Ajuda com a iluminação


Rodrigues II

Recommended Posts

Boas. Este será o meu primeiro post neste magnifico forum por vós criado. A minha duvida é a seguinte: Eu tenho um "aqua" com 100x40x50 ja tive algumas plantas, mas de à uns tempos para cá, têm vindo a morrer uma a uma, até ficarem duas ultimas resistentes Feto java e o musgo. Na minha pesquisa aqui no forum tudo me leva a crer que tá tudo certo, menos a minha iluminação, visto o meu aqua ter vindo equipado com tampa, na qual estão instaladas 2 lampadas flurescentes de 30w cada uma. São brancas, e para mim, mto pouco entendido neste assunto, parecem ser normalissimas tipo as de cozinha. Alguem me pode ajudar? :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo!

Se realmente tudo o resto está bem, fertilização, temperatura etç, então podem ser trocadas por umas melhores.

Embora se leia muito lampadas com tantos w para litros de água isso varia, além de que os watts são a unidade com que se mede o consumo eléctrico e não a intensidade luminosa, medida em lumens.

No entanto, dá para se ter uma ideia da coisa. Seriam necessários uns 180, 190w para esses cerca de 200L de água.

Existem vários tipos de lampadas, mas se é para manter flurescentes então colocar umas de 50 e poucos watts. Isto dependendo também das plantas a colocar, pois umas precisam mais que outras.

Quanto à cor (os famosos kelvins) quanto mais alto o número mais azul é e quanto menor mais vermelha. Kelvins altos favorecem o crescimento na horizontal (10000k por exp) e as de baixos o crescimento vertical (6500k por exp).

Penso que os exemplos seriam uma boa hipotese, no entanto espera por mais respostas, que mais entendidos na matéria que eu não faltam.

 

Cumps e boa sorte!

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantastico! Agradeço desde ja a sua ajuda. Mas eu nao poderei trocar as minhas lampadas de 30 por 50, sem mudar tambem toda a estrutura "tampa" na qual estão instaladas as lampadas, certo? Ou seja a ideia será substituir a actual tampa, por um apoio proprio com duas lampadas de 50w, é isso? O meu maior problema é que a dita tampa está colada ao vidro, por dentro e por fora :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, exacto dependerá um pouco das limitações do balastro. Se der para verificar que lampadas pode suportar logo se dissipam as duvidas.

Se não permitir maior potência... bem sempre se podem colocar com o mesmo consumo mas com espectros diferentes.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo!

Se realmente tudo o resto está bem, fertilização, temperatura etç, então podem ser trocadas por umas melhores.

 

As lampadas saotodas iguais. As de "aquariofilia" são iguais ás das lojas. Isto dito por quem as vende e verificando por mim in situ.

 

Embora se leia muito lampadas com tantos w para litros de água isso varia, além de que os watts são a unidade com que se mede o consumo eléctrico e não a intensidade luminosa, medida em lumens.

 

Sem dúvida. aqui, concordo 200% contigo.

 

No entanto, dá para se ter uma ideia da coisa. Seriam necessários uns 180, 190w para esses cerca de 200L de água.

Existem vários tipos de lampadas, mas se é para manter flurescentes então colocar umas de 50 e poucos watts. Isto dependendo também das plantas a colocar, pois umas precisam mais que outras.

 

São precisos uns 160, com t5's, ou uma hqi de 150, tambem chega.

 

As flourescentes são maiores conforme mais watts teem. No aqua dele, têem de ser 30 watts t8 ou 39 watts t5. Por causa do tamanho.

 

Quanto à cor (os famosos kelvins) quanto mais alto o número mais azul é e quanto menor mais vermelha. Kelvins altos favorecem o crescimento na horizontal (10000k por exp) e as de baixos o crescimento vertical (6500k por exp).

 

Não exactamente, mas é uma boa base. Eu tenho 1x4000 e 3x6500 e as de tapete tambem crescem...

 

Fantastico! Agradeço desde ja a sua ajuda. Mas eu nao poderei trocar as minhas lampadas de 30 por 50, sem mudar tambem toda a estrutura "tampa" na qual estão instaladas as lampadas, certo? Ou seja a ideia será substituir a actual tampa, por um apoio proprio com duas lampadas de 50w, é isso? O meu maior problema é que a dita tampa está colada ao vidro, por dentro e por fora :(

 

Isso não dá para fazer. No entanto, há várias maneiras de adaptar isso.

 

A tampa está colada?!?!? Como é isso? E fotos, arranjam-se? Não sei porquê, mas cheira-me a aquatlantis. Como o meu...

 

Pois, exacto dependerá um pouco das limitações do balastro. Se der para verificar que lampadas pode suportar logo se dissipam as duvidas.

Se não permitir maior potência... bem sempre se podem colocar com o mesmo consumo mas com espectros diferentes.

 

O balastro é para lampadas de 30 watts, de certeza e não dá para outras. Cada balastro só dá para lampadas indicadas para esse balastro.

 

Os espectros, desde que não se baixe dos 4000 nem se suba acima dos 10000, é jogar com eles...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ricardo é mesmo colada ao aquario, por dentro e por fora. Fotos?!? Para quê o aquario tá um 0, horrivel! Nem sei o que lhe fazer. E tambem adivinhas-te a marca do aquario! Tenho que começar por algum lado e acho que tenho que começar pela iluminhação, gastei € e € em plantas, co2, substratos e nada. A iluminaçao nunca chegou para as necessidades das plantas. Este forum é magnifico! ´Morro de "inveja" de alguns aquarios aqui expostos. Simplesmente lindos! Muito obrigado a ambos pela vossa disponibilidade. :shock:

 

Só mais uma coisa isso das t8 e t5 é um bocado tecnico ou seja tipo chinês para mim.

 

Pela vossa experiencia e com os dados que vos forneci, qual é na vossa opinião a solução para o meu problema. Devo substituir tudo? Ou apenas as lampadas? E quais as lampadas a usar? Se ficar na mesma com o tal balastro que só suporta max 30W que faço?

Editado por Rodrigues II
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa isso das t8 e t5 é um bocado tecnico ou seja tipo chinês para mim.

 

Pela vossa experiencia e com os dados que vos forneci, qual é na vossa opinião a solução para o meu problema. Devo substituir tudo? Ou apenas as lampadas? E quais as lampadas a usar? Se ficar na mesma com o tal balastro que só suporta max 30W que faço?

 

t8's são as normais, "de cozinha" como tu disseste. t5's são mais finihas, com melhor capacidade de iluminação. Procura por evasion nos DIY que há lá uma modificação de t8's para t5's.

 

Sem ver fotos nem saber de onde és, não se podem dar soluções. Imaginando que és daqui, há quem te ajude. Se tiveres a sote de ser da zona de alcobaça, tens o super mestre dos DIY's.

 

Acaba de preencher o perfil, mete foto do aqua, de modo a se poder ver. Não interessa como está, visto que estás a procurar, acima de tudo, resolver um problema.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Cara primeiramente bem-vindo

Olha so pra voce ter uma idéia, eu não tenho substrato, tenho aquelas pedrinhas coloridas, não uso fertilizante, nem CO2, minha iluminaçao é de 9W, tenho um aqua de 25 litros, algum tempo atras, um amigo me deu 1 muda de uma planta muito bonita por sinal, e a coloquei la, de brincadeira, e isso foi a 2 meses atras, ela esta viva e produzindo O2 sem parar, nunca teve algas nem doenças.

 

até mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha so pra voce ter uma idéia, eu não tenho substrato, tenho aquelas pedrinhas coloridas, não uso fertilizante, nem CO2, minha iluminaçao é de 9W, tenho um aqua de 25 litros, algum tempo atras, um amigo me deu 1 muda de uma planta muito bonita por sinal, e a coloquei la, de brincadeira, e isso foi a 2 meses atras, ela esta viva e produzindo O2 sem parar, nunca teve algas nem doenças.

 

Não verás ninguem aqui a dizer que x e y são fundamentais para manter 1 planta! Até pode ser uma anúbia... Eu tenho um molhão de anubias no aqua de brevis (posto um dia destes...) com pouca luz.

 

Agora, se a opção for fazer um plantado com certas plantas é preciso mais. E o mais é isso tudo: substrato, CO2, lz, fertilizantes.

 

eu tive o meu plantado de 200 litros com 60 Watts durante ano e meio. Mas para ter algo a sério, não duvides que é preciso luz, muita luz! Os meus 156 Watts t5 agora até levas com flashes nos olhos!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com certeza ricardo, sem duvidas, lógico que as ondiçoes que eu crio minha planta sao minimas, mais eu também não gasto nada e a planta esta saudavel, claro que se eu tivesse uns 30 watts, substrato otimo, co2, fertilizantes, todos estariam mais felizes, mais eu estava dando apenas um exemplo de que como as coisas sao simples e naum precisas gastar muito para ter uma coisa funcionando, eu disse funcionado, não funcionado bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com certeza ricardo, sem duvidas, lógico que as ondiçoes que eu crio minha planta sao minimas, mais eu também não gasto nada e a planta esta saudavel, claro que se eu tivesse uns 30 watts, substrato otimo, co2, fertilizantes, todos estariam mais felizes, mais eu estava dando apenas um exemplo de que como as coisas sao simples e naum precisas gastar muito para ter uma coisa funcionando, eu disse funcionado, não funcionado bem

 

Eu tinha na minha assinatura o meu outro aqua, que custou menos de 10 euros. Acredita que eu sei como fazer algo com poucos recursos... :)

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu sou o joao e queria saber se as lampadas t8 que se vendem nas lojas de animais sao compativeis em termos de tamanho com aquelas standart de de 36w e 120 cm de comprimento as que eu vi com esse comprimento eram de 40w. poderei mudar as lampadas sem problemas ou tenho de mudar os balastros?? desde já obrigado pela informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Olha ricardo nao consigo mesmo inserir as fotos no forum, lamento. Já fui ver o topico que disseste e acho que talvez consiga alterar as minhas lampadas. Senão vou a uma loja e compro tudo de novo... Já agora podes dar-me só mais uma ajuda? Amanha vou procurar as ditas t'5, podes só dizer-me dentro dessas t5 quais devo eu comprar? A minha ideia é vir a ter uma cobertura tipo relva no aquario... O que quer dizer muita luz.

Editado por Rodrigues II
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Olha ricardo nao consigo mesmo inserir as fotos no forum, lamento. Já fui ver o topico que disseste e acho que talvez consiga alterar as minhas lampadas. Senão vou a uma loja e compro tudo de novo... Já agora podes dar-me só mais uma ajuda? Amanha vou procurar as ditas t'5, podes só dizer-me dentro dessas t5 quais devo eu comprar? A minha ideia é vir a ter uma cobertura tipo relva no aquario... O que quer dizer muita luz.

 

AS t5's não se arranjam com muita facilidade. SE quiseres, a maneira mais rápida, é mandares fazer uma calha o membro ramirezi. Ele sabe tudo o que há a saber de luz.

 

Amanhã, com tempo, digo mais, mas não te mandes de cabeça de novo. Com calma, fazes isso melhor. Eu sei que é dificil querer fazer já, mas assim estudas o assunto e escolhes melhor.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu sou o joao e queria saber se as lampadas t8 que se vendem nas lojas de animais sao compativeis em termos de tamanho com aquelas standart de de 36w e 120 cm de comprimento as que eu vi com esse comprimento eram de 40w. poderei mudar as lampadas sem problemas ou tenho de mudar os balastros?? desde já obrigado pela informação.

 

 

Se têem watts diferentes, o comprimento é diferente.

 

E podes comprar em qualquer loja de iluminação. Tens é de verificar os kelvins. 4000, 6400/6500, 8000 e 10000 são as mais usadas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.