Barbus Odessa


DanielSilva

Recommended Posts

Pois é:

 

Há tempos (cerca de 6/7 meses) montei um pequeno aquario de 35 litros para desenvolvimento de plantas. Acontece que vi os barbus de odessa numa loja e fiquei logo apaixonado: comprei 5 - três machos e duas fêmeas.

 

Espécie extremamente resistente pois nunca tive grandes cuidados com esse aquário e eles estão às mil maravilhas.

 

Qual não é a minha surpresa quando hoje de manhã vou podar e tirar uns pés de umas plantas que se desenvolveram muito, e descubro 2 barbus com cerca de 2 cm.

 

Fiquei parvo

 

Como se safaram estas crias? o que comeram quando nasceram?

 

Deduzo que só sobreviveram pq o aquario tinha muitas plantas e souberam esconder-se, senão os pais chamar-lhe-iam um petisco.

 

 

Fiquei curioso.

Às vezes queremos tanto a reprodução que matamo-nos com tabalhos e nada acontece. E agora, sem saber ler nem escrever, os peixes trataram de tudo sozinhos.

 

A Natureza é qualquer coisa.....

 

Vou tentar tirar fotos mas vai ser dificil. Os gajos n param quietos.

 

Abraço

Editado por DanielSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente quanto mais mexemos no aquário piior é para a reprodução :puppydogeyes:

 

Parabéns.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Daniel!

 

os barbus odessa são lindíssimos! parabéns!

é fantástico quando os peixes se reproduzem sem fazermos nada por isso! e muito bom sinal tambem, pois isso mostra que são mantidos em optimas condições.

comigo acontece com os melanotaenias, só da ultima vez foram 81 alevins! claro que a maioria não sobrevive, mas mesmo assim é muito gratificante :Fade-color

 

boa sorte com os teus odessa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José, parabéns pelos teus melanotaenias.

 

 

Tal como prometido cá vão as fotos possíveis e um vídeo:

 

A cria mais pequena

 

barboOdessaCria01.jpg

 

barboOdessaCria02.jpg

 

Um dos meus machos adultos, desculpem estar desfocada mas estes peixes não param quietos

 

barboOdessaMacho.jpg

 

 

No video podem ver as crias maiores e as mais pequenas junto com um macho adulto

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom! já estão bem grandinhos!!! pensei que os ia ver ainda com aquela formato de espermatzoide, mas afinal, já são 'peixes mesmo'! :) há quanto tempo não olhavas para o aquário com olhos de gente? hehe!

o que eu acho fantástico é como sobrevivem e se desenvolvem sem cuidados nenhuns, nem mesmo com comida própria para alevins!!! agora tenho sempre o Nobil Fluid da JBL, mas a primeira 'ninhada' dos meus melanotaenias vingou com a mesma comida dos pais... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom! já estão bem grandinhos!!! pensei que os ia ver ainda com aquela formato de espermatzoide, mas afinal, já são 'peixes mesmo'! :) há quanto tempo não olhavas para o aquário com olhos de gente? hehe!

o que eu acho fantástico é como sobrevivem e se desenvolvem sem cuidados nenhuns, nem mesmo com comida própria para alevins!!! agora tenho sempre o Nobil Fluid da JBL, mas a primeira 'ninhada' dos meus melanotaenias vingou com a mesma comida dos pais... :)

 

Olá José:

 

O q se passou foi que tinha a parte da frente do aquário bem tapada por plantas. Pouco mais dava para ver do que o filtro e os peixes quando vinham comer. Só depois de tirar as plantas é que fiquei de boca aberta. tinha peixes a mais :D

 

também dei o Nobil Fluid aos meus apistogramma cacatuoides - tinha que o dar com uma seringa, com muito cuidado perto do cardume de "espermatozoides" biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':)' />

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é que ia para aí uma selva, hein? ;)

se já é fantástica a surpresa quando descobrimos alevins, imagino a tua cara quando viste novos peixes já grandinhos!...

 

quanto aos meus melanotaenias, só a primeira 'ninhada' consegui apanhar no aquário onde estão os pais; todas as outras nasceram na cozinha, em copos, tupperwares, etc, onde ponho as podas das plantas à espera de as oferecer... ao princípio fiquei parvo quando dei pelos alevins, mas agora já sei e todos os dias vou espreitando :P mesmo agora em dezembro, que a água fica mesmo fria, tirei uns quantos na semana passada...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma supresa hoje: os meus 'lamp eye' (aplocheilichthys normani) procriaram! :smile2: infelizmente, até agora, ainda só vi um alevim, que já consegui apanhar e pôr noutro aqua... e já vem com o olho a brilhar!!! hehe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais