Recommended Posts

Boas pessoal.

Montei a tempos um aquario para receber nigros, so tem areao e rochas, como nao tem nenhuma planta é necessario ter luz ou so a luz do dia indirecta serve? É que a minha mae anda a me lixar o juizo devido ao aumento da conta da luz!!!

Tenho 4 filtros e uma bomba de ar a bombar, 1 termostato de 200W po aquario de 100L, 3 termostatos de 75W pa aquarios de 25L, 30L e 55L e 3 calhas de iluminação com 2X 30W ligada 7h por dia, 1X15W ligado 6 horas por dia, isto é suficiente para aumentar 30 euros na conta da luz?

Tenho que fazer contas, porque enquanto vivo com os meus pais, tenho que obedecer ás regras da casa.

Ainda estava a pensar montar 1 aquario de 100L para por ciclideos joias, também so com pedras, sem plantas, e a receber a luz indirecta do sol!

Alguem sabe como calcular por exemplo 1h a gastar 60W ? Preciso de arranjar maneira de descer a conta da luz sem ter que desistir dos aquarios :)

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aqui na Madeira a electricidade é mais barata que portugal continental!!!! Anyway preciso fazer contas, senao a minha mae deixa de me pagar a aerobica, ela ameaçou-me hoje de suspender a minha inscrição no gym, e isso não pode ser!!!!

Outra coisa, eu nem sei como calcular o w's, por exemplo as luzes de 30W, gastam 30W por hora é? 1 KW quantos w são?

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

1 watt = 1 joule por segundo, isto significa que se tiveres um aparelho de 60 watts quer dizer que esse aparelho consome 60 joules por cada segundo.

 

o Kw/h é a medida mais utilizada pelas companhias para pagar a electricidade

Como equiparar?

 

:)

 

Para converter watts em kw/h primeiro tens que meter tudo na mesma unidade, Kw, por conseguinte 1 watt= 0.001 Kw. Agora multiplicas o resultado pelos segundos que esteve ligado 1 hora=3600 segundos

0.001x3600=3.6Kw/h

 

Depois vais ver a tabela de preços e ves quanto pagas :)

 

(nao tenho a certeza que está certo, mas se nao esta anda lá perto)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande confusão que aí vai! Isso está tudo errado :)

 

Dou um exemplo simples que servirá para o efeito:

 

se tens, imaginemos, uma lampada de 100W de Potencia ela irá consumir de energia 0.1 kW/h, se estiver ligada uma hora inteirinha. A mesma lampada ligada 10 horas irá consumir 1kW/h. Ao preço actual de 0.0965 € + 5% de IVA por kW/h poderemos dizer aproximadamente que uma lampada ( ou qualquer outro aparelho ) de 100W de potencia irá gastar pouco mais de 10 centimos por cada 10 horas de funcionamento!

 

Ter em atenção que lampadas fluorescentes gastam imensa energia quando "arrancam" dado o curto-circuito provocado pelo arrancador.

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Aqui ficam dois endereços que podem facilitar o calculo dos gastos.

 

Este, permite saber quanto consome um aparelho num certo tempo:

http://www.terra.com.br/dinheironaweb/faca...o_energia_2.htm

 

Este, simplifica o calculo do gasto de um aquario, atendendo a alguns dos componentes mais utilizados:

http://www.pisciculturacorrea.com/gasto.htm

 

Espero que seja util

 

Cumps

 

Carlos Silva

 

 

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas podes saber exactamente o consumo dos aparelhos que sabes quanto tempo tens ligados, os outros apenas podes estimar.

 

assim, pelos dados que deste...

 

 

Mas fazes assim, exemplo das lampadas:

 

3(calhas)x2(lampadas)x30(watts)x6(horas)x30(dias mes médio)=32400 Wh=32.4 KWh => preço KWh com IVA x 32.4 = consumo em €

 

1(calha)x1(lampada)x15(Watts)x6(horas)x30(dias mes médio)=2700 Wh= 2.7KWh => preço KWh com IVA x2.7 =consumo em €

 

fazes as continhas para cada um dos aparelhos e pronto.

 

4 filtros e 1 bomba de ar... tens de ver quanto gastam...em Watts, se nao disserem watts e disserem tensão e corrente...fazes um x o outro e tens watts.

3 termostatos de 75W é muito dificil estimar porque normalmente nao consegues contabilizar a quantidade de tempo que estão ligados mas assume +- 1 hora por dia. mas não é dai que vem o grande gasto.

 

Espero ter ajudado

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, nao percebo nada, eu usei aquele link para calcular o que gasta todo o aquario e deu-me um total de 76.15 kw por mes, e multipliquei pelo preço do kw/h que é 0.077 e da-me 6.67 euros, isto é impossivel!!!

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva

 

Sorry o OFF-TOPIC

 

Ter em atenção que lampadas fluorescentes gastam imensa energia quando "arrancam" dado o curto-circuito provocado pelo arrancador.

 

han?????????????????

 

desculpa lá, mas isso ta errado !!! tou num curso que tem cadeira de Eletronica/Eletrotencia e digo-te já que essa ideia está TOTALMENTE errada!!

 

o arrancador, basicamenet é um condensador... o que ele faz e carregar a energia ate ao ponto em que a lampada possa acender... a energia gasta é sempre a mesma!! não gastas mais... não acende é log, pois segunto T=RC (Tau= Resistencia x Capacidade do condensador), pdoes ver que quando a lampada nao arranca e porque o condensador n esta a carregar a energia total no periodo de tempo que devia, logo n arranca...

 

Depois disto (ao contrario do que muita gente pensa) o "arrancador" continua a funcionar de modo a manter um fluxo de corrente continuo (sem falhas) para a lampada estar sempre a funcionar

 

End of OFF-TOPIC

 

 

Quanto ao aqua... tens uma soluçao mais simples... tenta falar com a tua mae :wink:

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do arrancador continuar a funcionar.... tem muito que se lhe diga! Só se for numa rede muito má... porque assim que a lampada arranca, começa uma descarga que ioniza o gás dentro da ampada baixando a sua resistencia! Assim, a diferença de potencial de 220V é mais que suficiente para manter uma corrente entre os terminais da lampada!

 

Podes experimentar:

Se ligares a lampada sem arrancador ela nao acende!

Se ligares a lampada com arrancador e depois de ela acender o retirares ela continua a funcionar.

 

Isto porque lampadas de descarga funcionam no modo de "resistencia negativa" que é o mesmo que dizer, depois de a lampada acender a resistencia entre os terminais diminui!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o arrancaodr fica a funcionar, porque esa no circuito e fica a servir de estabelizador da corrente de modo a que esta se mantanha igual para a lampada nao se apagar. A resistencia diminui sim, mas a corrente tem que ser estavel para poder estar acessa...

 

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres uma boa qualidade na rede electrica, acredita, se nao fores desligar a lampada podes-lhe sacar o arrancador....experimenta!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.