Algas tipo "Stanghorn"


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho este aqua:

 

Plantado

240 l brutos

190 w luz

co2 de pressão

 

E recentemente começaram a surgir nas plantas mais altas umas algas parecidas com teias de aranha que julgo serem as "stanghorn". Fiz testes à água e deparei-me com o seguinte:

 

PO4: <0.25

NO3: <5.0

 

Li que estão relacionadas com carência de macros e já aumentei a fertilização diária para tentar manter PO4 cerca de 1.0 e NO3 cerca de 10. Que vos parece? Há alguma fauna que possa ajudar?

 

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deixa-me perguntar-te, há quanto tempo é que montaste o aquário?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tens um plantado montado há 3 anos?

 

Não consegues colocar uma foto dessas algas? Se são as que eu estou a pensar, são bastante comuns, e costumam aparecer no início das montagens. Posteriormente, com o amadurecimento do aquário (1-1.5 meses) e com adição de Potássio (K+) costumam desaparecer.

 

Vê lá se são tipo estas:

 

PICT0002edit.jpg - Foto de André Silvestre.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem ser bastante mais finas, muito semelhantes a teia de aranha. Crescem especialmente nas extremidades mais proximas da luz. Recentemente introduzi o CO2 pressurizado e penso que possa ter conduzido a uma redução drástica e súbita dos macro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive dessas algas num aqua,mas no meu caso estariam relacionadas com PO4 e NO3 altos.Coloquei ''Green-X'' removedor de NO2,NO3 e PO4 durante algumas semanas e até hoje desapareceram.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais