mtaugusto Publicado Dezembro 28, 2007 Publicado Dezembro 28, 2007 Bem antes demais é com agrado que deixo aqui o meu primeiro post! Recém chegado a este mundo da aquariofilia, montei um aquário de 80 x 40 x 30 que me foi oferecido! Após algumas leituras e pesquisas iniciei a montagem do mesmo, no qual introduzi um filtro interno de 700l/h, um termoestato de 100W, uma bomba de oxigénio, uma luz que não sei a potência e um termómetro! Comecei por pôr um substrato da Sera para as plantas no fundo do aquário, de seguida uma camada de areão próprio previamente lavado, seguindo-se depois a introdução de água, das plantas, e de dois elementos decorativos que achei espectaculares (e bastante caros !!!) o aquário está a funcionar desde dia 26 de Dezembro, apresenta um ph de 7 e a água está bastante limpida estando a uma temperatura estável de 23/24 graus. As minhas dúvidas são muitas e aqui vou tentar deixá-las! 1- Que peixes devo escolher para começar a povoar o meu aquário? E quais devo instroduzir mais tarde? 2- Os peixes que comem algas são benéficos para o aquário? 3- O chamado ciclo do azoto só vai começar após a introdução do primeiro peixe? 4- Quando devo fazer a primeira TPA? Já que o aquário ainda não tem peixes? 5- Quando devo fazer a primeira limpeza do filtro? 6- Terei que fazer um aquecimento da água que introduzir no aquário? após esta ter perdido o cloro deixando-a ao ar? Desculpem eu sei que são mutas perguntas e certamente que mais irão surgir mas quem começa não é nada fácil!!! Obrigado desde já a todos os que me ajudarem! Citar Vejam : http://static3.filefront.com/images/person.../nctribhbhm.jpg
José Cruz Silva Publicado: Dezembro 28, 2007 Publicado: Dezembro 28, 2007 Olá, muito benvindo. Bela maneira de começares, na aquariofilia fazer um estudo prévio da montagem do aquário e espécies a escolher é essencial para ter sucesso. 1- Que peixes devo escolher para começar a povoar o meu aquário? E quais devo instroduzir mais tarde? O ideal é saberes os parametros da água utilizada, PH principalmente. Depois escolhes os peixes da tua perferencia em função disso. Cada vez mais a tendencia é para se tentar escolher peixes oriundos da mesma zona. Amazónicos, asiáticos, africanos etc. Tem atenção à compatibilidade entre espécies. Depois de formares a tua escolha, tenta introduzir um ou dois peixes que sejam considerados resistentes, quando o ciclo estiver concluido introduz mais gradualmente. 2- Os peixes que comem algas são benéficos para o aquário? Sim, se pretendes meter plantas e como referiste que colocaste substrato fértil, esses deverão ser os primeiros para terem uma acção prófilactica sobre o aparecimento das sempre indesejáveis algas. 3- O chamado ciclo do azoto só vai começar após a introdução do primeiro peixe? Não necessáriamente, se introduziste plantas quando começar a haver matéria em decomposição formar-se amónia, mas os peixes e a comida deles acelera o processo. 4- Quando devo fazer a primeira TPA? Já que o aquário ainda não tem peixes? Quando o ciclo estiver concluido ou se houver alterações drásticas dos parametros, amónia por exemplo. 5- Quando devo fazer a primeira limpeza do filtro? Quando notares que ele está a perder rendimento por colmatação das esponjas 6- Terei que fazer um aquecimento da água que introduzir no aquário? após esta ter perdido o cloro deixando-a ao ar? Se a diferença de temperatura for grande é melhor. Citar Abraços Zé Néo
PedroCrazy Publicado: Dezembro 28, 2007 Publicado: Dezembro 28, 2007 Ola, espero responder as perguntas da melhor forma possivel. 1- Que peixes devo escolher para começar a povoar o meu aquário? E quais devo instroduzir mais tarde? Bem, o meu ciclo eu comecei com um casal de guppys, são resistentes e bonitinhos, mais terde, quando o ciclo terminar, mais ou menos 1 mes pode ir colocando de 2 em 2 do peixe que quiseres. 2- Os peixes que comem algas são benéficos para o aquário? Sim, muito bons, um dia tive algas no meu aqua, retirei todos os peixes e plantas e deixei apenas 4 limpa vidros sem comida, uns 4 dias depois estava limpo como novo. 3- O chamado ciclo do azoto só vai começar após a introdução do primeiro peixe? Um peixe so da uma potencia maior, pela comida que voce o da, pelos seus excrementos, e outra coisas. 4- Quando devo fazer a primeira TPA? Já que o aquário ainda não tem peixes? Bem, eu fiz após 1 mes 5- Quando devo fazer a primeira limpeza do filtro? Também fiz após 1 mes, pois nas primeiras semanas não ha muito oque se limpar, como fezes, e elimento em quantidade. 6- Terei que fazer um aquecimento da água que introduzir no aquário? após esta ter perdido o cloro deixando-a ao ar? Bem eu deixo a agua da futura troca durante 1 mes repousando numa bacia de vidro de aproximadamente 6 litros, tente deixar a agua em um lugar onde a boca do recipiente seja igual ou maior que seu núcleo, para facilitar a evaporaçao, o meu quando uso a agua da tijela ja preparo outra, coloco fungicidas, paraseticidas, e bactericidas, além de anti cloro, a lalcon sani, e a deixo evaporando livremente. Citar
Recommended Posts