CO2 para as plantas é mesmo necessário?


robinmusician

Recommended Posts

Tenho lido por aqui que o pessoal usa CO2 para o desenvolvimento das plantas, eu tenho apenas 9 plantas no meu aquário de 100*40*30 e não sei se preciso de instalar algum procedsso de CO2.

 

Se eu quiser aumentar o nº de plantas então terei de instalar o sistema ou não.

A partir de que nº de plantas é que é necessário instalar o sistema?

Isso trará algum problema para os peixes, ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

A opção de instalares co2 ou não depende de ti e de como quiseres ter as plantas, com crescimento lento, por vezes não muito verdes, se tiver pouca luz então ainda pior, ou se, por outro lado, as quiseres ter mais viçosas, com uma cor bastante melhor e com um crescimento normal para cada tipo de planta, sem contar com as fertilizações para puxar a sério por elas.

 

Bom mas isto foi só um apanhado geral, pois depende do tipo de aqua que queres montar!

 

Agora respondendo às tuas questões:

 

-quantas mais plantas quiseres ter, mais necessidade de co2 vais ter.

 

- Não há um número de plantas exacto quanto à necessidade pores co2, como eu disse, depende do aqua que quiseres! mas basta olhares para as plantas e perceberás se precisam de mais co2 ou não.

 

- é prejudicial para os peixes a partir de um certo ponto de injecção, mas o normal são umas 2, 3 ou mesmo 4 bolhas por segundo.

 

Como já referi anteriormente em relação às plantas, basta olhares para os peixes, se tu tiveres falta de ar como te sentes?! ou se estiveres cansado? significa que não tens oxigénio suficiente para cobrir as necessidades da altura e ficas ofegante, então os peixes ficam iguais! basta olhares para eles. :wink:

 

Outra coisa, se não queres investir num co2 a sério de botija pressurizada, opta por fazeres um sistema caseiro, é super simples e não dá trabalho nenhum!

 

Já agora, há carradas de tópicos que falam disto, procura um pouco e então depois faz as perguntas que necessitares. :rolleyes:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sou um iniciado neste hobby, ontem enchi o meu aquario e tenho algumas duvidas sobre plantas.

 

primeiro gostava de saber como se faz um sistema caseiro de co2?

 

a minha segunda duvida é que plantas devo colocar como iniciado e quando as devo colocar?

 

Obrigado

Jorge Jesus

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vindo ao hobbie :puppydogeyes:

 

Projectos para fazer reactores de co2 caseiro poderás encontrar vários aqui

 

As plantas podes colocar logo de inicio. O tipo de plantas a colocar dependerá do tamanho do aquário, da iluminação, Co2, substrato e fertilização. Uma vez que tens pouca experiencia o melhor será começares por plantas de manutenção mais fácil.

 

Algumas:

Anubias

Egeria

Cerantophyllum

Valisneria

Bacopa

Hygrophyla

Echinodorus

entre outras

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Obrigado pela ajuda.

 

-Em relação ao meu aquario tenho um de 100x50x40, para iluminação tenho uma calha com duas lampadas, Flora glo e Flora Power.

 

-CO2 não tenho nada.

 

-Sunstracto e fertilização tb não, estava a pensar em usar liquida.

 

Cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do PH, tens um bom aquário para fazer um tipo amazónico com escalares e tetras por exemplo.

 

As plantas:

Echinodorus, altas e baixas.

Heteranthera zosterifolia

Valisnérias

Cabombas (esta pode precisar de mais luz mas talvez aguente)

 

Não precisam de substratos especiais, mas se puderes é melhor. A fertilização pode para a grande maioria das plantas que indiquei ser por pastilhas enterradas no substrato. Fertilizante liquido deve bastar de micros. Se injectares Co2 será melhor, caseiro bastará.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais