Difusor CO2 da Boyu


Recommended Posts

Boas, comprei um difusor de co2 da boyu (este)

boyuco2externo.jpg

 

Já montei mas acontece que me parece não sair nenhum CO2 para o aquário, aquilo é preciso colocar água lá dentro (na parte onde é largado o co2).

 

tenho um conta bolhas antes do difusor.

 

Obrigado por qualquer ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Trocado,

Apesar de não possuir esse difusor, já o vi numa loja à venda.

Do que me recordo sobre esse difusor (funciona tipo 'reactor'), existem duas formas de instalação.

 

Uma é seccionares o tubo de saída da agua do filtro e instalares o difusor entre as secções da mangueira. ou seja 1ª secção que vem do filtro ligar na entrada do difusor (essa que está visivel na imagem), na saída do difusor (tens que retirar a grelha) na secção que leva a agua para o aquário.

A outra forma, é só ligares a mangueira que vem do filtro à mesma entrada do difusor, e colocas o mesmo submergido no aquário.

 

Em ambas, tens que ligar o CO2 na entrada mais pequena do difusor.

 

Quanto às tuas perguntas em concreto:

-"colocar água lá dentro (na parte onde é largado o co2)". Não, porque nessa camara fica só o CO2, que com o aumento da pressão, atravessa esse cilindro branco(cujo material desconheço) e há-de misturar-se com a água.

-"não sair nenhum CO2 para o aquário". Em principio não deves ver, porque o objectivo do difusor (eu diria mais reactor) é misturar o CO2 na água (ao não veres o CO2 na agua, ele deve estar a cumprir o seu papel.)

 

Deve haver outros membros com melhores conhecimentos sobre esse difusor, é só aguardares pelas respostas.

Contudo espero ter ajudado, alguma coisa.

 

Boas festas para todos os membros do nosso fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não consigo ver a imagem. Por isso não sei se o difusor é como eu estou a pensar que é...

Eu creio que é um de vidro com uma cerâmica porosa, certo?

 

Da minha experiência com difusores de CO2, é indiferente colocá-lo com água ou sem água. Irá sempre entrar água para dentro dele. O que é bom, pois geralmente, quando estão com ar lá dentro, flutuam. E se a ventosa não fôr das melhores, desprendem-se facilmente.

 

Se não vês CO2 a sair do difusor, então deves ter uma fuga algures no sistema. Vê lá se não é no conta-bolhas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente e desde já obrigado pelas respostas.

Luís Fortunato não é esse o difusor, é um cinzento que é para ligar à mangueira do filtro externo.

 

O problema não era VER o co2 sair mas sim ele não sair, ou seja, tenho garrafa co2 com tudo o normal da aquaristic depois tenho um conta bolhas (aqui via ao principio as bolhas a sair) e depois vai ligar ao tal difusor co2 da boyu. O meu problema é que a certa altura as bolhas paravam de sair no conta bolhas.

 

 

 

jl-shark Hum pela tua resposta acho que achei o problema, devo ter montado o difusor de pernas para o ar, segundo dizes a parte que encaixa a mangueira do co2 fica para baixo certo? no meu caso está para cima, vou trocar e verificar se fica a funcionar.

 

 

Mais uma vez obrigada aos dois.

 

Cumprimentos,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo,

 

O difusor só tem uma entrada, para ligares a mangueira do CO2.

Ou seja tens 3 ligações no difusor. Duas são iguais, e junto duma (onde entra a agua) tens uma com um diametro muito mais pequeno, é nessa que tens que ligar a mangueira com o CO2.

Eu penso, que as instruções estão na própria embalagem.

 

Verifica lá isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim jl-shark eu percebi isso mas as instruções que aquilo traz são 2 bonecos :)

 

O meu problema não é esse e já verifiquei que não é o que pensei, posição invertida da entrada do CO2 (tipo cabeça para baixo).

 

Vou tentar descrever o que acontece.

 

Tenho garrafa --> conta bolhas boyu ---> difusor no meio da mangueira de saída do filtro.

 

quando ligo e começa a funcionar, saem as bolhas no conta bolhas, eu conto e coloco como pretendo, 2 bolhas p/s. passado algum tempo, penso que seja o tempo que leva a acumular o CO2 no topo do conta bolhas e dentro do difusor de co2, as bolhas passam a sair em muito menor quantidade, tipo 1 bolha por minuto :s

 

 

Se isto for mesmo assim então é muito pior que o difusor de plástico com cerâmica que vem com a garrafa de co2 da aquaristic.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim jl-shark eu percebi isso mas as instruções que aquilo traz são 2 bonecos :!:

 

O meu problema não é esse e já verifiquei que não é o que pensei, posição invertida da entrada do CO2 (tipo cabeça para baixo).

 

Vou tentar descrever o que acontece.

 

Tenho garrafa --> conta bolhas boyu ---> difusor no meio da mangueira de saída do filtro.

 

quando ligo e começa a funcionar, saem as bolhas no conta bolhas, eu conto e coloco como pretendo, 2 bolhas p/s. passado algum tempo, penso que seja o tempo que leva a acumular o CO2 no topo do conta bolhas e dentro do difusor de co2, as bolhas passam a sair em muito menor quantidade, tipo 1 bolha por minuto :s

Se isto for mesmo assim então é muito pior que o difusor de plástico com cerâmica que vem com a garrafa de co2 da aquaristic.

 

possivelmente deves ter de aumentar a pressão no redutor!!! experimenta aumentar um pouco, mas nao abuses.... para nao rebentares com as mangueiras..

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes aumentar a pressão no redutor, queres dizer a pressão que se controla os bar's que saem para a válvula sal.?

 

Tenho um manómetro a 50 bar e o outro manómetro a 1bar.

 

a válvula de agulha a enviar 3 bolhas por segundo.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes aumentar a pressão no redutor, queres dizer a pressão que se controla os bar's que saem para a válvula sal.?

 

Tenho um manómetro a 50 bar e o outro manómetro a 1bar.

 

a válvula de agulha a enviar 3 bolhas por segundo.

 

 

eu falo no manometro de saida que tens a 1b... esperimenta aumentar um pouco tipo para 1.1 ou 1.2!!! senao notares diferença ou é pq tens fuga ou algo a obstruir a saida do CO2....

 

Nem todas as membranas de ceramicas sao iguais.. por isso por vezes temos de dar um pouco mais de pressão...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.Em relação ao difusor que falaste que vinha com a garrafa do CO2 da aquaristic,eu tenho estado a usar esse.E tenho tido muitos bons resultados.Neste difusor(da aquaristic) tens de meter água pela entrada do co2 até deixares uma altura da veramica de uns 2cm.Para meter la a agua usei a pipeta dos destes de ph,nitritos etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu falo no manometro de saida que tens a 1b... esperimenta aumentar um pouco tipo para 1.1 ou 1.2!!! senao notares diferença ou é pq tens fuga ou algo a obstruir a saida do CO2....

 

Nem todas as membranas de ceramicas sao iguais.. por isso por vezes temos de dar um pouco mais de pressão...

 

 

Acho que está haver alguma confusão, o aumento de pressão não penso que vá influenciar em grande coisa, mas vou tentar.

 

Não tenho fuga nenhuma, o Co2 fica preso entre o difusor da boyu e o conta bolhas boyu, ou seja, quando retiro a mangueira o co2 solta-se para o ar, volto a colocar a mangueira , ao inicio saem bolhas e depois quando o espaço fica totalmente ocupado com o co2 as bolhas param, ou seja, o co2 não passam pelo difusor da boyu para a mangueira do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.Em relação ao difusor que falaste que vinha com a garrafa do CO2 da aquaristic,eu tenho estado a usar esse.E tenho tido muitos bons resultados.Neste difusor(da aquaristic) tens de meter água pela entrada do co2 até deixares uma altura da veramica de uns 2cm.Para meter la a agua usei a pipeta dos destes de ph,nitritos etc...

 

Eu tenho tenho utilizado mas não serve para a capacidade do meu aquário, por isso procuro alternativas. Quanto ao resto da água dentro do difusor sim eu sei, era como eu tinha. É o mesmo sistema utilizado no conta bolhas da boyu que estou a utilizar agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora, e aproveitando o tema,

Qual a diferenca entre difusor de co2 e rector de co2?

 

Bem ver se consigo explicar correctamente (e se é isto que penso que seja :oops:)

 

Difusor de CO2, divide as bolhas de CO2 em bolhas mais pequenas que se deslocam rapidamente até à superfície, o aproveitamento do CO2 não é total e longe disso.

Reator de CO2, tenta que as bolhas de CO2 se dissolvam na água, desta forma o aproveitamento do CO2 é (quase) total, deixa-se de se ver bolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ver se consigo explicar correctamente (e se é isto que penso que seja :oops:)

 

Difusor de CO2, divide as bolhas de CO2 em bolhas mais pequenas que se deslocam rapidamente até à superfície, o aproveitamento do CO2 não é total e longe disso.

Reator de CO2, tenta que as bolhas de CO2 se dissolvam na água, desta forma o aproveitamento do CO2 é (quase) total, deixa-se de se ver bolhas.

 

 

Entao teoricamente o reator CO2 sera melhor, mesmo para as receitas caseira, certo?

 

Agora, para iniciantes como eu, e com uma receita caseira de CO2, em que so se sabe se a receita se esgota quando param as bolhas... Existe algum metodo facil de ver isso com um reactor?

 

Obrigado desde ja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o reator em principio é sempre melhor que difusor, para caseiro penso que não seja melhor pq não vais conseguir ter a noção da quantidade de CO2 que tens e de quando esteja acabar.

 

P.S. De momento está encostado pois não funciona como eu previa.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.