Tanganyika, Malawi ou ambos??


xlifes

Recommended Posts

Boas :cry:

 

Tenho um aqua de 100x30x40 e ando muito indecisa sobre que espécies por :!::(

 

Primeiro que tudo, para um aqua deste tamanho, mais ou menos quantos peixes (ciclideos) poderei ter?

 

Estou a pensar juntar espécies do lago tanganyica com espécies do malawi para poder ter uma maior variedade de peixes... já ouvi opiniões a favor e contra mas continuo aberta a sugestões! :cry:

 

(gostava de ter kribensis, brichardis e Labidochromis Caeruleus mas , mais uma vez, aceito sugestões!!! :cry: )

 

Agradeço IMENSO a vossa ajuda!

Para quem está a começar é muito importante a opinião e conselhos da malta mais experiente! :cry:

 

Obrigado

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua de 100x30x40 e ando muito indecisa sobre que espécies por  :!:  :?  

 

Primeiro que tudo, para um aqua deste tamanho, mais ou menos quantos peixes (ciclideos) poderei ter?

Depende dos ciclideos.

 

Estou a pensar juntar espécies do lago tanganyica com espécies do malawi para poder ter uma maior variedade de peixes... já ouvi opiniões a favor e contra mas continuo aberta a sugestões! :)

Tens um aquário pequeno para Malawi. O Tanganyika, por outro lado, permite-te escolher diversar especies que requerem pouco espaço.

 

Se é a tua primeira aproximação aos ciclideos então experimenta antes os kribs. Poderás então manter plantas e incluires outros peixes, o aquário torna-se mais recreativo.

 

Com os kribs podes manter outros ciclideos relativamente pacificos de rio, incluindo bocas de fogo e escalares. Poderás manter ainda outros peixes: barbos, danios e tetras grandes.

 

Se desejares um aquário mais dedicado a ciclideos então poderás fazer um povoamento um bocadinho mais radical, com joias, nigrofasciatus, bocas de fogo e um outro ciclideo agressivo de tamanho moderado, como o chanchito. Este é talvez um dos aquários mais interessantes, dado que 3 ou 4 especies conseguem estabelecer os territórios e procriar, mesmo num espaço relativamente pequeno como é o teu.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se desejares um aquário mais dedicado a ciclideos então poderás fazer um povoamento um bocadinho mais radical, com joias, nigrofasciatus, bocas de fogo e um outro ciclideo agressivo de tamanho moderado, como o chanchito. Este é talvez um dos aquários mais interessantes, dado que 3 ou 4 especies conseguem estabelecer os territórios e procriar, mesmo num espaço relativamente pequeno como é o teu.

 

Acho que esta ideia final seria uma mistura um pouco bombastica...

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião:

 

Malawi: 1 casal ou 1 macho e 2 ou 3 fêmeas de uma espécie só.

Tanganika: 2 casais de Shell Dwellers

 

Outros Ciclideos Africanos: Kribs - 2 casais. Nigros - 2 casais.

 

Não mistures Escalares com Kribs, os Kribs vão dar cabo das barbatanas dos Escalares.

 

Aposta em uma só espécie. Eu não fiz isso e agora estou arrependido.

 

Boa escolha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aqua tem as medidas identicas ao meu, e no meu tenho a seguinte fauna : 3 Neolamprologus Brichardi (mais duas crias com 1 cm) + casal de Lamprologus Ocellatus + trio de leleupi + 1 Trancriptus (tinha 3 mas morreram)

 

O meu conselho é leres muito sobre cada espécie que queres manter e tentar colocar todas de igual agressividade, eu no meu tirava os richardi pois são eles que mandam no aqua todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu acho k deves optar por aquilo k mais gostas mas se perguntas tenta um tanganika com peixes pequenos , altolamprologus, lamprologus , neolamprologus, pois são peixes k até criam bem e onde até existe variedade.

Boa sorte na escolha

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

mas passo a discordar pois tens os altolamprologus compressiceps sumbu, por exemplo k são peixes k n passam de 7 - 8cm , n me referia nem ao calvus nem ao red, pois esse são grandes , se calhar n me expliquei bem.

Abraço

 

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião:

 

Malawi: 1 casal ou 1 macho e 2 ou 3 fêmeas de uma espécie só.

Tanganika: 2 casais de Shell Dwellers

 

Boas Regal....

 

Os Shell Dwellers são conhecidos por outro nome???Gosotava de ver como são pq ja ouvi falar mt bem deles,tb tenho Tanganyka e gostava de o povoar um poco melhor e essa especie pode vir a interessar

 

Abraços

Use The Force!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como disse o Miguel, e muito bem, esse aquário é muito pequeno para malawi...no máximo consegues colocar 2 trios de "malawianos" calmos, o que torna tudo um pouco "secante" ao fim de um tempo! :lol:

Quanto aos kribs...é um peixe demasiado banal! Quem é que nunca teve kribensis??

Podes tentar uma espécie mais exótica, ou mesmo outra espécie de Pelvicachromis, que o comportamento do kribensis mantém-se...com a vantagem de ser uma espécie mais rara.

 

Quanto a juntar nigros, jóias e bocas-de-fogo no mesmo aquário...é muito arriscado! :D

Por fim, podes fazer um aquário só de tanganyikas...sendo que as melhores opções seriam pequenos lamprologus, neolamprologus e altolamprologus (uma misturada de todos!)...e MUITAS cavernas e conchas.

 

Regal: "Outros Ciclideos Africanos: Kribs - 2 casais. Nigros - 2 casais."

Deve ter sido distracção, o nigro não é africano... :D

Calisto: os Shell dwellers são pequenos ciclideos do tanganyika (tb conhecidos por conxicolas), que desovam e vivem em conchas de caracois. No malawi também existe um conxicola, mas que apenas vive nas conchas, sendo incubador bucal (Pseudotropheus lanisticola ou livingstonii).

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Migeul Figueiredo: benvindo de volta a Portugal, sei que a expedição á Guiné foi um sucesso! :lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi :lol:

Desde já muito obrigado por terem respondido!

 

Inda não estou completamente decidida mas já ajudou! :D

 

Resumindo: tenho um aquário muito pequeno para malawi certo?

Se optar apenas por espécies de tanganyica poderei ter mais ou menos quantos peixes? 9 ou 10 (segundo a indicação do Rptavares)?

(é pena porque gostava de ter uma aquário mais povoado... :lol: )

 

Acham que os Brichardis se dariam bem com Kribensis?

Gosto muito de ambas as espécies... julgo que o problema maior seria quando ambos procriassem, estou correcta?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Xlifes, o akua não é pequeno para malawi, agora se considerar-mos que deverás ter +- 10lts de água para cada peixes, no máximo poderás colocar 3 trios mas sempre com algum cuidado nas escolhas já que o akua tem louco espaço.

Se optares pelos shell dwelers (Lepidiolamprologus, Neolamprologus) que podem também coabitar com os peixes de superfície do tipo cyprichromis também chamados "as sardinhas do tanganyka", poderás colocar por exemplo 2 casais de espécies diferentes de shell, ou uma colónia de 5 ou 6 indivíduos dos N. similis, conjuntamente com 5 ou 6 cyprichromis, já que a interacção dos shell com os cypri faz-se sem problemas já que a zona que ocupam no akua é diferente.

Há inúmeras soluções e combinações dentro destas espécies e outras possíveis.

O meu conselho é que leias muito antes de comprar seja que espécie for, para depois não teres dissabores.

Importante (ph, agressividade, tamanho, zonas ocupadas no akua e sempre ter a regra de pelo menos 10lts/peixe e filtragem 5x o vol, para não teres problemas no futuro.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Shell Dwellers são conhecidos por outro nome???Gosotava de ver como são pq ja ouvi falar mt bem deles,tb tenho Tanganyka e gostava de o povoar um poco melhor e essa especie pode vir a interessar

 

Boas Calisto,

 

Há mais do que muitas espécies de Shell "ciclídeos conchículas" desde os Lepidiolamprologus aos Neolamprologus/Lamprologus aos Altolamprologus, todas elas interesantes de se manterem num akua desde que em condições razoáveis.

 

Cumprimentos e bem vindo ao mundo dos CAs

:D

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais