O meu 1º Aquário


caterina

Recommended Posts

Boa tarde biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Tenho desde 2ª feira um aquário com 100x30x40, equipado com filtro interno e bomba, lampada incorporada na tampa, termostato de 150.

 

Procedi na 2ª feira à sua montagem.

Seguindo as instruções do logista: coloquei no fundo um substrato para as plantas e cobri com 25 kg de areão; enchi o aquário até meio e plantei algumas espécies de plantas (2 anúbias anãs, 4 pés de cabomba, 5 pés de feto da sumatra, este não tenho a certeza, e uma cryptocoryne, que também não tenho a certeza), depois acabei de encher; a água foi tratada com dois produtos diferentes, um para eliminar o cloro e o outro por causa das bactérias.

 

Após várias leituras e incursões na Net, resolvi colocar os adornos. Assim adquiri dois troncos de madeira, um deles com um feto de java e o outro com uma anubia anã, bem como uma peça em ceramica.

 

Estou contente com o resultado.

 

Agora gostava de vos pedir a vossa opinião acerca de:

- quanto tempo devo esperar até poder introduzir os primeiros peixes?

- que espécies aconselham para um aqua comunitário, com estas características?

 

Estou entretanto a fazer o meu projecto. Mal tenha concluído, dou mais informações e coloco fotos.

 

Desde já obrigada a todos pela ajuda que possam vir a dar.

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá e sê bem vinda

 

O tempo que necessitas de esperar para começares a colocar peixes no teu aqua vai depender do ciclo de Azoto. Aconselho-te a veres este tópico com um manual do membro Nuno Antunes

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Verás que encontras lá respostas às primeiras duvidas, que decerto vais ter, ao iniciares-te neste passatempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vinda, caterina!

 

eu sou da opinião que só se devem introduzir os primeiros peixes ao fim de 3 semanas/1 mês, após o pleno funcionamento do aquário (que é o teu caso)... mas para que as bactérias se mantenham vivas, deita lá para dentro uns quantos flocos diariamente, que se decomporão, indo assim provocar mínimas quantidades de amónia que por sua vez será absorvida por elas.

acho que deverias adicionar plantas de crescimento rápido (só tens as cabombas) que mais depressa contribuirão para o equilibrio biológico. não mencionas quantos watts tem a tua iluminação, mas podes pesquisar a flora em função do ratio (w/L) do teu aqua.

não sei se este é o teu primeiro aquário, nem qual o teu gosto relativamente à fauna, mas deverás sempre começar por peixes resistentes e as possibilidades são muitas.

 

boa sorte biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa, mas reparei agora no título do teu tópico: 'o meu 1º. aquário'... bom isso só reforça o que eu ja disse relativente à escolha dos primeiros ocupantes: peixes resistentes, sem grandes exigências... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem vinda ao Fórum, não te vais arrepender do teu registo biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Agora, uma coisa em quer reparei: o filtro!!!

Um aquario dessa litragrem não vai ser bem filtrado com um filtro interno. Um filtro externo bom e "barato" para esse aquário, era um Eheim 2213.

Bem de resto só te posso desejar boa sorte biggrin

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, muito obrigada a todos pela excelente recepção.

 

Tentando responder às questões deixadas em aberto:

a iluminação é uma lampada fluorescente de 30w, que veio com o aquário, tal como todo o restante equipamento.

 

Relativamente às espécies, tenho andado a ler sobre as várias possibilidades e sim, as primeiras a introduzir serão certamente as mais resistentes.

 

No entanto, hoje notei que tenho o primeiro ocupante animal ;)

 

Parece ser um caracol, com cerca de 5 mm, que se ansa a passear colado ao vidro. Deve ter vindo com o feto de java ou a anúbia que comprei ontem. Será problemático? Começo cedo com os caracóis :P

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o unico problema que poderas ter é que desse apareçam centenas...ehehe..depende da espécie:)

 

Se conseguires postar umas fotos..ajuda:p

 

O conselho dos peixes, como um dia alguém me disse "não se deve sugerir peixes, isso é ao gosto de cada um". Digamos que é isso que vai, ou nao, transmitir e fazer crescer o gosto pela aquariofilia.

 

Posso te apenas dizer para onde me vou EU virar para os peixes, o meu aqua ainda esta a fazer o ciclo e vou optar em principio por platys, mollys e otto´s para limpar o fundo.

 

No teu caso, já nao optava por estes, optava por Kribensis, que foi uma das espécies de peixe que me aconselharam, pelo forista, Ricardo Diogo. Acontece que em todo o lado me diz que para estes peixes estarem bem, necessitam de 80L e eu apenas tenho 54L, o que infelizmente me fez recuar, mas depois de ler e aprender sobre eles, tornaram-se uma das minhas espécies favoritas e hei-de te-las:)

 

Continuação e no que puder ajudar..apita:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e bem vindo/vinda ao vicio.

Tambem comecei assim e agora tenho de fazer curas de "desintoxicação" periodicas para ver se não passo dos 25 aquarios.

Esse aqua merecia um "esforço" em € para adquirires um filtro exterior.

Lembra-te que anubias e fetos normalmente não gostam de ver os "risomas" enterrados.

A peça em ceramica.....normalmente gosto mais de coisas naturais, paus, pedras, etc.

Para alegrares a coisa podes por JÁ uns 3 ou 4 peixes PEQUENOS e resistentes, por expl. "neons chineses" (Tanichthys albonubes) que, sendo simpaticos e pouco exigentes, te ajudarão a ciclar o aqua.

Alimenta-os POUCO......um floquito para cada de dois em dois dias é mais que suficiente.

Passadas umas 2 a 3 semanas após a introdução dos "peixotos" deves começar a fazer TPAS de 10% semanalmente para ires baixando alguma amónia e nitritos que entretanto se formaram.

A partir da 5ª semana deves ter estes valores a 0 e aí sim deves ir introduzindo peixes de forma GRADUAL.

Se optares por um aqua tipo "amazónico" terás uma imensa possibilidade em relacção a peixes pois são os mais comuns e fáceis de encontrar.

Lembra-te que as TPAS são o mais IMPORTANTE para a saude do teu aqua.

TPAS de 2 X 10% semanais seriam apreciadas por todos.

Boa sorte.

JPM

 

Ps-> Ah! ...e perde 3 minutos a preencher o perfil....andam por aí "cotas" que gostam de saber + - com quem estão a falar.

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, perfil preenchido, mais alguma coisa é só dizer ;)

 

Pavivelmo, obrigada pelas dicas. Não conheço os Kribensis, vou pesquisar.

 

João Machado, 25 aquários :crazyeyes: isso é que é paixão :mrgreen:

Agora a sério: as anúbias e os fetos estão nos troncos; a ceramica também não é a minha favorita, também aprecio o natural, mas um dos troncos ainda está relativamente verde e estou a usá-la para o segurar no fundo. Gostei da ideia de por já 3 ou 4 peixes pequenos (confesso que como qualquer novato nisto, estou ansiosa para os ver cá em casa), mas´só se for útil ao aqua.

As TPAS devo fazer já uma por semana, não? Foi isso que me indicaram na loja.

Quanto ao filtro externo, acho que já sei o que vou pedir ao Pai Natal :P Mas enquanto não adquiro, o interno será suficiente, não? Só quando tiver muitos habitantes é que pode ser problemático, não?

 

Obrigada e desculpem alguma coisita.

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, de novo!

 

o problema dos kits é esse mesmo: material/acessórios completamente inadequados para o tamanho do aquário... 30w para 120L é manifestamente uma iluminação fraquíssima! do filtro também já aqui te falaram... aconselho-te a pensares rapidamente numa mudança da calha, pois nao sei se mesmo os fetos ou as anúbias irão resistir assim... e é escusado adicionares outras plantas antes de fazeres isso porque, mesmo que sobrevivam a curto prazo, nunca ganharão forma... depois deste problema resolvido e da introdução de mais plantas, pensa então num filtro exterior, porque ainda sem peixes, esse não te trará problemas entretanto.

uma das 'chaves' do sucesso da aquariofilia é a paciência! tenta fazer tudo com muita calma, sem stresses nem precipitações, porque estes são mesmo os principais inimigos deste hobby. um aquário planeado com calma e serenidade, onde sejam aplicados todos os principios basicos, muito dificilmente te trará problemas de maior.

relativamente ao caracol, vai-te habituando a eles que são muito engraçados e contribuem na limpeza das algas; só com excesso de alimentação e uma manutenção desleixada poderão virar praga, por isso, não te preocupes e vai 'curtindo' o bicho :crazyeyes: (possivelmente irão aparecer mais, porque muitas vezes, os ovos estão agarrados às plantas que adquirimos).

 

vai dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui tens especificamente sobre eles:

 

Kribensis

 

 

Aqui é o espaço aqui do fórum onde se fala da espécie, podes pesquisar:

 

Kribensis_pesquisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma das 'chaves' do sucesso da aquariofilia é a paciência! tenta fazer tudo com muita calma, sem stresses nem precipitações, porque estes são mesmo os principais inimigos deste hobby. um aquário planeado com calma e serenidade, onde sejam aplicados todos os principios basicos, muito dificilmente te trará problemas de maior.

 

 

Concordo, eu "ataquei" à parvinha o meu aquario quando o montei, resultado: vou ter que o desmontar todo outra vez para montar em condições:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Mendonça, obrigada.

Bom, então tenho de tratar da iluminação primeiro. Lá terá de ser. Já agora, li sobre umas lâmpadas da sera próprias para aquário. O que acham? Aconselham ou as normais são melhores? E que potência seria mais indicada?

 

Pamivelmo, lamento que tenhas de recomeçar. A ver se corre melhor comigo.

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, de novo!

 

o problema dos kits é esse mesmo: material/acessórios completamente inadequados para o tamanho do aquário... 30w para 120L é manifestamente uma iluminação fraquíssima! do filtro também já aqui te falaram... aconselho-te a pensares rapidamente numa mudança da calha, pois nao sei se mesmo os fetos ou as anúbias irão resistir assim...

 

 

Só uma coisa: Anubias e fetos vivem perfeitamente com esta luz. O filtro é mais fundamental e, em relação a isso, só tenho uma coisa a dizer: Manda vir de fora. Organizam-se regularmente encomendas do estrangeiro e compras por metade do preço, sem problemas nenhuns.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto fazia o estudo para o meu projecto, surgiram-me as seguintes dúvidas:

 

- peixes de fundo: coridoras ou botia? Gosto dos palhaço, mas crescem muito, não é? E devemos ter vários coridoras pois são de cardume, não?

 

- adorei os Kribensis e estou a penar dar-lhes o destaque no aqua, mas em todas as lojas que visitei não vi nenhum. Ajuda?

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto fazia o estudo para o meu projecto, surgiram-me as seguintes dúvidas:

 

- peixes de fundo: coridoras ou botia? Gosto dos palhaço, mas crescem muito, não é? E devemos ter vários coridoras pois são de cardume, não?

 

- adorei os Kribensis e estou a penar dar-lhes o destaque no aqua, mas em todas as lojas que visitei não vi nenhum. Ajuda?

 

 

ora vamos la tentar ajudar o melhor possivel:)

 

Peixes podes ter o que gostares mais, todos desempenham mais ou menos as mesmas funções e tens espaço para eles. Em opinião minha e unicamente pessoal, gosto dos Corys Panda, tens espaço para cardume, mas nao é uma obrigação, 3 já é suficiente.

 

Kribensis posso te dizer que também vi em alguns lados e não há em muito sitio, mas no Porto poderás eventualmente tentar na ornimundo (nortshopping) porque se aqui em Lisboa as vezes tem, ai também ha-de ter ou podem encomendar.

 

Faltando uma das questões, é verdade, o botia palhaço pode atingir os 30cm e devem ser mantidos em grupos, o que te iria logo limitar a na escolha da fauna. Penso que para a equipa de limpeza tens opções que nao te limitam tanto o numero de residentes, mas é como digo sempre, cada um tem os seus gostos, isto é apenas a minha opinão consoante os meus gostos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Mendonça, obrigada.

Bom, então tenho de tratar da iluminação primeiro. Lá terá de ser. Já agora, li sobre umas lâmpadas da sera próprias para aquário. O que acham? Aconselham ou as normais são melhores? E que potência seria mais indicada?

 

Pamivelmo, lamento que tenhas de recomeçar. A ver se corre melhor comigo.

 

 

Enquanto fazia o estudo para o meu projecto, surgiram-me as seguintes dúvidas:

 

- peixes de fundo: coridoras ou botia? Gosto dos palhaço, mas crescem muito, não é? E devemos ter vários coridoras pois são de cardume, não?

 

- adorei os Kribensis e estou a penar dar-lhes o destaque no aqua, mas em todas as lojas que visitei não vi nenhum. Ajuda?

 

 

Lampadas: As "de aquário" são iguais à outras, excepto na caixa de cartão exterior, onde tem peixinhos. Não vale a pena o investimento.

 

Peixes de fundo: Tens mais hipóteses. Eu não sou grande fã. gosto mais de camarões. Mas se queres corys, umas 5 ou 6 de minimo. Ou então ottos. Ottocinclus affinis.

 

Kribs tens com alguma facilidade. Põe um anuncio no Procura e vais ver que hão-de haver juvenis na tua zona.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra hipotese, para quem gosta, na limpeza de algas sao os caracois..há muita variedade, é preciso é escolher muito bem, porque uns podem-se tornar numa autentica "praga" que nao param de se reproduzir. Mas há especies que precisam de acasalar, ser macho e femea para se reproduzir, ou seja, não há risco de praga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda Caterina!

 

Estou a abandonar os aqua de água doce e a iniciar-me em salgados!

 

Vou partilhar algumas opiniões contigo:

 

- Filtro. Fundamental! O quanto antes! A minha sugestão? Fluval 205. Tem capacidade para aquários até 200 litros. Penso ser o ideal para o teu aqua (convém optar sempre por um sobredimensionamento). Prepara o Pai Natal para qualquer coisa à volta dos 100 euros.

 

- Material para o filtro. o fluval 205 já vem com carvão (filtração mecânica) e cerâmicas (filtração biológica). O carvão deves substituir passado 1 mês. O ideal é passado um mês, lavares as cerâmicas, deitares fora o carvão e depois das duas uma. Se NÃO tiveres a amónia a zero, troca o carvão por zeolite (7 euros). Quando a amónia ficar a zero troca por cerâmicas.

 

- Iluminação. Importante. Pelo menos 0,5w por litro, o que no teu caso dá uns 60w mínimo. A iluminação é importante para a fauna mas também para a visualização do aquário. Uma iluminação baixa, torna o aquário mais escuro e não sobressai as cores.

 

- Algo também imprescindível: kit de testes. Mínimo? Ph, Nitritos, Nitratos e Amónia. Se tiver também Kh melhor. É carote mas é mesmo imprescindível para ires acompanhando a evolução do teu ciclo de azoto.

 

- Peixes? Em minha opinião, NADA até ao Natal. Como prenda de Natal, 2 peixinhos muito resistentes. Antes de comprares o que quer que seja, PENSA E PLANEIA. Que tipo de peixes vais escolher...Para que Ph, a que temperatura? Faz uma lista dos peixes que desejas e coloca-a aqui para teres a certeza que são compatíveis e que estás a apontar para um nº que te permita manter o aquário equilibrado.

 

- Compra um balde com capacidade de 20 litros para as TPA's. Vais também precisar de uma mangueira para as TPA's ou se quiseres ser mais pro, uma bomba para automaticamente tirar e colocar água nas TPA's. Compra também um segundo termóstato. É importante para a água que adicionares nas TPA's ser à temperatura em que está o aquário (os peixes não costumam gostar de duches de água quente ou fria). E algo que as pessoas não pensam relativamente ao 2º termóstato - se o primeiro se avariar o segundo permite minimizar as perdas :mrgreen:

 

Saudações aquáticas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigada pelos conselhos.

 

Estou a pensar e planear, mas surgem sempre dúvidas e têm sido impecáveis.

 

Parece que vou ficar a pão e água,que é como quem diz a plantas e um physa (parece-me ser este o tal primeiro habitante) até ao Natal :mrgreen: Nada de mais portanto.

 

Quanto ao equipamento, obrigado pelas sugestões. Vamos ver o que se arranja.

 

reefdiver, boa sorte com os salgados bigsmile

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como filtro para esse aquário aconselho o Eheim 2213, que normalmente se encontra nas lojas a 60€. Depois só tens que comprar as cerâmicas e 1 substracto da eheim para complementar os materiais filtrantes.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como filtro para esse aquário aconselho o Eheim 2213, que normalmente se encontra nas lojas a 60€. Depois só tens que comprar as cerâmicas e 1 substracto da eheim para complementar os materiais filtrantes.

 

Eheim ou Fluval? Para mim é como escolher Nike ou Adidas :mrgreen:

 

 

Já tie Eheim, Fluval e Rena. Entre o Eheim 2213 e o Fluval 205, sugeri o Fluval 205 porque já vem com cerâmicas, carvão, tubagens e tudo o resto. É só tirar do pacote e instalar. Ah, e de todas as opiniões que li, todas referem a Eheim é mais cara do que a Fluval.

 

 

Obrigado Caterina! Vou mesmo precisar de sorte. Os detalhes em água salgada são bem mais complicados bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá caterina!

 

fico contente em saber que vais optar por deixar o ciclo chegar ao fim sem introduzires peixes banana rock

reforçando o reefdriver, se queres um plantado sem grandes exigencias, terás que subir a iluminação para 0,5w/L mínimo, mas quanto mais watts, maior será a variedade de plantas por que podes optar. como sou da opinião de que os aquarios devem ser logo MUITO plantados de início, acho que deves tratar da calha nova quanto antes. depois podemos falar das espécies que se desenvolvem bem abaixo de 1w/L (são as que tenho nos aquários todos e são muitas).

relativamente ao filtro já te deram boas dicas.

quanto aos peixes:

compreendo a tua vontade de teres botias, mas embora sejam lentos a crescer, irão necessitar de mais espaço... eu mantive 9 durante varios anos num aquario de 300L e acabei por ter que os dar, o que muito me custou!!! opta pelos corydoras, porque vais gostar imenso deles, independentemente das espécies que escolheres. eles em grupo são demais e fazem um optimo trabalho na limpeza do fundo. como comedores de algas (limpeza das folhas das plantas, pedras e vidros), os (caracóis) neritina natalensis são lindos e super eficazes, bem como os otocinclos (muito problemáticos na adaptação...) e toda uma gama de camarões disponíveis no mercado.

se quiseres mesmo arranjar uns kribensis, seguramente irás encontrar alguem aqui no forum com quem negociar, uma vez que existem muitos membros a fazer criação dos mesmos. nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que vou ficar a pão e água,que é como quem diz a plantas e um physa (parece-me ser este o tal primeiro habitante) até ao Natal biggrin.png' alt=':biggn:'> Nada de mais portanto.

 

Este tema ("o ciclo")vai dar pano para mangas....

Encara o que vem a seguir só como uma opinião.

 

O "ciclo" (formação de bacterias que "transformam" amonia em nitritos e depois outras transformam nitirtos em nitratos....1 e 2 MUITO tóxicos) dificilmente tem pernas para andar sem introdução de amónia.

Ora ou pões lá 2 ou 3 peixitos PEQUENOS e alimentas poucos ou terás de sujar já aquilo...pondo comida para peixes, um peixe morto, um mexilhão morto, etc.

Só aí se inicia o famigerado "ciclo".

Recordo que falo de 3 Tanichthys para 100 LT DE ÀGUA.

E assim poderias ter os 3 primeiros "peixotos".

Deverias começar a fazer pequenas TPAS a partir da 2ª/3ª semana que é quando os poluentes (amonia e/ou nitritos) começam a "ser notados"......com esses peixes e cuidado seriam sempre INSIGNIFICANTES.

 

Filtragem - Filtro externo, merece o sacrificio.....quanto ao recheio do mesmo...discordo.

Salvo situações muito particulares devem efectuar filtragem mecanica (remoção de particulas) e biologica (...a tal transf. de amonia em nitrito e....).

 

Como tal, no sentido da àgua, devem ter:

 

1º Esponjas, "lãs" ou ceramicas NÃO POROSAS. (1/4 a 1/3 do volume)

2º Restante preenchido com suporte de fixação de bactérias como ceramicas porosas, etc.

 

3º O carvão, se trouxer, guarda-o pois filtragem quimica deve ser feita quando necessário (por expl. para remoção de um medicamento).

 

Gerais:

 

Deverás adquirir um teste de Ph, um de Gh e outro de Kh para conheceres a àgua que te sai da torneira.

É sempre mais fácil adaptar a escolha dos peixes à àgua que o inverso.

Peixes de fundo: Corys, botias e otos (mencionados) são peixes de caracteristicas diferentes.

Corys e botias comem restos de comida no fundo, otos comem algas.

No teu caso optaria por Corys e podes por otos mas.....otos não são fáceis de "aturar".

 

Depois....é só aprender e "prosseguir para bingo".

Voilà

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.