Daqui posso concluir que os meus bidons de 20l me estão a estragar a água :angry: , fazendo cair o pH com o tempo. Foram comprados na socorsul, usados de liquidos alimentares que presumo tenham sido sumo concentrado, por causa do cheirinho a limão que tinham :) . Foram lavados e relavados até com soda caustica! já têm 6 meses de uso e muita água metida dentro e mesmo assim ainda têm alguma coisa que faz descer o pH.

Pedro Conceição e Pypo sei que têm bidons iguais aos meus se quiserem controlar... acho que devem!

 

Logo vou ver se faço mais testes à água dos bidons, kH e fosfatos depois coloco aqui os resultados.

 

cump

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De facto, e um pouco estranho. Luis, mede tambem dos bidons que te dei. Na proxima vez que for ao Cabo, vou fazer uns testes in-loco. Ando desconfiado de umas coisas, na agua do Cabo.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

processos aerobios e anaerobios da vida existente na agua, levam ao consumo de O2 e criação de CO2... experimenta meter a agua do bidão a arejar com uma bomba de ar, vais notar uma subida no pH.

 

É o meu palpite.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz a medição ontem, com a água a 26º, antes de colocar no aqua, e dava 8,11 armazenado há 2 ou 3 semanas em jarricans que não são os que o Alexandre disse, são uns limpinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema são mesmo os jerricans, já suspeitava disso... por enquanto as recolhas vão ser feitas com garrafões de água, paciência.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus estão em limpeza profunda. Cada um tem 1lt de lixivia e de 5 em 5 dias, às vezes mais, vou rodando de forma a que todas as paredes internas do mesmo estejam em contacto com a lixivia. Depois vou colocar em água corrente durante um dia inteiro, cada um, até desaparecer o cheiro da lixivia. Depois a ver como eles se portam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais