Escumador fácil de fazer


marcortiga

Recommended Posts

Olá a todos(as)

Sou novo por estas bandas e ainda nem sequer tenho um reef, mas aproveitando a ideia do André Cardoso de realizar um escumador para nanos decidi fazer um com materiais de simples acesso, assi vai:

 

Material utilizado (falta apenas mais uma garrafa e um pequeno tubito de plastico).

DSCN5217.jpg

 

Cortei numa das garrafas o gargalo e em outra o fundo e unios.

DSCN5210.jpg

 

Na garrafa que ficou com o gargalo juntei um pequeno tubo de plastico (servia para enrrolar ligaduras) par ser amis facil de encaixar o copo.

DSCN5209.jpg

 

No fundo desta criação abri dous buracos para a entrada de água e dois furos para as pedras difusoras.

DSCN5214.jpg

 

O resultado final por agora foi este

DSCN5208.jpg

 

O copo efectuei com uma tampa dos cd's e com o gargalo que tinha retirado à garrafa. efectuei um corte cilindrico a tampa e colei lá o gargalo.

DSCN5204.jpg

 

Utilizei mais duas anilhas de borracha para o ajuste e o resultado final foi este

DSCN5192.jpg

 

DSCN5189.jpg

 

Agora em funcionamento para teste no meu aqua de mbunas (sei que não é para aqui que serve um escumador, foi só para ver se funcionava)

DSCN5176.jpg

 

E assim foi a minha noite de domingo.

 

Espero comentários.

Agradecido

Marco Lopes

Editado por marcortiga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas!

Está muito fixe! Parabens!

Só uma questão, tendo em conta o tamanho desses buracos para a entrarda de água, não há o risco de os peixes entrarem para lá e passarem um mau bocado no meio de tanto ar?

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Antes de mais obrigado pelos comentários.

Este escumador foi apenas uma brincadeira que acho simples de fazer e pode desenrascar a malta em alguma altura ou ser utilizado em nanos, que é o que eu vou fazer enquato não arranjo um "de verdade".

Em relação aos buracos no fundo podem-se alterar é só uma quetão de não os fazer tão grandes.

 

Estive a experimentá-lo com pedras difusoras de madeira e o resultado é muiro melhor.

 

Fiquem bem

Marco Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
o escumador e uma das pessas mais importantes num aqua salgado...so se utiliza em salgados e serve para retirar a materia organica que sobe com as bolhas

Pessas???? :twisted:

 

Mais importante e a rocha e as bombas lol

 

CUmps escumador muito fix

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunto, até que ponto um escumador é util num aquario de agua doce?

 

É útil na oxigenação da água, mas aqui é apenas um exemplo. Excelente DIY

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

marcortiga, realmente é uma maneira fácil de se fazer um escumador para aquários pequenos, mas tens aí duas coisas mal que passo a explicar:

 

depois de observar o meu antigo escumador também de pedra (madeira) difusora, posso-te dizer que terás que ter um tubo no interior das garrafas que não vá totalmente até cima, para que as micro bolhas sigam para cima para o copo, enquanto que a água escumada vem para baixo sem ter que passar de novo pela ou pelas madeiras difusoras, evitando que seja quase sempre a "mesma" água a ser escumada vezes sem conta (são sei se me fiz compreender). ou seja, 2 tubos, um dentro do outro, e o tubo mais pequeno levará as madeiras difusoras.

 

porque é que mencionei as micro bolhas e as madeiras difusoras? porque com pedras difusoras nunca obterás micro bolhas, só se usares madeiras difusoras também à venda no mercado. Isto porque as micro bolhas são muito mais eficientes a escumar a matéria orgânica a mais na água.

 

Abraço e força nisso!

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais