Novato :)


FO_ox

Recommended Posts

Boas pessoal do forum ^^

 

Bem... Eu já estou registado por aqui há algum tempo e tenho lido o forum atenciosamente pois tencionava comprar um aquário de água doce e quente, mas como ainda vivo em casa dos meus pais e talvez daqui a uns 2/3 anos me ponha a andar pensei que fosse melhor não investir em grande coisa já que depois com as mudanças e tal lá se ia o aquário ou tinha de o deixar cá e comprar outro para a minha casa (nao que isso fosse um problema, mas se vou ter trabalho gostava de ficar com ele :wink:)

Por isso, para me ir entretendo comprei uma aquário bola... Só para ir treinando e para ir dando algum prazer à viste :P

Mas... Eu gostava de saber se é possível por a minha bola a água quente com umas plantita, um cascalho ou uma areia engraçada no fundo e 2 ou 3 peixes bem bonitos!

Agradeço a vossa ajuda a este nabo da aquarioilia xD

 

Tiago Varela, Aveiro :crazyeyes:

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal do forum ^^

 

Bem... Eu já estou registado por aqui há algum tempo e tenho lido o forum atenciosamente pois tencionava comprar um aquário de água doce e quente, mas como ainda vivo em casa dos meus pais e talvez daqui a uns 2/3 anos me ponha a andar pensei que fosse melhor não investir em grande coisa já que depois com as mudanças e tal lá se ia o aquário ou tinha de o deixar cá e comprar outro para a minha casa (nao que isso fosse um problema, mas se vou ter trabalho gostava de ficar com ele :wink:)

Por isso, para me ir entretendo comprei uma aquário bola... Só para ir treinando e para ir dando algum prazer à viste :P

Mas... Eu gostava de saber se é possível por a minha bola a água quente com umas plantita, um cascalho ou uma areia engraçada no fundo e 2 ou 3 peixes bem bonitos!

Agradeço a vossa ajuda a este nabo da aquarioilia xD

 

Tiago Varela, Aveiro :crazyeyes:

Bom dia

 

Sr. Varela eu sou um puto que está neste hoby há bem pouco tempo, e vou-me atrever dar-lh um conselho.

Se investir num aquario de 50l por exemplo, ou num maiorzinho, sempre o poderá transportar um dia para a sua casa, assim poderá por umas plantitas um fitro um termostado areão e substrato e 3 ou 4 peixinhos, o gosto é seu.

O que espero que lhe aconteça é o que aconteceu a mim, gozo, divertimento e imenso prazer neste hoby. se optar pela minha sugestão desejo-lhe muita sorte.

 

Cumprimentos

 

Artur

Com a sua bola não sei se vai dar alguma coisa penso que não

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Sr. Varela eu sou um puto que está neste hoby há bem pouco tempo, e vou-me atrever dar-lh um conselho.

Se investir num aquario de 50l por exemplo, ou num maiorzinho, sempre o poderá transportar um dia para a sua casa, assim poderá por umas plantitas um fitro um termostado areão e substrato e 3 ou 4 peixinhos, o gosto é seu.

O que espero que lhe aconteça é o que aconteceu a mim, gozo, divertimento e imenso prazer neste hoby. se optar pela minha sugestão desejo-lhe muita sorte.

 

Cumprimentos

 

Artur

Com a sua bola não sei se vai dar alguma coisa penso que não

 

Pois... Mas eu agora já tenho a bola :S

Para já tenho 2 peixes que nem sei a espécie... lol Sao daqueles vermelhor que se vê por aí em qualquer esquina!

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tens ai uns peixes que crescem muito e precisam de um aquario de 200l no minimo.

mas o melhor é mesmo comprares um quadrado de 20 a 30 litros, nao sao muito grandes portanto é facil o transporte. é que aquarios redondos provocao muito stress nos peixes. e começa a pensar noutra especie de peixes.

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tens ai uns peixes que crescem muito e precisam de um aquario de 200l no minimo.

mas o melhor é mesmo comprares um quadrado de 20 a 30 litros, nao sao muito grandes portanto é facil o transporte. é que aquarios redondos provocao muito stress nos peixes. e começa a pensar noutra especie de peixes.

 

Imaginemos que para já me fico por este aquário!

O que gostaria de saber é se é possível por um termostato, se sim, gostaria que me dissessem qual, que peixes e que planta?

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é complicado pois é dificilencontrar termostatos tao pequenos e depois a unica coisa aconselhada a por ai é um pouco de musgo e uma anubia nana com uma lampada por cima e talvez uns camaroes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Já tirei a ideia da cabeça de por o aquário de bola em água quente... vou apenas colocar-lhe um fertilizante no fundo e por uma planta, ainda nao sei qual... se quiserem dar uns palpites agradecia!

Quanto aos peixes... Que espécies acham que posso por neste aquário de água fria? Gosto muito de betas! Acham que se safa?

 

Obrigado pela ajuda :rainbowafro:

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Já tirei a ideia da cabeça de por o aquário de bola em água quente... vou apenas colocar-lhe um fertilizante no fundo e por uma planta, ainda nao sei qual... se quiserem dar uns palpites agradecia!

Quanto aos peixes... Que espécies acham que posso por neste aquário de água fria? Gosto muito de betas! Acham que se safa?

 

Obrigado pela ajuda :rainbowafro:

Com ou sem os 2 peixes "que se veem em qq esquina"?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem essa bola?

 

Se tiver menos de 5L não aconselho nenhum.

 

Atenção que os betta são peixes de água quente, temperatura ideal ronda os 25º e os 27º graus.

 

 

Primeiro aconselho-te a instalar a bola e medires a temperatura durante um tempo para ver as suas variações, se for caso disso escolhes um peixe mediante a temperatura e dimensões da bola.

 

Nos links abaixo podes ver as caracteristicas e necessidades de alguns peixes:

 

1

2

 

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem essa bola?

 

Se tiver menos de 5L não aconselho nenhum.

 

Atenção que os betta são peixes de água quente, temperatura ideal ronda os 25º e os 27º graus.

Primeiro aconselho-te a instalar a bola e medires a temperatura durante um tempo para ver as suas variações, se for caso disso escolhes um peixe mediante a temperatura e dimensões da bola.

 

Nos links abaixo podes ver as caracteristicas e necessidades de alguns peixes:

 

1

2

Boa sorte.

O ideal seria não por nenum :rainbowafro:

Não achas?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito me surpreende que, depois de tanta conversa à volta dos globos, ninguém (excepto o Daniel Almeida) lhe tenha dito que o número de peixes que ele deveria por é ZERO! Ou lá por ele dizer que afinal não vai manter lá os kinguis (presumo que sejam kinguios) então é na boa colocar lá peixes?

 

Não estou a criticar ninguém, simplesmente estranhei o facto de ninguém dizer nada! É que, para mim, manter um peixe num globo NÃO é aquariofilia, pois o aquariofilista procura, ACIMA DE TUDO, o beme star dos peixes... acho que já todos lemos o suficiente para saber que não é possível que um peixe esteja realmente bem num globo! Repito, não é uma critica a nenhum dos membros que postou anteriormente, é só um desabafo.

 

FO_ox, sinceramente, eu julgo que começares com esse globo é o primeiro passo para muitas desilusões e, eventualmente, abandonares este hobby que tanto tem para oferecer. Claro, a decisão final é tua e ninguém te pode obrigar a nada, mas eu acho que não fazias nada mal em ir à loja pedir para trocar o aqua (se te trocarem pelo dinehiro, melhor ainda). Há aquas de 20 litros bem em conta no espaço OFERTA do fórum..

 

Claro, é só a minha opinião, não sou ninguém para criticar quem quer que seja!

 

Boa sorte com isso!! :)

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu perguntei a litragem, e se realmente tiver por volta de 5L, aconselhei nenhum, até pus a negrito.

 

Mas não sei as dimensões do globo, não digo que não. Há globos que suportam perfeitamente um Betta, uma tia minha tem um globo que tem cerca de 15L, por isso o importante antes de dizer que sim ou que não é saber de que "bola" ou "globo" estamos a falar..

 

Globo ou Bola não significa ter 2L de água.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está em causa a litragem, mas sim o FORMATO do "aquário".. o meu post anterior foi todo sobre o facto de se estar a falar de um globo!

Claro que quando lhe falei de um aqua de 20L, estava a referir-me a um aqua com formato "normal"...

 

Peace! :)

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está em causa a litragem, mas sim o FORMATO do "aquário".. o meu post anterior foi todo sobre o facto de se estar a falar de um globo!

Claro que quando lhe falei de um aqua de 20L, estava a referir-me a um aqua com formato "normal"...

 

Peace! :rainbowafro:

 

Eu entendo perfeitamente o que dizes e concordo contigo, mas não podemos dizer a alguém que tenha um globo de 20L que não pode colocar peixes, porque pode e consegue criar um habitat para determinados peixes (poucos, mas há).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, caro vizinho =)

Pois é, mas continuamos em completo desacordo.. (o que é bom não é? se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo?):smilecolros:

A questão é que já li no fórum e em outros sites que qualquer globo é mau para os peixes.. Ao que parece, a ondulação "estranha" causada pelo formato esferóide stressa muito os peixes, podendo levá-los à morte. Eis o porquê de eu não aconselhar a colocação de peixes nos globos, ainda que tenham 20Litros.. Além do mais, acho que +e começar mal logo de raiz... a frequente morte dos peixes em globo pode muito bem acabar logo com o desejo da pessoa em ser aquariofilista.. ou seja, é menos um adepto do hobby, o que só o empobrece.. A minha ideia é que todos comecem bem, pois isso é que impulsiona a pessoa! Não me admira que muitos desistam à primeira contrariedade. Eu comecei mal (sim, também torturei kinguios) porque nem me dei ao trabalho de ler nada.. Comecei a ler, dei os peixes e comecei a fazer "bem" as coisas.. mas não em admiro nada que muitos desistam após a primeira contrariedade...

Abraço vizinho :P (ainda havemos de trocar uns guppies... blue moscow agrada-me ... :rainbowafro::D:D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, caro vizinho =)

Pois é, mas continuamos em completo desacordo.. (o que é bom não é? se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo?):smilecolros:

A questão é que já li no fórum e em outros sites que qualquer globo é mau para os peixes.. Ao que parece, a ondulação "estranha" causada pelo formato esferóide stressa muito os peixes, podendo levá-los à morte. Eis o porquê de eu não aconselhar a colocação de peixes nos globos, ainda que tenham 20Litros.. Além do mais, acho que +e começar mal logo de raiz... a frequente morte dos peixes em globo pode muito bem acabar logo com o desejo da pessoa em ser aquariofilista.. ou seja, é menos um adepto do hobby, o que só o empobrece.. A minha ideia é que todos comecem bem, pois isso é que impulsiona a pessoa! Não me admira que muitos desistam à primeira contrariedade. Eu comecei mal (sim, também torturei kinguios) porque nem me dei ao trabalho de ler nada.. Comecei a ler, dei os peixes e comecei a fazer "bem" as coisas.. mas não em admiro nada que muitos desistam após a primeira contrariedade...

Abraço vizinho :P (ainda havemos de trocar uns guppies... blue moscow agrada-me ... :rainbowafro::D:D)

 

Quanto aos guppys, tens que dizer o que tens..ehhe.

 

Quanto ao topico em questão, eu concordo e sei disso, mas não digo que não porque não concordo totalmente com isso, por exemplo, manter certas espécies de killis em globos, será assim tão grave?..foi um exemplo:)

 

Mas como disse, também não aconselho, felizmente comecei bem, li muito antes de ter o material e só depois é que de facto me senti preparado para gastar umas centenas de euros..lol.

Para mim, aquariofilia num globo é complicado, ou até impossivel, mas ter um peixe por ter, não vejo porque não, desde que se tenha a minima preocupação do que se está a fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Por enquanto tenho lá os meus 2 kinguios (sim, soa kinguios), parecem bastante bem, sem stress (nao se metem a nadar a altas velocidades de um lado para o outro...), e ficam apreensivos quando lhes dou comer xD

Por enquanto, por nao ter condiçoes melhores, vou manter os meus peixes no aquário de bola, mas um dia quando tiver o meu próprio espaço vou colocar um aquário bem maior podem ter a certeza, porque se assim uma coisinha tão pequena já mete prazer cuidar... imagino algo em grande escala :huh:

 

Obrigado pela ajuda

 

Tiago Varela

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Por enquanto tenho lá os meus 2 kinguios (sim, soa kinguios), parecem bastante bem, sem stress (nao se metem a nadar a altas velocidades de um lado para o outro...), e ficam apreensivos quando lhes dou comer xD

Por enquanto, por nao ter condiçoes melhores, vou manter os meus peixes no aquário de bola, mas um dia quando tiver o meu próprio espaço vou colocar um aquário bem maior podem ter a certeza, porque se assim uma coisinha tão pequena já mete prazer cuidar... imagino algo em grande escala :huh:

 

Obrigado pela ajuda

 

Tiago Varela

 

Boas

 

É assim...

 

Como é aqui dito, se não se tem condições e/ou tempo ara o hobby, o melhor é coleccionar selos...

Isto não é uma brincadeira, são seres vivos!

Como tal, devemos mantelos em função das nossas possibilidades.

Um peixe que precisade aquários grandes de cerca de 200 litros, não pode ser mantido em condições mais que minimas, só porque não podemos dar lhes as condições necessárias e porque achamos giros (sim porque é o que costuma acontecer, gosta, compra).

 

Acho que deverias devolver esses 2 peixes a loja, e investir num aqua maior (minimo dos minimos 20 ou 30 litros.

 

Não te quero desmoralizar, mas é a realidade, e, como já aqui disseram, pode ser o inicio ara muitas desilusões que te levarão a abandonar o hobby.

 

Imagina te fechado num sitio frio, minimo, sem casa de banho. A experiência não seria muito agradável ...

Pensa nisso ok? :crazyeyes:

 

Cumps

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É assim...

 

Como é aqui dito, se não se tem condições e/ou tempo ara o hobby, o melhor é coleccionar selos...

Isto não é uma brincadeira, são seres vivos!

Como tal, devemos mantelos em função das nossas possibilidades.

Um peixe que precisade aquários grandes de cerca de 200 litros, não pode ser mantido em condições mais que minimas, só porque não podemos dar lhes as condições necessárias e porque achamos giros (sim porque é o que costuma acontecer, gosta, compra).

 

Acho que deverias devolver esses 2 peixes a loja, e investir num aqua maior (minimo dos minimos 20 ou 30 litros.

 

Não te quero desmoralizar, mas é a realidade, e, como já aqui disseram, pode ser o inicio ara muitas desilusões que te levarão a abandonar o hobby.

 

Imagina te fechado num sitio frio, minimo, sem casa de banho. A experiência não seria muito agradável ...

Pensa nisso ok? :huh:

 

Cumps

 

Ele não queria dizer selos, mas sim playstation:)

 

Fora de brincadeiras. As pessoas quando cometem erros obvios devem tentar dar a volta, podes troca los numa loja facilmente, mas isso já sabes.

 

Agora é uma opção pessoal.

 

Infelizmente os peixes são muitas vezes vistos como algo de decoração ou algo sem dor e sofrimento, mas pronto, quanto a isso nao podemos fazer muito (Não estou a dizer que é o caso ...)

 

Certamente tomarás a melhor opção:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não queria dizer selos, mas sim playstation:)

 

Fora de brincadeiras. As pessoas quando cometem erros obvios devem tentar dar a volta, podes troca los numa loja facilmente, mas isso já sabes.

 

Agora é uma opção pessoal.

 

Infelizmente os peixes são muitas vezes vistos como algo de decoração ou algo sem dor e sofrimento, mas pronto, quanto a isso nao podemos fazer muito (Não estou a dizer que é o caso ...)

 

Certamente tomarás a melhor opção:)

 

Quando comprei os peixes na loja disseram-me que eram os melhores peixes para ter em água fria perante a capacidade de água que tinha!

Perguntei se não cresciam muito, e disseram-me que nao, já que o aquário era de água fria e de reduzidas dimensoes, como tal os peixes iriam abituar-se ao seu espaço e crescer consoante as dimensoes.

 

Quanto à qualidade do "estar no aquário" dos peixes: é obvio que não os quero "maltratar" e logo desde o início preocupei-me com isso. Sei que as condições não são as mesmas de que se vivessem num aquário de 50 litros ou mais... Mas por enquanto (em casa dos meus pais) não posso ter mais que isto, por outro lado, quando tiver em minha casa garanto-vos que faço uma coisa melhor e estou mortinho por o fazer...

 

Quanto ao que eu penso acerca da aquariofilia, penso que é importante manter os peixes num espaço agradável para eles e para nós, até porque, além de um objecto de decoração, um aquário é muito mais do que isso, é um ecossistema que deve ser bem tratado, e para mim a piada de ter um aquário, é que nós temos poder sobre ele, e tornamo-nos como um "Deus" pois temos poder absoluto sobre ele...

 

Penso que ficou bem clara a minha ideia em relação ao que é a aquariofilia e ao quanto gosto de peixes (e tambem dos outros animais), acima de tudo é preciso dar saude aos peixes. Por isso me preocupei em colocar o aquário num sítio calmo para não os stressar, de tratar bem da água antes de os colocar lá, de lhes dar o comer adequado para a espécie a que pertencem e de lhes criar um ambiente que lhes proporciona-se um pequeno "habitat natural" com esconderijos e essas coisas que voces sabem melhor que eu!

 

Pesquisei também acerca destes peixes (kinguios) e descobri que faz parte da sua alimentação vegetais, isto é, comem as folhas das plantas que se põem no aquário, desde que estas tenham folhas macias como é obvio...

Que planta é que acham que posso por no meu aquário (tendo em conta que nao tenho iluminação no aquário)??

 

Mais uma vez obrigado!

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá FO_ox!

 

independentemente de eu ser 200% contra o facto de manter um peixe num globo, não ia aqui manifestar-me, uma vez que já muita coisa foi dita nesse sentido, mas...:

Perguntei se não cresciam muito, e disseram-me que nao, já que o aquário era de água fria e de reduzidas dimensoes

1- dizerem-te que um peixe de água fria não cresce muito por ser mantido em água fria... não sei, não! eu voltava lá e pedia explicações... até lhes podias dizer que, por essa ordem de ideias, os de água quente ficam sempre pequenos, desde que o aquário tenha termostato regulado nos 25º... :)

2- quanto às 'reduzidas dimensões', o discurso dos senhores deveria ter sido: ''estes são peixes que crescem muito e precisam de muitos litros para viverem felizes, mas se lhes quer proporcionar um habitat onde, por ser tão pequeno, eles nem vão conseguir desenvolver-se, então leve o globo...''

 

abraço

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens todo o direito de ir à loja reclamar a compra.

 

Eles até agradessem porque lhes vais ensinar alguma coisa de graça..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.