Projecto Aqua I!


islander77

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Tenho lido atentamente o forum de a algum tempo a esta parte e tenho tido o previlégio de apreender com todos vocês...

 

banana rock

 

Bem, indo ao que interessa, estou a montar um aqua e gostaria de ouvir as vossas opiniões/sugestões/críticas, whatever...

 

SETUP

 

Aqua: 120x45x55 + Sump (Ainda não está feita mas será qq coisa como 34*32*50 (Não tenho mais espaço...)

Escumador: Deltec MC 500

Areão: 3 sacos de Bio-Active Life (Aragonite): + ou - 27 Kgs

2 Bombas de circulação Tunze Nanostream 6045

Osmolator Universal (Kalkwasser) + Calcium Dispenser

Bomba de Retorno Eheim Compact + 3000

 

Sal/Testes/Refractómetro etc.....

 

Iluminação: Aceitam-se sugestões!

 

RV: Estava a pensar em comprar 18Kg de Viva e uns 15 de Não Viva... o que acham?

 

Obrigado! :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

É pena não poderes colocar uma sump maior!

Sobre a iluminação, eu colocava 2x150w HQI 14000k + 4x54w (acho que é isto) T5 actinicas.

Rocha viva acho que é pouca. Idealmente deves ter cerca de 60Kg. Podes colocar metade de viva e metade de morta, mas deves começar com mais viva que morta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mesmo necessaria tanta RV tendo em linha de conta que no inicio o Aqua nao terá muitos "habitantes"?

Qual a proporção de RM a colocar em relação a RV?

Por exmplo por cada 10 Kg de RV quantos posso colocar de RM?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para iniciares acho que podias colocar uns 20Kg de Viva e outros 2 de morta, mas não podes colocar muitos peixes, só mesmo uns 2 ou 3, que também é o normal. Depois à medida que aumentas os habitantes aumentas a rocha até completares os 60Kg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.... já não vou levar a minha mulher de férias para a Costa da Caparica! :wink:

 

Agora a sério... pelo que tenho visto daqui do pessoal pensei que no Maximo 35 Kgs a 40Kgs....

 

Falta-me também um termostato... tem que ser alguma coisa especial ou serve um de Agua doce que tenho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:tongue:

 

Estava a pensar em 3 T8 e uma acticinia azul... parece bem?

 

Amanhã é o grande dia da montagem... (A luz fica para depois) love you

 

Vai ser assim:

 

Primeiro montar o aqua, a sump e o PVC todo....

 

Esperar 3 dias......

 

Juntar a areia......

 

Esperar 3 dias....

 

RV

 

Esperar 3 Semanas....

 

E depois.... um peixinho e um coral....

 

mais uma semana mais um peixinho e um coral....~

 

O ritmo parece dever ser este não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, vamos ver os timings...

 

montar o aqua

 

Esperar 3 dias......

 

Juntar a areia......e colocar água

 

Esperar 3 dias....(se for osmose + sal)

 

RV

 

Esperar 2 Semanas, se for água natural, ou 5 a 6 semanas, se for osmose + sal

 

E depois.... um peixinho e um coral....

 

mais uma semana mais um peixinho e um coral....

 

 

É mais ou menos o que tinhas escrito.

 

Sobre a iluminação..eu colocava umas 6 ou 8 T5. os 45cm são em altura ou largura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, vamos ver os timings...

 

montar o aqua

 

Esperar 3 dias......

 

Juntar a areia......e colocar água

 

Esperar 3 dias....(se for osmose + sal)

 

RV

 

Esperar 2 Semanas, se for água natural, ou 5 a 6 semanas, se for osmose + sal

 

E depois.... um peixinho e um coral....

 

mais uma semana mais um peixinho e um coral....

É mais ou menos o que tinhas escrito.

 

Sobre a iluminação..eu colocava umas 6 ou 8 T5. os 45cm são em altura ou largura?

 

 

Expliquei-me mal....

 

Vou colocar agua do "cano" e um saco de carvao activado.

 

Ao fim de 3 dias é que coloco a areia.

 

45 em largura.......

 

Isso não é muita lampada. Na loja aconselharam-me 3 brancas e 1 uma acticia.

 

Parece-te mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água del cano....sem passar por um aparelho de osmose???? Epah, mas comeces mal um reef....mais vale esperares mais um tempo e comprares uma osmose! Já pensaste em recolheres água natural?

 

45cm de largura....3 lampadas acho que é pouco. Eu colocava o máximo possível para essa largura, talvez umas 6 T5. Para poderes ter corais de média e alta dificuldade (corais duros) tens que ter uma boa iluminação. Com 3 T5 só mesmo moles e mesmo assim nem todos!

 

Já agora, para o pessoal te poder ajudar melhor e indicar melhor algumas coisas, coloca no teu perfil a tua zona territorial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aparelho de osmose já tenho.

A ideia era so para ser mais rapido o enchimento do aqua uma vez que nao vai ter nada alem de agua numa 1ª fase......

Optei por utilizar uma filtragem quimica.

A areia neste caso so entra quando os niveis estiverem estaveis.

 

O aparelho de osmose irei utilizar nas Tpa´s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mais vale esperar um dia e fazeres a coisa bem feita!

Já pensaste em recolher água natural? O arraque do aqua era mais rápido e era tudo natural....eu arranquei o meu assim e correu às mil maravilhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... Isso é bom para quem não lhe doa as cruzes.... bang

 

E tb sou algo céptico quanto aos benefícios da mesma sobretudo nas TPA´s (apesar de 90% do pessoal ir buscar água ao Oceano), mas parece-me que "sintética" conseguimos controlar melhor todas as variáveis.

 

Quanto á iluminação (sem recorrer aos HQI... $$$$), duas T5 e 2 Acticínias não darão para quase todos os corais moles e para 70% dos duros (dependendo da altura a que os coloque)?

 

Bem, indo agora ao que interessa.... já está a andar... (a água foi 70% Osmose, 30% não....)

Está tudo a bombar!!!

 

Amanhã ponho fotos.

 

Agora é só controlar a salinidade para acrescentar a RV e a AV...

 

A espera é que me mata!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá islander77,

 

Moras em Carnaxide e queres montar o aquário de início com água + sal?? hum.... aproveito para te informar que o fórum tem uma bomba para recolher água do mar e que regra geral 2 vezes por mês vamos buscar água ao Cabo Raso :crazyeyes:

 

Era só mesmo para provocar e tentar fazer-te mudar de ideias relativamente a usares água de osmose + sal :crazyeyes:

 

Agora a sério, e se quiseres mesmo manter essa ideia, água directamente da torneira não... mais vale aguentares mais um pouco e usares osmose.

 

Abraço!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tive tempo de por as fotos, mas prometo que ponho na proxima semana......

 

Estou com mais uma dúvida!!!!!!

O escumador que tenho é um deltec 500 no entanto acho que não deve estar a fiuncionar nas melhores condições.

Desde que coloquei a areia (e tb ja coloquei rocha viva) todos os aprelhos que estam na samp ficaram cobertos por uma especie de "pó" branco. no entanto quando limpo verifico que é sujidade. O fundo da samp tb está coberto por essa substancia.

Quando retiro a caixa do escumador para limpar a mesma não vem muito suja.....

 

É normal, uma vez que coloquei areia ha 5 dias e rocha ontem?

Poderá ser um problema do escumador?

Se for um problema do escumador há algum "perigo" para a rocha viva?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Islander,

 

Também me aconteceu o mesmo quando montei o meu aqua.

 

Ao teres adicionado a areia, introduziste esse "pó" que aos poucos se vai acumulando na sump. É perfeitamente normal.

 

Quanto ao escumador, dado que só adicionaste rocha viva ontem, é normal que não esteja ainda a retirar muita sujudade. Antes da rocha não tinhas seres vivos, logo estavas sem matéria orgânica, pelo que o escumador estava só a "aquecer". Também tive a mesma dúvida :lol:

 

Dá uns 5 dias ao escumador agora que introduziste a rocha e vais ver o que é sacar porcaria :lol:

 

Um conselho: agora que adicionaste a rocha, não deixes a luz ligada mais do que 4 horas. Vai controlando visualmente o aparecimento de algas e "sujidade" na areia, rocha e vidros. 1 semanita máximo e é altura de adicionar a equipa de limpeza - eremitas, turbos, nassários...

 

Abraço e continuação de bom projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Islander,

 

Também me aconteceu o mesmo quando montei o meu aqua.

 

Ao teres adicionado a areia, introduziste esse "pó" que aos poucos se vai acumulando na sump. É perfeitamente normal.

 

Quanto ao escumador, dado que só adicionaste rocha viva ontem, é normal que não esteja ainda a retirar muita sujudade. Antes da rocha não tinhas seres vivos, logo estavas sem matéria orgânica, pelo que o escumador estava só a "aquecer". Também tive a mesma dúvida :)

 

Dá uns 5 dias ao escumador agora que introduziste a rocha e vais ver o que é sacar porcaria :)

 

Um conselho: agora que adicionaste a rocha, não deixes a luz ligada mais do que 4 horas. Vai controlando visualmente o aparecimento de algas e "sujidade" na areia, rocha e vidros. 1 semanita máximo e é altura de adicionar a equipa de limpeza - eremitas, turbos, nassários...

 

Abraço e continuação de bom projecto

 

 

Obrigado!

 

Foi isso mesmo. Fiquei com a Sump numa lástima... Devo "aspirar" o tal pó, não? Ou quanto mais ´"matéria orgânica" melhor?

 

O escumador já começou a tirar alguma coisa... mas vou ter de trocar... era em 2ª mão e está a fazer muito barulho, pelo que vou trocar por um novo embora não tão bom em termos de eficiência... estava a pensar num V2 Skimmer ou no Tunze DOC Skimmer 9005 ou 9010... o que acham?

 

Também vou ter de corrigir o PVC da Coluna Seca, (lembro-me de ler que também passas-te por isto reefdiver :) )... vou por um cotovelo ou o tubo em "esses" sucessivos para minorar o barulho... por agora parece um ralo no meio da sala! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi isso mesmo. Fiquei com a Sump numa lástima... Devo "aspirar" o tal pó, não? Ou quanto mais ´"matéria orgânica" melhor?

Sim, podes aspirar, sempre é uma ajuda!

 

O escumador já começou a tirar alguma coisa... mas vou ter de trocar... era em 2ª mão e está a fazer muito barulho, pelo que vou trocar por um novo embora não tão bom em termos de eficiência... estava a pensar num V2 Skimmer ou no Tunze DOC Skimmer 9005 ou 9010... o que acham?

Pessoalmente não gosto dos escumadores da Tunze, por isso acho que podes escolher pelo V2Skimmer ou pelos MacroAqua, que são identicos aos V2Skimmer.

 

Também vou ter de corrigir o PVC da Coluna Seca

Podes ver no tópico do reefdiver o que o pessoal disse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá vou parar de dizer obrigado senão torno-me repetitivo mas... obrigado!

 

Posso mesmo por um bicharoco dentro de uma semana?

 

Tenho uma coisa agarrada á RV que parece um tubo pequenino que abre e tudo! É possível?

Editado por islander77
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá vou parar de dizer obrigado senão torno-me repetitivo mas... obrigado!

 

Posso mesmo por um bicharoco dentro de uma semana?

 

Tenho uma coisa agarrada á RV que parece um tubo pequenino que abre e tudo! É possível?

Também acho, daqui a nada tens o obrigado na lista de copy paste! :arrow:

 

sobre colocares alguns bicharocos...eu esperava mais 1 ou 2 semanas.

Sobre o que tens agarrado à rocha, deve ser um espirografo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho, daqui a nada tens o obrigado na lista de copy paste! :arrow:

 

sobre colocares alguns bicharocos...eu esperava mais 1 ou 2 semanas.

Sobre o que tens agarrado à rocha, deve ser um espirografo.

 

 

um espirógrafo? Espera...

 

É isso! Pesquisei no Google e é igual! Esta "coisa" sobrevive assim sem mais ou vai morrer durante o cíclo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais