echinodorus duvidas


zix

Recommended Posts

a minha echinodorus harbich lançou uma folha que cresce como louca para a superficie com o cale mais fino a folha diferente, é normal.

outra coisa ela tem um rebento já com umas 10folhas e muitas raizes,eu queria cortar mas na mesma haste tá a nascer outro rebento ,fará mal cortar o maior :wink:

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sinal de saúde.

As Echinodorus reproduzem-se lançando hastes de duas formas, uma para reprodução vegetativa e outra para reprodução sexuada. No caso da reprodução vegetativa, podes retirar a nova planta quando ela tiver um aspecto saudável e definitivo, no caso da folha em direcção à superfície, isso é normal, acontece várias vezes, creio que é uma artimanha da planta para atingir a superfície - desconheço no entanto se tem propósito reprodutório ou apenas uma busca de + luz e + CO2 à tona de água.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem 144wats para 200l brutos ,ferroplante,pastilhas no fundo e larita como dizem os brasileiros.mas tá debaixo das alternanthera lilacina,hoje foi :cry: pois estava muito grande :cry: com co2 está sempre a crescer

zix

----------

 

vivendo aprender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que há uma altura do ano especial para a "reprodução" das echinodorus?É que tenho reparado que há uma série de membros do fórum (eu incluido) com echinodorus com hastes florais...será coincidencia?será o resultado duma melhoria dada em termos de condições pelos membros do fórum às plantas? será que Maio é o mês das echinodorus?

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um aqui que à 15 dias teve uma haste. :):?:)

 

A qualquer altura irei cortar. As folhas já têm entre 6 a 10 cm

 

Mantenho esta echinodorus desde Dezembro, estava ainda numa tenra idade, mt pequenina.

 

Será que a teoria se verifica? LOL :D

 

Abraço,

 

Ricardo Pinto

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A minha Echinodorus tb lançou uma haste em direcção ao topo do aquário no final de Abril princípio de Maio. Inicialmente pensei que fosse uma haste floral mas depois nasceram umas pequenas folhas. Infelizmente durante uma poda a haste foi cortada e agora está no meu "pântano" na varanda (na realidade o "pântano" é um alguidar que apanha luz directa e que contém restos de plantas ou plantas extra), mas até ao momento continua a crescer. :)

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar como diz o nome do topico e vou colocar uma dúvida (espero que o autor nao se incomode) :

 

Tenho uma ou duas folhas da minha echinodorus "amazonense" mt grandes, mesmo enormes, tanto que me chegam a tapar luz para outras plantas. Eu gostava de as cortar mas não faço ideia por onde. Deve ser junto à raiz pelo caule, nao? Há algum problema para a planta ao fazer isto?

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu sugiro retirar junto da raiz, ao cortares a folha, digamos a meio, ela ira gradualmente perdendo força, e acabará por morrer ( a folha). Mas isto sou eu a dizer, espera por mais opinioes.

 

Abraços.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Espero que o "dono" deste tópico não se chateie comigo mas o que são as auxinas???

 

Desculpa a pergunta, mas só à relativamente pouco tempo, começei a "olhar" para as plantas,e a tentar obter um maior conhecimento sobre elas Taslixado, aliás tenho lido respostas tuas a variados post's que me teem ajudado bastante.

 

Abraços.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, vou aproveitar o tópico visto tratar-se quase do mesmo assunto e aki vai.

 

eu tb tenho uma duvidas do k fazer com a haste é que a minha bleheri tem uma aste com 5 novas plantas e já com folhas de 2 a 5 cm

 

o que fazer agora? tanto as novas plantas como a planta mãe estão "verdinhas" e não apresentam sinais de fraqueza, ou então é melhor cortar a aste e plantar os rebentos?

 

 

tchau aí

 

L Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estou no mesmo ponto da situaçao que tu...tambem a minha tem hastes.O que eu fiz foi "dobrar" a haste em direcçao ao chao uma vez que ela estava a crescer em direcçao à superficie e deixar que os rebentos ganhem raizes uma vez que só o 1º tem raizes com fartura....creio que quanto mais raizes todos os rebentos tiverem, mais hipoteses de sucesso terão os mesmos quando forem cortados da planta-mãe

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Espero que o "dono" deste tópico não se chateie comigo mas o que são as auxinas???

 

Auxina é uma hormona produzida pelas células da planta, regula diversas funções de metabolismo, uma das que sei é o alongamento celular, isso dá para ver por exemplo no Gira-sol, as células alongam-se no lado oposto ao sol desta forma a planta está sempre de frente para a luz solar.

 

Existem outras como Giberlinas, Zeatinas cada uma com outros propósitos, enraizamento, floração ou crescimento lateral etc.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais