[Duvida]Iniciação no mundo da água salgada


airshow

Recommended Posts

Boa noite,

 

sou um iniciante neste "mundo"(como já deu para reparar :)), a minha duvida é a seguinte, tenciono montar um aquario de água salgada na minha sala,mas quando ia comprar o aquario(destapado) a pessoa da loja disse-me que para eu por o aquario na sala tinha de ser um tapado pois se nao a evaporação ia-me estragar tudo o que eu tivesse metalico na sala tal como acontece á beira mar, mas ja li em varios sitios inclusive aqui no forum que um aquario de agua salgada deve ser destapado, afinal posso ou nao comprar o tal aquario destapado e coloca-lo na sala?

Agradecia imenso a vossa ajuda, e já agora se fosse possivel gostaria que me indicacem a material "minimo" para me iniciar pois tambem o meu orcamento é um pouco baixo.

 

 

Ah,muitos parabens pelo forum,tem me ajudado bastante a esclarecer algumas duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

sou um iniciante neste "mundo"(como já deu para reparar :) ), a minha duvida é a seguinte, tenciono montar um aquario de água salgada na minha sala,mas quando ia comprar o aquario(destapado) a pessoa da loja disse-me que para eu por o aquario na sala tinha de ser um tapado pois se nao a evaporação ia-me estragar tudo o que eu tivesse metalico na sala tal como acontece á beira mar, mas ja li em varios sitios inclusive aqui no forum que um aquario de agua salgada deve ser destapado, afinal posso ou nao comprar o tal aquario destapado e coloca-lo na sala?

Agradecia imenso a vossa ajuda, e já agora se fosse possivel gostaria que me indicacem a material "minimo" para me iniciar pois tambem o meu orcamento é um pouco baixo.

 

 

Ah,muitos parabens pelo forum,tem me ajudado bastante a esclarecer algumas duvidas.

 

Em primeiro lugar bem vindo ao forum.

O lojista onde vais deve percerber muito pouco de salgados para nao dizer nada. Quanto ao material pesquisa no forum e uma ajuda muito boa, ja agora que tamanho tem esse aquario que queres comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar bem vindo ao forum.

O lojista onde vais deve percerber muito pouco de salgados para nao dizer nada. Quanto ao material pesquisa no forum e uma ajuda muito boa, ja agora que tamanho tem esse aquario que queres comprar?

 

 

Pois,tambem me deu a impressão que a lojista estava errada.

Mas entao posso colocar o aquário na sala sem qualquer perigo de corrusão devido a evaporação correcto?

O aquario tem 81x46x46.

Eu ja fiz a pesquisa para ver o material necessario e sinceramente fiquei um pouco baralhado pois vi muito material,e gostaria de saber mesmo o essencial e claro posteriormente vou aos poucos comprando o restante.

 

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,tambem me deu a impressão que a lojista estava errada.

Mas entao posso colocar o aquário na sala sem qualquer perigo de corrusão devido a evaporação correcto?

O aquario tem 81x46x46.

Eu ja fiz a pesquisa para ver o material necessario e sinceramente fiquei um pouco baralhado pois vi muito material,e gostaria de saber mesmo o essencial e claro posteriormente vou aos poucos comprando o restante.

 

obrigado pela ajuda

 

Boas entao vou mais uma pergunta para te poder ajudar com o material. Queres um aqurio so de peixes ou um recife?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo airshow.

 

Vou aguardar a resposta à pergunta do hugocc para ajudar melhor!

Sobre a corrusão, é simples....a água que evapora é H2O (água doce), por isso não há problema!

Sobre o que acontece à beira mar, é que o vento maritimo transporta água salgada, por isso as coisas estragam depressa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas entao vou mais uma pergunta para te poder ajudar com o material. Queres um aqurio so de peixes ou um recife?

 

Quero montar um aquário de recife com peixes,mas algo para ir aos poucos pois como ja disse o orcamento nao é muito.

 

 

 

 

 

 

Bem vindo airshow.

 

Vou aguardar a resposta à pergunta do hugocc para ajudar melhor!

Sobre a corrusão, é simples....a água que evapora é H2O (água doce), por isso não há problema!

Sobre o que acontece à beira mar, é que o vento maritimo transporta água salgada, por isso as coisas estragam depressa!

 

 

Muito obrigado pela explicação. E um enorme obrigado aos dois pela ajuda, agradeço imenso mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, sobre os acessórios necessários para iniciares....

Aqua, escumador, termoestato, alguns testes, refractómetro, termómetro e uma bomba de circulação.

 

Depois de teres já a rocha e areia no aqua por um mês, convem comprar iluminação, de preferência uma boa para ficares já descansado com isso.

 

Mais tarde mais uma ou duas bombas de circulação.

 

Depois ainda mais tarde um osmorregular e reactor de kalk e outros acessórios especializados.

 

Acho que não me esqueci de nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, sobre os acessórios necessários para iniciares....

Aqua, escumador, termoestato, alguns testes, refractómetro, termómetro e uma bomba de circulação.

 

Depois de teres já a rocha e areia no aqua por um mês, convem comprar iluminação, de preferência uma boa para ficares já descansado com isso.

 

Mais tarde mais uma ou duas bombas de circulação.

 

Depois ainda mais tarde um osmorregular e reactor de kalk e outros acessórios especializados.

 

Acho que não me esqueci de nada!

 

 

Muito obrigado pela ajuda.depois se tiver mais alguma duvida pedirei ajuda,e mais uma vez muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o refractómetro é muito caro e dispensável... um densímetro dará conta do recado banana rock

epah, não sei onde fui buscar o refractómetro! :rolleyes: queria mesmo dizer um densimetro, de preferência dos de vidro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ninguém falou da sump...acho que é um acessório importante não? Especialmente por o aquário é tem umas medidas pequenas...

 

Se tens um orçamento baixo, é melhor pensares antes de comprar o que quer que seja. É que o investimento é grande, por mais que queiras cortar...conta sempre com umas boas massas.

 

Quanto á lojista... :mrgreen:

 

Estás a ir à loja errada. Um aqua salgado é sempre destapado e como o guru Pedro disse, o que evapora é água doce (pensa numa salina para perceber no que acontecerá na tua sala). Onde moras? Tens que ir a uma loja especializada de aquários, de preferência com um grande e bonito aquário salgado em exposição..."quem sabe faz", "quem não sabe...."

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pah....agora já sou guru....ando a subir de cargo, deixei de ser administrador! :(

 

Pedro, acima de Guru, so conheco Deus. E esse, esta no ceu,.... dizem! Logo, fica-te por ai, senao, vais para ao ceu. Se quiseres que o polvo de aneis azuis te de um empurraozito para seres Deus, estas a vontade. E uma questao de combinar. banana rock

Essa de te chamarem guru, cheira-me a graxa a Administracao. nyah :D

 

Airshow, concordo com a maioria do que aqui foi dito. Vai com calma. Se ves que nao podes comprar tudo de uma vez, aconselho-te a ir adiando a montagem do aquario, e ires investindo no material. Quando tiveres o material minimo e indispensavel, montas o sistema definitivo. Acredita que e frustrante andar sempre a fazer Upgrades. Montas um sistema em condicoes, aprendes com possiveis erros, aprendes com o dia a dia do aquario, e,...... passados uns tempos, ja te sente avontade para partir para uma coisa maior. Entretanto, enquanto vais aprendendo com este, vais comprando aos poucos, material para o maior.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda pessoal,e a minha ideia é realmente ir com calma,ir comprando o material necessario aos poucos e ir evoluindo aos poucos e poucos neste "mundo".

Eu moro na zona de Espinho/Porto,se me poderem dar indicações de boas lojas ou entao pessoas aqui da zona com quem me possa encontrar para falar sobre o assunto agradecia imenso.

 

Já agora poderiam me indicar o potencia em termos das bombas e termostato que terei de ter?

 

mais uma vez,muito obrigado pela ajuda pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda pessoal,e a minha ideia é realmente ir com calma,ir comprando o material necessario aos poucos e ir evoluindo aos poucos e poucos neste "mundo".

Eu moro na zona de Espinho/Porto,se me poderem dar indicações de boas lojas ou entao pessoas aqui da zona com quem me possa encontrar para falar sobre o assunto agradecia imenso.

 

Já agora poderiam me indicar o potencia em termos das bombas e termostato que terei de ter?

 

mais uma vez,muito obrigado pela ajuda pessoal.

 

As bombas 20x o volume de agua no aquario o termostato a mesma coisa um Watt po litro e poderes ter dois melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bombas 20x o volume de agua no aquario o termostato a mesma coisa um Watt po litro e poderes ter dois melhor

 

 

Obrigado hugocc.

 

Poderias me dar informação sobre uma boa bomba de circulação? tendo em conta que o aqua levará cerca de 170 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado hugocc.

 

Poderias me dar informação sobre uma boa bomba de circulação? tendo em conta que o aqua levará cerca de 170 litros.

 

Podes fazer varias opções

-podes optar por uma wave marea de 3200L

-duas wave marea de 2400L

- duas nano strem da tuze as 6025

-bombas da marca koralia sao mais em conta mas nao tenho ouvido falar bem

Editado por hugocc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer varias opções

-podes optar por uma wave marea de 3200L

-duas wave marea de 2400L

- duas nano strem da tuze as 6025

-bombas da marca koralia sao mais em conta mas nao tenho ouvido falar bem

 

 

Muito obrigado pela ajuda. agora vou procurar por esses productos e ver onde encontro ao melhor preço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dou preferência às nanostream!

Eu colocava 2 6045 ou 3 6025

 

 

Boas Pedro nao gosto de discordar com ninguem ate porque opiniões são o que são, mas duas 6045 para 170L pode ser muito circulação para nao falar no preço 6045 que quase da para as duas 6025.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais