Recommended Posts

Publicado

oi

bom dia

é o seguinte:

tenho uma garrafa de co2 e nao sei bem porque, regulo para sair tipo 2 bolhas por segundo, mas o que acontece....

- quando o temporizador desliga, o co2 esta ligado ( valvula electromagnetica) e desliga, a pressao esta quando ligado imagine-mos em 2. quando desliga vai para o maximo ,e chega a passar o maximo.

o que acontece depois.... quando liga automaticamente aquilo ''explode'' devido a alta pressao, ou sai o tubo que liga ao difusor, ou que liga a valvula anti retorno.

ha e mesmo ligado a pressao nao desce resumindo fica sempre no maximo.

so desce se eu abrir a valvula dos manometros ao maximo, aquilo parece quase uma bomba de ar, ai sim desce para os 1/2 bar de pressao,....

o problema é que depois eu volto a fechar pos nao me interessa tanto co2 aquilo volta a subir.

ja alguem teve problema identico ???

que podera ser ???

sera da valvula electromagnetica ???

aguardo ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado:
oi

bom dia

é o seguinte:

tenho uma garrafa de co2 e nao sei bem porque, regulo para sair tipo 2 bolhas por segundo, mas o que acontece....

- quando o temporizador desliga, o co2 esta ligado ( valvula electromagnetica) e desliga, a pressao esta quando ligado imagine-mos em 2. quando desliga vai para o maximo ,e chega a passar o maximo.

o que acontece depois.... quando liga automaticamente aquilo ''explode'' devido a alta pressao, ou sai o tubo que liga ao difusor, ou que liga a valvula anti retorno.

ha e mesmo ligado a pressao nao desce resumindo fica sempre no maximo.

so desce se eu abrir a valvula dos manometros ao maximo, aquilo parece quase uma bomba de ar, ai sim desce para os 1/2 bar de pressao,....

o problema é que depois eu volto a fechar pos nao me interessa tanto co2 aquilo volta a subir.

ja alguem teve problema identico ???

que podera ser ???

sera da valvula electromagnetica ???

aguardo ajuda

Epá, explica lá isso melhor que não dá pra perceber muito bem...

Em primeiro lugar descreve a montagem do teu sistema. P.ex. Botija - Redutor - Válvula de Agulha - Válvula Solenóide, é esta a ordem?

Pelo que percebi o teu problema é quando a válvula solnóide abre outra vez, o redutor tem muita pressão na saída, é isso??

Mas tu não tens válvula de agulha para regular as bolhas, ou fazes isso na rosca do redutor?

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Epá, explica lá isso melhor que não dá pra perceber muito bem...

Em primeiro lugar descreve a montagem do teu sistema. P.ex. Botija - Redutor - Válvula de Agulha - Válvula Solenóide, é esta a ordem?

Pelo que percebi o teu problema é quando a válvula solnóide abre outra vez, o redutor tem muita pressão na saída, é isso??

Mas tu não tens válvula de agulha para regular as bolhas, ou fazes isso na rosca do redutor?

abx

oi

uiiiii isso é que vai ser pior, sou pessimo a explicar coisas dou mil voltas para dizer uma coisa simples e ao fim fica mal dita na mesma. :)

mas vou tentar...

garrafa - manomtros - mangueira - valvula electronagnetica (aquela que liga a corrente e liga e desliga) - mangueira - valvula anti retorno - mangeira - difusor

pois valvula de agulha que é isso ??? sim eu tento regular as bolhas com a rosca, agora sinceramente nao sei se é do redutor ou do que é, pois tenho 3 roscas ( uma da garrafa que abro ao maximo, depois tenho 2 nos manometros, uma preta maiorzita e uma mais pequena que esta por cima da saida do ar, eu regulo nessas duas)

depois tipo se abro muito essa rosca pequena a pressao baixa, mas sai muito co2, se fecho um bocado a pressao aumenta logo, ao maximo.

o que é isto, ou melhor quais as funçoes ou onde posso ver na net algo sobre isto ???

Redutor - Válvula de Agulha - Válvula Solenóide

aguardo ajuda

Publicado:
oi

uiiiii isso é que vai ser pior, sou pessimo a explicar coisas dou mil voltas para dizer uma coisa simples e ao fim fica mal dita na mesma. :)

mas vou tentar...

garrafa - manomtros - mangueira - valvula electronagnetica (aquela que liga a corrente e liga e desliga) - mangueira - valvula anti retorno - mangeira - difusor

pois valvula de agulha que é isso ??? sim eu tento regular as bolhas com a rosca, agora sinceramente nao sei se é do redutor ou do que é, pois tenho 3 roscas ( uma da garrafa que abro ao maximo, depois tenho 2 nos manometros, uma preta maiorzita e uma mais pequena que esta por cima da saida do ar, eu regulo nessas duas)

depois tipo se abro muito essa rosca pequena a pressao baixa, mas sai muito co2, se fecho um bocado a pressao aumenta logo, ao maximo.

o que é isto, ou melhor quais as funçoes ou onde posso ver na net algo sobre isto ???

Redutor - Válvula de Agulha - Válvula Solenóide

aguardo ajuda

Boas, o que tu chamas de manómetros é na realidade um redutor de pressão. O redutor de pressão pode ou não ter manómetros ;) Um manómetro é aquela peça (normalmente circular) que encaixa no redutor com uma escala e um ponteiro que te indica a pressão.

Pela descrição da tua montagem, é possível que a válvula de agulha esteja integrada no redutor (a rosca mais pequena, a última).

Fazes o seguinte:

* Fecha a torneira da botija

* Vaza a pressão do redutor abrindo as duas roscas e deixa sair o CO2 que estiver lá dentro

* Fechas as 2 roscas do redutor

* Abre a botija o suficiente, nem precisa de ser tudo

* Abre a rosca maior do redutor e regulas até o manómetro que te indica a pressão na saída indicar 1bar.

* Agora regulas na rosca pequena a quantidade de bolhas/segundo que pretendes

Atenção que as válvulas de agulha são muito sensíveis, dá pequenos toques nela e espera. Não rodes aquilo para um lado e para o outro sem esperar um pouco, senão nunca vais conseguir acertar com a quantidade de bolhas que queres.

abx

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

1º fecha a torneira da botija;

2º abre as torneira dos manometros, liga a valvula solenoide e abre a valvula de agulha para libertar o gás acumulado e assim ficares com os manometros a zero;

3º Fecha as torneiras abertas, a dos manometros e a de agulha (a mais pequena).

4º Abre a torneira da botija, não necessita de ser toda aberta, uma a duas voltas deve chegar, nesta altura um dos manometros subiu, se a botija estiver cheia estará entre os 50 a 60 bar

5º Abre a tal torneira preta até teres uma pressão de 1 a 2 bar no segundo manómetro, esta torneira depois de regulada não será para mexer mais, no fim de teres o sistema todo a funcionar, talvez tenhas de dar um pequeno ajuste porque a pressão poderá cair um pouco com a abertura da valva de agulha

6º liga a valvula electro magnetica

7º regula a valvula de agulha para o caudal pretendido, poderá demorar algum tempo até estar bem ajustada.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

oi

pelo que pude perceber ambas as respostas sao identicas,... certo ??

ha sim o meu manometros tem 2 ''escalas'' da pressao e da quantidade de co2.

entao resumindo para ver se nao me enganei...

desligo a valvula electromagnetica,.... fecho a valvula da garrafa,... e abro as outras 2 troneiras ao maximo....

a preta pelo que percebi é a que regula a pressao, certo ???

fecho-a e regulo para uma pressao entre 1 e 2.

depois abro a pequena lentamente pois é a tal valvula de agulha.

é isto, certo ???

agora so fiquei com uma duvida, e melhor tirar o tubo ao fazer isto pois ao desligar a valvula electromagnetica se nao tirar o tubo o ar chega ali e nao passa, ou seja penso que a pressao se vai manter, certo ???

aguardo ultima ajuda, depois a ver vamos :)

desda ja OBRIGADO A TODOS os que me ajudaram

ps. caso consiga regular aquilo em condiçoes venho ca dizer , caso nao consiga venho chatear ;)

Publicado:
Ehehe

isto foram duas explicações quase simultâneas ;)

Se possível, coloca aqui uma foto do teu redutor para vermos se aquilo tem realmente ou não a válvula de agulha.

abx

estao a falar nalgum cafe ou assim e combinaram enviar os 2 ao mesmo tempo, é isso.-.... aposto :)

agora ao almoço tiro foto e ponho aqui.

Publicado:
estao a falar nalgum cafe ou assim e combinaram enviar os 2 ao mesmo tempo, é isso.-.... aposto :)

agora ao almoço tiro foto e ponho aqui.

Não sei se tens conta-bolhas ou um difusor que as permita contar.

Um método que tb funciona é tirar o tubo que encaixa na válvula anti-retorno e metê-lo dentro de um copo de água.

Segue os passos que te indicámos, está bem explicado. Não abras aa botija com as roscas do manómetro abertas ;)

E claro, se queres contar as bolhas a seguir à solenóide, esta tem que estar ligada à corrente, senão não passa nada.

abx

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

oi

OBRIGADO mais uma vez aos membros que me ajudaram,... eles sabem quem sao. :)

o meu muito obrigado.

para ja ficou a funcionar bem, tipo menos de 2 bar de pressao, e o co2 a sair como pretendo.

so falta mesmo ver depois quando desligar as luzes, e o co2 for ''cortado'' se se vai manter, pois por norma a pressao tem subido quando desligo.

mas muito obrigado

algum problema que tenha neste ultimo aspecto venho aqui chatear ;)

Publicado:
oi

OBRIGADO mais uma vez aos membros que me ajudaram,... eles sabem quem sao. :)

o meu muito obrigado.

para ja ficou a funcionar bem, tipo menos de 2 bar de pressao, e o co2 a sair como pretendo.

so falta mesmo ver depois quando desligar as luzes, e o co2 for ''cortado'' se se vai manter, pois por norma a pressao tem subido quando desligo.

mas muito obrigado

algum problema que tenha neste ultimo aspecto venho aqui chatear ;)

Não precisas de regular o redutor para 2bar, não é preciso tanto. 1bar chega e sobra!

Mas assim tb funciona, não te preocupes.

Uma vez a válvula de agulha bem regulada não precisas de lhe tornar a mexer.

Não te esqueças que qdo a solenóide abre, as bolhas não começam logo a sair conforme estava regulado, espera 5 minutos e depois verifica.

Qq coisa já sabes :excl:

abx

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Não precisas de regular o redutor para 2bar, não é preciso tanto. 1bar chega e sobra!

Mas assim tb funciona, não te preocupes.

Uma vez a válvula de agulha bem regulada não precisas de lhe tornar a mexer.

Não te esqueças que qdo a solenóide abre, as bolhas não começam logo a sair conforme estava regulado, espera 5 minutos e depois verifica.

Qq coisa já sabes ;)

abx

sim isso eu sei que tenho de esperar.

agora o meu maior medo mesmo é o aumento da pressao quando desligar o co2.

Publicado:
sim isso eu sei que tenho de esperar.

agora o meu maior medo mesmo é o aumento da pressao quando desligar o co2.

Mas a primeira rosca do redutor deve-te (ou devia-te) "segurar" a pressão de saída constante em 1/2bar, conforme regulares, não deve haver oscilação.

E a válvula de agulha tb apenas deve deixar passar as X bolhas/segundo que regulaste...

Dps diz alguma coisa.

abx

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!