''lugar Das Almas''


Vasco Matos

Recommended Posts

Olá a todos! Deixo aqui o meu novo aqua destinado exclusivamente para a criação de camarões.Peço desculpa pela qualidade das fotos,tiradas de um telemovel,pois a minha camera está a arranjar.Quando o aqua maturar tiro fotos mais decentes... Foi feito ontem,levará uma parede de musgo no vidro lateral esquerdo e de fundo,na lateral direita uma parede de 'Hydrocotyle Leucocephala'. À frente,por entre o musgo crescerá 'Hydrocotyle Verticcilata',espero eu.

 

O que quis fazer foi um plantado simples,de fácil manutenção, de aspecto sombrio.Agora é esperar que a parede de musgo Christmas cresça...

 

''Lugar das Almas''

 

Aqua de 60L

Iluminação : 3x20W 6400K

Filtragem : Filtro de cascata 500l/H

Fauna : Camarões Red Cherry & Crystal Red

Flora : Musgo de Java ; Musgo Christmas ; Hydrocotyle Leucocephala ; Hydrocotyle Verticcilata ; Anubias Nana ; Cladophora Aegagrophila (presa em pedra)

Sistema de CO2 caseiro ; Macros e Micros da HA

Substrato: Areão de rio coberto por rocha vulcânica

 

Aqua3.jpg

 

Aqua2.jpg

 

Aqua1-2.jpg

Editado por Luis Rodrigues

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zogli,

o teu aqua está muito bem conseguido... gostei bastante do layout, está bastante harmonioso e esse troncos... 5 estrelas mesmo.

A meu ver acho que terás alguns problemas de manutenção com essa parede de musgo do lado esquerdo, mas o tempo o dirá.

 

Se xonseguisses arranjar umas fotos melhorzitas o público agradecia :mrgreen:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zogli,

o teu aqua está muito bem conseguido... gostei bastante do layout, está bastante harmonioso e esse troncos... 5 estrelas mesmo.

A meu ver acho que terás alguns problemas de manutenção com essa parede de musgo do lado esquerdo, mas o tempo o dirá.

 

Se xonseguisses arranjar umas fotos melhorzitas o público agradecia :?

 

Abraço

Obrigado Murkas! Porque achas que a parede esquerda vai dar raia? :unsure:

 

E acredita,o aqua nas fotos aparece bastante inferiorizado,pela terrivel qualidade das fotos,mas a minha camera digital está a arranjar,um amigo meu afogou-ma...Ao vivo é bem mais fixe! :smile2: Vou tentar cravar a camera de alguém,que isto com telelés não ajuda muito... :crazyeyes:

 

O aqua ainda não está como vai ficar,ainda tem de entrar algumas plantas que irei arranjar como Fissidens sp. e Utricularia Graminifolia se calhar,para substituir parte do musgo da frente direita.Algumas sugestões sou todo ouvidos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece estar a ficar muito interessante, mas só uma curiosidade, como prendes-te aquela rede onde vais nascer o musgo???

 

 

Parecem-me ventosas... Mas o zogli que diga.

 

 

Em relação à rede, há a possibilidade dessa parede de musgo não resultar, pois além das zonas actuais de sombra, quando o musgo crecer o que ficar mais abaixo ( na sombra do de cima) vai ter tendencia a escurecer e até pode apodrecer, já para não falar no trabalho de podar paredes...

Editado por Paulo Castanheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece estar a ficar muito interessante, mas só uma curiosidade, como prendes-te aquela rede onde vais nascer o musgo???

Olá Telmalf! Para fazer a parede de musgo cortei a rede à medida coloquei o musgo de modo a ocupar a totalidade da rede,dobrei a rede ao meio e fechei com linha de nylon. Segurei a rede com 2 ventosas.Vai demorar mas espero ficar fixe!

 

Parecem-me ventosas... Mas o zogli que diga.

Em relação à rede, há a possibilidade dessa parede de musgo não resultar, pois além das zonas actuais de sombra, quando o musgo crecer o que ficar mais abaixo ( na sombra do de cima) vai ter tendencia a escurecer e até pode apodrecer, já para não falar no trabalho de podar paredes...

O aqua está neste momento com 1w/L,isso penso que acontecia se tivesse muito pouca luz,de maneira que vai demorar tempo mas o musgo há-de invadir o aqua todo,espero eu.Já vi fotos de outros aquas com este efeito e fica excelente,e os camarões agradecem!

 

Estava a pensar em colocar um Buda ou uma estatua de Shiva dentro do aqua,pois este aqua ao vivo dá uma boa sensação de calma e paz.Será que fica fixe? Vi um aqua com uma estatua de Buda num site de um aquariofilista e gostei.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou acompanhar este projecto. Tem muito potencial e é muito diferente do usual.

 

Gostaria muito de te arranjar aquilo em boas proporçôes para se notar, mas infelizmente não tenho muito. Não está esquecido e está a multiplicar.

 

Eu não meteria nenhuma estatueta no aqua porque gosto do aspecto natural e o mais aproximado da natureza em si. Mas se gostas avança. O nosso aquario não é para ninguém senão para nós.

 

Porque não guardaste as pontas dos troncos para os outros musgos? Acho que ficava mais fixe...

 

Isso vai ficar muito fixe, não metas é nenhum SAE para te limpar algas, senão limpa-te o musgo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Telmalf! Para fazer a parede de musgo cortei a rede à medida coloquei o musgo de modo a ocupar a totalidade da rede,dobrei a rede ao meio e fechei com linha de nylon. Segurei a rede com 2 ventosas.Vai demorar mas espero ficar fixe!

O aqua está neste momento com 1w/L,isso penso que acontecia se tivesse muito pouca luz,de maneira que vai demorar tempo mas o musgo há-de invadir o aqua todo,espero eu.Já vi fotos de outros aquas com este efeito e fica excelente,e os camarões agradecem!

 

Estava a pensar em colocar um Buda ou uma estatua de Shiva dentro do aqua,pois este aqua ao vivo dá uma boa sensação de calma e paz.Será que fica fixe? Vi um aqua com uma estatua de Buda num site de um aquariofilista e gostei.

 

 

Zogli, acho que não entendeste o que quis dizer, mas vou ser mais objectivo.

Neste momento, tens uma zona de sombra na parede esquerda ( é o que parece na foto) e a existir este musgo terá um crescimento e côr diferente do restante.

Mas mais importante, as paredes de musgo terão diferentes colorações e crecimentos consoante a profundidade e o espectro da luz que a essas zonas chega ainda agravado pelo angulo em que incide.

Por outro lado ou andas sempre em cima do musgo e não o deixas crescer e mantens o todo o musgo saudavel e o mais identico possivel em cor e forma, ou a sombra vai-se refletir no crescimento/ desenvolvimento do mesmo. Bem como o musgo que está dentro da rede sem luz ou muito pouca vai tender a apodrecer... não é que não se aguente, mas é provavel que não tenha o desenvolvimento e impacto visual que pretendes :P

 

Ps: Não estou a ser desmancha -prazeres, até porque gosto muito deste tipo de aquarios para camarões... acho-os um mimo! Mas a longo prazo revelam-se pouco duradouros.

Boa sorte para o aquário ! :smile2:

Editado por Paulo Castanheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eia mostra lá a foto que viste do Buda, dentro do aquário. LOL

 

 

Acho que o musgo vai pegar, um dia!

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João Abóbora! Pois é...espero que dentro de...uns 3 meses já se veja mais musgo que rede!

 

Olá Luis! Sabes já tinha pensado nisso,guardar as pontas para o bocado de Fissidens que me vais arranjar,mas é que o tronco já tinha o musgo antes de fazer este aqua,mas eu hei-de dar um bom destino a ele! E não te preocupes que só preciso de uma pontinha,depois isso cresce! Quanto à estatueta é um caso a pensar.Eu por acaso não gosto nada de decorações,âncoras,barcos e afins,acho que fica inestetico,nada natural.Mas vi um aqua com um Budha e achei interessante,pois estava coberto com algas e parecia que estava lá há muito tempo,que fazia parte da paisagem.Vamos ver.

 

Sim,agora já percebi o que querias dizer Paulo ! Na foto nota-se essa parte mais sombreada porque tive de pôr o candeeiro numa certa posição (para trás)para o foco de luz não aparecer na foto,mas normalmente a luz incide com a mesma intensidade em todo o aqua.Ele crescer vai crescer,demora é um certo tempo até aqua estar no ponto,mas deve valer a pena!

 

Seal,ma men! Eu vi esse Budha num site do Oliver Knott que um dia postei aqui.Até estava fixe!

 

Uma pergunta por curiosidade: sabem aquele musgo vivo que se usa nos presépios? Alguém sabe qual é o seu comportamento debaixo de água?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas zogli, vou acompanhar este projecto de perto pois tambem ja andei com ideias de uma parede de musgo

 

força nisso,

 

ja agora, é este aqua que falas? http://www.oliver-knott.com/

 

 

 

 

85678050.UMg1ldsD.Bild01.jpg

85678048ogipmeg6bild04fn6.jpg

85678046.VkCUCKtW.Bild02.jpg

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pinguim! Sim,é esse mesmo! Acho que está engraçado,diferente! Já estive a namorar uma Shiva,vou compra-la se não gostar de a ver no aqua vai para o móvel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui estão novas fotos do meu aqua de camarões.Pequenitos Red's já deambulam e os Crystal vêm a caminho.Ampulárias bébé estão agora no aqua,a fazer companhia aos camarões.

O musgo das paredes começa a notar-se,mas só para a Primaverta de 2008 terei uma parede completa...

 

Almas1.jpg

 

Almas2.jpg

 

Almas3.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

 

tambem vou acompanhar este tópico para ver a evolução dessas paredes :puppydogeyes:

 

cortaste a cladophora ao meio antes de prendê-la às pedras? eu estou a pensar fazer isso, mas num dos galhos onde o musgo se soltou (por falta de podas... :mrgreen: )

 

o Oliver Knott já montou mais aquas com budas! hehe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

 

tambem vou acompanhar este tópico para ver a evolução dessas paredes :Fade-color

 

cortaste a cladophora ao meio antes de prendê-la às pedras? eu estou a pensar fazer isso, mas num dos galhos onde o musgo se soltou (por falta de podas... :morning: )

 

o Oliver Knott já montou mais aquas com budas! hehe!

Olá José Mendonça! Sim cortei a Cladophora literalmente em fatias e prendia a pedras vulcânicas.Dá um efeito giro.Mas devo dizer-te que a Cladophora não se agarra nos troncos,só se agarra a pedras porosas,e demora muito tempo.Para esse efeito que queres é melhor o Fissidens sp. Estou à espera de um bocadinho de Fissidens gentilmente oferecido pelo amigo Luis Saleiro,e vai acentar que nem ginjas neste aqua.Uma ''musgueira'' autêntica!

 

A parede frontal foi remodelada à duas semanas atrás,pois tinha muito pouco musgo,e demoraria muito mais tempo a crescer. Vi numa loja uns tapetes de musgo,pedaços quadrados de musgo para fazer de tapete no aqua.Parece-me musgo Christmas,mas muito mais grosso...Retirei a rede frontal,descozi e acrescentei mais esse musgo.

 

Nessa parede frontal começaram a nascer uns trevos muito pequeninos,que devem ter vindo no musgo ou são parte dele mesmo,que dá um efeito giro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

 

a Cladophora não se agarra nos troncos,só se agarra a pedras porosas,e demora muito tempo.

sempre pensei que a cladophora não se agarrava a nada... o que quero fazer é atá-la bem com fio de pesca, como faço com riccia ou monosolenium.

 

essa parede parece estar a dar-te trabalho, mas acho que vai compensar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Zogli!

sempre pensei que a cladophora não se agarrava a nada... o que quero fazer é atá-la bem com fio de pesca, como faço com riccia ou monosolenium.

 

essa parede parece estar a dar-te trabalho, mas acho que vai compensar :D

Ela fisicamente não se agarra como o musgo de Java se agarra aos troncos,o que acontece é que começa a envolver-se com a pedra como que a rodeá-la.

Monosolenium nunca tive e gostava de arranjar,é muito bonito.

 

Está a dar trabalho está,mas o resultado final é compensador como dizes.O aqua ao vivo transmite uma sensação de relax,quando o musgo envolver o aqua completamente então ficará mesmo fixe.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei mais uma planta,portanto aqui fica o aqua actualizado! Já agora desejo um Feliz 2008 para todos!

 

la1.jpg

 

la2.jpg

 

la3.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
essa parede de musgo deve ficar um espectaculo!!!!

vou ficar atento a isto :):):blush:

cumps

Carlos Vilaça

Obrigado Carlos Vilaça! A parede já está diferente,já está mais composto,mas ainda falta muito...O problema das paredes de musgo é o tempo que demoram,mas depois de feita o resultado é espectacular.

 

Também é porque não posso puxar muito da fertilização,pois o aqua é só de camarões,mas lá para o Verão tenho parede feita.

Depois meto mais fotos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito interessante o teu projecto. Quanto a colocação de Shiva.... tenta uma estatua com aspecto envelhecido... tipo a parecer ruina com esse layout fica " the lost world of Shiva" :silly:

 

Eu estou a pensar em criar uma cena parecida com quedas de agua e recriar tipo uma ruinas incas ou algo parecido, mas ainda so esta em fase de projecto, pois o meu pequeno aqua esta a dar-me algumas dores de cabeça, vidros partidos e afins... surprised

 

Aproveita para tambem visitares o meu aqua.

 

Quanto ao teu paraiso.... tem grande potencial. Vai postando actualizações.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

Budas e Shivas :twisted: nao me digas que tambem andas numa de Trance Psychedelic :evilbat:nyah;)

 

hehehe estou na reinaçao está fixe o aquario já tive a mesma ideia da colucaçao dessa rede num dos aquarios maternidade de 20 litros mas o musgo nunca mais crescia fartei-me e tirei lol nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Deixo-vos aqui uma actualização do ''Lugar das Almas'',não esperei pela vinda da camera e tirei com o telemovel,desculpem a qualidade.... A parede de musgo ainda não fechou,e coloquei mais uns troncos,para além de Lilaeopsis Brasiliensis e Hydrocotyle Verticcilata na frente,que ainda não completaram o tapete.

 

De momento neste aqua só tenho uma grande familia de Red Cherrys's, Planorbis Rubrum e Limnaea sp.

 

Portanto ainda não está completo,mas para lá caminha.As vossas sugestões de melhoramento são bem vindas! Espero que gostem!

 

LugardasAlmas1.jpg

 

LugardasAlmas3.jpg

 

LugardasAlmas2.jpg

 

LugardasAlmas6.jpg

 

LugardasAlmas4.jpg

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhh, ora aí está!

Eu sou um adepto dos musgos, para mim eles são os dinossauros das plantas.

Está no caminho como dizes.

Daqui parece que está na altura de uma poda no musgo. Estarei a ver bem?

 

A experiência que tive com a Lilaeopsis Brasiliensis não foi boa, espero que tenhas mais sorte do que eu. Mas é uma planta lenta a fechar.

Não deixes a Verticcilata dominar. É uma planta muito bonita se estiver espalhada e aparecer ocasionalmente, mas se adensar pode ter um efeito contrário.

 

E pronto. É o que faria enquanto está em andamento.

Está com aspecto de ficar brutal quando estiver fechado.

 

Gostei de verificar que este projecto ainda está activo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais