1º Nano montado


samus

Recommended Posts

-aquario: 5l

-filtro: desconhecido(200L/h)

-substracto: akadama special

-iluminação: lampada uva+uvb de 26 W

-fertilização: co2 caseiro brevemente

-flora: Vesicularia dubyana 'Christmas'

-fauna: não tem

 

 

 

dsc01603lc9.jpg

 

 

agora tenho umas duvidas

1)por baixo da pedra que esta totalmente tapada com musgo , ha um tapete de musgo, a minha pergunta era se a parte do tapete que esta debaixo da pedra nao irá apodrecer por falta de luz?

2) o tapete de musgo irá agarrar-se ao substracto? ou seja poderei mais tarde tirar estas pedritas que estao a conter o musgo?

 

agradeço comentarios para melhorar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1)por baixo da pedra que esta totalmente tapada com musgo , ha um tapete de musgo, a minha pergunta era se a parte do tapete que esta debaixo da pedra nao irá apodrecer por falta de luz?

 

Certamente que irá apodrecer, não so por falta de luz, mas por falta de movimentaçao de agua e logo de oxigenaçao, CO2 e compostos azotados...

 

2) o tapete de musgo irá agarrar-se ao substracto? ou seja poderei mais tarde tirar estas pedritas que estao a conter o musgo?

 

Não sei por experiencia propria mas ja vi substratos cheios de musgo agarrado... e fica um efeito bem giro! :silly:

 

agradeço comentarios para melhorar!

 

Já está bastante bem, mas pode-se sempre dar uns bitates, mas a maioria são questões de opinião...

 

Ora, eu só trocava esse minifiltro interno por um minifiltro de cascata... acho que fica melhor e poupa-te espaço.

Outra coisa é a iluminação fortissima para 5L... isso vai ficar verde num instante... para esse aquario 10W e sobra!

Que fauna ai vai morar? Camarões nao?

 

Cumps e boa aquariofilia

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo comentário achas que deva fazer o que deixar estar assim ou remover o pedaço de tapete que está por baixo?

nao vai ficar com algas porque a luz é uv :mellow: quanto á fauna ainda nao sei , mas provavelmente ficara assim

 

agradecia mais opinioes por favor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpa a ignorancia mas com a luz uv a incidir directamente pode ter ai fauna e flora???Acho que li em qualquer sitio que não mas não tenho a certeza....Ou seja nem algas nem musgo...mas posso estar enganado... :wink:

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uv, existem raios uvc utilizados em filtros estas radiacoes sao bastante perigosas e depois existem os uva e uvb que sao o que as plantas utilizam para a fotossintese.

 

 

tantas views e so um comentario... enfim como nao sou dos "superiores" nao dizem nada..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cuidado porque a luz que tu tens so deve ser uva e talvez uvb mas nao sei bem so vendo a caixa da lampada agora uvc (que é o que tira as algas dos aquarios e lagos) essa nao deves ter de certeza pois se nao ja tinhas queimado os olhos, é por isso que elas vem fechadas em caixas que nao passe luz quando esta esta ligado, pois a embalagem nao serve so para agua nao sair se nao eram embalagens transparentes ou ponha-se directamente numa calha do aqua o que dava menos trabalho...

essa deve ser uma lampada normal.

mas se for uva e uvb em conjunto é dinheiro mal gasto pois so uma vulgar uva dava conta do recado.

ve vem isso....

Editado por tyutry
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tyutry uvc obvio que nao era ... se fosse nem um dia duravam as plantas no nano

 

a lampada é das minhas tartarugas que vou alternando para os 2

 

ps sou do forum de tartarugas mas nao tenho o mesmo nick de la :)

 

abraço

Editado por samus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá samus!

 

o musgo vai agarrar ao substrato, sim!

num dos meus aquarios, já tenho um tapete considerável, só dos restos das podas que não consigo apanhar por se infiltrarem debaixo das folhas das equinodorus quadricostatus... já vou ter que o podar para não as abafar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uv, existem raios uvc utilizados em filtros estas radiacoes sao bastante perigosas e depois existem os uva e uvb que sao o que as plantas utilizam para a fotossintese.

tantas views e so um comentario... enfim como nao sou dos "superiores" nao dizem nada..

 

Pois a confusão que fiz foi ao ler a parte das "algas".De qualquer maneira não sei até que ponto essa luz é aconselhável.Quanto ao musgo o mais provável é morrer/apodrecer mas não acho que valha a pena tirar...Quanto ao aquario está simples.Eu pessoalmente não gosto das pedras brancas e substitui-a por umas mais escuras e plantava eleocharis na parte de trás para esconder o filtro e adicionava um tronco ou galhos a "sair" da pedra com musgo...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura as pedras só estao por uns tempos, até que o musgo se agarre ao substracto

:mrgreen: vou tambem comprar um filtro em cascata e agora é so esperar..

 

a partir de quando é que devo começar com as fertilizações? é como é que vejo isso

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, queria pedir aqui ao pessoal que me podesse ajudar na fauna que devo por no aquário se possivel claro... reds nao porque basta haver uma variação noas parametros da agua que morrem logo. gostava de saber se existe algum peixe que seja muito pequeninino e resistente para aqui

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se encontrares á venda ou arranjares uma espécie de killie que não cresça muito e suporte temperaturas baixas, podes colocar um macho. Ou então esperas pelo Verão e colocas um guppy macho :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

1ª actualização 27/12/2007

 

 

 

1evolucaopx2.png

 

 

ta estranho o musgo :D, ele no inicio tinho cor mais escura e aspecto mais fofinho e agora esta diferente, nao é da imagem porque tenho mais do dia da montagem e estao iguais lol. Mas acho que esta tudo bem, pena é o musgo nao ter crescido nada, tem co2 e esta sempre a fazer pearling Oo

 

sugestoes e comentarios please :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.