g_b Publicado Dezembro 11, 2007 Publicado Dezembro 11, 2007 (editado) Boas caros amigos, estou com dificuldades em alcançar mais de 27 graus no meu aqua e tenho neste momento um aquecedor de 200 watts e outro de 100 w num aquario de 120 litros brutos... O aquario em questao é um juwel lido 120 (mais ou menos um cubo) tenho um filtro externo da eheim (2213). A temperatura da sala deverá rondar agora os 15 graus (sem aquecimento ligado) Tenho a flauta do filtro na lateral esquerda do aqua e a saida de agua do aqua para o filtro no vidro posterior e do lado oposto da entrada de agua da flauta. Em qualquer aquecedor que meti regulei sempre ao maximo e sem resultados, vejo que eles desligam sem atingir a temperatua desejada, tenhos os dois aquecedores na vertical, será esse o problema? Para atingir os 29 graus neste aquario que deverá ter uns 100 litros de agua qual a potencia que deveria chegar? Ele veio com um juwel de 100 watts mas tenho em casa mais um de 50 watts parado e emprestado um de 200 watts. Editado Dezembro 22, 2007 por g_b Citar
david moreira Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 boas o problema não deve de ser dos termóstato, isso costuma acontecer quando a água não circula o suficiente junto do termóstato e aquece só aquela zona Citar
algarveboy20 Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Boas! Concordo com o David Moreira, tens de fazer a agua circular junto do termostato para espalhar a temperatura por igual, mas instruções ate dizem isso. Cumps Citar
reefdiver Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Uma das alternativas poderá ser efectivamente aumentar a circulação da água, de forma a espalhar o calor. O calor gerado pelo termóstato sobe e não existindo uma circulação adequada de água, "engana" o termóstato. Experimenta por essa razão aumentar a circulação de água, colocando a saída de água do filtro mais perto da superfície. Uma segunda opção passa por colocar o termóstato na horizontal, dado que desta forma a subida do calor é efectuada ao longo de toda a área do termóstato. O facto de teres a casa fria poderá levar a que precises de uma maior potência do termóstato. Teoricamente, 100w seriam suficientes mas dada a temperatura exterior de 15º (amplitude térmica de 12º), 200w é mais do que suficiente. Colocares a temperatura do termóstato no máximo não é boa ideia! É que quando o tempo começar a aquecer, a temperatura exterior aumenta e dessa forma corres o risco de ficar com os peixes cozidos se te esqueceres de ajustar a temperatura. Uma última alternativa é efectuares a calibração do teu termóstato, i.e: - coloca o termóstato à temperatura que desejas - 29º - espera que a luz do termóstato desligue. imagina que isso acontece aos 25º. mexe no termóstato e baixa a temperatura para os 25º - basicamente estás a "ensinar" o termóstato que ele desligou a 25º e não a 29º. - aguarda uns minutos e sobe novamente a temperatura para 29º. - repete o processo até eventualmente conseguires chegar aos 29º Uma última questão? Que peixes tens ou desejas ter no aquário? 29º é uma temperatura demasiado elevada para a maior parte dos peixes, que preferem normalmente temperaturas entre os 23-26º. Acima desta temperatura, apenas escalares, discos e pouco mais Espero ter ajudado Citar
g_b Publicado: Dezembro 11, 2007 Autor Publicado: Dezembro 11, 2007 Uma das alternativas poderá ser efectivamente aumentar a circulação da água, de forma a espalhar o calor. O calor gerado pelo termóstato sobe e não existindo uma circulação adequada de água, "engana" o termóstato. Experimenta por essa razão aumentar a circulação de água, colocando a saída de água do filtro mais perto da superfície. Uma segunda opção passa por colocar o termóstato na horizontal, dado que desta forma a subida do calor é efectuada ao longo de toda a área do termóstato. O facto de teres a casa fria poderá levar a que precises de uma maior potência do termóstato. Teoricamente, 100w seriam suficientes mas dada a temperatura exterior de 15º (amplitude térmica de 12º), 200w é mais do que suficiente. Colocares a temperatura do termóstato no máximo não é boa ideia! É que quando o tempo começar a aquecer, a temperatura exterior aumenta e dessa forma corres o risco de ficar com os peixes cozidos se te esqueceres de ajustar a temperatura. Uma última alternativa é efectuares a calibração do teu termóstato, i.e: - coloca o termóstato à temperatura que desejas - 29º - espera que a luz do termóstato desligue. imagina que isso acontece aos 25º. mexe no termóstato e baixa a temperatura para os 25º - basicamente estás a "ensinar" o termóstato que ele desligou a 25º e não a 29º. - aguarda uns minutos e sobe novamente a temperatura para 29º. - repete o processo até eventualmente conseguires chegar aos 29º Uma última questão? Que peixes tens ou desejas ter no aquário? 29º é uma temperatura demasiado elevada para a maior parte dos peixes, que preferem normalmente temperaturas entre os 23-26º. Acima desta temperatura, apenas escalares, discos e pouco mais Espero ter ajudado Obrigado pela excelente explicaçao! É assim eu ja mudei a flauta do filtro duas vezes e nao consigo melhor circulaçao pelo menos perto dos aquecedores, talvez por um aquario ser um pouco alto... Vou experimentar metero o aquecedor na horizontal embora que esteticamente fique horrivel, mas lá terá de ser! Os peixes que tenho, sao corydoras, neons, 3 discus. Citar
reefdiver Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Obrigado pela excelente explicaçao! É assim eu ja mudei a flauta do filtro duas vezes e nao consigo melhor circulaçao pelo menos perto dos aquecedores, talvez por um aquario ser um pouco alto... Vou experimentar metero o aquecedor na horizontal embora que esteticamente fique horrivel, mas lá terá de ser! Os peixes que tenho, sao corydoras, neons, 3 discus. Se não gostas de o ver na horizontal (também concordo que fica muito feio), experimenta antes calibrar o termóstato da forma que te expliquei. Se não resultar, passa então para a horizontal. Outra alternativa é tentares mantê-lo na vertical, mas noutro ponto do aquário. O meu pai teve o mesmo problema no aquário dele há uns tempos e funcionou dessa forma! Depois diz qualquer coisa sobre os resultados! Abraço Citar
jonasguindaste Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Boas! O termómetro não está avariado? Ele fala em vários aquecedores que perfazem um total de 300W. 3 vezes mais que o necessário (em teoria) para aquecer aquele volume de água. É estranho estarem os dois mal calibrados, mas pode acontecer. Abraço. Citar
averapina Publicado: Dezembro 11, 2007 Publicado: Dezembro 11, 2007 Boas caros amigos, estou com dificuldades em alcançar mais de 27 graus no meu aqua e tenho neste momento um aquecedor de 200 watts e outro de 100 w num aquario de 120 litros brutos... O aquario em questao é um juwel lido 120 (mais ou menos um cubo) tenho um filtro externo da eheim (2213).A temperatura da sala deverá rondar agora os 15 graus (sem aquecimento ligado) Tenho a flauta do filtro na lateral esquerda do aqua e a saida de agua do aqua para o filtro no vidro posterior e do lado oposto da entrada de agua da flauta. Em qualquer aquecedor que meti regulei sempre ao maximo e sem resultados, vejo que eles desligam sem atingir a temperatua desejada, tenhos os dois aquecedores na vertical, será esse o problema? Para atingir os 29 graus neste aquario que deverá ter uns 100 litros de agua qual a potencia que deveria chegar? Ele veio com um juwel de 100 watts mas tenho em casa mais um de 50 watts parado e emprestado um de 200 watts. boas a que temperatura tinhas a água quando fizestes a ultima muda ? (tpa's) Citar
pestinha Publicado: Dezembro 12, 2007 Publicado: Dezembro 12, 2007 Boas Experimenta colocar uma pedra difusora, ligada a uma boma de ar, debaixo do aquecedor. Vais ver a diferença que faz na temperatura! Citar Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
g_b Publicado: Dezembro 13, 2007 Autor Publicado: Dezembro 13, 2007 Se não gostas de o ver na horizontal (também concordo que fica muito feio), experimenta antes calibrar o termóstato da forma que te expliquei. Se não resultar, passa então para a horizontal. Outra alternativa é tentares mantê-lo na vertical, mas noutro ponto do aquário. O meu pai teve o mesmo problema no aquário dele há uns tempos e funcionou dessa forma! Depois diz qualquer coisa sobre os resultados! Abraço Ok, eu vou experimentar as varias alternativas este fim de semana e dps conto os resultados. Citar
g_b Publicado: Dezembro 13, 2007 Autor Publicado: Dezembro 13, 2007 Boas!O termómetro não está avariado? Ele fala em vários aquecedores que perfazem um total de 300W. 3 vezes mais que o necessário (em teoria) para aquecer aquele volume de água. É estranho estarem os dois mal calibrados, mas pode acontecer. Abraço. Boas! Em relaçao ao termometro eu ja o tirei e meti-o nas minhas maos e a temperatura subiu ao valor esperado, assim como o meti em agua fria e ele marcou correctamente, mas ja vem a caminho um digital so por causa das duvidas, mas penso que será mesmo um problema de pouca circulaçao de agua junto dos aquecedores... Em relaçao a mal calibrados pode acontecer mas estes aquecedores estao ambos no maximo... Citar
g_b Publicado: Dezembro 13, 2007 Autor Publicado: Dezembro 13, 2007 boasa que temperatura tinhas a água quando fizestes a ultima muda ? (tpa's) Boas, antes de fazer a tpa tinha a 25 graus com a tpa e aquecedor mais potente consegui chegar e manter os 27 graus, meti aqua um pouco mais quente para ajudar... Citar
g_b Publicado: Dezembro 13, 2007 Autor Publicado: Dezembro 13, 2007 Boas Experimenta colocar uma pedra difusora, ligada a uma boma de ar, debaixo do aquecedor. Vais ver a diferença que faz na temperatura! Boas! Hum... Vou experimentar ainda nao tinha ouvido falar nessa engenhoca! Obrigado! Citar
PauloSilva Publicado: Dezembro 13, 2007 Publicado: Dezembro 13, 2007 Boas Experimenta colocar uma pedra difusora, ligada a uma boma de ar, debaixo do aquecedor. Vais ver a diferença que faz na temperatura! E na bomba também Boa sorte, depois põe aqui o resultado Abraço Paulo Silva aka "O Compressor" Citar
pestinha Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 E na bomba também Boa sorte, depois põe aqui o resultado Abraço Paulo Silva aka "O Compressor" Boas Lá estão os "sr." Paulo Silva aka "O Compressor" com o lápis azul da censura! banana rock Valeu a correção. Citar Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
PauloSilva Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Boas Lá estão os "sr." Paulo Silva aka "O Compressor" com o lápis azul da censura! Valeu a correção. banana rock Hihihih , digo isto pois um dos meus gatos, ou a mulher empurrou a bomba para debaixo de um aquecedor a oleo, isto já a pra ai 2 anos, mas concluindo, a bomba alem de comecar a fazer um enorme barulho, em vez de "empurrar" o ar para o aqua, quase que começou foi a puxar a agua do aqua. O que valeu foi a válvula anti retorno, resultado, uma nova que ainda dura até hoje e ainda é silenciosa, quanto mais está no meu quarto Pena, eu sei que falhei, devia dizer logo o que se passou comigo, mas ontem estava num daqueles dias que não há muita vontade de dar ao dedo Abraço Paulo Silva aka "O Arrenpendido a BomBar" Citar
sazito Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Se não fica esteticamente bem na horizontal coloca-o na perpendicular Citar
PauloSilva Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 Em qualquer aquecedor que meti regulei sempre ao maximo e sem resultados, vejo que eles desligam sem atingir a temperatua desejada, tenhos os dois aquecedores na vertical, será esse o problema? Só para uma descarga de consciência, e eventualmente esclarecer aqui uma duvida minha diz-me : De que lado puses-te os termostatos ?! Do lado de dentro ou do lado de fora ?! Abraço Paulo Silva aka "O chato" Citar
Rui J. Rocha Publicado: Dezembro 14, 2007 Publicado: Dezembro 14, 2007 LOL Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
g_b Publicado: Dezembro 19, 2007 Autor Publicado: Dezembro 19, 2007 (editado) Só para uma descarga de consciência, e eventualmente esclarecer aqui uma duvida minha diz-me : De que lado puses-te os termostatos ?! Do lado de dentro ou do lado de fora ?! banana rock Abraço Paulo Silva aka "O chato" Eu nao meti tesmostatos meti sim aquecedores com termostato e obviamente que os coloquei do lado de fora para nao queimar os peixes que eventualmente se poderiam encostar a eles e como o Halibut creme estava esgotado na minha farmacia nao quis arriscar muito!!! Editado Dezembro 19, 2007 por g_b Citar
g_b Publicado: Dezembro 22, 2007 Autor Publicado: Dezembro 22, 2007 Boas resolvi o problema com a compra de um aquecedor da eheim/jaeger de 200 watts , impecavel e está na vertical! E veio muito bem calibrado ,temperaruta exacta. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 Eu nao meti tesmostatos meti sim aquecedores com termostato e obviamente que os coloquei do lado de fora para nao queimar os peixes que eventualmente se poderiam encostar a eles e como o Halibut creme estava esgotado na minha farmacia nao quis arriscar muito!!! Desculpa estar a perguntar mas percebi bem?Tu aqueces a água a partir da parte de fora do aquário ? :!: Citar O meu feedback
Akilae Publicado: Dezembro 22, 2007 Publicado: Dezembro 22, 2007 ****Sarcasm alert**** Citar Os meus Aquas: Deep Forest Little Heaven
Recommended Posts