O meu 1º Aquário


caterina

Recommended Posts

Bom dia e bem vindo/vinda ao vicio.

Tambem comecei assim e agora tenho de fazer curas de "desintoxicação" periodicas para ver se não passo dos 25 aquarios.

 

 

 

oh my good.. biggrin.png' alt=':biggn:'> omg

se eu quisesse ter 2 ou 3 tinha que pedir aos meus pais :angry::arrow: :arrow: ;)bowdown bowdown mil vezes e fazer tudo o que eles queriam durante 1000000000000000anos..

 

vives numa quinta??? como é que tens espaço para tantos???

 

desculpa a curiosidade, mas tu tens mesmo muitaaaaaa paixao por peixes... biggrin

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 79
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O "ciclo" (formação de bacterias que "transformam" amonia em nitritos e depois outras transformam nitirtos em nitratos....1 e 2 MUITO tóxicos) dificilmente tem pernas para andar sem introdução de amónia.

Ora ou pões lá 2 ou 3 peixitos PEQUENOS e alimentas poucos ou terás de sujar já aquilo...pondo comida para peixes

 

precisamente! no meu 1º. post neste tópico, fiz logo referência a essa hipótese.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma opinião.

 

Passo a citar um livro da especialidade:

 

"Quando montamos um aquário, poucas bactérias do Ciclo do Azoto se encontram presentes no ecossistema e é, portanto, necessário criar condições para que estas se reproduzam e possam completar o ciclo. Normalmente, isto é proporcionado pela disposição de materiais no filtro (cerâmicas porosa, esponjas, etc) onde uma boa colónia se possa alojar. No início de vida do aquário, devido ao reduzido número de bactérias presentes, começa-se a acumular amónia, proveniente da amonização. Este aumento da concentração de amónia cria condições favoráveis ao surgimento de bactérias nitrificantes, que começam a transformar a amónia em nitritos originando seguidamente a diminuição da amónia no aquário mas um crescimento repentino dos nitritos. Só quando as bactérias de nitratação entram em acção, e começam a transformar os nitritos em nitratos, é que o aquário está pronto para a introdução dos peixes. Muitas vezes para acelerarmos o ciclo introduzimos no aquário um ou outro peixe mais resistente e introduzimos bactérias que se podem comprar nas lojas de aquariofilia."

 

Espero que esta informação ajude ao esclarecimento. Pessoalmente, não gosto de "acelerar o ciclo". Prefiro realizá-lo com calma e paciência. A única adição que faço ao aquário é a hagen nutrafin aquaplus (para eliminar as cloraminas e cloro da água da torneira) e o hagen nutrafin cycle (para a introdução de bactérias no aquário, que se irão alojar no filtro e combater a amónia quando ela for criada).

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, eu não referi, mas passo a explicar: quando instalei o aquário, juntei à água uma solução para tratar o cloro e afins e uma para as tais bactérias que se deveriam formar. No meu filtro, para além das esponjas tenho umas estrelas porosa, precisamente para que as bactérias aí se alojem.

 

Agora as novidades.

 

Comprei hoje os primeiros kits de testes e confesso que não foi fácil.

 

Se interpretei bem os resultados, estes foram os seguintes:

 

- GH - 120

- KH - 80

- pH - 6,5

- NO2 - 0

- NO3 - 0?(parecia ligeiramente mais rosado que o de cima, mas estava branco)

- Amónia - 0? Só ao fim de alguns minutos o teste começa a ficar esverdeaco nas margens, mas a maior parge mantem-se igual.

 

Será impressão minha ou o ciclo nem sequer se iniciou ainda?

 

Quererá isto dizer que deve comprar os tais 2 peixitos? Se sim quais aconselham?

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam 3 fotos do aspecto actual do aquário.

 

DSC04124.JPG

 

DSC04125.JPG

 

DSC04126.JPG

 

Quanto ao projecto, pensei o seguinte:

 

Zona superior:

 

- 5 cardinais

- 5 nariz de bêbado

 

Zona média:

 

- 2 ou 3 Kribs (para que a fêmea possa escolher o macho)

 

Zona inferior:

 

- 5 corydoras

 

Por todo o áqua:

 

- 3 Platys

- 3 Mollys

 

Comentem por favor :puppydogeyes:

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, eu não referi, mas passo a explicar: quando instalei o aquário, juntei à água uma solução para tratar o cloro e afins e uma para as tais bactérias que se deveriam formar. No meu filtro, para além das esponjas tenho umas estrelas porosa, precisamente para que as bactérias aí se alojem.

 

Agora as novidades.

 

Comprei hoje os primeiros kits de testes e confesso que não foi fácil.

 

Se interpretei bem os resultados, estes foram os seguintes:

 

- GH - 120

- KH - 80

- pH - 6,5

- NO2 - 0

- NO3 - 0?(parecia ligeiramente mais rosado que o de cima, mas estava branco)

- Amónia - 0? Só ao fim de alguns minutos o teste começa a ficar esverdeaco nas margens, mas a maior parge mantem-se igual.

 

Será impressão minha ou o ciclo nem sequer se iniciou ainda?

 

Quererá isto dizer que deve comprar os tais 2 peixitos? Se sim quais aconselham?

 

 

 

Eu esperaria até ao Natal para introduzir peixes!

 

Outro artigo (este brasileiro, as minhas desculpas):

 

"Depois de algum tempo que a água já estiver circulando pelo aquário – dentro de duas-três semanas, pelo menos – algumas espécies de bactérias se desenvolverão no cascalho e dentro do filtro externo, e assim se reproduzirão e irão se fixar nas microporosidades das pedrinhas e da esponja. Estas são bem vindas, benéficas e indispensáveis em nossos aquários. Serão responsáveis pela “transformação” ou melhor dizendo, redução dos compostos orgânicos produzidos em nossos aquários como fezes, restos de comida, etc. Tornando assim nossos aquários habitáveis para peixes das mais diversas espécies.

Daí então, após um período de aproximadamente 21 dias é que começamos a habitar o aquário (comece com peixes pequenos). Pois neste período conseguimos estabilizar o filtro biológico (zerando a Amônia), o pH, o KH e a temperatura, dando condições ótimas para os peixinhos."

 

Trocando por miúdos: esta fase inicial é como se fosse um "treino" :puppydogeyes: a circulação da água e a adição do tal Cycle vão preparar a água para receber os primeiros peixes e aí sim iniciar o ciclo. Muito estranho seria se nesta altura do campeonato a amónia, nitritos e nitratos não estivesse a zero.

 

Importante: Tens que decidir que tipo de peixes desejas ter! Ph ácido ou alcalino? Com base na decisão, é preciso começar a ajustar o Ph. É sempre preferível fazê-lo antes da adição dos primeiros peixinhos.

 

O Kh e o Gh estão ok...se os testaste bem banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ufa, tava a ver que andava todo trocado com os valores:)

 

assim já compreendo..ehehe...espero que tenha sido erro e que esteja tudo ok:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Eu assumi que foi o erro e que ela quis dizer 8.0 e 12.0

 

:puppydogeyes:

 

 

Desculpem, mas eu esclareço: nos testes que fiz, os valores indicados são em ppm (mg/L) e têm uma correspondência em dureza, assim:

 

- GH - 120 ppm = 6,7

- KH - 80 ppm = 4,5

 

Desculpem não ter posto as unidades.

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam 3 fotos do aspecto actual do aquário.

 

DSC04124.JPG

 

DSC04125.JPG

 

DSC04126.JPG

 

Quanto ao projecto, pensei o seguinte:

 

Zona superior:

 

- 5 cardinais

- 5 nariz de bêbado

 

Zona média:

 

- 2 ou 3 Kribs (para que a fêmea possa escolher o macho)

 

Zona inferior:

 

- 5 corydoras

 

Por todo o áqua:

 

- 3 Platys

- 3 Mollys

 

Comentem por favor :puppydogeyes:

 

Tens ai peixes que exigem caracteristas de agua diferentes, têm que ser especies compativies a nivel de valores de água e compativeis para se darem bem entre elas. Penso que compatibilidade (de se darem bem) não tens problemas a nao ser com os kribs em altura de reprodução que se tornam mais agressivos, mas tb os outros nao se chegam a eles:). Mas por exemplo os Cardiais querem aguas acidas e os platy alcalinas. Que espécies de corydoras estas a pensar ter?

 

Penso que também terás ai um excesso de residentes se optares por todos. A "regra" é 1cm de peixe por litro, ou seja tens ai várias espécies que poderão passar os 5cm, mas arredondando para baixo (ao contrário do que se deve fazer), poderias ter 20 peixes de 5cm. Tens 6 peixes a mais e relembro que tens peixes que crescem mais de 5cm, o que reduz ainda mais o número que poderas ter.

 

As regras sáo apenas "guias" para nos orientarmos, não são para seguir à risca, mas também não as devemos desafiar. Eu prefiro contar sempre por baixo, se a regra diz 20 peixes de 5cm em 100 litros, eu vou por 15 (por exemplo).

 

Resumindo: Tens que ter em conta o tamanho que atingem em adultos, porque agora podem ter 5cm, daqui a um tempo ter 15cm. As caracteristicas e valores de água têm que ser iguais ou mt identicas, nao podemos ter no mesmo aqua especies que exigem ph´s diferentes.

 

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem, mas eu esclareço: nos testes que fiz, os valores indicados são em ppm (mg/L) e têm uma correspondência em dureza, assim:

 

- GH - 120 ppm = 6,7

- KH - 80 ppm = 4,5

 

Desculpem não ter posto as unidades.

 

 

Ahhh:), assim ta quase lá:puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pamivelmo, pelas sugestões. Atendendo ao ph, substituo os cardinal pelos neon. Quanto ao excesso de população elimino o cardume de nariz de bebado, substituo os platty e as molly por guppies e retiro um corydora (relativamente a estes últimos, ainda não decidi as espécies, aceitam-se sugestões).

 

Portanto, ficaria:

 

Zona superior:

 

- 5 cardinais

 

Zona média:

 

- 2 ou 3 Kribs (para que a fêmea possa escolher o macho)

 

Zona inferior:

 

- 4 corydora

 

Por todo o áqua:

 

- 4 Guppies

 

Mais equilibrado?

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

juntar guppies com kribensis, não sei se será boa ideia... sei de casos em que os machos ficaram com as caudas totalmente destruídas, acabando por morrer... mas isto é como tudo, irá depender do temperamento dos peixes. se optares por não introduzir os guppies, aumenta o numero de cardinais; acho pouco 5 exemplares, não te vai dar grande leitura, pois quanto maior for o cardume, maior será o realce. num aquário, eu prefiro poucas espécies com o maximo numero possivel de cada uma, resulta bastante melhor do que uma caldeirada em que nenhum sobressai, mas isto é um gosto meramente pessoal, claro, por isso acho que estás a pensar bem a coisa. por outro lado, se estiveres mesmo inclinada para os guppies, poderás substituir os kribensis por ciclideos anões americanos (menos resistentes, eu sei...), mas igualmente (ou mais!) bonitos e tambem mais pequenos...

 

o que eu acho mesmo é que depois de teres umas luzes valentes sobre todas essas espécies, faz a tua escolha baseada no teu gosto e nas tuas conclusões, porque caso contrario, vais ficar toda baralhada, uma vez que todos os que querem ajudar, vão dar opiniões diferentes relativamente à fauna... :blush:

 

uma sugestão: arranja um fundo liso para a traseira do aquário; além de esconder os fios electricos, vais ver que fica logo outra coisa...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu como o Jose disse, tenho outro gosto, eheh. Metia mais Kribs e umas corys. Ainda hj vi os kribs numa loja, sao de facto MUITA lindos..:smilecolros:

 

Mas é como tudo, sao gostos. Juntar os kribs com os guppy poderá trazer problemas quando os kribs tiverem em fase de reprodução, dificilmente nao vao petiscar a cauda.

 

Mas é como ja foi dito, o k vale aqui é o gosto pelas espécies.

 

 

Para mim seriam 5 Kribs e 5 Corys, depois esperava que a mae natureza me trouxesse mais alguns, ehehe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu como o Jose disse, tenho outro gosto, eheh. Metia mais Kribs e umas corys. Ainda hj vi os kribs numa loja, sao de facto MUITA lindos..:smilecolros:

 

Mas é como tudo, sao gostos. Juntar os kribs com os guppy poderá trazer problemas quando os kribs tiverem em fase de reprodução, dificilmente nao vao petiscar a cauda.

 

Mas é como ja foi dito, o k vale aqui é o gosto pelas espécies.

Para mim seriam 5 Kribs e 5 Corys, depois esperava que a mae natureza me trouxesse mais alguns, ehehe.

 

 

5 kribs, quando um casal reproduzisse, ficavas logo só com 2. Quando se forma um casal, eles fazem o favor de eleiminar a concorrência...

 

Como já disse, era 1 casal de kribs e um cardume. Não ligues à cena de andarem pelo topo ou pelo fundo. Eles mexem-se por todo o aqua.

 

Corydoras, não punha, mas eu não gosto... LOL punha caracois. Camarões, com kribs, tambem está fora de questao. 2 mataram-me centenas de red's em 2 dias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 kribs, quando um casal reproduzisse, ficavas logo só com 2. Quando se forma um casal, eles fazem o favor de eleiminar a concorrência...

 

Como já disse, era 1 casal de kribs e um cardume. Não ligues à cena de andarem pelo topo ou pelo fundo. Eles mexem-se por todo o aqua.

 

Corydoras, não punha, mas eu não gosto... LOL punha caracois. Camarões, com kribs, tambem está fora de questao. 2 mataram-me centenas de red's em 2 dias.

 

Não sabia, mas entao, ainda dentro dos kribs. Na altura de reprodução, as crias quando nascem têm que ser logo tiradas do aqua ne? ou seja, nao podemos ter mais que um casal de kribs em 100L, cada vez que eles têm filhotes tem que se pensar seriamente em tira-los logo de la certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia, mas entao, ainda dentro dos kribs. Na altura de reprodução, as crias quando nascem têm que ser logo tiradas do aqua ne? ou seja, nao podemos ter mais que um casal de kribs em 100L, cada vez que eles têm filhotes tem que se pensar seriamente em tira-los logo de la certo?

 

Se estiverem só com peixes pequenos, no problemo.

 

Até porque esses não lhes atacam as crias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estiverem só com peixes pequenos, no problemo.

 

Até porque esses não lhes atacam as crias.

 

Acho que nao percebes te a minha questao..sorry.

 

Eu estou a falar dentro da mesma especie de kribs. Disses-te que 5 era mt, que na altura de reprodução ficavam reduzidos a 2, e eu pergunto no caso de ter crias se nao podemos ficar com alguns da "ninhada" tendo já um casal, ou seja, se cada vez que temos uma ninhada temos que despacha-la porque eles matam-se uns aos outros em epoca de criaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nao percebes te a minha questao..sorry.

 

Eu estou a falar dentro da mesma especie de kribs. Disses-te que 5 era mt, que na altura de reprodução ficavam reduzidos a 2, e eu pergunto no caso de ter crias se nao podemos ficar com alguns da "ninhada" tendo já um casal, ou seja, se cada vez que temos uma ninhada temos que despacha-la porque eles matam-se uns aos outros em epoca de criaçao.

 

Quando o macho os começa a ver como concorrência, sim, mata-os. Demora alguns meses, mas sim.

 

Aliás, esse comportamente é comum a muitos peixes. Se se sentirem ameaçados, comem as crias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for para ter os Kribs, atenção que eles gostam mais de aguas acidas - PH de 6.5.

 

Já decidis.te que peixes vais ter?:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for para ter os Kribs, atenção que eles gostam mais de aguas acidas - PH de 6.5.

 

Já decidis.te que peixes vais ter?;)

 

Estou um pouco confusa ;):)

 

Tenho andado a estudar um pouco e estou indecisa.

 

Gosto muito de Kribs, mas também de alguns americanos como os Apistos e os ramirezi.

 

Não sei, ainda não me decidi.

 

Ontem vi um frontosa lindíssimo (eu sei que não é para este aquário) :)

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, uma coisa é certa, dentro desses que tu dizes, o PH tem que ser acido (<7), PH de 8 é muito alto para qualquer uma dessas especies que estas a pensar ter:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.