Iniciante em plantas


RubenDoliveira

Recommended Posts

Viva,

 

Depois dos peixes, iniciei-me agora com as plantas e tenho algumas dúvidas que, se possível, agradecia que me esclarecessem.

(Peço desculpa se isto já foi discutido anteriormente)

 

1-Gostaria em primeiro lugar, de vos perguntar se sabem o nome da planta abaixo

2-O substracto do meu aquário é areão biológico, preciso de mais alguma coisa para colocar a planta ou posso colocar já assim?

3-Como podem ver, a planta vem com um pequeno vaso... informaram-me que posso colocar já assim no aquário mas não sei se será boa ideia, o que acham? Coloco assim? as raízes não terão depois dificuldades em respirar? Enterro directamente no areão?

 

Desde já, obrigado.

 

 

_11.jpg

_22.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1-Limophila Sessiflora ou Cabomba

 

2- Não sei que tipo de areão é mas das duas uma ou metes substracto fertil ou então utilizas fertilizantes líquidos consoante as carências apresentadas (aconselho que os macros sejam DIY pois sai mais barato) fica aqui um link util http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36358

 

3- Eu aconselho a que tires do vaso e que tires aquela espécie de lã de vidro que vem a envolver as raízes.

 

 

Já agora e por curiosidade qual o setup do aqua onde pretendes meter essas plantas?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

1-Gostaria em primeiro lugar, de vos perguntar se sabem o nome da planta abaixo

Se não me engano... Cabomba caroliniana

 

2-O substracto do meu aquário é areão biológico, preciso de mais alguma coisa para colocar a planta ou posso colocar já assim?

Podes manter a planta assim, ela até é das menos exigentes...

 

3-Como podem ver, a planta vem com um pequeno vaso... informaram-me que posso colocar já assim no aquário mas não sei se será boa ideia, o que acham? Coloco assim? as raízes não terão depois dificuldades em respirar? Enterro directamente no areão?

Tira o vaso, e toda a lã de rocha... quem te informou, desculpa a frontalidade, mas se calhar não percebe muito de plantas aquáticas...

 

É possível ter plantas assim, no vaso com a lã de rocha? Sim, é possível... deve-se fazer? Não...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1-Limophila Sessiflora ou Cabomba

 

2- Não sei que tipo de areão é mas das duas uma ou metes substracto fertil ou então utilizas fertilizantes líquidos consoante as carências apresentadas (aconselho que os macros sejam DIY pois sai mais barato) fica aqui um link util http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36358

 

3- Eu aconselho a que tires do vaso e que tires aquela espécie de lã de vidro que vem a envolver as raízes.

Já agora e por curiosidade qual o setup do aqua onde pretendes meter essas plantas?

 

Abraço

 

Obrigado pela resposta :rainbowafro:

 

Quanto ao setup:

 

Água fria

Aqua de 54Lt (50-52 úteis)

60x30x40cm

Lâmpada Sylvania Daylight 15w T8

Filtro Biológico

9 peixes:

2 Telescópios

3 Carpas

2 Cauda dupla

2 vulgares

(eu sei que são muitos peixes para o aqua em questão, quando forem adultos, mas tenho um pequeno lago à disposição assim que crescerem mais)

Taxiphyllum barbieri (Musgo Java)

Vesicularia montagnei (Musgo Christmas)

Areão Biológico

 

Espero ter dado as informações que pretendias.

Mais uma vez, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Se não me engano... Cabomba caroliniana

Podes manter a planta assim, ela até é das menos exigentes...

Tira o vaso, e toda a lã de rocha... quem te informou, desculpa a frontalidade, mas se calhar não percebe muito de plantas aquáticas...

 

É possível ter plantas assim, no vaso com a lã de rocha? Sim, é possível... deve-se fazer? Não...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Obrigado Luís :rainbowafro:

 

Pois, acredito... Quem me informou foi a dona da loja onde a comprei :smilecolros:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta :)

 

Quanto ao setup:

 

Água fria

Aqua de 54Lt (50-52 úteis)

Lâmpada Sylvania Daylight 15w T8

 

Olá,

só com essa iluminação não sei se conseguirás manter a cabomba, parece-me pouco, mas é tudo uma questão de experimentares...

já agora podes obter mais infos sobre a planta em www.tropica.com

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Aproveito este tópico para colocar mais uma questão.

 

Estou a usar fertilizante liquido da Nutrivan, a única instrução que vem é «2 tampas por cada 70 litros». Portanto, a minha questão é sobre o período de dosagem, de quanto em quanto tempo coloco?

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm, está aqui o link: http://petosland.com/petos/index.php?page=...rt&Itemid=1

 

Volume 54lt :smile2:

 

Boas 72 litros é o volume bruto, se descontares 5 cm de areão mais 5 cm em cima que não enches até ao limiar do vidro dá menos 10cm de altura,

 

logo dá 60 x 30 x 30 = 54l se ainda a isso retirares plantas, decorações etc etc ainda dá menos litragem.

 

Penso que sejam essas as contas no tal site.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben,

 

o cálculo do volume é uma verdade universal!

tu disseste isto:

Aqua de 54Lt (50-52 úteis)
por isso, te corrigi: 60X30X40=72L

 

Boas 72 litros é o volume bruto, se descontares 5 cm de areão mais 5 cm em cima que não enches até ao limiar do vidro dá menos 10cm de altura,

 

logo dá 60 x 30 x 30 = 54l se ainda a isso retirares plantas, decorações etc etc ainda dá menos litragem.

 

Penso que sejam essas as contas no tal site.

sim Trocado, muito possivelmente são essas as contas do tal site, mas não posso concordar que o publiquem assim, como dado adquirido...

em 1º.lugar, nenhum dos meus aquários tem 5cm sem água, na parte de cima... têm menos!

em 2º., eles não sabem se o cliente vai encher aquilo de troncos ou filtros internos, o que roubaria logo imenso espaço/volume;

em 3º., imagina que eu queria um aquário de 70L só para levar água... pelas contas deles, vinha para casa com um de 100L brutos...

em 4º., bastaria acrescentar 'aproximadamente (54L) reais'...

com a quantidade de pessoas que não sabe calcular o volume, deveriam seguramente disponibizar os 2 valores, já que querem ser são preciosistas...

vê como o Ruben foi induzido em erro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu concordo com isso, deveriam ter a informação de outra forma, só tentei explicar o que deveria ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata de saber ou não calcular um volume, felizmente sei fazê-lo e penso que o mesmo se aplica à maioria. Simplesmente tomei os 54 litros como referência, e também não acredito que seja muito relevante para a maioria das pessoas, basta tomar conhecimento ou calcular o valor aproximado ao valor real.

 

No meu caso não liguei sequer muito a isso nem me preocupei em calcular o volume "real" e penso que a maioria das pessoas também não o faz, pelo menos os iniciantes.. talvez daí o porquê de não colocarem os dois valores.

 

Numa tentativa de não me desviar do assunto do tópico, se alguém souber a resposta à minha segunda pergunta... agradecia :?

Editado por RubenDoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben,

 

é a partir do volume bruto do aquário que tu podes calcular o espaço útil, deduzindo o que lhe metes dentro... tudo o resto, vais desculpar-me, mas é estar a inventar... :?

 

quanto à tua pergunta sobre dosagem na fertilização, não te sei ajudar porque não conheço a marca, sorry...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben,

 

é a partir do volume bruto do aquário que tu podes calcular o espaço útil, deduzindo o que lhe metes dentro... tudo o resto, vais desculpar-me, mas é estar a inventar... :)

 

quanto à tua pergunta sobre dosagem na fertilização, não te sei ajudar porque não conheço a marca, sorry...

 

De qualquer forma, obrigado... já me consegui informar e ao que parece 1 aplicação semanal é suficiente. :)

 

É como te disse, talvez por ter sido o meu primeiro aquário... baseiei-me sempre nos 54 litros sem preocupação e numa avaliação do espaço a olho nu:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben,

 

essa história das dosagens é muito relativa... tudo depende da quantidade de plantas e do que estas consomem.

eu uso o Flourish Seachem e comecei a aplicar o fertilizante segundo as indicações, durante um certo tempo (x gotas por semana); no entanto aquilo não me convenceu e fui aumentando gradualmente a dose, até encontrar um ponto de equilibrio: fertilizo 2 vezes mais com o dobro das gotas!

nestas matérias temos mesmo que ser 'juízes em causa própria'... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ruben,

 

essa história das dosagens é muito relativa... tudo depende da quantidade de plantas e do que estas consomem.

eu uso o Flourish Seachem e comecei a aplicar o fertilizante segundo as indicações, durante um certo tempo (x gotas por semana); no entanto aquilo não me convenceu e fui aumentando gradualmente a dose, até encontrar um ponto de equilibrio: fertilizo 2 vezes mais com o dobro das gotas!

nestas matérias temos mesmo que ser 'juízes em causa própria'... :)

 

Certo! :) Vou tomar atenção e ver como as plantas se dão. Obrigado pelas dicas :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais